Cadernos do Hermetismo
BRAUN, Lucien; BERNARD GORCEIX; PIERRE DEGHAYE (orgs.). Paracelse. Paris: A. Michel, 1980.
Prefácio de Antoine Faivre et Frédérick Tristan
1. À aurora dos Tempos Modernos, dificilmente se encontra figura hermética mais rica e complexa que a de Paracelso (1493-1541), nem obra em que os elementos místicos, mágicos e científicos se mesclem de modo mais fascinante para engendrar um pensamento, doutrina pouco sistemática, mas na qual, como se fosse o microcosmo de toda uma corrente espiritual, o jogo sutil e grandioso entre microcosmo e macrocosmo se revela maravilhosamente, orquestrado de modo incomparável por uma imaginação mágica de força inaudita, cujo produto inalterável e irredutível jamais deixou de irradiar sua influência.
2. Até época ainda recente, porém, excetuados os incensadores mal informados e os detratores pretensamente científicos, pouco se estudava Paracelso, pois ao filósofo que desejasse dedicar-lhe uma tese respondia-se que aquilo não era verdadeira filosofia, entendida como a dos programas universitários oficiais, e ao germanista que pretendesse o mesmo objetava-se que não era verdadeira literatura, permanecendo assim terra incógnita setores inteiros da cultura ocidental, tanto mais que os autores de manuais escolares só os modificam em função dos progressos da pesquisa, situação que mudou um pouco, embora não inteiramente, já que na França Paracelso jamais figurou em nenhum programa de agregação, e hoje a desconfiança em relação aos sistemas fechados ou abstratos, a necessidade de retorno a uma autêntica filosofia da natureza, a exigência de devolver à antropologia sua dimensão humana e cósmica em vez de abandoná-la ao mero formalismo manipulador e o desejo de deixar para trás uma literatura da náusea e do desamparo contribuem, entre outros fatores atuais, para fazer de Paracelso um contemporâneo possível.
3. A primeira contribuição do Caderno, “Paracelso e a História da Filosofia”, abre-se com a pergunta sobre por que Paracelso foi esquecido pelos historiadores da filosofia, à qual Lucien Braun, professor da Universidade de Estrasburgo, responde com um manifesto breve e pertinente que reflete a orientação filosófica e histórica dos demais estudos e poderia servir de prefácio quanto ao espírito em que cada colaborador trabalhou, seguindo-se, para atender simultaneamente às exigências de um amplo público culto e às dos especialistas, uma exposição geral sobre a vida e a personalidade de Paracelso escrita pelo maior especialista no assunto, o professor Kurt Goldammer.
4. O estudo de Pierre Deghaye, “A Luz da Natureza em Paracelso”, introduz então com maior facilidade ao cerne do pensamento paracelsiano, tomando a “luz da natureza” como guia virgiliano no labirinto dessa obra e compreendendo-a não apenas como revelação oferecida ao homem pelo estudo do céu e da terra, mas antes de tudo como princípio de conhecimento, sol cujos raios penetram todas as coisas, ao passo que a abordagem mais especificamente antropológica de Ernst Wilhelm Kämmerer examina, em estreita aderência aos textos, o problema das relações entre corpo, alma e espírito, num volumoso trabalho que, para além da obra de Paracelso, se estende ao século seguinte, como indica seu título, “O Problema do Corpo, da Alma e do Espírito em Paracelso e em Alguns Autores do Século XVII”, isto é, particularmente em Nicolaus Hunnius, Daniel Colberg e Johann Arndt.
5. Seria lamentável não incluir um texto do próprio Paracelso, e o professor Bernard Gorceix traduz e apresenta o prólogo da “Grande Astronomia ou de Toda a Filosofia Sutil do Grande e do Pequeno Mundo” (1537-1538), texto que, segundo ele, só é superado pelo “Fausto” de Goethe na maneira como abre, com tanto fervor e nobreza, o grande debate entre as duas luzes e as duas sabedorias, a ciência divina e a ciência natural, oferecendo ainda, a propósito de um texto de 1575 intitulado “Dos Segredos da Criação”, reflexões sobre “Paracelsismo e Filosofia da Natureza no Século XVI na Alemanha”, nas quais lembra que, paralelamente às criações dos grandes mestres, como Paracelso ou Jacob Böhme, os tratados dos pequenos mestres, filósofos da natureza e alquimistas da Alemanha dos séculos XVI e XVII, merecem toda a atenção, pois esse breve texto desconhecido de 1575 já contém, formulados com nitidez inesperada e não sem uma beleza obscura, os motivos essenciais que, de Böhme ao romantismo, dominariam a Filosofia da Natureza na Alemanha, confirmando que as bibliotecas estão repletas de tesouros desconhecidos e que muitos tesouros herméticos ainda aguardam revelação no Ocidente.
6. Na esperança de suscitar novas vocações de pesquisa, Rosemarie Dilg-Frank, colaboradora muito ativa da “Paracelsus-Edition” de Marburgo, orienta os pesquisadores entre todas as publicações dos últimos vinte anos relativas ao aspecto mais importante da obra de Paracelso para os fins do Caderno, a Filosofia da Natureza e da Religião, por meio de uma preciosa bibliografia que encerra o volume.
