User Tools

Site Tools


Action unknown: copypageplugin__copy
esoterismo:yates:1975:0

0 Introdução

YATES, Frances A. Shakespeare's Last Plays: A New Approach. London: Routledge & Kegan Paul, 1975.

1. A presença constante do pensamento de Shakespeare, aproximando-se ou afastando-se dos estudos ao longo do tempo, manifestou-se inicialmente na caminhada pela Strand com Giordano Bruno durante a tradução da Cena de le ceneri, quando se percebeu que a grande empresa de Bruno era a disseminação de uma filosofia mágica que eliminaria diferenças religiosas no plano do amor e da magia, e que Shakespeare parecia juntar-se a essa jornada para a Ceia; posteriormente, a versão hermética da arte da memória de Bruno levantou a questão de se ali poderia haver uma pista para os vastos poderes da imaginação shakespeariana, embora o tempo para escrever um livro sobre “Shakespeare e a Tradição Hermética” ainda não tivesse chegado nem tenha chegado até o momento, podendo este livro ser uma “aproximação” a ele.

2. Todos os estudos parecem ter-se encadeado, cada esforço conduzindo inevitavelmente ao seguinte, numa sequência que começou quando se entrou pela primeira vez na embaixada francesa em Londres no tempo de Elizabeth I e ali se conheceu John Florio, um italiano na Inglaterra de Shakespeare, e seu amigo Giordano Bruno, surgindo já o problema da natureza da missão de Bruno na Inglaterra e da razão de sua estada na embaixada francesa; Florio conduziu a Shakespeare e a uma tentativa prematura de solucionar as chamadas alusões tópicas em Love's Labour's Lost (Trabalhos de Amor Perdidos).

3. Durante o reinado de Elizabeth I, a propaganda real utilizava uma complexa simbologia que incorporava a lenda da descendência troiana dos Tudors ao imperialismo religioso, acostumando o público a pensar numa Igreja e num Império purificados como uma mulher, e o retrato da Rainha como Vestal Virgem (Sieve portrait) possui exatamente o mesmo conteúdo nocional da linha de Shakespeare sobre uma “vestal entronizada no Ocidente” (Vestal throned by the West).

4. O culto da Virgem Imperial encontrou sua expressão mais congenial na pageantria da cavalaria, e os Torneios do Dia da Ascensão (Accession Day Tilts), realizados durante o reinado de Elizabeth I nos aniversários de sua ascensão, eram ocasiões para o desdobramento do simbolismo elizabetano; que os pageants contemporâneos de cavalaria tenham sido a inspiração de The Faerie Queene, de Spenser, epopeia expressiva da ideia imperial elizabetana, é argumentado no ensaio sobre a Cavalaria Elizabetana reimpresso em Astraea, e a Rainha era apresentada como um Triunfo da Castidade nesse simbolismo cavaleiresco, ideia ligada à pureza de sua religião reformada, que penetrou profundamente no protestantismo elizabetano, no qual havia um elemento de puritanismo expresso por meio de formas cortesãs e cavaleirescas.

5. Os argumentos e estudos em Astraea preparam o terreno para o presente livro, no qual o mesmo tipo de estudo iconográfico é continuado no início do período jacobino, período em que houve um renascimento elizabetano centrado nos filhos de James I, Henry e Elizabeth, e o simbolismo e a ideologia elizabetanos foram usados em conexão com eles; este é o tema do primeiro capítulo deste livro, e nos capítulos posteriores argumenta-se que as Últimas Peças (Last Plays) de Shakespeare refletem em sua imagética esse renascimento elizabetano dentro da era jacobina, aplicando-se assim os métodos de Astraea à interpretação de Shakespeare.

6. É importante comparar a propaganda da monarquia na era elizabetana com aquela em torno da ideia da monarquia francesa na França contemporânea, onde a guerra entre protestantes e católicos quase destruiu a monarquia, situação que também poderia ter surgido na Inglaterra; na França, também, o destino da monarquia estava nas mãos de uma mulher, Catherine de' Medici.

7. Os métodos que Catherine de' Medici tentou para manter unida a situação perigosa foram apenas parcialmente bem-sucedidos, e os grandes festivais cortesãos que organizou foram um renascimento da cavalaria franco-burgúndia com todos os seus aparatos, acrescidos de influências renascentistas, nos quais os partidos religiosos opostos eram convidados a unir-se em lealdade comum à monarquia; o ethos da série de festivais franceses “políticos” (politique) é estudado em The Valois Tapestries, um estudo ilustrado dessas tapeçarias que refletem os festivais na corte dos Valois, e esses festivais influenciaram o movimento cavaleiresco inglês, pertencendo “Prince Henry's Barriers”, estudado neste livro, ao tipo de exercício cortesão ilustrado, em sua forma francesa, nas tapeçarias.

8. O último dos festivais dos Valois, as “Magnificences” de 1581 para o casamento do Duque de Joyeuse, recebe atenção mais detalhada em artigos reimpressos em Astraea, que mostram a estreita conexão entre esses festivais, que são o último fruto do culto da Poesia e Música incantatórias na Academia Francesa, e o movimento religioso “político” de Henrique III, ameaçado e destruído pela Liga Católica, mas que conduziu ao acordo religioso sob Henrique IV; a missão de Giordano Bruno na Inglaterra pertence à atmosfera da França sob Henrique III, e esses estudos sugerem ainda a influência desses movimentos sobre a ideia shakespeariana de uma academia francesa em Love's Labour's Lost.

9. Tais estudos iconográficos, continuados neste livro em relação às Últimas Peças de Shakespeare, constituem um ramo da “nova abordagem”, sendo a outra linha de aproximação o estudo das influências herméticas nessas peças, que também foi preparado por meio de bastante trabalho anterior.

10. Em Giordano Bruno and the Hermetic Tradition, Bruno foi apresentado como um mago renascentista, derivando do renascimento renascentista da magia, das tradições da Magia e da Cabala que remontam em última instância à obra de Marsilio Ficino e Pico della Mirandola e padronizadas no manual de “filosofia oculta” de Cornelius Agrippa.

11. Embora haja muito de original nos diálogos italianos de Bruno publicados na Inglaterra de 1582 a 1585, demonstrou-se que ele faz longas citações de fontes herméticas e pertence inegavelmente a uma forma bastante extremamente mágica da tradição hermética; ele prega nesses diálogos não apenas sua nova filosofia da heliocentricidade, mas também um programa de reforma moral manifestado nas imagens das constelações (ideia possivelmente sugerida a ele pelo grande modelo dos céus nos festivais de Joyeuse) e uma religião mágica revivida através da qual a controvérsia religiosa seria dissolvida em intuições superiores; a familiar caminhada pela Strand teve de ser refeita neste livro com essas novas revelações em mente, e Bruno não era marginal para o Renascimento elizabetano, se, como se rumorejava, Philip Sidney o conhecia; essas questões foram mais exploradas em The Art of Memory, no qual se descobriu que as versões herméticas da arte de Bruno continham o núcleo de sua mensagem e haviam atraído grande interesse na Londres elizabetana.

12. Enquanto a visita de Bruno trouxe uma forte nova infusão de influências herméticas para a Inglaterra de Shakespeare, associando-as à situação político-religiosa numa perspectiva antagonística às ambições espanholas-habsbúrgicas na Europa, um mago hermético nativo havia muito era altamente influente na era elizabetana: John Dee, um mago formado na “filosofia oculta” de Agrippa e que associava a tradição hermética a um forte desenvolvimento da matemática; Dee é o centro de Theatre of the World, no qual se estuda a influência de Vitrúvio em seu prefácio matemático a Euclides, e indica-se que Robert Fludd, o “rosacruciano”, vem da tradição de Dee e, provavelmente, também Inigo Jones; Dee permeou toda a era elizabetana, da Rainha para baixo, e que ele foi a inspiração do Prospero de Shakespeare é fortemente indicado no presente livro pela comparação de The Tempest com o ataque de Ben Jonson a Dee em The Alchemist, o que pode ser confirmado pelo estudo de Dee em Theatre of the World.

13. O último estudo das tradições herméticas provenientes do Renascimento foi The Rosicrucian Enlightenment, livro que parte do mesmo momento histórico que as Últimas Peças de Shakespeare.

14. Esse livro começa com o casamento da Princesa Elizabeth e do Eleitor Palatino em 1613 e sugere que o movimento rosacruciano alemão foi, em parte, despertado por influências da Inglaterra estimuladas pela aliança inglesa; a filosofia por trás dos manifestos rosacrucianos alemães era a filosofia de John Dee, e o mito de “Christian Rosencruetz” no qual se expressa pode dever algo ao Cavaleiro da Cruz Vermelha (Red Cross Knight), isto é, a influências esotéricas incorporadas na tradição cavaleiresca inglesa; o rosacrucianismo é visto como uma última fase da tradição hermético-cabalista renascentista, na qual a alquimia paracelsista se une a outras influências para formar um movimento religioso místico que atraiu pensadores liberais nos anos anteriores à Guerra dos Trinta Anos; o romance de Johann Valentin Andreae, The Chemical Wedding of Christian Rosencruetz, acredita-se refletir a corte da Princesa Elizabeth e do Eleitor Palatino em Heidelberg e expressar em linguagem mítica as aspirações rosacrucianas em torno deles; o movimento usava formas teatrais de expressão, influenciadas pelas companhias itinerantes de atores ingleses na Alemanha.

15. O presente livro conecta-se muito estreitamente com The Rosicrucian Enlightenment, pois influências semelhantes às daquele movimento são descobertas nas Últimas Peças de Shakespeare.

16. Assim, todas as “aproximações” anteriores ao Renascimento estão por trás da abordagem a Shakespeare neste livro; a análise da imagética do tipo estudado em Astraea para elucidar a era elizabetana é levada adiante aqui para elucidar o renascimento elizabetano em torno do Príncipe Henry e da Princesa Elizabeth na era jacobina; essa imagética é encontrada refletida nas Últimas Peças de Shakespeare, associando-as assim a um momento histórico; as ideias rosacrucianas estudadas em The Rosicrucian Enlightenment são desvencilhadas das Últimas Peças, mostrando que o pensamento de Shakespeare nessas peças pertence à evolução da tradição hermético-cabalista renascentista em rosacrucianismo.

17. Alega-se, assim, que a nova abordagem das Últimas Peças neste livro, surgida de muitos anos de esforço prévio, permite situar Shakespeare num contexto histórico, tanto quanto aos eventos históricos reais quanto aos movimentos de pensamento que os acompanhavam.

18. Essa abordagem certamente não explica Shakespeare nem as Últimas Peças, muitos episódios e problemas das quais são deixados bastante inexplorados aqui; ela visa fornecer a sugestão de novas rotas, até então mais ou menos insuspeitadas, para os problemas shakespearianos, através das quais esses problemas poderiam eventualmente receber uma nova dimensão histórica.

19. Um tema condutor através de todas essas pesquisas tem sido o interesse pela história da religião; por trás de Bruno, o filósofo, buscava-se Bruno, o iluminado (illuminatus), propagando uma religião esotérica; dentro da imagética usada da Rainha Virgem buscava-se o significado que a castidade tinha para a cavalaria elizabetana e seu puritanismo esotérico; os festivais franceses revelaram que uma série de festivais da corte francesa poderia ser em última instância inspirada pelo objetivo de reunir facções religiosas em guerra numa atmosfera de neoplatonismo difundido nas Academias Francesas; e assim somos levados a procurar nas Últimas Peças significados que possam revelar a natureza da religião de Shakespeare em seus últimos anos e através de quais canais históricos ele esperava ver suas esperanças religiosas realizadas.

20. No que concerne aos fatos sobre as Últimas Peças de Shakespeare, aos textos, datas, fontes e assim por diante, a confiança recai principalmente na edição New Arden das peças, na qual a erudição mais recente é tão admiravelmente apresentada, embora também se tenham usado outros estudos críticos; a leitura desses estudos trouxe à consciência com renovada força a exatidão e a habilidade, o trabalho paciente e cuidadoso da melhor erudição textual e literária shakespeariana, à qual nada foi contribuído; é sobre o trabalho de outros que se tenta erguer a estrutura dessas novas abordagens, e antes de começar a fazê-lo deve-se tentar resumir, breve e inexperientemente, qual é o estado da erudição especializada shakespeariana sobre as Últimas Peças.

21. A mais antiga delas pode ser Pericles, que não pode ser posterior a 1608 e poderia ser anterior; foi impressa em 1609 e reimpressa várias vezes nos anos seguintes; diferentemente de todas as outras Últimas Peças, não foi incluída por Heminges e Condell em sua edição do Primeiro Fólio das peças de Shakespeare publicada em 1623.

22. Isso fez com que se lançasse dúvida sobre Pericles como possivelmente não sendo de Shakespeare; no entanto, muito dele soa verdadeiramente shakespeariano e, em seus temas e atmosfera, é muito próximo do grupo das Últimas Peças; é agora aceito como shakespeariano, embora algumas cenas sejam de um colaborador.

23. Apresentações de The Winter's Tale e de Cymbeline foram vistas por Simon Forman em 1611, que anotou uma breve descrição de suas tramas que corresponde às tramas dessas peças como as temos, embora com alguns itens e nomes omitidos; Forman afirma ter visto The Winter's Tale no Globe e provavelmente também foi no Globe que viu Cymbeline, embora não o declare; The Winter's Tale foi encenada novamente na temporada natalina de 1612, quando foi uma das peças de Shakespeare apresentadas diante da Princesa Elizabeth e do Eleitor Palatino como parte das festividades de seu casamento; Cymbeline não é mencionada na lista de peças apresentadas diante da Princesa e de seu noivo, embora essa peça esteja intimamente relacionada a The Winter's Tale e compartilhe com ela as experiências semelhantes de ter sido vista por Forman em 1611 e impressa pela primeira vez no Fólio de 1623.

24. A mais famosa das Últimas Peças é, naturalmente, The Tempest; aparentemente Simon Forman não a viu em 1611, quando viu The Winter's Tale e Cymbeline, pois não a menciona; The Tempest, no entanto, existia em 1611, uma vez que uma peça com esse nome foi encenada na corte naquele ano; foi uma das peças apresentadas diante da Princesa Elizabeth e do Eleitor Palatino em 1612; foi impressa pela primeira vez no Primeiro Fólio de 1623, onde é a primeira peça do volume.

25. Henry VIII também foi impressa pela primeira vez no Primeiro Fólio de 1623; apesar dessa aceitação por Heminges e Condell, costumava-se lançar dúvida sobre a autoria shakespeariana da peça; essas dúvidas estão agora amplamente dispersas e ela é tratada como majoritariamente, se não inteiramente, de Shakespeare; uma das razões para essa aceitação é o fato de que a erudição moderna sobre as Últimas Peças revelou que Henry VIII, embora difira das outras Últimas Peças por ser uma peça histórica direta e não um romance, é semelhante a elas em muitos de seus temas.

26. e seu humor; foi provavelmente escrita e encenada logo após o casamento da Princesa Elizabeth com o Eleitor Palatino, e reflete a pageantria para aquele casamento; é a peça que estava sendo apresentada no Globe quando o teatro foi incendiado em junho de 1613.

27. Há uma outra Última Peça, The Two Noble Kinsmen, partes da qual são agora consideradas de Shakespeare, embora seja principalmente, provavelmente, de John Fletcher; foi encenada pela primeira vez no teatro Blackfriars, provavelmente durante o inverno de 1613-14, e reflete os festivais para o casamento da Princesa Elizabeth e do Eleitor Palatino de uma maneira particularmente interessante; embora aspectos dessa peça apoiem os argumentos aqui apresentados, ela foi excluída da discussão porque seus problemas textuais são muito complicados.

28. Para resumir essa história, todas as Últimas Peças, exceto Pericles, foram impressas pela primeira vez no Fólio de 1623; Pericles é uma exceção curiosa, como a única Última Peça da qual existiam edições impressas quando os editores do Fólio estavam coletando os textos, e eles a excluíram do Fólio, uma desconsideração da qual essa notável peça há muito sofre; para The Winter's Tale, Cymbeline, The Tempest e Henry VIII os únicos textos disponíveis são os do Primeiro Fólio; sabe-se, no entanto, que The Winter's Tale, Cymbeline e The Tempest existiam em 1611, quando foram encenadas; sabe-se que The Winter's Tale e The Tempest (mas não Cymbeline) foram encenadas diante da Princesa Elizabeth e do Eleitor Palatino em 1612, e que Henry VIII estava sendo encenada no início de 1613.

29. As Últimas Peças de Shakespeare, portanto, foram provavelmente escritas de cerca de 1608 (se essa é a data correta para a composição de Pericles, o que não é certo) até o início de 1613, isto é, depois das grandes tragédias, mas ainda nos primeiros anos do reinado de James I.

30. Muito interesse tem sido dedicado às Últimas Peças nos últimos anos do ponto de vista da encenação e da arte cênica; elas eram contemporâneas das masques na corte projetadas por Inigo Jones, e observa-se que as Últimas Peças têm uma qualidade de masque.

31. e podem ter usado efeitos cênicos mais elaborados do que os que costumavam ser vistos no Globe; enfatiza-se o fato de que os King's Men, a companhia de Shakespeare, adquiriram o teatro Blackfriars em 1608, o que deu mais espaço para um novo tipo de encenação; argumentos de que a qualidade de masque de algumas das Últimas Peças significa que Shakespeare as concebeu para o Blackfriars, para um tipo diferente de teatro em relação ao Globe, são enfraquecidos pelo fato de que Simon Forman viu The Winter's Tale e provavelmente Cymbeline, duas das peças mais semelhantes a masques, no Globe; o argumento do Blackfriars não deve, portanto, ser exagerado; no entanto, em seu humor, em sua qualidade romântica e visionária, as Últimas Peças indubitavelmente tangenciam a masque.

32. Certos temas são comuns às Últimas Peças como um todo, como foi evidenciado em conexão com Pericles, The Winter's Tale, Cymbeline e The Tempest nas introduções a essas peças na edição New Arden, também por Wilson Knight em seu livro The Crown of Life e em outros estudos críticos.

33. Uma característica é a chamada “trama dupla” (double plot); diferentemente das comédias românticas anteriores de Shakespeare, nas quais as figuras centrais são amantes, jovens homens e mulheres em idade de casar, os romances das Últimas Peças preocupam-se com famílias e com duas gerações dentro de uma família; há duas tramas, uma concernente aos mais velhos, outra aos mais jovens; a geração mais jovem é geralmente representada por uma filha e seu amante — Marina em Pericles, Perdita em The Winter's Tale, Miranda em The Tempest, Imogen em Cymbeline; apenas em Cymbeline a família da geração mais jovem é maior, incluindo não apenas Imogen e seu marido, mas também seus dois irmãos; a ação se estende por um longo período de tempo para permitir o crescimento dos filhos; através do reconhecimento de filhos há muito perdidos, finais felizes são alcançados; infelicidades antigas são curadas através da ação de uma geração mais jovem que traz esperança para o futuro; o tema da reconciliação é básico para as Últimas Peças, a cura de velhas brigas e velhas feridas, a esperança de um futuro melhor através da geração mais jovem; há um profundo significado filosófico nas peças, um sentido mágico de inter-

34. ação entre o homem e a natureza; a atmosfera mágica é também uma atmosfera profundamente religiosa, produtora de “teofanias”, ou novas revelações do divino; o tema da música, tipificando a restauração da harmonia, surge em pontos de alta significação emocional.

35. Henry VIII lida com personagens históricos reais, com um rei real da Inglaterra e duas de suas esposas, e não com um rei mítico, como Cymbeline, ou com príncipes de romance, como Pericles, Leontes, Prospero; no entanto, os temas característicos das Últimas Peças estão presentes nela — reconciliação, perdão, um lapso de tempo que permite o aparecimento de novas gerações.

36. Assim, o mundo das Últimas Peças, embora organicamente relacionado ao pensamento anterior de Shakespeare, é também um mundo em si mesmo; Shakespeare vivia nos primeiros anos do reinado de James I, no qual muitos sobreviventes da era elizabetana, ele incluído, ainda estavam vivos; o Rei pertencia à geração mais velha, e sua vida inicial havia sido passada em confronto com as questões do final do século XVI; ele tinha filhos que muitos saudavam como a esperança do futuro, o Príncipe Henry, no qual tradições há muito perdidas de ativismo protestante pareciam reviver, e a Princesa Elizabeth, cujo casamento com o Eleitor Palatino despertou visões do renascimento da fênix, o revival das antigas tradições elizabetanas num sentido novo e mais amplo.

37. É essa situação real que estava no fundo da mente de Shakespeare nas Últimas Peças, e sua profunda preocupação com as questões de seu tempo estava por trás da poesia que fluía de seu gênio nesses últimos anos.

esoterismo/yates/1975/0.txt · Last modified: by 127.0.0.1