1.6 As perversões
THOMAS, Joël. Structures de l’imaginaire dans l’Enéide. Paris: Belles Lettres, 1981
Parte I A Eneida, transcrição de uma angústia
As perversões e o fracasso da tentativa
1. Nem todas as personagens terão a sorte ou a qualidade suficiente para alcançar uma iniciação completa e descobrir, com o próprio equilíbrio, os segredos da Criação, e, presas a um Tempo do qual não puderam escapar, voltam-se para soluções cada vez mais perigosas, seduzidas por sua suposta eficácia espetacular, aspecto paroxístico que revela os limites e as fraquezas do universo instintivo na Eneida e o balanço a que chegou Virgílio, pois as circunstâncias difíceis e os conflitos da situação épica levam fatalmente as personagens de reação afetiva a perder o autocontrole e, incapazes de julgar com lucidez, a lançar-se em vias extremas e desesperadas para obter pela violência uma vitória que lhes é recusada.
O RECURSO À MAGIA
1. Todas as personagens da Eneida estão convencidas da existência de forças que as cercam e ultrapassam o entendimento humano, por terem visto prodígios e manifestações sobrenaturais e constatado que a Natureza participa dessas potências incompreensíveis, o que a torna tão inquietante, e algumas, por hybris ou desânimo, cansadas da lentidão de seu devir ou aterrorizadas com sinais contrários a seus desejos, são tentadas a tomar a dianteira dessa pesada máquina e a acelerar ou transformar uma realidade insatisfatória, agindo sobre as forças sobrenaturais em lugar da Divindade, e, convencidas de que não podem compreender por ciência ou mística as leis do universo, tentam apreender seu ritmo por simpatia mais que por reflexão, atalho dionisíaco que busca uma identidade entre o Eu e a Natureza.
2. Dido é quem vai mais longe nesse caminho, pois sua personagem instintiva é o próprio símbolo dessa tentação, e seu recurso à magia inscreve-se na lógica de seu comportamento impulsivo e desesperado, como única solução para modificar rapidamente a ordem das coisas violando-a e obrigando-a a obedecer por fórmulas e práticas secretas.
3. Afirmar que Dido não acredita na magia é precipitado, pois ela sabe que as forças que guiam Eneias são fortes demais para ela, mas que uma magia negra talvez atraia a desgraça sobre o herói, e, perdida a felicidade, resta-lhe a vingança, embora saiba excessivas e mentirosas suas promessas a Ana de deter os rios, inverter o curso dos astros, fazer a terra mugir e os freixos descerem dos montes, o que Virgílio também sabe ao empregar o mesmo verbo mugire para a magia e para a violência bestial dos touros, de modo que a magia participa de forças incoerentes e só pode exercer sobre Eneias uma ação maléfica e obscura, uma espécie de mau-olhado.
A INSUFICIÊNCIA DA MAGIA
1. Dido feiticeira não é um monstro no universo da Eneida, cuja Natureza supõe um campo de ação possível para forças mágicas, com uma potência obscura e latente que obceca as personagens sobretudo na Floresta e um animismo que prova as correspondências entre os homens e o mundo, como a montanha e os bosques que devolvem o gemido dos Rútulos na queda de Turno, verdadeira participação do cenário nos sentimentos sem equivalente homérico, e a narrativa chega a afirmar implicitamente que a Natureza é mais forte que certas representações tradicionais da Divindade, pois Eneias, comparado à tempestade, vence Turno, comparado a Marte, aproximação inédita de duas séries de imagens homéricas da qual emerge a ideia panteísta da Natureza divinizada como força suprema, atitude que equivale a admitir a possibilidade do ato mágico sem excluir sua condenação, de modo que Virgílio, longe de rejeitar a magia com a energia que lhe atribuem críticos racionalistas, considera-a possível e tentadora, mas inviável, não por ser embuste, já que não é Lucrécio, mas por ser forma insuficiente e pervertida de conhecimento, menos forte que os Destinos, assim como a Ciência, pois o médico Iápix, apesar das ervas de Febo e de sua pinça tenaz, não consegue extrair a flecha da ferida de Eneias sem a intervenção de Vênus, os adivinhos só interpretam os prodígios depois do fato, e nem os cantos e ervas de Umbrão, capaz de adormecer víboras, nem a fórmula mágica em que Anxur depositava a esperança de longa velhice os salvam, de modo que o poder do Verbo e o encanto da música, onipotentes nas Bucólicas, tornaram-se inoperantes, Orfeu nada pode contra o mundo da guerra e só um conhecimento muito mais completo dos segredos do universo poderá contrabalançar a violência, sendo implicitamente expressa a impotência do mundo bucólico no universo épico, ao qual só resta morrer, como mostra o lamento elegíaco por Umbrão, chorado pelo bosque de Angícia e pelas águas cristalinas do Fúcino, em que o encanto subsiste apenas como musicalidade, Orfeu toca sua lira nos Campos Elísios, a Natureza já não obedece aos Cantores e as Sereias há muito desapareceram.
AMPLIAÇÃO: O SUICÍDIO DE DIDO, OU O DESMORONAMENTO DO ANTIGO UNIVERSO IMAGINÁRIO
1. O recurso à magia é apenas um episódio de um movimento mais amplo, inscrito no contexto do suicídio de Dido, sob cuja forma espetacular e quase teatral se assiste à destruição de todo o universo de valores que ela representa, sobrevivente de um mundo extinto onde se vivia ao ritmo do instinto e da afetividade e onde reinavam os princípios de simpatia e antipatia, anomalia que a põe fora da lei e que Virgílio sublinha, além do suicídio físico, por um verdadeiro suicídio espiritual que faz dela um elemento aberrante, irredutível às normas e estruturas da Epopeia e, à sua maneira, monstruoso.
2. O universo épico tem leis rígidas e comporta-se como um organismo poderoso em que operam plenamente os princípios de conservação e de rejeição dos elementos diferentes do grupo, contando pouco os destinos particulares diante do devir coletivo e sendo o indivíduo sempre sacrificado à sociedade em que se insere, pois, segundo G. Lukács, o herói épico nunca é um indivíduo e o objeto da epopeia é o destino de uma comunidade, cujo sistema de valores fechado é orgânico demais para que um elemento se isole como interioridade e personalidade, e Eneias tenderá com todas as forças a ser o guia esclarecido de uma coletividade, ultrapassando pela Revelação a epopeia antitética sem deixar de integrar-se a uma estrutura épica, consciência ainda incerta no Livro IV, mas suficiente para fazê-lo deixar Cartago.
3. Dido, à medida que descobre a impossibilidade de seus valores no mundo épico, parece tomada de uma vontade autodestrutiva que exagera sua atitude, tornando-se cada vez mais estranha ao que a cerca, refugiando-se em seu mundo interior, recusando as estruturas coletivas, a partilha e o sacrifício pela comunidade, exacerbando tendências egocêntricas antes de resvalar na loucura e no delírio paranoico, com orgulho, apego à riqueza e ao poder, perversão do raciocínio e valorização exclusiva da felicidade individual, acentuando o contraste entre o que é e o que ela é como para acabar mais depressa, até que tudo concorra para expulsá-la de um mundo onde já não tem lugar, de modo que seu suicídio é a única linha de força visível em suas convulsões e, com ela, desmorona definitivamente o mundo antigo em que a felicidade individual era o valor supremo e se podia construir um refúgio ignorado pela comunidade, desejo apenas difícil nas Bucólicas e verdadeira perversão no universo épico da Eneida.
4. Compreende-se assim a simbólica da mácula associada à espada de Eneias com que Dido se mata, pois quase ao mesmo tempo Virgílio mostra o herói cortando com sua espada fulgurante o cabo que prende o navio, rompendo real e simbolicamente os laços que o retêm em Cartago, de modo que essa espada se torna o duplo positivo da arma maculada, ato libertador com valor de exorcismo que anula o poder carismático da espada oferecida a Dido e reafirma Eneias no papel tradicional de cortador de laços, cerimônia ritual necessária porque a arma pessoal do herói, entregue a quem representa os valores opostos ao projeto heroico, perdeu seu poder e tornou-se instrumento de desgraça associado ao fim trágico dessa tentação, e embora outra espada assuma depois o mesmo simbolismo solar, a espada perdida permanece símbolo da falha temporária de Eneias num momento em que esteve muito perto de decair.
