Action unknown: copypageplugin__copy
mitologia:pernety:harpocrates
Harpócrates
A. J. PERNETY. Fables egyptiennes et grecques.
** Capítulo Sétimo — Harpócrates **
- Há um único sentimento em todos os autores a respeito de Harpócrates tomado como deus do silêncio — em todos os monumentos onde está representado, sua atitude é a de levar o dedo à boca, para marcar, diz Plutarco (De Isid. et Osir.), que os homens que conheciam os deuses, nos templos dos quais Harpócrates estava colocado, não deviam falar deles temerariamente.
- Essa atitude o distingue de todos os outros deuses do Egito, com os quais tem frequentemente alguma relação pelos símbolos que o acompanham
- Daí vem que muitos autores o confundiram com Hórus e disseram ser filho de Ísis e Osíris
- Ausônio — chama esse ídolo de Sigaleão, e não podia ser outro senão Harpócrates
- Ao confundir Hórus com Harpócrates viu-se a necessidade de dizer que ambos eram símbolos do Sol — e algumas figuras de Harpócrates ornadas de raios, ou sentadas sobre o lótus, ou portando arco e aljava, deram ocasião a esse erro.
- Se Harpócrates fosse o deus do silêncio e ao mesmo tempo o símbolo do Sol entre os egípcios, não poderia ser um e outro entre os gregos, pois Apolo ou o Sol, segundo os gregos, não pôde guardar segredo sobre o adultério de Marte e Vênus
- Uns e outros, porém, tinham a mesma ideia de Harpócrates e o consideravam como o deus do segredo que se conserva no silêncio e se esvai pela revelação
- Harpócrates não era, portanto, o símbolo do Sol, mas os hieróglifos que acompanhavam sua figura tinham uma relação simbólica com o Sol — a saber, o Sol filosófico do qual Hórus era também um hieróglifo
- Os autores que ensinam que Harpócrates era filho de Ísis e Osíris dizem a verdade, pois o receberam dos sacerdotes do Egito — mas esses autores tomavam essa geração no sentido natural, ao passo que os sacerdotes filósofos o diziam num sentido alegórico.
- Sendo todos os gregos e latinos convencidos de que esses sacerdotes misturavam sempre algo de misterioso em suas palavras, gestos, ações, histórias e figuras, que eram todas consideradas como símbolos, é surpreendente que esses autores tenham tomado ao pé da letra tantas coisas que relatam dos egípcios — seus próprios testemunhos os condenam a esse respeito
- O segredo do qual Harpócrates era o deus era, na verdade, o segredo em geral que se deve guardar sobre tudo o que nos é confiado — mas os atributos de Harpócrates indicam o objeto do segredo particular de que se tratava entre os sacerdotes do Egito
- Ísis, Osíris, Hórus — ou antes o que representavam simbolicamente — eram o objeto desse segredo; foram sua matéria, forneceram seu sujeito, fizeram-no nascer; e podia-se dizer por consequência que Harpócrates era filho de Ísis e Osíris
- O ilustre Cuper, em seu Tratado sobre Harpócrates, pretendeu provar que esse deus deve ser considerado como uma mesma pessoa com Orus — mas todos os antigos os distinguiam; Orus nunca passou por deus do silêncio, e em nenhum monumento se o vê representado da mesma maneira e com os mesmos símbolos.
- A única semelhança consiste em que um e outro se encontram sob a figura de uma criança — mas ainda assim diferem, pois Orus está quase sempre enfaixado ou nos joelhos de Ísis que o amamenta, ao passo que Harpócrates é frequentemente um jovem e mesmo um homem feito
- A coruja, o cão e a serpente nunca foram símbolos dados a Orus; o que poderiam ter em comum são os raios colocados em torno da cabeça de Harpócrates e a cornucópia, tais como se veem vários na Antiguidade Explicada de Dom Bernard de Montfaucon
- Importa notar que nunca Harpócrates se encontra representado com a cabeça radiante sem que algum outro símbolo lhe seja associado
- A serpente, a coruja e o cão são todos símbolos que convêm perfeitamente ao deus do segredo e de modo algum a Orus tomado pelo Sol — a coruja era a ave de Minerva, deusa da sabedoria; a serpente foi sempre símbolo de prudência; e o cão, símbolo de fidelidade
- Os outros símbolos dados a Harpócrates significavam o próprio objeto do segredo que ele recomendava ao levar o dedo à boca — isto é, o ouro ou o Sol hermético, pela flor de lótus sobre a qual se o encontra às vezes sentado ou que porta sobre a cabeça, pelos raios que circundam sua cabeça e enfim pela cornucópia que segura.
- O resultado da Grande Obra ou o elixir filosófico é a verdadeira cornucópia de Amalteia, sendo a fonte das riquezas e da saúde
- Plutarco tem razão em dizer que Harpócrates era colocado à entrada dos templos para advertir aqueles que sabiam quais eram esses deuses a não falar deles temerariamente — o que não dizia respeito ao povo, que tomava ao pé da letra o que se contava desses deuses e ignorava, portanto, do que se tratava.
- Os sacerdotes tinham sempre o deus do silêncio diante dos olhos para lembrá-los de que era preciso guardar o segredo que lhes era confiado — e eram a isso obrigados sob pena de morte, havendo prudência em fazer essa lei
- O Egito teria corrido grandes perigos se as outras nações soubessem com certeza que os sacerdotes egípcios possuíam o segredo de fazer ouro e de curar todas as doenças que afligem o corpo humano — teriam de sustentar guerras sangrentas, e a paz jamais lhes faria sentir suas doçuras
- Os próprios sacerdotes teriam sido expostos a perder a vida da parte dos reis ao divulgar o segredo, e da parte daqueles do povo a quem teriam recusado dizê-lo; e as consequências de semelhante revelação teriam sido extremamente funestas para o próprio Estado — não haveria mais subordinação, nem sociedade, e toda a ordem teria sido subvertida
- Essas razões bem refletidas causaram em todos os tempos tão grande impressão sobre os filósofos herméticos que todos os antigos nem quiseram declarar qual era o objeto de suas alegorias e das fábulas que inventavam.
- Ainda há grande quantidade de obras onde a Grande Obra é descrita enigmaticamente ou alegoricamente — essas obras estão nas mãos de todo mundo, e somente os filósofos herméticos as leem no sentido do autor, enquanto os outros nem sequer suspeitam disso
- Daí tantos Saumaises terem esgotado sua erudição em comentários que não satisfazem as pessoas sensatas, porque sentem bem que todos os sentidos apresentados são forçados
- Quase todos os autores antigos que falam do culto dos deuses do Egito falam apenas com base no povo, que não estava a par; e mesmo Heródoto e Diodoro da Sicília, que haviam interrogado os sacerdotes, não fornecem maiores esclarecimentos, pois os sacerdotes os desviavam, como faziam com o povo
- Relatou-se que um sacerdote egípcio chamado Leão usou desse método perante Alexandre, que queria se fazer explicar a religião do Egito: respondeu que os deuses que o povo adorava não eram senão antigos reis do Egito, homens mortais como os outros; Alexandre acreditou, e mandou-o dizer, segundo se conta, à sua mãe Olímpia, recomendando que queimasse a carta para que o povo da Grécia, que adorava os mesmos deuses, não fosse informado, e que o temor incutido por esses deuses o mantivesse na ordem e na subordinação
- Os que fizeram as leis para a sucessão ao trono tiveram, por todas as razões deduzidas, a sábia precaução de obviar a todos esses distúrbios, ordenando que os reis seriam tomados do número dos sacerdotes, que não comunicavam esse segredo senão a seus filhos, e aos outros somente quando sacerdotes como eles ou julgados dignos após longa prova.
- Isso os levava também a proibir a entrada do Egito aos estrangeiros durante tanto tempo, ou a obrigá-los por afrontas e pelos perigos que corriam para a vida a sair quando aí haviam penetrado
- Psamético foi o primeiro rei que permitiu o comércio de seus súditos com os estrangeiros — e desde então alguns gregos, desejosos de se instruir, foram ao Egito, onde, após as provas requeridas, foram iniciados nos mistérios de Ísis e os levaram a sua pátria sob a sombra das fábulas e alegorias imitadas das dos egípcios
- Alguns sacerdotes do Egito, à frente de várias colônias que foram se estabelecer fora de seu país, fizeram o mesmo — mas todos guardaram escrupulosamente o segredo que lhes era confiado e, sem mudar seu objeto, variaram as histórias sob as quais o velavam; daí vieram todas as fábulas da Grécia e de outros lugares
- O segredo foi sempre o apanágio do sábio, e Salomão ensina que não se deve revelar a sabedoria a quem dela pode fazer mau uso ou não é próprio para guardá-la com prudência e discrição — razão pela qual todos os antigos falavam apenas por enigmas, parábolas, símbolos, hieróglifos etc., para que somente os sábios pudessem compreender algo.
mitologia/pernety/harpocrates.txt · Last modified: by 127.0.0.1
