User Tools

Site Tools


Action unknown: copypageplugin__copy
mitologia:schwaller-de-lubicz:teocracia-faraonica:1

1 Teocracia

R. A. Schwaller de Lubicz. Le Roi de la Théocratie Pharaonique. Paris: Flammarion, 1961

1. A teocracia faraônica não é uma instituição elaborada segundo linhas lógicas nem um governo imposto por uma organização religiosa, e é difícil para nossa mentalidade compreender como e por que o poder real e a orientação religiosa podem ser unificados, pois o Estado e o governo do país são a preocupação essencial da administração com sua hierarquia de representantes do poder, e justiça, economia e poder militar são aparentemente incompatíveis com a religião, cujo objetivo é governar a conduta pessoal na vida e a salvação das almas.

2. Esses são os termos pelos quais entendemos a organização de uma sociedade civilizada, e é verdade que à luz da ciência do século XIX é possível eliminar a existência de um corpo religioso como totalmente desnecessário para os que são seres sociais, ou seja, os que possuem o instinto de rebanho; desse ponto de vista, o homem é apenas um fenômeno vivo sem origem ou continuidade, um acidente físico-químico, e, consequentemente, o problema colocado por uma ordem teocrática obviamente não existe: não há Deus, há apenas necessidades materiais que podem ser atendidas através da tecnocracia, bastando que o indivíduo se submeta às condições de vida estabelecidas pelo rebanho e siga suas diretrizes.

3. Essa submissão pode continuar por um tempo, mas não pode continuar para sempre.

4. A história da humanidade já conheceu crises semelhantes várias vezes antes, mas o homem, mesmo quando atordoado pela sofística dialética, não é uma máquina sem alma, e essa alma que anima o homem físico necessariamente transcende o corpóreo.

5. A teocracia faraônica é excepcional, uma ordem governamental e social única em toda a história ocidental, e teria existido uma ordem semelhante durante a grande época celta dos druidas, e a falta de documentos não nos permite afirmá-lo, enquanto a Assíria e a Babilônia, por outro lado, nunca conheceram a verdadeira teocracia, que é a dominação de toda a vida de um povo por verdades espirituais, e traduzimos diretriz teológica pela palavra religião, mas o significado atribuído a esse termo hoje é incompatível com a mentalidade dos tempos faraônicos.

6. Segundo a evidência inscrita durante um período de mais de quatro mil anos, o antigo Egito não tinha uma religião como tal; era a religião em sua totalidade, na acepção mais ampla e pura do termo.

7. Não podemos compreender isso, e os egiptólogos buscaram em vão descobrir por que meios um grande povo, visivelmente altamente civilizado, rico em artes, poderoso em organização, pôde ser levado a aceitar tal unificação dos poderes temporal e espiritual, sempre retornando a essa ordem apesar de graves crises e interrupções periódicas na longa duração do império das Duas Coroas.

8. Na conclusão de sua convincente tese sobre o caráter religioso da realeza faraônica, Alexandre Moret admite sua incapacidade de compreender como essa concepção da divindade do rei pôde ganhar proeminência: o Egito conheceu um conceito original de realeza religiosa, e o Faraó se distingue dos outros reis-sacerdotes por estar ligado aos deuses pelo nascimento tanto quanto pela dignidade sacerdotal, e é deus porque é sacerdote, mas só é sacerdote na medida em que é filho dos deuses.

9. Esse conceito de uma realeza ao mesmo tempo divina e sacerdotal existiu desde os primeiros tempos conhecidos da história do Egito, e o regime político que dele derivou perdurou por quarenta séculos e mostrou-se o elemento mais permanente de toda a civilização egípcia, o mais imune a revoluções, e a ascensão transitória do sacerdócio à realeza trouxe mudança nas relações recíprocas entre o rei e os deuses, e o humilde mortal, sacerdote de Amon, promovido a rei por um golpe de fortuna, tornou-se subordinado à majestade divina, mas, se a pessoa do rei ocasionalmente sofreu uma diminuição de autoridade no curso de vários séculos, o princípio da realeza divina e sacerdotal sobreviveu até o período romano e desapareceu apenas com a própria religião egípcia sob a influência do cristianismo, e novas ideias sobre o caráter do personagem real foram sem dúvida introduzidas no Egito com os ptolomeus e os césares, e na comitiva do soberano celebrava-se um culto do rei mais em conformidade com a civilização helênica, mas os templos egípcios nunca conheceram nem reconheceram essas modificações, e, quer o rei fosse grego ou romano, quer reivindicasse ou não também descendência divina dos deuses de seu país, isso não tinha importância: nos templos, onde o rei estrangeiro era cada vez menos frequentemente mencionado pelo nome, o filho de Ísis ou o Faraó continuava a celebrar e a receber os imutáveis rituais osirianos dos tempos antigos.

10. Continua-se a perguntar que elementos foram usados pelos teólogos de Heliópolis para formar a doutrina real e como eles progressivamente instilaram nas mentes do povo uma crença que manteve um domínio sobre o Egito por quarenta séculos.

11. Um elemento está faltando em todas as especulações que tentam esclarecer esse enigma: o vínculo, o ligante que une causa a efeito, como no problema da magia levantado pelo Dr. François Lexa, mas o efeito, a verdadeira teocracia, existe; portanto, a causa, a teologia do templo, necessariamente comanda um termo médio como exige a lei da causalidade.

12. Como veremos, esse termo médio constitui de fato toda a tese, e compreende causa e efeito como uma única entidade: a ciência sagrada, a ciência preeminentemente sacerdotal, que desde os primórdios do império era a ciência de Thoth, Mestre das palavras divinas e das escritas sagradas, e essa ciência, escrita em rolos de papiro, incluía o mito bem como os rituais religiosos, a medicina, a geometria, a astronomia e as leis da vida cotidiana e da justiça, e esses livros sagrados eram guardados nos santuários dos templos egípcios e acessíveis apenas às mais altas autoridades religiosas e reais.

13. No entanto, era bastante natural que qualquer escriba se chamasse servo de Thoth, o patrono da escrita, e os gregos, portanto, em seu contato com um Egito em declínio, foram levados a falar da ciência em geral como pertencente a Thoth, ou Hermes, e o significado de ciência sagrada foi assim vulgarizado sob o termo hermetismo.

14. Na verdade, o propósito desta modesta oferta é transmitir uma compreensão sucinta da importante realidade da ciência sagrada, que não deve ser confundida com o significado vernacular transmitido por hermetismo, e este empreendimento exige um olhar sobre a história do pensamento no Ocidente e sobre a história do homem à luz desse pensamento.

15. Qual é a atitude geral em nossos dias em relação a essa ciência hermética geralmente chamada alquimia, e a palavra é de origem islâmica e significa a ciência de al-Kemit encontrada pelos invasores árabes do Egito, aquele antigo Kemit que deu tanta luz a um Islã que partia para conquistar o mundo, e, para quase todos, a alquimia é a ciência de fazer ouro e nada mais, e, para alguns, é uma fantasia; para outros, uma ciência misteriosa de descoberta fascinante, e há também os espiritualmente inclinados que consideram a alquimia uma ciência psicoespiritual de transformação da consciência e aquisição de poderes psíquicos, se não espirituais.

16. Hoje, por meio da violência perpetrada sobre o átomo, a ciência nuclear conseguiu demonstrar a possibilidade da transmutação de corpos anteriormente considerados simples e inalteráveis, e se afirma, portanto, que o sonho dos antigos alquimistas foi finalmente realizado.

17. O fato da transmutação demonstrado pela ciência contemporânea altera completamente a concepção de matéria aceita no século XIX, e todo conceito de evolução básico para a ciência materialista é por isso abalado, mas essas transmutações realizadas pela força bruta nada têm em comum com o que a tradição hermética entendia por transmutação, e, no entanto, há algo da ciência sagrada que continua a irradiar através de uma alquimia vulgarizada, mas esse aspecto permaneceu oculto.

18. A concepção errônea de transmutação dada por nossa ciência racionalista e materialista faz com que esta seja não apenas desumana em suas consequências, mas também má, na medida em que nos desvia do verdadeiro empreendimento.

19. A ciência de Thoth é a ciência sacerdotal de todos os tempos porque é fundada em uma base irracional e seria totalmente absurda de outro modo, e seus fundamentos são idênticos aos de toda outra filosofia preocupada com o começo das coisas, e nenhum corpo determinado pode servir como ponto de partida para a obra alquímica, porque o que está envolvido não é uma decomposição da matéria, não obstante as crenças de nossos atomistas, mas uma geração da matéria do mundo à imagem da criação, e assim estamos aqui concernidos com conhecimento revelado e não com uma ciência racional.

20. Poucos são os que conseguiram penetrar esse segredo do começo, e, como compromisso espiritual, os que conseguiram deixaram um sinal da existência dessa ciência, e, por meio de enigmas ou alegorias, e especialmente através de reflexões teológicas, descreveram o processo do trabalho e as fases do devir, mas sem revelar o segredo essencial.

21. Com os textos herméticos como base, escritos ocidentais bem como os dos antigos sábios, é possível alcançar uma ideia bastante clara do processo hermético, a Obra, a fim de compará-lo aos ensinamentos sagrados, em particular aos do templo faraônico, e, apesar da concordância óbvia, no entanto, ainda se poderia perguntar se esses textos herméticos, com o ouro como isca, não transmitiram simplesmente ensinamentos teológicos de maneira sedutora.

22. Essa dúvida foi removida desde que a ciência nuclear demonstrou a instabilidade dos elementos simples, anulando assim o argumento absolutista que a química em princípio opunha à possibilidade de transmutação, e é evidente que a transmutação provada pela ciência não tem relação com princípios teológicos, mas o fato permanece certo hoje para todos de que há uma origem energética comum a todos os corpos, e isso nos aproxima das afirmações metafísicas sobre o começo das coisas.

23. A possibilidade de transmutação através de um caminho de gênese é confirmada por vários escritos, do Egito faraônico bem como do tempo de transição do Egito greco-romano e mesmo de tempos bastante recentes na Europa, e, em conformidade com todas as teologias, todos esses textos se fundam na certeza de que é a Palavra divina, o Espírito Santo, que só ele é capaz de animar a matéria, e que nisso reside o segredo da origem.

24. A separação entre esses dois conceitos reflete o divórcio de duas mentalidades irreconciliáveis, e um desses conceitos aponta para uma energia cinética imanente na matéria como ponto de partida para a variedade dos tipos; o outro invoca uma energia cósmica indefinida.

25. Com raciocínio absurdo, nossa ciência vê no universo nada mais que um circuito fechado, um aglomerado e uma decomposição da mesma matéria, e tal visão é certamente menos razoável do que a admissão de uma fonte indefinida de energia que se torna matéria, embora esta última solução coloque um problema puramente metafísico, e daí é apenas um pequeno passo para ver um princípio divino na harmonia do mundo.

26. É certo que a mente comum não vê as coisas dessa maneira e sonha apenas em fazer ouro para enriquecer, sem perceber que, se um simples segredo de manufatura estivesse envolvido, o ouro em qualquer caso deixaria de ter valor.

27. Paradoxalmente, portanto, é a ciência racionalista que justifica a possível existência de uma ciência sagrada baseada em uma origem irracional em si mesma, e assim existe prova do que é afirmado pela ciência sacerdotal, e ela demonstra a gênese da Grande Obra do universo.

28. Há, portanto, um paralelismo entre o ensinamento das fases do devir de uma substância perfeita, espiritual em sua origem e em sua finalidade, e os ensinamentos sagrados, quaisquer que sejam.

29. A ciência sagrada é como uma grade, um fundo colorido sobre o qual todos os momentos do ensinamento faraônico podem ser inscritos, e uma das possibilidades finais, a transmutação dos elementos, prova que o começo anunciado pelos textos deve ser verdadeiro, e a coisa em si é então de pouca importância, já que toda a sua história pode ser lida e situada; assim, toda a Paixão de Osíris, e a mais profunda Paixão de Cristo, podem ser vividas em si mesmo, e Paixão deve ser considerada aqui não como sofrimento, mas como a alegria de poder vislumbrar a ressurreição para além da humanidade, e este princípio pertence a todo ser que decide seguir o verdadeiro caminho.

30. Gerar a obra magna é gerar dentro de nós a libertação de nossa condição sofredora e mortal e, inversamente, buscar essa libertação é também realizar a obra magna.

31. A possibilidade de fazer ouro sempre foi usada pelos sábios para enganar os tolos, a fim de que os filhos da sabedoria, que não podem ser enganados por satisfações egoístas, sejam conduzidos ao verdadeiro caminho, que é a busca da visão real do universo, e, sem a promessa do ouro, os textos dos mestres hermetistas teriam sido disseminados, salvaguardados e respeitados pelos ignorantes.

32. Podemos agora concluir que a pedra fundamental da sabedoria é inespecificada e não pertence a nenhum dos três reinos, mas sua natureza é animar todos, é espiritual e também pode, é claro, ser dirigida ou orientada para o mineral, o metal, para a planta e para o animal, e, como é medicina para o corpo humano, também é medicina para o metal, elimina toda impureza, deixando apenas a pureza do equilíbrio perfeito, e não curou o Senhor Cristo a lepra.

33. A fórmula Vida-Saúde-Força, que é sempre unida ao nome do Faraó, é traduzida como um desejo dirigido a ele, quando é Ele, o verdadeiro Rei dos reis, quem dispensa vida, saúde e força.

34. Seguindo o caminho traçado pela ciência sagrada, é assim que o mundo aparece: há geração, isto é, o desenvolvimento da matéria como um devir fetal; há fixação na corporeidade da energia cósmica; há uma fonte irracional na origem das coisas; há uma ressurreição da corporeidade espiritualizada em um retorno à fonte, pois a matéria corporal é apenas um aspecto transitório e relativo de uma atividade e reatividade de duas naturezas separadas e emanadas de uma Unidade cósmica: esta matéria final é o único verdadeiro Rei.

35. Teologia e ciência, então, residem em uma única expressão; portanto, existe uma relação completamente diferente do homem com o universo, e daí a possibilidade de uma civilização como a encontrada no Egito faraônico, na antiga Índia e na antiga China.

36. Consequentemente, há muitas revisões a serem feitas em nossos juízos a respeito de povos antigos dos quais apenas traços permanecem, como os maias e os incas.

37. Em vez de se preocupar com a decomposição da matéria para encontrar energia, em vez de tentar explicar tudo através da análise da matéria, sua decomposição, seu envelhecimento, sua radioatividade, em vez de perseguir essa pista falsa, a preocupação legítima da ciência deveria ser a busca da verdadeira fonte da matéria, aquela fonte epitomizada por esta palavra que diz tudo, Deus, e, nessa luz, estudar o devir das formas que habitam o universo.

38. Para alguns, essas afirmações parecerão nada mais que uma recaída, uma regressão a velhas crenças, à superstição, à postura pueril, desprovida de espírito científico, de um tempo felizmente transcendido.

39. A isso respondo: estamos concernidos com uma realidade provada e não com uma crença, e também quero dizer que é uma verdadeira elite que forma o templo: um templo radiante e não um templo que impõe um dogma exclusivo, restringindo e contraindo qualquer impulso de expansão do pensamento ou das artes; um templo que baseia seu ensinamento teológico em provas dadas pela demonstração científica, e isso exige os dois caminhos de possível sobrevivência que levam muito naturalmente à teocracia, sendo o mito apenas um suporte para o povo e um guia para o homem que quer e pode elevar-se.

40. Aguardo ansiosamente o tempo em que um ser iluminado poderá trazer ao mundo a prova do mistério do começo.

41. Fala-se muito da nova era, Aquário, e este tempo está em preparação, mas ainda não chegou: com ele virá este profeta que estabelecerá um novo mundo, e então não restará mais qualquer dúvida sobre os ensinamentos faraônicos, ou sobre as palavras dos Evangelhos ou as promessas dos textos sagrados autênticos.

42. Diz-se que o cristianismo, de caráter universal, é o último ensinamento trazido aos homens, e a palavra do fim de uma época, e é verdade que não há ensinamento superior, mas há o constante começar de novo: deve-se sempre começar de novo, e é devido a essa constante renovação que aqueles que não pecaram contra o Espírito Santo, ou seja, os que não repudiaram definitivamente o Espírito que faz e anima tudo, podem ir e vir a fim de descobrir a luz por fim.

43. A ideia predominante desenvolvida no Livro dos Mortos faraônico é expressa por seu título Livro da Saída para a Luz do Dia, e esses ensinamentos prometem aos puros que sua alma terá permissão de ir e vir, isto é, de retornar ao mundo terrestre, enquanto os impuros, por outro lado, os rejeitados, aqueles que pecaram contra o Espírito Santo, conhecerão a segunda morte, a morte definitiva, o eclipse do sol descrito no Livro de Qererts, o Livro das Cavernas, o mais temido dos castigos.

Distâncias

1. Mais de três mil anos nos separam da época florescente da 18ª Dinastia Faraônica, a de Amenhotep, dos Tutmésis, de Hatshepsut, do experimento amarniano e da restauração do culto de Amon com Tutancâmon, e recuar no tempo é menos impressionante para nós do que comparar o progresso de hoje com o estado das coisas de meros cinquenta anos atrás, pois aqui podemos comparar, ali não podemos, e, inspirados por um egotismo natural, nossa complacência nos permite recuar não apenas 3.000 anos na história da humanidade, mas, com a paleoantropologia, girar facilmente o relógio 25.000 ou 50.000 anos para nos juntarmos ao momento presumido em que um antropoide abriu o caminho para um Homo sapiens capaz de coordenar seus pensamentos, e cinquenta mil anos, uma estimativa conservadora no que me concerne, não têm significado para nós.

2. Quanto à história da origem e do devir do homem pensante, esse movimento para trás no tempo constitui para o antropólogo apenas um despojamento, uma espécie de desnudamento das faculdades, qualidades e poderes que obtivemos sobre uma Natureza hostil, e, com o testemunho de alguns ossos e alguns desenhos rupestres e figurações encontradas em cavernas, nos desnudamos moral e intelectualmente até não sermos mais que homens das cavernas, e, enquanto a operação é puramente subtrativa, tudo é fácil, pois aceitamos de uma vez por todas que em certo momento tudo o que poderia ter acontecido foi que um filo animal se desenvolveu em direção a um humano pensante para terminar com nossa superioridade presente, e, para nossa ciência, a dificuldade começa com as possíveis motivações para os vários gestos e condições que propiciaram as aquisições sucessivas, como a postura ereta ou a mudança de um animal peludo em um homem nu necessitado de peles de animais para se vestir.

3. A tal conceito de paleontologia pode-se comparar a tradição sapiencial que fala da gênese do homem em geral através de raças e sub-raças, em conformidade com a evolução fetal do homem: as faculdades despertam sucessivamente assim como os órgãos se formam no embrião, e, nesse caso, existe uma visão genética do devir, uma gênese, como a gênese ou crescimento de qualquer outra semente, e na origem há uma semente humana assim como há uma semente para qualquer coisa viva, e esse conceito é naturalmente excluído de uma ciência racional que nega o momento misterioso e metafísico, pois seu raciocínio deve ligar tudo de maneira lógica e mecânica.

4. Tenta-se agora combinar paleontologia com genética a fim de construir uma ciência justificável da evolução, e, feita em nome do fenômeno das mutações, essa tentativa encontra sua fraqueza precisamente no fato de que as causas da mutação são desconhecidas, e estamos lidando aqui com um fenômeno confirmado; suas causas, no entanto, permanecem misteriosas.

5. Em suma: subtrair é fácil no que concerne à vida, mas somar, nesse caso, não tem sentido, e os argumentos que motivam as múltiplas condições exigidas pelo menor passo no caminho do animal irracional ao homem pensante acabam por se refugiar na estatística e em cálculos de probabilidade.

6. Nossa tendência a julgar o passado com base em uma comparação conosco, uma tendência perfeitamente natural, aliás, concebe a duração não como um fator que separa uma civilização antiga da nossa, mas como uma sucessão evolutiva: a civilização passada é considerada inferior à nossa, já que nos precedeu, e, de fato, nem o tempo nem o espaço separam profundamente, e, para obter um verdadeiro divórcio, deve haver uma diferença de mentalidade, e o estado de espírito separa ou une; devemos buscar o estado de espírito para a mola mestra de todo comportamento, e isso vale tanto para as fases do desenvolvimento do homem quanto para a história de uma humanidade que difere da humanidade da história de hoje.

7. Qualquer que seja a origem da humanidade, e retornaremos a esse problema, devemos antes de tudo concordar que diversas orientações em seu desenvolvimento são possíveis, e, necessariamente, essas orientações são condicionadas primeiro pelo meio físico dentro do qual a evolução ocorre, e em seguida pelo contato inteligente da humanidade com os fenômenos naturais, e esse contato pode ser mais especificamente cerebral ou emocional, mas também pode ser intuitivo, pelo que quero dizer conscientemente instintivo, e os três aspectos necessariamente interagem, mas a predominância de um desses contatos determina os diferentes caracteres: o mental-intelectual, o religioso-místico, ou então o caráter sapiencial, e o caráter se reflete na mentalidade de um povo, e particularmente na mentalidade dos líderes desse povo.

8. Qual mentalidade é preferível, e hoje se optaria facilmente pelos resultados do contato mental-intelectual, como fizeram os gregos e, antes deles, os babilônios decadentes, e, tudo considerado, o resultado, e fim suscetível de ser alcançado, atua como fator determinante, e essas mentalidades produzem a única verdadeira separação entre povos e civilizações, e a emotividade certamente predomina entre os africanos negros, e seu animismo permanece vitalmente incompreensível para a mente racional; inversamente, nenhum raciocínio pode convencer o animista devoto que vive intensamente no plano físico e permanece em comunhão com os espíritos dos mortos, enquanto o racionalista criará um modo de pensar erudito e uma ciência mecanicista, e o intuitivo é muito mais raramente encontrado que o emotivo ou o intelectual, mas tais foram os sumérios, tanto quanto podemos determinar, e no mais alto grau a casta faraônica do antigo Egito, como testemunham suas obras e escritos.

9. Não há divórcio mais perfeito da mentalidade da sabedoria natural que prevaleceu no antigo Egito do que o imposto em tempos recentes pela mentalidade ocidental, e esta última é puramente cerebral, e são duas épocas, duas humanidades que não podem se compreender enquanto persistirem em se julgar por seus respectivos estados de espírito, e essa distância nem sempre foi tão precisamente marcada, no entanto, e é apenas o resultado recente da orientação ocidental que mostra uma oposição estrita entre as duas mentalidades, e, para o Ocidente atingir esse extremo e perfeito definição intelectual, teve de lhe ser implantada uma semente que cresceu lentamente e apesar da oposição aparente da Igreja Católica Romana em um tempo em que esta tingia toda a nossa civilização de religiosidade, mas é precisamente o caráter evangélico, revelação, que provoca o desenvolvimento futuro de uma busca racional; compreenderemos isso melhor ao discutir a natureza do mito.

10. A fé pura e simples não busca prova, mas chegou um dia em que a ciência contrabalançou essa fé, e, nos tempos escolásticos, durante aquelas discussões intermináveis, os homens se dedicaram em segredo, e com base em antigas tradições chamadas herméticas, à busca de uma ciência, isto é, de provas tangíveis das verdades afirmadas pela revelação crística, e a maioria dos crentes ficou confusa com o aspecto humano histórico pelo qual essas verdades foram espalhadas, e não compreendeu o caráter cósmico das imagens e parábolas do Evangelho, e era o objetivo dos poucos sábios que compreendiam o caráter universal desse ensinamento, e naqueles tempos era também uma obrigação, formular a verdade eterna com imagens e palavras crísticas, de onde a tentativa de Johann Andreae de formar uma sociedade rosa-cruz em torno do mito de Christian Rosenkreuz, e, em todo caso, a Rosa dos Sábios em torno do símbolo da Cruz é uma realidade para a era precessional de Peixes, e Jesus Cristo, incarnação divina, é a Verdade, e a ciência que assim o demonstra é a ciência sagrada de todos os tempos, a ciência sagrada e a magia branca do templo.

11. No Ocidente, os poucos adeptos iluminados da Idade Média foram forçados a se esconder, e, se escreviam, sendo seu dever sempre deixar algum testemunho da verdade de sua ciência, só podiam fazê-lo anonimamente, ou talvez sob a proteção de uma personalidade poderosa o suficiente para acalmar as suspeitas governamentais e eclesiásticas, e, acreditando-se suficientemente fortes para escapar ao controle desses dois poderes, os Cavaleiros Templários foram levados à fogueira por sua própria audácia quando aqueles dois vilões uniram forças contra eles, mas a curiosidade do homem não pode ser sufocada, e alguns princípios da ciência hermética circulavam livremente, e espíritos profanos com mentes positivistas, ignorantes das causas metafísicas, puderam gradualmente formular uma ciência química e física, e, não tendo sido fundada nas realidades abstratas da filosofia, essa ciência assumiu uma forma racional, e assim o princípio hermético do Fogo eventualmente se tornou flogístico, um princípio ígneo imanente em certos materiais e que os tornava combustíveis, e esse conceito permaneceu em voga até que Lavoisier demonstrou o fato de que o oxigênio sustenta a combustão, combinando-se como gás, queimando, oxidando os elementos e sendo suscetível de recuperação: nada criado, nada perdido, e, com esse trovão, a ciência anunciou a era do ateísmo, abalando os fundamentos da fé, doravante oposta pelos fatos da razão.

12. A ciência que é o orgulho de nossos tempos é muito recente, mas o espírito da dialética, essa tentação infernal oculta na natureza do homem, data dos começos da assim chamada humanidade pensante, e a dialética é raciocínio, e o raciocínio precisa de fatos tangíveis, e, armado com a lógica silogística, a mesma lógica para a qual os velhos escolásticos haviam definido todas as combinações possíveis, ele finalmente formula apenas o pensamento mecanicista, e naqueles tempos medievais os crentes, após realizarem suas devoções, só tinham de trabalhar e discutir.

13. Devoções, nelas reside toda a Idade Média ocidental, e Deus assumiu a incarnação humana a fim de sofrer todo o mal causado pelo pecado original; tudo está dito, não há mais nada a buscar, há apenas a prece pela salvação da alma individual, e, em um sentido definitivo, cada um é pessoalmente responsável por sua própria salvação ou danação, assim diz a Igreja, e esse ostracismo que exclui toda pesquisa, mesmo a de uma ciência sagrada, provocará a reação que chamo de ciência do mal, pois é falsa, e suas únicas consequências possíveis são um efeito desumano, sendo puramente técnica e destinada apenas a objetivos utilitários exteriores à vida íntima do homem.

14. A destruição final então se torna lógica, mesmo que apenas através do absurdo de uma vida sem objetivo espiritual e da atrofia dos sentidos, que faz o homem perder o contato com seu trabalho.

15. Estamos longe dos tempos faraônicos em que a ciência era um conhecimento das causas, quando o trabalho era a fusão do artesão com seu ofício.

16. Nunca houve maior distância entre consciências do que há em nosso tempo entre a mentalidade ocidental e a mentalidade dos antigos sábios egípcios.

mitologia/schwaller-de-lubicz/teocracia-faraonica/1.txt · Last modified: by 127.0.0.1