User Tools

Site Tools


Action unknown: copypageplugin__copy
mitologia:schwaller-de-lubicz:teocracia-faraonica:3

3 O Homem

R. A. Schwaller de Lubicz. Le Roi de la Théocratie Pharaonique. Paris: Flammarion, 1961

1. Depois que a crença de que Deus modelou o homem do barro da terra foi posta de lado, cresceu a preocupação com sua origem, e descobertas de restos ósseos e vestígios subsistentes da indústria e arte humanas foram as bases da busca, e rapidamente tornou-se evidente que a história do homem não pode ser dissociada da história geológica, e, ultimamente, o estudo da genética também foi compreendido como fator necessário.

2. O homem aparece na terra como aparecem as camadas geológicas, como plantas e animais nascem nela, e, apesar de estudos sérios, o problema do devir do homem não recebeu resposta satisfatória, e o século XIX acreditava que uma concatenação racional poderia levar, pelo transformismo, do verme ao homem, e a loucura de uma evolução materialista, como a de muitas outras ilusões, teve de ser admitida, e, por muito tempo, as hipóteses correntes basearam-se em descobertas, em Java e no vale de Neandertal, de restos ósseos que pertenceram a seres intermediários entre o macaco e o homem, ou, mais precisamente, seres ainda estreitamente aparentados ao macaco, e a idade tanto do Pithecanthropus quanto do Palaeoanthropus era então estimada unicamente segundo as camadas geológicas e a fauna que continham, e o primeiro pertencia, portanto, ao início do Quaternário e o segundo ao Pleistoceno médio, mas as estimativas das datas dessas camadas variavam consideravelmente, particularmente quando concerniam ao passado distante, e assim o fim do Terciário poderia remontar de 100.000 ou 150.000 anos, segundo Warren Upham, a 1.620.000 anos, segundo L. Pilgrim, para citar apenas os extremos, e é sobre terreno tão vago que a idade do homem foi estimada.

3. As últimas descobertas da física nuclear dotaram a geologia de vários meios de datação: o método do estrôncio permitiu avaliar a idade das formações mais antigas, aquelas que remontam a mais de três bilhões de anos; métodos que usam chumbo, urânio, etc., revelam a idade de rochas não sedimentares entre o período Pré-Cambriano e a era Terciária, que começou há setenta milhões de anos; o método baseado em relações isotópicas pertence aos sedimentos marinhos; e, por último, o método de datação por carbono-14 radioativo torna possível estimar a idade de substâncias orgânicas, mas este último procedimento não pode remontar além de 30.000 anos e, portanto, concerne apenas à nossa pré-história imediata.

4. Foi, portanto, possível determinar o início da sequência Quaternária em aproximadamente um milhão de anos atrás, mas é precisamente a cronologia dessa era, a era do homem, que ainda hoje é mais difícil de estabelecer, e, por ora, ao menos, devemos continuar a nos referir à cronologia relativa baseada principalmente na estratigrafia, na velocidade de erosão e sedimentação, nas eras glaciais, na fauna e na natureza das ferramentas fabricadas pelo homem.

5. Um método astronômico para situar as grandes fases glaciais no tempo foi recentemente estudado por Milankovitch, e este método baseia-se em variações periódicas da excentricidade da órbita terrestre, na obliquidade da eclíptica e no deslocamento do periélio, bem como em considerações sobre a precessão dos equinócios, e gráficos das variações das radiações de verão para uma dada latitude mostram uma semelhança impressionante com as curvas dos períodos glaciais definidas pelos geólogos, e, com base nesses dados, as primeiras indústrias de sílex trabalhado no Magrebe e na Europa, bem como uma mandíbula de aspecto humano, foram datadas como pertencentes ao Paleolítico inferior, isto é, aproximadamente 600.000 anos atrás, e o Pithecanthropus erectus de Trinit e o Sinanthropus de Pequim foram situados no Pleistoceno médio, e espécimes do tipo Neandertal em depósitos musterianos, de 70.000 a 120.000 anos atrás, mas uma grande lacuna existia nesses dados, e a dúvida permanecia quanto ao grau de evolução que poderia ser atribuído a esses espécimes tão raros de uma eventual e altamente debatida transição do animal para o homem.

6. Recorde-se que a famosa descoberta do Pithecanthropus de Trinit em Java consistiu unicamente de uma calota craniana, dois dentes e um fêmur, e, durante um ano de escavações, esses elementos foram encontrados a quinze metros de distância em uma camada de cinzas e tufo na base de um vulcão, e o crânio, com sua testa fugidia, suas enormes arcadas superciliares, em forma de viseira como nos gibões, era muito mais símio que humano, como os dentes, enquanto, em contraste, os fêmures testemunhavam uma marcha ereta, e, se tivesse sido encontrado sozinho, não haveria hesitação em atribuí-lo a um ser humano: tais são os fatos, e, se possuíssemos apenas o crânio e os dentes, diríamos que estávamos lidando com um grande macaco; se tivéssemos apenas os fêmures, diríamos que estávamos lidando com um homem.

7. Compreensivelmente, esses elementos debatíveis suscitaram muitas discussões acaloradas entre partidários e opositores da teoria transformista, e, para os primeiros, os achados representavam o elo entre o macaco e o homem; para os segundos, nada mais que uma forma gigante de macaco, e não há objeção a esta última hipótese, pois formas gigantes de animais existiram nesse período, como o pangolim gigante que foi encontrado nas mesmas camadas geológicas que o Pithecanthropus de Trinit.

8. Entre 1929 e 1939, na gruta de Choukoutien, perto de Pequim, foram encontrados os restos fósseis de cerca de quarenta indivíduos, e o estudo desses crânios de Sinanthropus revelou uma estreita semelhança entre esses fósseis e o Pithecanthropus de Java, mas, enquanto nenhum utensílio foi encontrado nos depósitos que continham os últimos vestígios, a gruta que continha o Sinanthropus produziu pedras trabalhadas indicativas de indústria, bem como covas de cinzas implicando o uso do fogo, e o Sinanthropus forneceu prova da única verdadeira distinção entre animal e homem: razão e inteligência, que incitaram esses seres a fabricar ferramentas e a fazer fogo.

9. Assim, tanto o Sinanthropus quanto o Pithecanthropus de Trinit foram admitidos de imediato na família dos Hominídeos, apesar de certas características muito símias que anteriormente haviam feito os mais eminentes etnólogos hesitar em reconhecer esses seres como verdadeiramente humanos.

10. Pouco depois, 1939-1941, um geólogo holandês, von Koenigswald, fez uma nova descoberta em Java de pithecanthropines cujos crânios e dentes, no entanto, pertenciam a dois sujeitos de estatura maior que qualquer ser humano ou antropoide conhecido, e o menor dos dois foi chamado Pithecanthropus robustus e o maior, Meganthropus, e, vendidos entre os remédios em farmácias chinesas, estão os dentes de dragão que frequentemente se revelam dentes fósseis, e, folheando em tal lugar em Hong Kong, o mesmo geólogo descobriu três grandes molares, ainda maiores que os do Meganthropus, e a questão então se colocou: dada a grande afinidade desses dentes gigantes com os de um homem, temos aqui um Gigantopithecus, ou antes um Gigantthropus.

11. Havia então apenas um passo para a tese de que o homem descende de uma raça de gigantes, como certas lendas afirmam, e alguns dos mais eminentes antropólogos não hesitaram em adotá-la, mas, infelizmente, a paleontologia ensina que as formas evoluem na direção inversa, de um tamanho relativamente pequeno para o tamanho definitivo, e formas gigantes geralmente sinalizam o fim de uma raça próxima da extinção.

12. A visão da descendência de um hominídeo gigante teve, portanto, de ser abandonada, e não seria possível, então, que nossos ancestrais pertencessem a uma raça da qual os pigmeus seriam os últimos representantes, e, embora essa hipótese se conforme mais precisamente aos dados evolutivos, foi por sua vez excluída, e, como havia recusa, além disso, em ver o Gigantopithecus, o Meganthropus, o Pithecanthropus robustus e o Pithecanthropus de Trinit como a linhagem ancestral do Homo sapiens, o problema permaneceu intacto.

13. A probabilidade, no entanto, persistia de que, nos começos do Quaternário, existissem seres mostrando grandes semelhanças morfológicas com certos macacos, mas que poderiam ser considerados humanos porque davam prova de inteligência através de seu trabalho manual; existiam também grandes macacos mostrando grandes afinidades morfológicas com o homem, ao menos na disposição de seus dentes, e a verificação deste último ponto, no entanto, dependia da descoberta de ao menos vários esqueletos completos.

14. As hipóteses precedentes logo foram confirmadas por duas descobertas: primeiro, a descoberta do Atlanthropus, representado por vários ossos fósseis com características humanas encontrados em um depósito que continha ferramentas da técnica de lascamento bifacial cheleo-acheulense e fauna arcaica característica do Paleolítico Inferior, e a conclusão foi tirada de que esses restos fósseis de Ternifine, na Argélia, eram os artesãos dessas peças lascadas segundo o mais antigo sistema conhecido, e poderiam ser classificados junto com o Sinanthropus como Atlanthropus mauritanicus, entre os mais antigos vestígios de seres que se engajaram em atividade humana, embora entre essas duas espécies de indivíduos dissimilaridades notáveis tenham sido destacadas, na forma bem como na cultura; segundo, a descoberta de espécimes de Australopithecus na África do Sul, caracterizados por uma marcha bípede, postura quase perfeitamente ereta e certos traços humanos, mas ainda não a serem considerados nada além de macacos vivendo em uma região provavelmente seca e desértica.

15. Assim, um ponto fundamental está estabelecido: durante a primeira metade do Quaternário, existiam seres fortemente semelhantes a macacos e homens, e apresentando características morfológicas comuns a ambos, de modo que um estoque comum pareceria estar implícito, e é impossível, no entanto, considerar o Australopithecus, ainda animal e de idade geológica demasiado recente, como um ancestral direto do Pithecanthropus ou do Archanthropus.

16. Existe, portanto, agora, prova de que o homem não descende dos grandes macacos antropomorfos arborícolas, nem do Australopithecus bípede, e o homem e o macaco formam dois ramos distintos, bem caracterizados por seus costumes, seu modo evolutivo e, acima de tudo, pela presença no primeiro de uma inteligência que falta no outro, mas quando e como aparecem esse sentido moral e essa inteligência, e, até recentemente, só nos vestígios de uma idade muito mais recente se podia começar a reconhecer seres humanos mais próximos de nossos ancestrais diretos; mesmo assim, poderia no máximo ser dito que estavam mais próximos de tal possível ancestralidade apenas porque o homem de Neandertal, que não data de mais longe que o Musteriano, por sua vez, tornou-se cercado de violenta controvérsia, e isso é compreensível para quem o conhece por descrição.

17. Homem de Neandertal é um termo que abrange uma grande massa de documentação e deve seu nome a um sítio na Prússia Oriental onde foi encontrada uma calota craniana muito símia, e descobertas posteriores forneceram um grande número de mandíbulas, crânios e esqueletos pertencentes ao mesmo tipo, e os esqueletos mais completos são os encontrados em La Chapelle-aux-Saints em 1908, e, em um depósito contendo muito sílex trabalhado do tipo musteriano bem como ossos de animais da era do mamute, foram encontrados restos de um esqueleto enterrado em uma cova que parecia ter sido intencionalmente cavada para esse propósito, e as dimensões consideráveis do crânio achatado com enormes arcadas superciliares, uma testa acentuadamente fugidia, uma cabeça alongada e saliente para a frente, uma mandíbula maciça e um queixo rudimentar, tudo mostra que esse homem de Neandertal apresentava certas características do chimpanzé, e a disposição dos dentes, no entanto, é claramente humana, e a sutura nasal frontal particularmente o é, através da cavidade profunda na base do nariz, e, se, em seus detalhes, o resto do esqueleto apresenta alguma semelhança com certos ossos de macaco, a proporção relativa dos membros é definitivamente humana, e o mesmo vale para a capacidade craniana relativa, cujos moldes mostram grande simplicidade de circunvoluções, no entanto, e, ainda assim, no conjunto, a relação desses restos com macacos antropomorfos não deve ser exagerada.

18. Um fato perturbador permanece: esse sujeito havia sido intencionalmente sepultado, um ato de significado ritual, e deve-se concluir, portanto, que naquela região existia um homem realizado, um homem pensante com um conceito metafísico de outra vida.

19. A cova continha sílex trabalhado com habilidade notável, lascas de cristal de rocha e fragmentos de arenito ferruginoso, e perto dos pés do esqueleto foi encontrado um raspador de sílex negro, e perto da mão foi encontrado um casco bovino, seus elementos ainda conectados, evidência de ter sido ali colocado com a carne intacta e destinado como alimento, posicionado ao alcance fácil do falecido, que estava insuficientemente desengajado da humanidade para poder passar sem comida.

20. No entanto, o homem de Neandertal difere completamente de todas as raças humanas, mesmo as mais primitivas existentes hoje, nem pode ser comparado a tipos muito próximos de nossas raças atuais, tipos que quase imediatamente o sucedem: o grimaldi-negroide que remonta ao início do Aurignaciano, o tipo Cro-Magnon datando do Aurignaciano e o homem de Chancelade, e, de um ponto de vista morfológico bem como a julgar por sua indústria e arte, esses homens altamente evoluídos que quase coexistiram com o homem de Neandertal só poderiam ser considerados seus descendentes admitindo uma mutação tão considerável e tão súbita a ponto de ser absurda.

21. De fato, os grimaldi-negroides, datando de uma época que beira o Musteriano, e talvez do próprio Musteriano, parecem muito provavelmente ter sido bastante contemporâneos dos neandertais, que, consequentemente, não podem ser os ancestrais do Homo sapiens, mas devem ser vistos como um ramo humano que representa antes uma degeneração, como seu desaparecimento súbito no fim do Musteriano pareceria confirmar.

22. Não seria irrelevante aqui referir as três primeiras raças conhecidas como Homo sapiens com as quais os mais antigos espécimes do Egito pré-histórico foram associados.

23. Os negroides de Grimaldi são representados pelo esqueleto de uma mulher idosa sepultada lado a lado em uma cova com um jovem em posição fetal, cercados de restos de ornamentos de conchas marinhas, e o crânio muito alongado é bastante alto e em volume ao menos igual ao de um francês moderno, e esses indivíduos eram de estatura baixa, 1,60 m e 1,56 m, e o comprimento das pernas em relação à coxa, bem como uma mandíbula bastante saliente, fazem-nos assemelhar-se a negroides, e, por outro lado, certas figurinhas esteatopígicas encontradas em grutas vizinhas sugerem seu parentesco último com os bosquímanos ou hotentotes contemporâneos, e a raça hotentote, hoje completamente desaparecida, é considerada como tendo sido composta de homens distintamente superiores a todas as raças africanas.

24. Os tipos atribuídos à raça Cro-Magnon foram, em sua maioria, sepultados em posição estendida em covas e ornamentados com colares, seus ossos coloridos de vermelho brilhante, e as obras-primas de escultura e pintura que adornam suas cavernas são bem conhecidas.

25. Essa raça era de grande estatura, 1,80 m a 1,90 m, e seu crânio dolicocefálico tinha uma abóbada alta e uma capacidade craniana superior à de um europeu moderno, e o crânio apresenta em grau marcado todas as características consideradas indicações de um desenvolvimento intelectual do tipo mais avançado, e, por outro lado, os etnólogos concordam em encontrar uma semelhança quase idêntica entre o Cro-Magnon e os guanches das Ilhas Canárias, onde Verneau descobriu ilhéus modernos empregando implementos tais como os outrora usados pelos antigos caçadores da Dordonha, e notemos, por último, que o Cro-Magnon tinha um nariz fino e alongado, enquanto o dos grimaldi-negroides era largo.

26. O homem de Chancelade era muito baixo, 1,55 m, e seus ossos também haviam sido coloridos com ocre vermelho, e o modo de seu sepultamento em posição fetal, com a mão esquerda colocada sob a cabeça, a direita sob o lado esquerdo da mandíbula, recorda o tratamento de múmias peruanas, e o crânio desse indivíduo é dolicocefálico com uma testa alta e larga, e exibe todas as características pertencentes às raças superiores, e, em suma, a pequena estatura desse indivíduo e o modo de sepultamento relacionam-se ao dos esquimós, que se considera que levam até nossos tempos a Idade da Rena da pré-história, e, segundo outros etnólogos, o homem de Chancelade é apenas uma variação do tipo Cro-Magnon, e um fato é certo: enquanto os dois primeiros tipos apresentam certa desarmonia entre seus crânios alongados e rostos bastante quadrados e grandes, o homem de Chancelade tem um crânio harmonioso, um nariz longo e reto e nenhum prognatismo, e esse sujeito carrega assim todas as características de uma raça intelectualmente dotada, se se julgar pela capacidade cerebral, que ultrapassa em muito o tamanho médio exibido pelos europeus contemporâneos.

27. Um problema então surge, tanto mais irritante por sua falta de solução racional: havia algo como um hiato entre o homem de Neandertal e o Homo sapiens, uma vez que a virtual coexistência havia sido determinada na Europa de um tipo ainda muito primitivo, mas já possuindo certo sentido moral, junto com tipos humanos, cujas raças relacionadas ainda são encontradas vivendo em nossos dias.

28. Pouco a pouco, descobertas da mais alta importância feitas na Europa, no Oriente Médio e na África trouxeram respostas há muito esperadas.

29. Nas cavernas do Monte Carmelo e perto de Nazaré, foram encontrados vários esqueletos cuja morfologia apresentava numerosas características que os relacionam ao tipo Cro-Magnon: cabeça volumosa, abóbada craniana elevada e capacidade cerebral comparável à do homem contemporâneo, e, no entanto, as arcadas superciliares em forma de viseira sugerem uma das características do Neandertal, e poderia ter-se concluído que esta era uma raça intermediária entre aquele ser primitivo e o Homo sapiens, mas nada disso, porque os sujeitos da Palestina foram encontrados em um depósito anterior ao Musteriano e, no entanto, manifestam um estágio superior de evolução, e, portanto, os neandertais não podem ser vistos como os ancestrais dos restos do Carmelo, mas antes, como tudo o mais permite supor, um retrocesso de uma evolução regressiva.

30. Além disso, esses fatos são apoiados por diferentes espécimes encontrados na Europa: o homem de Swanscombe, por exemplo, do estágio interglacial Mindel-Riss ou um pouco mais tarde, e o molde do crânio desse espécime não revela diferença notável do de um homem moderno.

31. O crânio de Fontechevade, datando do estágio interglacial Riss-Würm, é bastante próximo do espécime precedente no que concerne à data e à morfologia: cada um apresenta uma parede craniana espessa; eles têm a mesma largura ao nível do áster; seu cérebro volumoso cai dentro dos limites das variações do Homo sapiens, e, da ausência de órbitas oculares salientes no crânio de Fontechevade, pode-se concluir que a mesma disposição existia para o crânio de Swanscombe, e, enquanto se aguardam novas descobertas, um fato permanece muito bem estabelecido: o Homo sapiens não deriva do Neandertal que o precedeu; por muito tempo ele constituiu uma série particular ou pré-sapiens, evoluindo independentemente da série Neandertal, e, por muito tempo disputadas, as formas pré-sapiens não são um mito, elas existiram, e os poucos restos que possuímos provam concretamente a grande antiguidade do filo que culminou no homem moderno.

32. Duas questões gerais poderiam muito bem ser colocadas aqui: primeiro, o homem aparece em toda a superfície da terra, ou em certos lugares particularmente predestinados; segundo, se o nascimento do homem ocorreu em lugares particularmente favoráveis a esse fenômeno, houve subsequentemente apenas uma única linhagem ou várias raças ou tipos, e, de acordo com seu centro geológico, o homem ainda está mudando até hoje, e assim o Homo sapiens não pode ser definido como seguindo um tipo absoluto.

33. A essas questões, a paleontologia responde que o homem apareceu muito mais tarde na América, por exemplo, enquanto a Indo-Malásia e a África são dois centros ou eixos de evolução apresentando duas linhagens distintas, e, finalmente, a Palestina e a Europa fornecem ainda outra linhagem, chamada pré-sapiens.

34. A situação desses principais centros de aparecimento do homem nos aproxima da tradição esotérica que fala da raça dos lemurianos, de um continente submerso ou fragmentado, com a Oceania, a Indonésia, a China, o Ceilão e Madagascar como remanescentes, e há também a tradição da raça dos atlantes, cujos antigos vestígios foram agora determinados na África ocidental; uma onda desses povos, tendo atravessado a África saariana meridional, finalmente se estabeleceu no vale do Nilo, e a lenda de Gao, no Níger, a cidade de mil cúpulas douradas, seria uma lembrança da passagem dessa migração.

35. Na verdade, o desenvolvimento do homem pode ser apresentado como uma espécie de gestação fetal determinando raças que são caracterizadas pelo desenvolvimento de certos centros vitais, tanto nervosos quanto sexuais, e assim, segundo a tradição esotérica, os lemurianos seriam um tipo humano ainda próximo do andrógino, como é o feto aos três meses, e a raça atlante, ao contrário, seria tipicamente sexualizada, produzindo homens grandes e fortes, e a análise das capacidades cerebrais sozinha não parece suficiente para estudar o desenvolvimento do Homo sapiens.

36. Além disso, como pode o aparecimento do homem ser julgado com base em alguns ossos, sem levar em consideração os vários modos de sepultamento, tais como ainda os encontramos hoje: sepultamento na terra, cremação com guarda das cinzas, cremação com dispersão das cinzas no Ganges em Benares, exposição do cadáver a aves carniceiras, o rito zoroastriano dos parses, e grandes esforços são feitos para preservar a ideia de uma ascensão do animal ao homem, desconsiderando a degeneração que todas as coisas e seres sofrem uma vez que já não recebem nova energia para se manterem, e a doutrina esotérica apresenta o macaco hominoide como resultado de um cruzamento entre animal e fêmea humana, e isso deveria ser tomado como um gracejo ou possível realidade, e, em qualquer caso, encontramos infinitamente mais degeneração que perfeição no mundo vivo.

37. É também verdade que a variação climatológica, ainda que de apenas alguns graus, pode produzir efeitos importantes sobre toda a vida, e uma queda de temperatura impele os seres vivos para outros climas, assim como a persistência de uma temperatura mais alta testemunhará o nascimento de novos mundos vegetais e animais, e essas modificações climatológicas obedecem a variações siderais, e, se os principais movimentos de nosso sistema solar são bem conhecidos, outros o são menos, e tal é a estranha influência das regiões celestes, tal é o poder de Sírius, aquele sol central dos sábios faraônicos, sobre os climas e sobre todo o nosso sistema solar.

38. Esta brevíssima exposição dos achados mais precisos dos estudos paleontológicos e antropológicos atuais de 1961 mostra que a conexão entre Pithecia, Pithecanthropus e Antropos pensante contém lacunas impossíveis de preencher com a teoria do simples transformismo através da hereditariedade e da adaptação.

39. Como com todas as grandes criações da vida, o aparecimento na terra do homem, a realização da hominização, carrega todas as características de uma invenção, e, em suma, o problema histórico e geográfico de localizar o berço da humanidade certamente existe, e tentativas podem ser feitas para determinar o momento em que a espécie humana fez sua aparição no globo.

40. Mas deve-se reconhecer que os verdadeiros começos nunca podem ser apreendidos pela paleontologia: as origens nos escapam, e tal lacuna é geralmente atribuída a uma falta de documentação que a sorte de uma escavação bem-sucedida poderia algum dia completar, mas aqui parece que estamos na presença de uma lei fundamental da qual nada escapa e que se desenrola no curso do tempo.

41. Quanto à evolução das espécies, ocorrem saltos misteriosos que a fisiologia e a embriologia tentam situar na evolução embrionária por meio do fenômeno da mutação.

42. Não se pode enfatizar demais que a ontogênese é o elo indispensável entre gerações sucessivas: é a fase de construção ativa que pode eventualmente ver a manifestação de mutações aparecendo inesperadamente nas gônadas dos progenitores, e, na realidade palpitante da reprodução, cada fase da evolução representa a inscrição de uma emenda às leis do desenvolvimento, e, qualquer que seja o problema levantado pela zoologia, anatomia comparada ou paleontologia, em última análise, ele terá de ser reconsiderado em termos de embriologia, e a embriologia dos vertebrados é uma das mais bem exploradas, e é uma ajuda considerável nas deduções da anatomia comparada e da paleontologia através da aplicação da lei biogenética, e, ocorrendo no domínio do experimento, torna possível lidar com a natureza das mutações que comandam as transformações filogenéticas, analisar o domínio que exercem sobre a organogênese e confiar na possibilidade de uma explicação natural do mecanismo da evolução.

43. Os trabalhos especializados sobre a pesquisa do desenvolvimento do homem revelam um empreendimento extremamente complexo, e a antropologia recorre a muitos especialistas: osteologistas, paleontologistas, geólogos, zoólogos, etc., e, quando os etnólogos então tentam coordenar os resultados das pesquisas desses diferentes campos para um caso específico, raramente estão de acordo entre si, mas não é este necessariamente o destino de uma ciência racional que ignora a lei da gênese dos sábios e é obrigada a fazer investigações parciais e especializadas desconectadas por qualquer sentido de síntese.

44. Como é possível, além disso, julgar o estado de consciência do homem em termos da hominização do animal, e todas as espécies, todas as raças de seres vivos, têm sua semente específica, e certamente cada reino deve sua geração a elementos realizados pelo que o precedeu, e, pela mesma razão, há uma sequência do verme ao homem, mas não há transição, nenhum tipo intermediário, entre seres que carregam a semente de sua espécie, e há saltos, considerados mutações súbitas, e é aqui que a ciência sacerdotal situa seu ensinamento: conhecendo a função envolvida, não tem necessidade das múltiplas e inacreditáveis teorias impostas pela abordagem materialista.

45. Resumamos brevemente: os vertebrados apareceram em água doce na qual se difundiram e se diferenciaram, e, no curso de suas transformações, alguns deles se readaptaram à vida marinha; outros, abandonando seu meio aquático, emergiram para habitar a terra firme.

46. Os tipos básicos de peixes datam do Siluriano, o Primário, e já no Devoniano ocorreu a grande diferenciação entre os tipos de respiração branquial dos quais os peixes, propriamente ditos, emergiram durante o Secundário, e, no fim do Primário, tanto os tipos de respiração branquial quanto os de respiração pulmonar deram origem aos batráquios, que se perpetuam até hoje.

47. No fim do Primário, o Carbonífero e o Permiano, os primeiros répteis igualmente se originam dos primeiros anfíbios e se diversificam grandemente durante todo o Secundário.

48. Os mamíferos, oriundos dos répteis sinapsídeos do Permiano, desenvolveram-se durante o Secundário, mas no Terciário, assumindo o lugar dos répteis, diferenciaram-se em grupos poderosos, muitos dos quais já estão extintos ou a caminho da extinção, enquanto na classe dos primatas, o homem, o último a aparecer, hoje impõe sua preponderância na terra.

49. As aves, que formam talvez a classe mais especializada de vertebrados, separaram-se dos répteis diapsídeos, e seus começos remontam ao Jurássico, o Secundário, quando eram representadas por tais saurianos como o Archaeopteryx e o Archaeornis.

50. No curso dessa sequência de estágios morfológicos que caracterizam as grandes classes do filo dos vertebrados, produzem-se transformações que não incidem sobre um único órgão mas sobre todo o organismo e levam a mudanças morfológicas e fisiológicas, e um dos exemplos mais característicos disso é que os répteis são, em sua maioria, pecilotérmicos, enquanto as aves e os mamíferos, que deles descendem, tornaram-se homeotérmicos, tendo uma regulação térmica envolvendo uma mudança radical de todo o metabolismo, e são precisamente esses saltos de uma classe para outra, teoricamente todos partindo de um começo primitivo de vertebrados datando do Siluriano, que agora são explicados como mutações.

51. Admitimos que as leis atuais do desenvolvimento são também aquelas que, durante as eras geológicas, governaram a gênese dos inumeráveis indivíduos que ligam a malha das gerações.

52. Admitimos também que a evolução ocorre através de modificações súbitas e hereditárias na organização morfogenética dos ovos, e, no entanto, nada postulamos quanto à natureza ou à causa dessas ontomutações.

53. Assim, embora se acreditasse ainda recentemente que as questões haviam sido postas de lado de uma vez por todas, elas são novamente levantadas hoje: como pode a evolução das espécies ser explicada, e qual é a origem do homem.

54. Recordemos o confronto entre nossos mais eminentes naturalistas, Georges Cuvier e Geoffroy Saint-Hilaire, em 1830.

55. Cuvier, e depois Louis Agassiz, defensores da teoria da imutabilidade das espécies, sustentavam que cada espécie resultava de um ato especial de criação, e, para cada espécie, Cuvier determinava a característica dominante, definida principalmente pelo sistema nervoso particular, e daí deduzia os ramos principais, cada um sinalizando um estágio definido de evolução, e, no entanto, cada ramo não é o resultado de uma evolução adquirida por descendência genealógica, mas marca os estágios de um plano preconcebido desde o início pelo Criador, e é esse plano que os naturalistas devem pesquisar, e a teoria das espécies imutáveis aceita como princípio básico uma espécie de criação contínua e uma sucessão de gerações espontâneas que seus detratores se recusam a reconhecer, sendo o poder criativo independente, por sua própria essência, de todo progresso e aperfeiçoamento, e pode-se observar que, se a criação está sujeita a acidentes, o plano preconcebido não é por isso afetado.

56. A teoria do transformismo é bem conhecida, defendida por Buffon, Lamarck, Geoffroy Saint-Hilaire e desenvolvida por Darwin e depois por Haeckel, e sua prova foi pesquisada através da paleontologia na esperança de descobrir formas intermediárias entre classes ainda existentes.

57. Igualmente familiar é a lei da patrogonia, definida assim por Haeckel: no curso do desenvolvimento embriogênico, cada indivíduo assume sucessivamente as diferentes formas pelas quais sua espécie passou para chegar ao seu estado presente, ou, em suma, a ontogenia, a gênese do ser, é uma rápida recapitulação da filogenia, a gênese da raça, e essa lei é ilustrada pelo conhecido exemplo do girino e da rã.

58. Após um momento de triunfo, a teoria transformista está hoje bastante abalada: ninguém jamais viu um camundongo tornar-se um coelho, mesmo com tempo, e assim há espécies caracterizadas por todo um conjunto de particularidades fisiológicas que permanecem idênticas dentro do mesmo gênero, não importa quais adaptações ocorram no curso dos tempos, e é inútil, portanto, empregar curvas gaussianas para pesquisar a sequência de crescimento em tamanho ou regressão de certos membros ou certos órgãos, presumivelmente sob a influência do meio, e tal procedimento permite o cálculo de estatísticas, mas não fornece a chave para a passagem de uma classe a outra.

59. Admite-se agora que a evolução das classes ocorreu através de mutações sucessivas, isto é, por modificações súbitas dos genes, mas isso é explicar um fato por um desconhecido: por que a mutação, e a que causa pode ser atribuída a modificação dos cromossomos, à hereditariedade das aquisições individuais motivadas pela adaptação ao meio, segundo a teoria de Lamarck.

60. Em primeiro lugar, deve-se supor que os seres se adaptam ao meio e, além disso, que transmitem suas adaptações à sua progênie.

61. Se o primeiro ponto é amplamente verdadeiro, o segundo, ao contrário, pareceria dificilmente sustentável, e hoje a teoria da hereditariedade das aquisições é quase geralmente negada por razões esmagadoras, tanto teóricas quanto experimentais.

62. O problema deve ser reconhecido, e, se estamos tão certos como sempre sobre a evolução das formas vivas, nunca estivemos menos certos do mecanismo que a controla.

63. Atualmente, foi possível traçar as origens do mundo vivo até a primeira ou Paleozoica época; bactérias, algas, esponjas, medusas e anelídeos ou vermes segmentados já são encontrados no Pré-Cambriano, e é mesmo possível fixar sua idade em aproximadamente 600 milhões de anos, maravilhoso de fato, mas de que modo isso ajuda a resolver o problema da evolução.

64. No esquema da passagem da célula primitiva aos Chordata, encontramos, após os Protozoa, os Coelenterata, entre os quais a medusa representa um estágio avançado, embora provida de apenas duas camadas de células embrionárias; ela possui um sistema nervoso, filamentos gástricos, uma cavidade digestiva, órgãos genitais e sensoriais, todos ainda em uma organização radial mas com as principais funções representadas, e, quanto aos órgãos dos sentidos, cada tentáculo sensorial possui uma indentação olfativa, um traço pigmentar ou olho rudimentar e um estatocisto, isto é, um primeiro esboço de ouvido interno ao qual devemos nossa percepção de equilíbrio.

65. Quanto aos Annelida, eles já são metamerizados, cada anel sendo um indivíduo completo, segundo Haeckel, mas todo o conjunto é comandado por um cérebro e representa a imagem do futuro cordado, vertebrado.

66. Reconhecemos nosso ancestral, o anfioxo, por suas primeiras indicações ainda cartilaginosas de uma futura espinha, como linhas de força congelando-se, e, retrocedendo, também estamos familiarizados com a simples ameba unicelular que reage sensitivamente sem qualquer sistema nervoso, emite seus pseudópodes de um lado para o outro, engole, digere e elimina sem qualquer órgão digestivo, em suma, nutre-se, vive e se move.

67. Na estranha família das colônias polimórficas de hidras, as funções vitais são distribuídas entre os diferentes indivíduos: os gastrozoides têm uma boca armada de tentáculos; os outros, os dactilozoides móveis, ricos em células sensoriais, servem como guardiões e ocupam a periferia da colônia, e, em certas espécies, os machozoides ou guerreiros estão encarregados da defesa, e, finalmente, os gamazoides, reprodutores, eles mesmos apresentam uma imensa variedade, e destes últimos nascem seja indivíduos fixos por brotamento, seja as medusas de vida livre.

68. Por último, a observação deste mundo vivo mostra que, desde a primeira forma animal, todos os elementos, a Ideia, do que será a organização completa do homem, já estão dados, e pareceria que o homem, criatura última do mundo terrestre animado, está prefigurado.

69. Isso pode ser considerado em paralelo a certos textos que tratam do hermetismo e que afirmam que os metais base são apenas abortos em uma gênese que se estende em direção ao metal nobre.

70. Todas as formas de metal base, ou seja, aquelas que não atingiram a perfeição predestinada, seriam assim comparáveis às diferentes classes animais que igualmente se manifestam na gênese do feto humano, e, uma vez alcançado o estágio humano, qualquer interrupção em uma dessas fases produziria um aborto incapaz de viver; geradas em estágios inferiores, no entanto, essas entidades intermediárias vivem como vivem o chumbo, o ferro, o cobre, etc., quando extraídos antes de seu tempo de sua mina ou matriz de gestação, e, portanto, de todas as hipóteses sugeridas pela busca de uma origem animal capaz de dar origem a diferentes ramos, um dos quais levaria ao homem como tendo recebido o sopro divino, a hipótese que olha para seres primitivos que desenvolvem características humanas, como o társio, parece conformar-se melhor ao caminho evolutivo natural.

71. Como no caso da paleontologia, uma ortogênese materialista para a evolução do animal é inexplicável sem a intervenção de mutações, e esse fenômeno misterioso modifica os genes dos cromossomos e provoca o aparecimento de espécies e novas raças adaptadas ao meio de sua aparição, e o fenômeno da vida não pode ser separado do meio em que se manifesta, e a evolução em geral e as transformações geológicas em particular, geralmente explicadas por submersões e mudanças climatológicas, obedecem às mesmas leis que governam as mutações, e a Terra como mineral é província da química; nada, no entanto, explica o aparecimento das camadas geológicas, e a rocha fundida e os cristais atribuídos ao Paleozoico, a ardósia, o arenito e o xisto do Mesozoico, e as camadas geológicas formadas por vegetação enterrada, tudo isso é compreensível, e menos bem compreendidas são as camadas de giz ou calcário muito puro que foram explicadas como depósitos marinhos, pois a questão permanece: de onde vêm todos esses minerais, e essa manifestação, que é uma espécie de gênese mineral, é tão extraordinária quanto o aparecimento de um animal homeotérmico proveniente de répteis e anfíbios pecilotérmicos.

72. Para a vida vegetal e animal, há adaptações ao meio que podem modificar órgãos e funções orgânicas, mas não podem encontrar substitutos para eles, e, no entanto, não existe razão alguma para que uma espécie se torne outra, exceto uma influência puramente energética agindo sobre as gônadas em um certo momento de desequilíbrio durante a conjunção dos elementos masculino e feminino, e não são essas mutações gerações espontâneas tais como esse fenômeno foi descrito acima, e esse efeito pode ser radical ou parcial; um estado animal pode ser a fonte muito distante do Homo sapiens, ou poderia produzir um ser meramente um pouco mais próximo do homem que do macaco, mas o fato perturbador permanece que os primatas existem até hoje, enquanto nenhum dos seres pitecantrópicos considerados intermediários entre macaco e homem é mais encontrado, e deveria ser tomado como certo que esses seres intermediários não puderam sobreviver ao nascimento do homem, e seria então necessário reconhecer o aparecimento súbito do homem em meio a um mundo animal hostil à sua própria vida, que ele seria assim forçado a combater.

73. Faz quatro ou cinco séculos que nossa civilização veio a descobrir nosso planeta, acreditando erroneamente que esta é a primeira vez que a humanidade toma conhecimento dele, e a história do homem, mais do que meramente fisiológica, é a história da consciência; um ser humano primitivo de nosso ponto de vista e diferente do homem contemporâneo poderia muito bem ter sido mais rico que nós em verdadeiro conhecimento da Natureza e de seus segredos, porque teria estado instintivamente mais unido a ela enquanto dotado de uma consciência desse instinto: em suma, um ser humano rico naquela intuição que nossa cerebração sufocou.

Consciência

1. Em termos amplos, distingo três estados de consciência: consciência universal, consciência inata e consciência psicológica ou mental, e a consciência moral é de fato um sentido de moralidade, seja adquirido ao acaso, seja inato.

2. As definições de consciência variam com quase todos os filósofos, e, essencialmente, a consciência requer ao menos um estado duplo, uma dualidade, porque resulta necessariamente da comparação, e um Deus único, unidade absoluta, portanto não existe; Ele é, mas, assim que se torna consciente de Si mesmo, isto é, o Uno se divide em Dois, ou o Verbo é pronunciado, ou Deus disse, então Deus existe através da relação entre Si mesmo e Sua criação, e, se aceitarmos a hipótese de uma criação supondo, como começo, a existência de uma única coisa, haveria uma relação entre o Criador e essa coisa; há consciência para Deus, mas ainda não há consciência para essa coisa que não pode reconhecer a pura abstração da unicidade criadora, mas, assim que há duas coisas, não a primeira coisa dividida em partes de si mesma, mas duas coisas distintas em sua natureza, uma terra, por exemplo, e a outra céu, uma fixa e a outra volátil, uma macho e a outra fêmea, então há atração e repulsão; há escolha, embora ainda sem decisão; mas, como há escolha, há afinidade, que é o primeiro e universal estado de consciência, e a decisão virá mais tarde, pois só se obtém com a realização do cérebro, e, essencialmente, a consciência é apenas escolha ou seleção por afinidade, e a afinidade química dos corpos é a primeira manifestação e o modelo da consciência.

3. A consciência universal significa, assim, o impulso em direção ao devir das coisas, a separação da não-existência da existência, a função criadora; é consciência total, é síntese, assim como a semente é a síntese do fruto que dela sairá, e todo devir, da existência mais primitiva até o homem, parece ser apenas a gestação de um fruto ou a análise da consciência universal, e, neste sentido do termo, a consciência não pode evoluir mas só pode manifestar sucessivamente sua finalidade ao nosso reconhecimento sensorial e intelectual, e isso ela pode alcançar após a corporificação das várias funções vitais e após uma reversão da consciência, e essa nova e definitiva cisão da consciência torna o animal humano consciente de si mesmo, assim como a Unidade de origem se reconheceu, negando-se assim dentro de seu próprio Ser uno e singular.

4. Essa reversão só pode ocorrer no momento em que todas as funções da gênese estão corporificadas, quando se tornaram órgãos vivos; então a faculdade de negar brota da totalidade das funções vitais, constituindo a razão, a inteligência mental e o que se chama de consciência psicológica, e as faculdades mentais são o objetivo apenas da gênese humana, uma libertação ou um desvelamento da consciência aprisionada dentro de formas transitórias, mineral, vegetal, animal, e, no entanto, essas faculdades são também os meios que tornam possível o retorno à consciência universal.

5. As formas que são gestadas são apenas órgãos que manifestam a função geradora; nesta gestação, a história dos reinos não pode ser separada da história humana, e, enquanto cada reino representa como um todo uma das funções essenciais, estas últimas são encontradas reunidas no homem, o resultado último para esta Terra.

6. A vida orgânica distingue-se da vida inorgânica pelo aparecimento da respiração, assimilação, vegetação, reprodução e movimento, todos perceptíveis no mais simples animal monocelular, e estas são funções vitais primitivas, mas persistem até o homem, e a sensibilidade tátil, a reação à luz, ao gosto, através da escolha do alimento, e ao odor existem com a primeira forma de vida orgânica, e pode-se, portanto, dizer que tudo o que caracteriza fisicamente o homem foi concebido desde a primeira manifestação vital, e a sequência evolutiva do reino animal ao homem é apenas uma organização cada vez mais perfeita dessas características.

7. Assim, o homem está prefigurado com a primeira manifestação corpórea e está virtualmente identificado com a consciência; do ponto de vista da consciência universal, a manifestação é apenas uma queda na prisão da matéria, e, portanto, sua libertação será o trabalho imposto por essa condenação, e essa procissão em direção à incarnação orgânica das fases libertadoras forma a consciência inata que cada indivíduo carrega desde o nascimento, e, sob a assinatura de uma classe e suas várias espécies, cada estágio animal representa uma formação ou corporificação orgânica de uma função, e, em cada estágio, um órgão ou uma função domina a totalidade do organismo, como o olho com a ave, a digestão com o chacal, o olfato com o cão e o cinocefálico.

8. Para o indivíduo, portanto, há uma consciência inata própria de sua espécie, mas com o homem há também uma consciência inata própria do indivíduo, e isso supõe, para a espécie, uma transmissão seminal, e, para o indivíduo, uma transmissão através de um elemento pessoal indestrutível que carrega a inscrição característica de sua consciência adquirida.

9. Em vez da evolução puramente materialista de uma sucessão de tipos animais do verme ao homem, esta doutrina apresenta a organização vital como uma expansão da consciência, e também explica o esforço pelo qual o indivíduo humano pode transcender a si mesmo em seu estado presente.

10. Assim como a força da gravidade se relaciona com os corpos no físico, a consciência universal se relaciona com a forma e o espírito do ser vivo, e está sempre presente, mas tudo o que pede é ser libertada do véu que a matéria representa.

11. Desde o começo, o homem é o objetivo, o ser perfeito capaz de expressar todas as possibilidades imanentes na consciência universal até o retorno em direção ao Uno que emana este Verbo, e, nas mutações, como são chamadas hoje, as transições de uma forma para outra mais completa são motivadas: de maneira natural, sua orientação é para o momento cosmicamente propício, porque as mutações são efeito de uma influência cósmica energética comandada pelas leis da harmonia, e essas influências são extremamente variáveis.

12. Mas uma espécie não pode passar para outra espécie sem a decomposição integral de sua primeira forma: é uma lei geral e absoluta que uma coisa não pode mudar de forma sem a destruição de sua própria forma, e assim o Pithecanthropus nunca se tornará homem pensante por meio de transmissão seminal, e, se, no entanto, sua forma orgânica for inteiramente destruída e decomposta, deixando nada além da parte indestrutível de seu ser, que chamo de sal fixo que todo ser deixa atrás de si após sua destruição, então esse fulcro pode servir para a criação de um novo ser que eventualmente se torne um homem pensante com ossos cranianos não mais fusionados, e, portanto, o texto mosaico pode dizer: e o Senhor Deus formou o homem do pó da terra, porque as classes animais bem como as espécies são criadas, elas são criadas sobre um fundamento preparado, isso é evidente, mas não se tornam por transmissão seminal; se assim fosse, não haveria evolução, nenhuma libertação da consciência além da simples adaptação ao meio, e entende-se que a luta pela sobrevivência de Darwin serve para a seleção dos indivíduos mais típicos das espécies e raças, mas este é apenas o aspecto exterior da questão.

Excesso Natural

1. No curso dos diferentes estágios evolutivos, a biologia nos mostra a concretização de certos centros, órgãos ou formas, e o desenvolvimento particular de certos centros nervosos, como os lobos olfativos na serpente, os lobos visuais nas aves e o centro auditivo nos peixes, marca uma fase de especialização na evolução do desenvolvimento dos sentidos, e, para as aves, a especialização é particularmente notável à luz do fato de que quase não têm olfato, um sentido altamente desenvolvido nas serpentes, que precedem as aves na sequência das classes, e aqui novamente não se trata de adição mas de uma modificação profunda no sistema nervoso.

2. É como se cada classe representasse todas as possibilidades de desenvolvimento, às vezes levando certas características a um extremo além de qualquer fim utilitário que pudesse ser determinado pela simples lógica, e assim as presas do elefante são compreensíveis, mas não as presas totalmente curvas do mamute, e podemos entender o maravilhoso equilíbrio dos quatro membros da pantera flexível, tão hábil em escalar quanto em saltar, mas o pescoço excessivo da girafa nunca deixa de assombrar, nem o canguru, a atrofia de suas patas dianteiras e o extraordinário desenvolvimento de suas patas traseiras permitindo-lhe saltos de seis a oito metros, e este é chamado de mamífero primitivo, e com razão, em vista do estranho nascimento de seus filhotes: mal maiores que uma noz e ainda na fase de pequeno embrião, eles encontram a bolsa marsupial por si mesmos, sem a ajuda de olhos ou pés, e pode-se também citar os chifres de uma rena, que atingem dimensões tão excessivas a ponto de comprometer a vida do animal.

3. Exemplos como esses, que podem ser classificados como proliferações monstruosas, são bastante frequentes, e a ave-lira, por exemplo, admirada por sua beleza, não sabe o que fazer com sua belíssima plumagem, que é completamente inútil para o voo ou qualquer outro propósito fora da estação de acasalamento, e inutilidade, este é de fato o único termo significativo que vem à mente quando refletimos sobre as proliferações teratológicas que afetam seja indivíduos isolados, tanto vegetais quanto animais, seja uma espécie inteira que mantém esse novo estado, e, no entanto, a natureza física não tem lugar para o inútil.

4. Esses fenômenos podem ser sistematicamente simbolizados como segue: existe para todo ser específico a radiação de uma força emanando de um centro, um fluxo vital cujos raios terminam na realização dos órgãos, e a perfeição do órgão será o círculo mais externo a delimitar esse centro de irradiação, e é possível, então, que um dos raios vá além desse círculo limitante e faça desse órgão um ser supranumerário, por assim dizer, inútil ao equilíbrio que é a harmonia formal característica desse ser.

5. Essa geração inútil confirma a existência de uma forma preconcebida para todo ser, uma forma medida por uma harmonia de proporções que atinge a perfeição com o homem, e, produzido através de proliferação excepcional, o desequilíbrio e a desarmonia obviamente representam uma espécie de vigilância de uma parte do ser em questão, uma vigilância que manifesta a possibilidade de transcender a lei natural.

6. Essa vigilância é monstruosa apenas em relação ao significado normal da forma e proporção natural da espécie, e os antigos egípcios fizeram uso de instâncias desse tipo, em plantas, particularmente o lótus, para significar precisamente o significado da festa Sed, uma festa de regeneração e de exaltação qualitativa que só a ciência sacerdotal poderia vislumbrar, e, embora como regra estritamente confinada dentro dos limites de nossas expectativas, a própria Natureza nos mostra assim o caminho de transcender as fronteiras quantitativas; claramente indicada está a existência de um objetivo preconcebido para o estado corporal.

7. Quanto às possibilidades da consciência, a Natureza ainda nos ensina como vislumbrá-las; deve-se evitar o erro de carregar as instâncias apresentadas a nós com uma explicação conforme ao nosso próprio modo de pensar: o fato deve ser visto em si mesmo tal como se nos apresenta.

8. Deve-se mencionar gestos que vão além da vida normal do animal e indicam uma consciência primitiva da magia natural, e daí as danças particulares entre certas aves machos, às vezes abrindo com reverências e batalhas simuladas seguidas de rodopios e passos, terminando com batidas de pés acompanhadas de gestos vibrantes e tremores, até que o sujeito seja lançado em uma espécie de êxtase, e, no caso da narceja, as aves formam uma longa fila e seu canto, começando em uma extremidade, é retomado sucessivamente por cada uma delas, e outra fase do concerto começa com várias notas sustentadas seguidas por uma rápida sucessão de notas penetrantes enquanto a ave excitada joga a cabeça para trás em êxtase, e exibições como essas que levam a um estado extremo de excitação são, é claro, explicadas como a necessidade de estímulo sexual; é surpreendente, portanto, ver certos machos, após o acasalamento, manterem ciosamente seu espaço de dança, que continuam a usar mesmo sem razão para nova intervenção de estímulo sexual, e abandonarem sua prole para ser criada apenas pelas fêmeas.

9. Esses movimentos que provocam uma espécie de catalepsia mística trazem à mente certas danças entre povos negros, os dervixes rodopiantes e o zbikr muçulmano que envolvem a pronúncia de palavras rituais regulando a respiração e acompanhadas de gestos, frequentemente em ritmo cada vez mais rápido, todo o exercício sendo levado ao ponto de provocar êxtase e insensibilidade física, e parece que o sentido do excesso existe na Natureza, expresso pela exageração das próprias formas ou por gestos e atitudes.

10. Segundo o ditado de que a exceção prova a regra, a proliferação monstruosa demonstra o plano preconcebido dos seres vivos, mas gestos como os exemplos citados são estranhos à vida normal do animal; eles confirmam uma orientação natural e instintiva em direção à busca de uma consciência supracorpórea, e essa busca do êxtase, da qual a catalepsia, neste caso, é apenas um efeito externo, constitui um ritual comum entre povos de cultura muito antiga, e a repetição contínua de um gesto ou palavra visa fascinar a mente a fim de dar livre expressão ao entendimento, seja psíquico ou superior, e, em nosso mundo civilizado, a ladainha desempenha o mesmo papel, mas com efeito muito menor, e já evidenciados no mundo animal, rituais desse tipo existem entre todos os povos.

11. A simbólica do antigo Egito mostra o significado mais profundo associado ao esforço de eliminar o plano mental, e sobre a cabeça do Neter, como sobre a do Rei, é colocada uma faixa ou diadema, demarcando a calota craniana, aquela parte do cérebro que comanda as decisões pessoais, e essa separação deixa a esses seres apenas os centros vitais do encéfalo, para que possam ser inspirados apenas pelo espírito.

12. Mas aqui novamente, não se deve imaginar causas e efeitos estranhos: o verdadeiro espírito é a harmonia, e permanecer dentro e em contato com a harmonia natural é obediência a Deus e aos Neteres, e a vida animal e particularmente a vida dos animais selvagens frequentemente nos oferece ensinamentos que vale a pena retter, e, se o homem é o objetivo preconcebido da Natureza, e é difícil pensar de outro modo, todos os tipos, todas as fases evolutivas da Natureza, são como instantes na gestação do homem, e o mundo animal manifesta e gesta todas as possibilidades naturais que estão dentro do homem: a sobre-evolução física bem como os meios de uma sobre-evolução da consciência; ou ainda, a comunhão intuitiva entre seres manifestada pelo elefante, por exemplo, quando o animal ouve intuitivamente o chamado de socorro de um de seus semelhantes a grandes distâncias, e o elefante, Ganesh, desempenha um papel vital no simbolismo hindu, e os símbolos das grandes religiões não devem ser desconsiderados à medida que nos aproximamos do fim da presente era, e o conhecimento ainda pode ser colhido dessa simbólica tão plenamente expressa no reino animal.

13. Entre as aves em particular, observa-se muitos gestos que não servem a propósito algum e consequentemente têm apenas um significado simbólico, e, por exemplo, Sterna hirundo: na época de acasalamento, o casal faz seu voo de corte, o macho carregando um peixe no bico; então as duas aves pousam, o macho oferece o peixe à fêmea e depois exige sua devolução; o acasalamento não se completa até que o peixe tenha mudado de bico várias vezes, e o caráter simbólico desse costume torna-se ainda mais evidente quando se observa essa série de gestos realizada sem o peixe, mostrando que este último não serve de alimento.

14. Os múltiplos gestos de acasalamento, danças e cantos são bem conhecidos; durante sua execução, o macho se exibe em toda a sua glória, e um exemplo extraordinário disso é o seguinte.

15. Entre as aves do paraíso, observa-se que o macho constrói um caramanchão ou passagem com galhos dispostos verticalmente, com a entrada e a saída frente a frente; ele o arranja no chão, em uma pequena clareira da floresta, enquanto o verdadeiro ninho é feito mais tarde nos galhos de uma árvore, e, em frente à entrada e saída do caramanchão, ele arranja uma espécie de terraço que decora, segundo sua espécie, com pequenos ossos ou conchas de caracol, flores frescas que geralmente são brancas, ou vários objetos, tantos quanto possível azuis, cada espécie tendo sempre uma marcada preferência por uma cor particular.

16. Às vezes ele decora as paredes interiores do caramanchão com uma substância cinza, marrom, enegrecida, avermelhada ou azul composta de gramíneas trituradas, casca ou cinzas, etc., amalgamadas com saliva, e, à medida que essa construção se aproxima da conclusão, a fêmea de Ptilonorhynchus chega, e ela se instala dentro para observar calmamente o desfile do macho que ocorre nos terraços: ali ele dança, assume poses extraordinárias, emite séries de gritos estranhos e, com gestos simbólicos, agarra em seu bico os objetos ornamentais que acumulou ao seu redor e os apresenta à fêmea como que para sua admiração.

17. Incluídos no comportamento das aves do paraíso, Ptilonorhynchus da espécie Violaceus, encontramos danças e posturas especiais, sons vocais e gestos simbólicos, além de uma construção especial de concepção artística que parece intensificar fortemente a excitação sexual não apenas do macho que guarda ciosamente seu caramanchão, mas também da fêmea que se instala dentro dele para testemunhar a performance do macho.

Conclusões

1. A origem do homem é desconhecida.

2. Após novas descobertas de restos ósseos e talvez de ferramentas fabricadas pelo Homo sapiens, a paleontologia pode situar o aparecimento do homem em novas datas, mas isso não resolve o problema essencial da origem, e esforços são feitos para erigir uma rigorosa árvore genealógica, estabelecendo ramos símios e humanos, mas há uma lacuna entre os ramos e o tronco, e assim, junto com o eminente biólogo Jean Rostand, devemos reconhecer que as engrenagens do mecanismo ontológico permanecem desconhecidas.

3. Para nossa ciência racional materialista, trata-se de fato de encontrar uma sequência material no devir do ser vivo, uma busca que algum dia será reconhecida como absurda.

4. A biologia nos mostra que todas as sensibilidades e todas as funções vitais que caracterizam a vida corporal do homem foram inscritas na matéria viva desde o começo, e o homem é preconcebido, e toda a natureza é como um ventre no qual o ser humano gesta através de fases paralisadas em seres típicos e independentes, exatamente como os metais são descritos nos textos herméticos: os metais base são fases paralisadas na gestação metálica, cujo fim preconcebido é a prata lunar feminina e o ouro solar masculino, e as paradas na gestação universal são caracterizadas e carregam a semente de sua espécie: podem perpetuar-se em sua forma, mas nunca podem passar de uma forma para outra apenas pelos meios seminais da reprodução, e é por isso que o macaco nunca se tornará homem, e a passagem de uma fase ou forma para outra durante a gestação exige que nada interrompa essa gestação; isso significa que o meio não deve variar e o suprimento de energia e alimento não deve cessar.

5. Essa continuidade é compreensível para a gestação do metal na matriz mineral e para a gestação do organismo no ventre animal, mas, embora um animal nascido prematuramente evidentemente não seja viável, formas vivas intermediárias subsistem na paralelo sugerido pela gestação universal do homem, e essas formas estão vivas e capazes de se reproduzir: são tipos acabados.

6. Observamos que o metal requer o mineral como ganga-matriz para sua gestação, e o mineral, por sua vez, é apenas a combinação de elementos metálicos ou metaloides, incluindo alguns que são claramente pré-metálicos, como por exemplo o arsênico e o silício, e o próprio metal, em sua primeira forma como hidrogênio, foi precedido por fases de devir, fases energéticas, neste caso, pois há sempre um estado de ser servindo de base para um novo estado de ser, e assim é com os reinos: o vegetal só pode se desenvolver a partir de um solo mineral, e o animal requer a vida vegetal como fundamento.

7. Se não houvesse variedade, a gestação ocorreria sem ventre e iria direto ao fruto preconcebido no instante da inspiração ou impulso, e, no cristianismo, esse momento de inspiração é a anunciação feita a Maria, e, no antigo Egito, é o momento chamado teogamia, quando o odor do deus penetra o palácio representado por Mut, maternidade, na barca lunar.

8. Se houvesse apenas um único momento de inspiração, haveria apenas uma linhagem, mas é a multiplicidade e a desigualdade desses momentos que produzem as variedades, e esses momentos de inspiração podem ocorrer a qualquer tempo, em relação com a harmonia cósmica das fontes energéticas, sendo a principal e mais direta fonte para nossa terra a do sol.

9. Não há milagres: todos os corpos orgânicos, bem como certas composições minerais, são suscetíveis no momento de sua decomposição a uma orientação para uma nova forma através da influência da energia cósmica, e, neste evento, esses novos corpos constituem seres caracterizados que seguirão seus próprios destinos, e é assim que um novo ser é enxertado na natureza semelhante que o precede quando sua primeira forma é destruída, e é verdade que, enquanto a progressão é possível em direção ao tipo final preconcebido, também pode haver regressão se a atividade naquele momento falhar e se encontrar em desarmonia com a natureza do ser em seu estado de transição, e por em transição entende-se o que uma simples reação química sugere: quando, por exemplo, no meio de uma composição química líquida, outro corpo químico é introduzido que é suscetível de se combinar com um ou outro dos corpos em solução, chega um momento, não situado no tempo, quando um ou outro desses corpos é molecularmente liberado em transição entre o primeiro composto e o novo, e, neste instante, a molécula está exposta a todas as influências energéticas possíveis, e é aqui que o aparecimento da vida orgânica poderia ser situado.

10. O aparecimento da vida orgânica em nosso globo, na época geológica das formações geoquímicas, coloca um problema semelhante ao aparecimento do Homo sapiens após o desenvolvimento do animal.

11. O momento de transição, resultado da destruição de um dado estado, é o momento que pode produzir mutações naturais dos genes, e a Natureza assim alinha as variedades individualmente viáveis, formando as fases ligadas do que em sua finalidade se tornará o homem, e estas são criações, e a lei da harmonia cósmica, todas as influências estelares, comanda: é o Verbo divino que ordena porque o verdadeiro Deus é a harmonia, uma potência que averiguamos mas não compreendemos.

12. Assim, o homem não pôde ser criado até que todas as forças vitais fossem realizadas em órgãos individualmente acabados e funcionalmente especificados, e a potência que produz a gênese natural e que nunca repousa não pode então mais conceber adições ulteriores e só pode manter o estado adquirido, e toda nova criação doravante só pode ser o começo do que se poderia chamar de um retorno, uma energetização das formas corporais, e, na mineralogia, portanto, vemos corpos que adquiriram o maior peso atômico queimarem-se em intensa radiação energética até terem retornado ao seu estado primevo, como o urânio ao chumbo, e estes são ciclos naturais que perpetuamente começam e percorrem seu curso enquanto uma nova e mais alta criação não intervém; e essa criação exaltada só pode ser um poder de negação consciente do estado final de corporeidade que foi adquirido, e uma estrutura como esta acomoda imagens mais completas e sutis, imagens concernentes ao processo do devir em geral, bem como à origem do Homo sapiens.

13. Há um curso normal da medusa ao macaco; há um momento anormal, uma reversão, entre o macaco e o homem, e o Homo sapiens não emerge do macaco, mas o ser físico completo que certos macacos representam como resultado final da linhagem animal é indispensável para a criação do homem à imagem de Deus, assim como uma tocha é necessária para portar a luz, o fogo que ilumina e mostra todas as coisas enquanto devora a tocha que o carrega.

mitologia/schwaller-de-lubicz/teocracia-faraonica/3.txt · Last modified: by 127.0.0.1