User Tools

Site Tools


Action unknown: copypageplugin__copy
vedanta:esnoul:samkhya

Propostas do Sâmkhya

De forma esquemática, nos textos clássicos, ele (o Sâmkhya) nos apresenta, por um lado, uma multiplicidade de espíritos, mas cada um deles possui apenas uma individualidade numérica; por outro lado, uma Natureza única que ora se desdobra na multiplicidade da criação, ora, nos períodos de pralaya (ou seja, de repouso cósmico), recolhe sua criação passo a passo, na mesma ordem em que a havia manifestado.

Mas qual é a causa desse desdobramento? Essa causa, diz-nos a primeira Kârikâ, é o bem do Espírito “purusârtha”, a libertação do Espírito, que, na verdade, é livre por essência, mas que desconhece isso. Durante o período de pralaya, a Natureza (Prakrti, “o primeiro agente”, também chamada de Pradhâna, “o pré-dado”) encontra-se em estado de repouso; constituída pelas três gunas, ou qualidades elementares, que encontraremos em cada nível da criação, ela não se moverá enquanto essas gunas — sattva, a luz; rajas, a atividade; e tamas, as trevas — estiverem em equilíbrio. Mas basta que um dos espíritos chegue à sua proximidade — ele que é, como sabemos, inativo e sem qualidades — para que, apenas com sua presença, agindo sem agir, à maneira de um catalisador, destrua o equilíbrio dos gunas e o mecanismo da evolução seja posto em movimento, sempre da mesma maneira. Os tattvas surgem uns dos outros à maneira dos elementos de um telescópio: o primeiro princípio manifestado após a ruptura do equilíbrio é a Consciência “Buddhi”, também chamada de “Mahat”, o Grande Princípio, para marcar ao mesmo tempo sua anterioridade e sua prioridade. Sua proximidade com a Natureza permite que ela a compreenda intelectualmente; por engano, atribuímos ao Espírito esse papel, do qual ele é incapaz; na realidade, é a Buddhi que, ao mesmo tempo, desempenha essa função e reflete o Espírito.

Da Consciência deriva o Ahamkâra, princípio da individuação. Ao agir sobre esse Ahamkâra, posto em movimento pelo guna rajas, o sattva gera os onze órgãos, enquanto a ação do tamas produz os elementos sutis.

Mas o que são os onze órgãos? Eles se dividem em cinco órgãos da inteligência e cinco órgãos da ação, aos quais se soma o órgão interno, ou manas, anterior aos demais em sua formação e cuja atividade acompanha e, de certa forma, supervisiona a atividade de cada um dos outros. Sua ação, no que diz respeito, por exemplo, aos órgãos da inteligência, seria um pouco o que a percepção é para a sensação na psicologia clássica.

Esses dez órgãos da inteligência, ou buddhîndrya, são o que comumente chamamos de órgãos dos sentidos: audição, tato, visão, paladar e olfato; seu único objetivo é nos informar. Quanto aos cinco órgãos da ação (karmendrya), são a voz, as mãos, os pés, o ânus e os órgãos genitais.

Paralelamente a esses dez órgãos, vemos também se desenvolver a partir do ahamkâra os cinco elementos sutis ou tanmânra, que correspondem, termo a termo, aos cinco órgãos da inteligência e que são o som, o tato, a forma, o sabor e o odor. Cada um desses elementos sutis e específicos desenvolve um elemento grosseiro correspondente: o espaço, nascido do som; o vento, do tato; o fogo, da forma; as águas, do sabor; e a terra, do olfato.

Esse é o conjunto dos vinte e cinco elementos que, para o Sâmkhya, constituem todo o mundo evoluído. Entre esses elementos, é preciso, aliás, considerar separadamente certos grupos. Diz-se, de acordo com os textos, ora que há dez órgãos, ora que há onze, ora, finalmente, que há treze, se incluirmos nesse termo o Buddhi e o Ahamkâra, que se assemelham ao manas para formar, os três juntos, o que se chama de órgão interno, “antahkarana”. A característica específica deste último é ser comum a todas as percepções, mas cada um dos três membros desse órgão interno possui uma atividade própria, diferente daquela dos outros dois.

Vimos que o estudo dos tattvas empreendido pelo Sâmkhya tinha como objetivo principal discernir, entre eles, os elementos transmigrantes, a fim de exercer controle sobre eles para garantir a libertação. Esses elementos transmigrantes são constituídos pelo corpo sutil, “linga” ou “lingasarîra”; a noção é conhecida em toda a Índia; mas o que há de interessante aqui é que esse corpo sutil é apenas o produto dos elementos sutis, ao contrário do corpo material, que é simples produto da geração. O corpo material desaparece após a morte, enquanto o corpo sutil persiste de um pralaya a outro, desaparecendo definitivamente quando a mente individual alcança a libertação.

Mas de que forma se apresenta, para o Sâmkhya, essa libertação? Trata-se, é claro, como em todo o pensamento indiano, de escapar do ciclo das reencarnações, a punição suprema não apenas das ações ruins, mas da ação em si. Para pôr fim a esse ciclo infernal, é preciso romper o vínculo que une o Espírito e a Natureza; mas a própria essência desse vínculo é difícil de determinar. Os dois termos são necessários para a criação, mas não têm nenhuma interação mútua, e fica difícil compreender a razão pela qual a criação ocorre “para o bem do Espírito”, já que a libertação só será alcançada no momento em que o Espírito tomar consciência da estranheza dessa criação em relação a ele. Ela serve, portanto, apenas como pedra de toque para o Espírito; uma vez obtida a certeza de que a Natureza nada significa para ele, este se desliga dela para sempre. Pareceria legítimo que a Natureza desaparecesse no mesmo momento em que perde sua razão de ser, mas isso só seria possível em um dualismo que opusesse uma única Natureza a um único Espírito; é a infinita multiplicidade dos Espíritos que legitima a conservação da existência da Natureza; esta deverá subsistir para a libertação de todos os Espíritos até o último, o que, na prática, nunca se realizará.

Essa classificação do Sâmkhya, como já dissemos, também é utilizada pelo Yoga, mas este sobrepõe aos vinte e cinco princípios que enumeramos um vigésimo sexto, que é uma espécie de super-Espírito, um Parapurusa chamado Isvara e que é um princípio divino; ao contrário, o Sâmkhya permanece ateu; Gaudapâda afirma isso em termos claros em seu comentário aos Kârikâ: não há criador; a diversidade do mundo existente é produto de uma criação espontânea, nascida da ação dos gunas. Posteriormente, Vacaspati Misra, no século IX, tentará introduzir no sistema a noção de divindade, mas deve-se ver nisso uma influência do Yoga. Os comentaristas posteriores dos Sûtra não verão nos deuses nada mais do que mestres que alcançaram a divindade por efeito do karman.

Em resumo, o Sâmkhya se apresenta, portanto, como um sistema evolucionista, de um dualismo particular em que uma Natureza única — que desdobra e redobra alternadamente os vinte e cinco elementos que contém em potencial — se opõe a uma multidão de Espíritos que são, por sua vez, idênticos entre si e formam, por isso, como que um único princípio espiritual. O Sâmkhya oferece uma visão sintética do mundo que contrasta com a interpretação, de certa forma, analítica do Vaisesika, com o qual compartilha uma posição realista e dualista. Por outro lado, aparentado com o Yoga e o budismo antigo, ele também se aproxima, por vezes, do Vedanta na medida em que o Purusa, uma vez desligado da Natureza, volta a ser espiritualidade pura e inqualificada, ou seja, nada muito diferente, em suma, do Atman dos Upanishads.

E todas essas interferências perpétuas de um darshana para outro nos permitem compreender, a partir do Sâmkhya, como cada um deles pode, ao mesmo tempo, reivindicar a ortodoxia e proclamar sua autonomia e originalidade.

vedanta/esnoul/samkhya.txt · Last modified: by 127.0.0.1