====== 2.3 Antropocosmos ====== //SCHWALLER DE LUBICZ RA. Le Miracle Egyptien. Paris: Flammarion, 1963.// **I ANTROPOCOSMOS** 1. Na Índia, a tradição do Vástupurusamandala, o plano do templo baseado no Homem Cósmico, ainda está viva; as catedrais da Idade Média cristã tinham Cristo na cruz como imagem modelo para o edifício; no Egito, conhece-se pelo menos um templo disposto segundo a figura humana, neste caso uma figura que representa um gesto ritual, mas o homem representado no templo de Luxor é o homem que nasce e cresce, e acredita-se que vestígios de um templo semelhante não sejam encontrados em nenhum outro lugar. 2. Se isso fosse mera curiosidade arquitetônica, fantasia piedosa ou simplesmente atitude de respeito ao princípio real, seria destituído de interesse para nós. 3. Todos os templos iniciáticos, no entanto, fundam-se no princípio do Antropocosmos, o homem como universo, e o pensamento da divindade é antropomorfizado seja em sua totalidade, seja em uma das funções cósmicas inatas no homem, o produto último da natureza, e a intenção não é apenas a simbolização, mas uma doutrina básica para todo o processo de pensamento. 4. Racionalmente, a tendência seria estudar o componente parcial à luz dos traços distintivos revelados pela totalidade, e o senso comum dirigiria a atenção do estudante para o componente parcial, ou ao menos para a observação da parte vista em si mesma, a fim de poder mais tarde averiguar o que ocorre no caráter dessa parte ao tomar seu lugar no compósito ou conglomerado, no novo agregado. 5. O princípio de purusa, ou Antropocosmos, toma outra posição, pois o homem não é o componente parcial, mas o produto final, não é uma parte do Todo, mas o Todo em sua expressão viva, e é o universo, antes, que aparece como a dispersão de partes, cada uma separadamente viva e, embora independente, corporificando uma análise em relação à inteireza do ser humano. 6. O átomo e a matéria podem servir de exemplo, pois a tendência natural é estudar o átomo a partir do que sabemos sobre a matéria e compreender melhor a matéria por esse estudo do átomo, mas há uma falácia nesse procedimento: a matéria apresenta-se como um conglomerado no qual as forças ou energias do átomo estão compensadas, e as características do átomo vivo cessam, portanto, de se manifestar ou são modificadas, de modo semelhante ao modo como partículas coloidais, que em um meio vivo formam o movimento browniano, são tornadas inertes pela coagulação, enquanto os sistemas estelares, ao contrário, apresentam uma imagem do átomo, pois nesses sistemas a matéria dos corpos em movimento se organiza em uma imagem viva, semelhante aos elementos energéticos do átomo, e uma nebulosa é mais seguramente uma imagem do átomo do que a matéria pode ser, sendo tal nebulosa um todo vivo, um símbolo através do qual se pode esperar obter conhecimento sobre a matéria e a natureza de sua composição. 7. Assim, o ser humano é um todo vivo no qual os átomos estão tão vivos quanto ele mesmo, formam sua substância material e seus componentes orgânicos, que por sua vez revelam e analisam todos os aspectos funcionais do universo. 8. O Antropocosmos apresenta-se como doutrina-guia básica para o conhecimento e como centro de reunião para todos os aspectos do pensamento, e todas as filosofias, materialistas ou espiritualistas, podem a ele relacionar-se. 9. Os princípios fundamentais dessa doutrina são: primeiro, o fato de que o universo é necessariamente limitado pelas especificidades características do objeto e do Ser; segundo, o fato de que a variedade de aspectos e condutas de tudo o que forma o universo é medida pela consciência; terceiro, o fato de que existe de uma maneira ou de outra, biológica ou mecanicamente, uma evolução, uma concatenação do mais simples ao mais complexo, e que a humanidade é atualmente um efeito final, embora ainda não perfeito. 10. Se, no devir da natureza, o homem pensante existe tal como efetivamente o conhecemos, pode-se aceitar a possibilidade de uma continuação desse devir natural rumo a um homem mais perfeito, pois não há prova de que o limite desse devir tenha sido alcançado, e não se pode sequer conjecturar o estado de uma humanidade futura que tenha atingido o limite do devir natural, pois cada momento do devir limita o universo à consciência desse momento. 11. Todo efeito resultante de um impulso, como o produto de uma semente, representa a corporificação das especificidades virtualmente imanentes nesse impulso ou nessa semente. 12. Sendo o efeito final do devir da natureza, o ser humano representa, portanto, a realização das especificidades imanentes na causa original, qualquer que seja essa causa. 13. A consciência, medida do universo, aparece em três aspectos essenciais: primeiro, a especificidade que caracteriza toda substância e matéria, determinando afinidades e repulsões; segundo, as especificidades funcionalmente individualizadas em órgãos coordenados. 14. Esses dois aspectos representam uma consciência inata nas formas que constituem o universo. 15. O terceiro aspecto, a consciência inata refletida pelo órgão cerebral, o córtex contido na calvária, constitui a inteligência cerebral. 16. A Razão pertence à natureza do Ser consciente dos três aspectos da consciência, do modo como o artista representa a Razão por sua faculdade de contemplar e compreender a obra que gestou através de pura sensibilidade estética. 17. Nesse contexto, Ser significa a virtualidade de todas as especificidades possíveis, consciência sem objeto, e é o momento metafísico da doutrina, o tropeço, e o fato de os filósofos mentalmente aceitarem ou recusarem essa Razão em nada muda o fato ou a utilidade da doutrina do Antropocosmos. 18. Não existe função no universo que, em sua forma humanamente energética, fisiológica, psíquica e mental, não possa ser observada e reconhecida pelo ser humano, e a chave, no entanto, é a Razão. 19. É por isso que os sábios faraônicos, e todos os sábios deste mundo, atribuíram a cada parte do corpo humano, aos órgãos e funções vitais, um Neter, um princípio cósmico. 20. A fim de propiciar amplo acesso a essa abstração da unidade chamada Antropocosmos, os gnósticos e os grandes teosofistas de nossa Idade Média apresentaram-na através da imagem do microcosmo. **II O PRINCÍPIO DO MICROCOSMO** 1. Como doutrina antropocêntrica, o microcosmo da ciência esotérica está intimamente ligado ao geocentrismo na astronomia. 2. Se a Terra é o centro do universo em movimento, ela governa esse universo; se o sol é o centro, então a Terra é apenas uma partícula planetária da mecânica celeste. 3. Neste último caso, o mundo é simplesmente um fenômeno físico, obedecendo a leis mecânicas, com a lei da gravitação como base, e esse ponto de vista tem sido examinado em nossos dias: aproximando-nos da essência atômica da materialidade, começamos a averiguar, no coração da matéria, as forças de afinidade substituindo as leis quantitativas da gravidade. 4. Para nós, que contemplamos os céus girantes, o universo é claramente o que nós mesmos somos, pois é a humanidade quem olha, estuda e emite juízo, e poderíamos hipotetizar a existência dessa mesma humanidade despojada das contingências impostas por um corpo físico, uma espécie de super-homem ou santo, mas é impossível representar isso sem corpo ou forma. 5. A humanidade permanece, aos olhos do homem atual, o ápice da evolução biológica, e não há como negá-la ou substituí-la por um conceito superior, a menos que se invista esse conceito com nossos próprios atributos característicos. 6. Este é o argumento básico para necessariamente colocar a humanidade, vitalmente falando, no centro do universo, prompting o conceito esotérico de um sistema de mundo antropocósmico e geocêntrico. 7. Sob essas condições, a lógica dessa proposição deve prevalecer, pois, se em princípio a humanidade é o ápice e o objetivo do universo, essa concepção teleológica exige que ela seja o resumo de todos os elementos e de todas as fases da gênese cósmica: Deus criou o homem à sua imagem. 8. O universo estelar, então, deve ser a essência da forma vital e das funções desse homem, desse homem que é sua manifestação final, formal e presente. 9. Esta é uma forma atual existente de fato, não é eterna, sua evolução não é definitiva, nem suas possibilidades presentes são absolutas, e a forma presente é transitória, mas em virtualidade representa todas as possibilidades do estado absoluto esperado quando tudo o que é mortal, variável, tiver sido vencido. 10. Cristo em sua paixão: Ecce homo. 11. Desse modo, Cristo é o próprio cosmos, e não é o homem como indivíduo que está envolvido, mas o Homem que em cada e em todo ser humano efetua o princípio humano vital. 12. A doutrina do microcosmo é o fundamento esotérico de todas as expressões religiosas e iniciáticas, é uma doutrina dos princípios e funções da vida, cujo caráter abstrato se concretiza nas funções da economia fisiológica, nas funções psíquicas do complexo emocional, nas funções mentais do homem de inteligência, e a doutrina propõe que esse ser humano mental, através de seus sentidos, pode estabelecer uma relação entre um conhecimento inato, adquirido nesta vida ou trazido de volta ao nascer, e as formas residuais da gênese cósmica do homem, formas com as quais o mundo está provido. 13. Existem no universo um número infinito de sítios onde os corpos celestes e sua harmonia favoreceram a resposta de uma mesma substância não material mas energética a uma diversidade de vibrações ou influências, e através dessa substância ressonante existe a possibilidade de uma relação sensorial do homem com seu meio, e os diversos aspectos de uma mesma substância se coagulam em matéria cerebral, o que nos permite, através do mecanismo dos sentidos, possuir a inteligência da visão, da audição, do olfato, do paladar e do tato. 14. A doutrina do microcosmo não se ocupa diretamente desses mecanismos, como o mecanismo do ouvido ou do olho, mas dá importância a localizar o centro que poderia fornecer a compreensão inteligente dessas percepções, por meio de coincidências particulares entre eventos cósmicos e atuais. 15. A situação desses centros ao longo do corpo de nervos e da mente não pode ser fortuita: entre o Homem Cósmico, que inclui o mundo estelar, e este ser humano encarnado chamado microcosmo, deve existir uma relação harmônica. 16. O estudo dessa harmonia é a chave do esoterismo, e existe, portanto, uma ciência esotérica assim como existe uma projeção do universo no corpo humano, o corpo de experimento, um atlas, por assim dizer, das situações espaciais do cosmos. 17. É essa ciência que forneceu aos sábios de todos os tempos o conhecimento de situar os cakras estudados no yoga hindu, bem como o caminho a seguir nesse processo de evolução acelerada, e é a ciência que revelou, entre outros, o mistério das transformações e transmutações da matéria, das hereditariedades, do nascimento e da passagem para estados além do material, e no antigo Egito, assim como na antiga China, o Rei encarna o cosmos para seu povo e representa a incarnação da atualidade presente, o estado presente da realização do homem: ele é o Colosso. 18. É por isso que no antigo Egito os reis recebiam nomes místicos e as dinastias evoluem como os estágios embriológicos da gênese de um império, nascido em uma data determinada pelos céus, e essa data de nascimento é conhecida e, por esse fato, também o é o devir e o fim dessa gênese. **III TOTEMISMO E HERÁLDICA** 1. Todo ser humano é um todo, cada um é para si uma totalidade de qualidades determinadas, e que o sopro do arauto outorgue o brasão que será o estandarte, a estrela a ser seguida, e o emblema ditará a conduta a ser mantida. 2. O totemismo tem sido imperfeitamente compreendido, e por essa razão a palavra totem leva a mal-entendidos sobre o sentido esotérico de sua verdadeira significação, e a heráldica ocidental, em sua conotação esotérica original, é um totemismo, e existe uma ciência esotérica da heráldica, sendo o simbolismo puro das qualidades particulares das individualidades, tais como, por exemplo, as decorações tumulares da nobreza do império faraônico. 3. Na cavalaria, derivada de cabbalus, como era conhecida no Ocidente, o homem que se distinguiu entre os homens recebia como escudo a tábua lisa de uma das sete cores que tinha uma conformidade simbólica, planetária, com sua natureza, e os fatos ou eventos salientes característicos de sua personalidade eram em seguida inscritos nessa tábua, e esse brasão tornava-se então o estandarte desse homem e de seus descendentes, e ele tinha de escolher seu emblema ele mesmo, como por exemplo: Honi soit qui mal y pense, pois minha intenção será sempre pura. 4. O embrião humano passa por todas as fases da gênese animal, e uma fase ou outra deixa uma impressão mais profunda no tipo animal do ser humano. 5. Toda a natureza está no ser humano, e um parentesco entre um homem e um aspecto particular da natureza o marca, especificando-o como indivíduo entre os seres humanos. 6. O que o marca não é fortuito, não é uma especificação qualquer, e circunstâncias várias e diversas cooperam, como a hereditariedade física, por exemplo, o momento astral e o meio físico, e essas condições são necessariamente as intimamente relacionadas a ele e favoráveis à sua atividade, e, apesar de seu livre-arbítrio, essa pessoa tenderá sempre para essa ambiência particular, esse objeto particular, esse aspecto particular da vida. 7. Conhecer esse parentesco é conhecer seu totem: é conhecer suas armas. 8. O arauto é a consciência, o sopro; o brasão é a vida; as armas são os símbolos da própria ambiência e dos recursos; o emblema dita a linha escolhida de conduta moral. 9. A natureza, pela qual se entende aqui o ser humano corpóreo, epitomiza quatro elementos e uma quintessência: o tronco orgânico, a cabeça orgânica, o aparelho reprodutivo orgânico e os membros pertencentes ao movimento, e a quintessência é o pensamento, e através dos sentidos há comunhão entre o exterior corpóreo e a interioridade incorpórea, e, analogicamente, terra, ar, fogo e água, e o arqueu, o princípio vital, como quintessência. 10. Três princípios dirigem a existência: o que cria, o Espírito; o que é criado, o corpo e sua especificidade; o que une os dois: a consciência. 11. Daí os dois aspectos, as duas partes desiguais: espírito-consciência masculino, corpo-consciência feminino, ambos resultantes da Palavra, a ação interna de onde tudo procede, o Uno e Único. 12. A Palavra traz à aparência: é a tecelagem, Net, e um torna-se dois, a Palavra é a raiz de dois, harmonia supranatural, e essa raiz também é chamada céu, e a terra é dois. 13. Masculino e feminino existem em cada indivíduo humano, e a harmonia é a escala das fases na gênese metabólica, atividade da Palavra, e a terra é o homem corpóreo, a natureza, enquanto o homem incorpóreo é o céu. 14. Eles são Um, o homem, o que significa que são Vida. 15. Há metabolismo no homem, e há o metabolismo do homem. 16. Metabolismo: decompor o que é composto, separar o que é puro e recompor o puro, o que equivale à sublimação, à exaltação da qualidade, e o pão e o vinho corpóreos, o sangue espiritual, finalmente se tornam vida eterna, e, tendo sido corpórea, a consciência torna-se energia nervosa, depois semente, pensamento e fermento universal indeterminado. 17. O metabolismo do homem é a metempsicose, ele tomou e toma todas as formas, uma supera todas as outras: sua linhagem pessoal, o estandarte da linhagem de um ancestral, o acidente. 18. O ser e a função do ser formam o fenômeno que é o novo primeiro ser, que por sua vez como sua função faz surgir o novo segundo ser... sete vezes e nove: tal é a escala que, da virtualidade da causa, passa ao efeito. 19. Ele manifesta as possibilidades que são imanentes na causa, embora não necessariamente se realizem, e essas possibilidades resultam em desvios que são acidentes, e os acidentes fazem surgir a definição de tipos paralisados dentro da gênese de uma finalidade em perfeição. 20. No progresso rumo à finalidade absoluta, múltiplas finalidades fazem as pedras, as plantas, os animais, as cores, as qualidades, e o limite das percepções torna possíveis os sentidos que nos informam, e o que é informado é o céu do homem, e essa informação é sem limites para tudo o que precede o homem presente em seu devir. 21. A aparência fugitiva de um mundo, variada pela informação sensorial inserida em limites, é o progresso das finalidades, que proíbe a existência de identidades, e ontem, através de hoje, deu à luz amanhã, e nenhum momento é idêntico a outro, e só fora do tempo, portanto fora da sucessão serial e só para a consciência, um certo tipo de ser pode identificar-se com um tipo genético, e as condições e acidentes que definem esse tipo são constantes nas possibilidades da gênese constante, e o ser do Homem Cósmico inclui todos os tipos, porque inclui todas as possibilidades, virtuais ou realizadas, mas o homem atual, atualmente especificado por um tipo, evoca as condições e acidentes que o estamparam e que o colocam no ritmo desse tipo particular, evocando assim constantemente os acidentes que o determinaram. 22. Este é o caráter mágico de uma heráldica totêmica particular: uma identidade, e, essencialmente, a identidade é capaz de existir através e dentro do gesto. 23. A magia do enfeitiçamento ganha razões nessa luz, e diz-se que uma ferida pode ser tratada à distância cuidando da arma ainda manchada de sangue vivo, a arma que causou a ferida, e esta é a magia dos análogos, e é inútil buscar explicações em razões fora de nós mesmos, razões materialistas como comunicações astrais ou psíquicas, que ainda permitem uma separação. 24. O universo é o homem, o homem é o universo, e, se os indivíduos são distintos uns dos outros, o universo lhes concede a todos uma solidariedade vital. 25. A identificação produz a magia e os chamados milagres, e o ser humano tem a faculdade de identificar-se com qualquer coisa no universo. 26. A presença da mente cerebral forma o obstáculo, e a consciência psicológica coloca um véu entre a consciência encarnada no homem, seu conhecimento inato, e a consciência cósmica, e eliminar por um momento o próprio processo de pensamento, deter a constatação sensorial do ambiente circundante, isto é a unidade através da fusão com a consciência cósmica viva, e é tirar da fonte da vida. 27. Em tal momento, há uma exaltação das faculdades além dos limites normais, e em tal meditação deve ser buscado o conhecimento do próprio emblema, e é por isso que em quase todas as sociedades ditas primitivas um jovem na puberdade é compelido a alcançar um estado de transe para que possa determinar seu totem, a imagem ou objeto que é o emblema de sua linha pessoal, além do emblema da tribo à qual pertence, e sua vida doravante será adaptada ao ritmo de seu totem, ele saberá como se comportar e distinguirá amigo de inimigo. 28. Em nosso mundo ocidental, o nome dado à criança, um nome que se refere a um princípio ou a um santo padroeiro, deve desempenhar esse papel, e, de modo mais consciente, um membro de uma ordem religiosa escolhe um modelo entre os santos. 29. Deve ser a principal preocupação dos pais notar as características das tendências e disposições de seus filhos, para que possam, sem imposição, guiá-los em sua escolha, e cada um deve reconhecer a si mesmo, e este é um problema delicado. 30. Não há dificuldade em escolher uma pedra, uma planta, um animal pelo qual se sinta especial atração, mas isso não tem sentido, é uma escolha racional, e muitas vezes se escolhe uma pedra preciosa, mas quem escolherá a pirita ou o ocre, quem escolherá a aranha, o escorpião, a víbora, e, no entanto... 31. Não se trata de escolher entre essas coisas, mas de reconhecer um estado de ser, e tornou-se extremamente difícil para o homem ocidental diferenciar verdade de falsidade, e assim ele supervaloriza os resultados de seu trabalho, embora eles nada contribuam absolutamente para sua realidade, que é a expansão de sua consciência, o objetivo de sua existência, e ele esqueceu que só o amor que põe em seu trabalho, só a busca de viver com a vida do material que modela, pode amplificar sua qualidade de ser humano. 32. A heráldica totêmica é um estado de ser e uma fase da gênese cósmica, simbolizada por esse momento. 33. Essa fase, esse símbolo, é representada por um mineral, uma planta ou um animal, e, em um nível superior, por um órgão e uma função, e esse animal específico depende de uma linha vegetal, que por sua vez está ligada a uma fase da gênese dos metais, e um é fundamento para o devir do outro. 34. A individualidade de um ser humano é a finalidade humana desse tipo, marcado de maneira particular, desse ramo no tronco universal da gênese cósmica, e o animal não precisa tornar-se consciente desse momento da consciência universal: ele é o aspecto animal desse momento, e a reversão da consciência sobre si mesma, uma repetição do self diante de si mesmo da criação, é própria do ser humano, e desse modo ele pode contemplar a si mesmo e, como espectador cerebral, é capaz de averiguar o aspecto do ser que ele é em meio ao Ser universal, e essa cisão da consciência que distingue bem e mal, delimitando uma fração de tempo no fio eterno da consciência, é aparência ilusória, mas é através da ilusão que a consciência cósmica se expande e experimenta a si mesma, reconhecendo-se em todas as suas possibilidades virtualmente imanentes, o que significa que a corporificação da consciência do Uno e Único nada mais é do que a gênese, e do mental ao ser humano a consciência desce à matéria através da gênese, e então, nesse momento, ela se inverte, voltando-se sobre si mesma para fazer seu retorno à sua fonte, mas agora como consciência consciente, através da gênese libertadora da exaltação qualitativa, e o Homem Cósmico caído na terra se vira, voltado para o céu, tal é o tema teológico de todos os templos iniciáticos. 35. A particularidade totêmico-heráldica não é obstáculo a esse retorno, ao contrário, o reconhecimento da própria particularidade é um meio excepcional para acelerar esse retorno, e, de fato, qualquer particularidade deixa de ser uma vez universalizada em seu próprio caráter. 36. Não é suficiente, então, meramente reconhecer o símbolo de sua linhagem, e a vida deve ser adaptada a ele, deve tornar-se uma tentativa de viver todos os seus aspectos ao longo de toda a natureza. 37. Em outro lugar, falou-se da distinção a ser feita entre a incarnação seminal para a continuação da espécie e a reencarnação individual. 38. O totem-heraldismo concerne apenas à individualidade e sua reencarnação, e é por isso que se deve notar que essa individualidade só se encarnará no meio social e no sítio terrestre que conforma à sua linhagem, e no nível de consciência já alcançado, e, portanto, por exemplo, se em certa época da vida do indivíduo seu totem heráldico de viver próximo à natureza poderia ter sido a águia, uma das qualidades da águia, uma de suas funções mais típicas, torna-se então o símbolo do indivíduo, e o olho em geral poderia ser escolhido, por exemplo, ou a rapacidade da águia, e, se o olho é escolhido, poderia ser um olho especialmente apto a distinguir cores, ou ainda possuidor de uma visão aguda de contornos e linhas, e qualquer que seja a tendência especial, é uma disposição que deve tornar-se um guia consciente para a vida do indivíduo, e, se deseja ir além de si mesma, essa individualidade, em nosso exemplo, deve tentar viver tudo o que é cor, seja na arte ou na natureza, até o ponto de experimentar o momento em que a gênese se expressa na cor, através da cor, e esse exemplo não deve ser tomado literalmente, apenas como guia para o pensamento, pois estamos de fato concernidos com disposições e tendências vitais, não com faculdades excepcionais. 39. O túmulo de uma princesa egípcia da Quinta Dinastia oferece um exemplo interessante de totemismo, pois as paredes de seu túmulo são inteiramente decoradas com pinturas que representam tudo o que se refere à língua, desde a Palavra criadora até a linguagem falada, e mesmo símbolos herméticos como o caçador que laça um hipopótamo pela língua. 40. Exemplos como este da universalização do particular são uma das grandes lições faraônicas: o todo está sempre contido na parte. 41. Cada templo, isto é, cada individualidade humana, é um universo, não um universo visto de um ângulo particular, mas visto como uma fase de sua gênese sempre situada na gênese global, tal como poderia ser o movimento da criança no quarto mês de sua gestação. 42. O totem-heraldismo é o símbolo de um desses momentos no devir corpóreo, a natureza, da consciência em sua procissão rumo à autoconsciência, a fim de finalmente alcançar a libertação das contingências corpóreas. **IV CIÊNCIA MAGICOMÍSTICA** 1. A noção de identidade exclui a separação enquanto reconhece dois seres, e essa dualidade dentro da Unidade, verdade incompreensível da trindade, é a base de toda magia, e olhamos esse mistério com um olho raciocinante, e é por isso que ele nos domina e nos escapa, mas, se nos aproximarmos dele através do fato, ele, ao contrário, nos fornecerá a chave da ciência mágica. 2. Através dos sentidos, a certeza de nossa razão apreende apenas o efeito, e, se, com base nesse efeito, tiramos conclusões qualitativas quanto à causa metafísica, fazemos suposições transferindo qualidades de um nível inferior para um superior: isto é um erro lógico. 3. Se a causa metafísica fosse da mesma qualidade que o efeito, este ainda seria uma causa semelhante, mas só poderia ser causa de uma consequência de sua natureza física, e não mais metafísica. 4. Para que uma reversão ocorra, toda a escala das possibilidades concretas deve ser percorrida, até a coagulação última. 5. Os fatos provam apenas uma coisa, mas a provam incontrovertivelmente: a necessidade e a certeza de uma causa. 6. Certos aspectos geológicos, certas plantas, certos fenômenos, entre eles os produtos da fermentação, certas raças e espécies animais, certos temperamentos e disposições vitais entre os humanos, mostram um vínculo compartilhado por esses efeitos com um sítio na terra e com tempos propícios, e essas condições cósmicas poderiam ser explicadas por um Deus que conhece o cosmos, mas temos o direito e o dever de averiguá-las. 7. Nem mesmo uma folha de grama poderia existir sem a potência da Trindade, o que significa que há uma identidade que deve presidir o fenômeno vital. 8. Não somos capazes de dominar a razão dessa identidade, mas podemos dominar o conhecimento das circunstâncias e disposições a serem atendidas para propiciar ocasião para sua ação, e isto é a ciência mágica, e, pelo fato de nos dirigirmos a um poder superior a nós que não podemos apreender com nossa inteligência dualizante, estamos concernidos com uma ciência mística, uma ciência que faz intervir um poder oculto, um poder no qual é impossível não crer. 9. O orgulho do homem é incomensurável, e tudo o que nossa ciência faz é adiar para o futuro sua ignorância sobre o conhecimento físico das causas, e sabe-se agora que o bombardeio nuclear com raios cósmicos transforma nitrogênio em certo carbono que as plantas na terra reduzem a carvão simples, e seria este um efeito energético sobre a estrutura atômica, e o que resta descobrir é o devir do nitrogênio e, antes disso, como a mais simples das energias, uma potência desconhecida, monta o complexo atômico chamado hidrogênio, e a ciência conseguirá descobrir isso, desde que a Torre de Babel não desmorone, e a Torre de Babel não desmoronará se seu fundamento físico resistir, mas, nas palavras de um sábio anônimo, nenhuma pedra resistirá a menos que seja a pedra triangular, a potência da Trindade. 10. Todo fenômeno vital, tudo o que vive, existe por causa do fato dessa identidade. 11. O princípio antroposcópico, visando à identificação, ordena-nos buscar dentro de nós mesmos pistas de momentos característicos, e o ser humano, dentro de seu organismo, dentro de seu comportamento, no momento de se identificar vitalmente e reagir em todas as direções, torna-se o portador da revelação que nos permite observar, averiguar psicologicamente fora de nós mesmos, as condições sensoriais oferecidas naquele instante pela natureza da ambiência terrestre ou astronômica do fenômeno. 12. A ciência tradicional constrói-se a partir de tais identificações, e permite agir com conhecimento da causa enquanto prevê efeitos, e esta é a única ciência verdadeira, é perfeita e seu caráter é magicomístico. **V DEUS E DETERMINISMO** 1. O conhecimento só é possível se uma lei invariável comanda a gênese de uma finalidade implicada na virtualidade do impulso causal original, e, logicamente falando, isso exige um ponto de vista determinista, mas a lógica vital nada tem em comum com o esquema das séries aritméticas, pois é motivada pela troca constante de uma ação que foi absorvida com uma reação ou nova atividade, em outras palavras, uma constante dupla reversão, e milhares de possibilidades existem para ramificação, e, no entanto, o progresso rumo ao objetivo preconcebido não é desviado. 2. Diz-se: a Palavra se fez carne. 3. O objetivo do impulso criativo é a forma última, virtualmente imanente nessa semente cósmica, e todos os acidentes, todas as ramificações que ocorrem no curso da realização, decorrem da gênese que procede rumo ao seu objetivo: todas as causas terão seus efeitos-causa, mas deve chegar um tempo em que alcancem a exaustão. 4. O determinismo concentra-se, assim, em causas que são engendradas voluntária ou involuntariamente, mas o determinismo cósmico nada tem em comum com a vontade ou possível previsão; seu nome é vontade de Deus, uma vontade desprovida de todo arbítrio e que já não atua como reação sobre o impulso criativo. 5. O verdadeiro Deus e nosso ser são Um, e qualquer prece dirigida a Deus é dirigida ao nosso próprio ser, mas não ao nosso ego, à nossa pessoa, que é apenas uma forma momentânea do Ser. 6. Nosso ser existente é uma busca da consciência por si mesma, e a finalidade última da busca é a consciência liberta dos limites das contingências formais, e muitos estágios assinalam essa gênese, e eles estão virtualmente dentro de nós, e, tendo alcançado estágios superiores ao nosso estágio atual, estágios que ainda são apenas virtuais em nós, há seres que encontram nesses níveis seu fulcro para uma relação com nossa consciência ainda restrita, e esses seres superiores permanecem em contato pessoal com os seres humanos, e um apelo, uma prece ou uma oferenda pode ser a eles dirigido para uma modificação no curso dos eventos concernentes ao ego. 7. Os mestres, os santos, estão virtualmente dentro de cada ser humano, e é a eles que nossas preces e nosso verdadeiro sacrifício podem ser dirigidos, e é infantil buscar poderes fora de nós mesmos como se fossem objetos. 8. O determinismo afeta apenas a atualidade do momento presente, apenas o que é transitório na forma; ele não existe para o que é indestrutível. 9. A prece ou o sacrifício por uma ou outra súplica só pode, portanto, ser dirigido àquela potência que é intermediária entre o eterno e o atual, e cuja consciência mais vasta pode nos guiar e nos inspirar através de nós mesmos. 10. Deus e os mestres ou santos são reais se existe uma evolução da consciência, e nossa forma corpórea serve de suporte a tal expansão do Ser, um suporte que é uma concretização do estágio alcançado. 11. Nenhum argumento ou intuição pode afirmar que o homem presente é o estágio definitivo da vida. 12. Deixemos de lado a palavra Deus, tão imperfeitamente compreendida, deixemos mesmo esse Deus que é chamado eterno, e falemos do Uno e Único no qual os Neteres, potência e funções da natureza, se dissolvem e se desvanecem, e o Uno e Único é, mas cessa para nós quando contemplamos os estágios da consciência em seu aspecto sensorial: a natureza. 13. Por si mesma, a natureza procede a um desaparecimento em seus componentes constituintes: é o ciclo osiriano, renovação constante após a morte nas águas do Ocidente, e, por si mesma, a natureza é incapaz de ir além de si mesma, pois sua única renovação está no ciclo natural: a gênese pode ser detida, mas é irreversível. 14. Com a inversão da consciência, com a consciência da consciência, que é um estágio superior do desenvolvimento humano, a arte pode intervir como uma ruptura no ciclo natural, através do poder de negação, que marca essa reversão da consciência, e negar as aparências, negar a polaridade, negar a fé na realidade sensorial, descer voluntariamente aos infernos da destruição, a fim de ressuscitar no terceiro dia, e tudo foi dito a ouvidos que não ouvem. 15. O caminho do conhecimento inato, que é o caminho do Antropocosmos, conduz através de um deserto, e é preciso ousar encontrar esse deserto místico, mas quem permanecer ateu nesse deserto morrerá de sede: não terá ousado rejeitar, juntamente com o diabo, o Deus que é sua contraparte, não terá podido perceber o Uno que só ele pode unir o que está separado, que só ele pode quebrar o ciclo natural de Ashaverus, não terá podido encontrar o membro fecundante da natureza osiriana, voluntariamente dissecado, o centro oculto na essência da natureza de onde a Luz horiana pode nascer. 16. Só o que por natureza é discordante pode ser dissociado, mas não é precisamente o objetivo vital homogeneizar os opostos, e não é esse retorno à Unidade o objetivo original desde o princípio. 17. Dissociar o polo norte do ímã de seu polo sul destruiria o ímã, cuja realidade intangível mas inquestionável é sua força magnética amorosa. 18. É essa Unidade-Vida que deve ser considerada e vista sem polaridade, e tal proposição não penetra facilmente nas cabeças dos equacionistas contenciosos, dos bufões e dos raciocinadores. 19. Deve-se aprender a unir o que se opõe, para que os elementos, fundidos em uma nova unidade, cessem de existir separadamente, e mesmo com a criança humana, pai e mãe permanecem disjuntos, um colorindo o aspecto físico, o outro o psíquico ou o mental. 20. O portador corporal da qualidade divide esta última em dois polos antagônicos, de onde o fenômeno. {{tag>Egito "Schwaller de Lubicz" humano}}