====== 2.4 A Mente Faraônica ====== //SCHWALLER DE LUBICZ RA. Le Miracle Egyptien. Paris: Flammarion, 1963.// **I ELEMENTOS DA MENTALIDADE FARAÔNICA** 1. Temos à nossa disposição um grande número de registros que iluminam o estudo do pensamento ou mentalidade faraônica, entre eles papiros e inscrições gravadas, bem como implementos de culto e objetos cotidianos, túmulos e monumentos. 2. Os papiros incluem provérbios, conselhos morais, hinos, contos alegóricos e os textos conhecidos como Livro dos Mortos, melhor descritos como Livro da Migração da Alma, para evitar qualquer confusão entre a libertação da alma e uma metempsicose ainda de caráter osiriano. 3. Outros papiros tratam de temas terapêuticos, cirúrgicos e matemáticos. 4. Foi principalmente através do emprego de contos alegóricos que a gramática egípcia foi elaborada. 5. A palavra escrita nunca deve ser confundida com o vocábulo da linguagem falada, como ocorre na egiptologia clássica, pois a escrita sagrada, hieroglífica, é feita de figurações e não de signos convencionais, e existe uma escrita hierática que usa o hieróglifo em transcrição cursiva, e essa escrita cursiva convida a uma multidão de simplificações, mas é notável que seu caráter retenha o gesto essencial do hieróglifo, e, por mais simplificado que seja o signo, um gesto o liga à figura hieroglífica da qual se origina. 6. Por que o império faraônico manteve por milênios uma escrita hieroglífica simbólica em vez de adotar uma escrita alfabética feita de simples signos convencionais, pois na Babilônia o hieróglifo havia muito se tornara cuneiforme, e a escrita hebraica incluía um alfabeto convencional, e a egiptologia clássica pretende que os faraós não tinham alfabeto, mas sabemos que isso é um grave erro, e esse alfabeto, no entanto, embora um sistema ordenado de letras de número limitado, permanece hieroglífico, e esse sistema é semelhante ao sistema hebraico, embora longe de estar estruturado segundo os mesmos princípios, e estabelece uma base numérica e filosófica de importância fundamental na estrutura semântica da escrita. 7. O fato de manter uma escrita hieroglífica é uma pista séria no estudo do pensamento faraônico, pois uma transcrição em signos convencionais dirige-se a uma língua falada e cria um ser mental que tende a substituir o ser funcional sustentado pela figuração simbólica. 8. Para simplificar o estudo da escrita egípcia, os filólogos modernos decidiram substituir o símbolo adaptando certas letras de nosso alfabeto, modificando-as por pontos e sinais em um sistema completo para a transcrição em letras da figuração hieroglífica, e, com base nisso, uma língua poderia eventualmente ser inferida e uma gramática progressivamente reconstruída, perdendo-se, no entanto, a intenção que levou os antigos a preservar a figuração simbólica em vez de adotar um signo convencional. 9. O hieróglifo, ou medu-Neter, carrega o significado de bastão, ou suporte do signo divino, e é a única maneira direta de transcrever o sentido esotérico, o sentido que não pode ser limitado por limites quantitativos, enquanto o signo convencional, sendo mental, só pode transcrever o fato da realidade sensorial, um fato, isto é, cuja única definição se dá por comparação. 10. Um erro cometido pelos egiptólogos clássicos, erro que poderia facilmente ser evitado, é traduzir o significado geral dos textos, sempre tão imagéticos quanto a própria escrita, em palavras redutoras das línguas europeias, e, quando se escreve que certo chefe comanda seu nomo até seu limite, há apenas uma sombra de diferença quando a transcrição é em sua totalidade, mas, se se escreve que certo chefe supremo comanda seu nomo como sua forma, a preocupação certamente já não é um sítio geográfico, e esse termo não pode ser transcrito por em sua totalidade quando se sabe que cada nomo é consagrado a um Neter, um santo padroeiro que representa um princípio, e, se esse Neter for Anúbis, o chacal, por exemplo, um tipo funcional é então representado, um princípio ao qual o nomo está submetido, seu totem, e comandá-lo como sua forma significa mantê-lo vitalmente em um dado ritmo. 11. O aspecto imagético das frases deveria ao menos ser respeitado, e, como veremos com o papiro matemático, essa prática inadequada de transcrever um texto hieroglífico em nosso vocabulário muitas vezes impediu que a intenção do escriba fosse compreendida. 12. Quanto aos textos que aparecem pela primeira vez nas pirâmides da Quinta Dinastia, textos gravados nas paredes dos templos e em estelas, a egiptologia clássica admite que seu significado permanece em grande parte incompreensível, ou então desconcertantemente banal, e aqui abordamos o Egito secreto, que pode nos revelar a mentalidade faraônica, o modo de pensar dos mestres desse império, e importância primordial foi concedida à construção, às inscrições e às figurações dos túmulos, mastabas ou tumbas escavadas na rocha, e sua preocupação essencial é a sobrevivência, o conhecimento do aspecto metafísico da existência, com a incarnação presente sendo apenas um estágio transitório. 13. Trata-se de simples fé, ou está envolvido aqui um tipo especial de conhecimento, pois, se apenas fé, por parte dos mestres e não do povo, então existe uma ciência paralela, baseada em poderes mentais, e, se a gnose está envolvida, então uma ciência racional como a nossa não tem razão de ser. 14. A mentalidade faraônica recusa pensar metafísica e racionalmente: isso está provado em sua adesão ao sistema hieroglífico de escrita diante da facilidade utilitária propiciada pelos alfabetos convencionais, e a forma hieroglífica de escrita torna impossível alcançar o sistema silogístico de lógica que uma ciência racional exige, e a matemática faraônica confirma amplamente essa atitude. 15. Nada impedia a invenção de um sistema de escrita semelhante ao babilônico, ao hindu ou ao hebraico, e, à luz do refinamento trazido ao seu pensamento pelos antigos egípcios, tal como o vemos em suas obras e tal como é epitomizado e provado em nosso estudo do templo de Luxor, só uma conclusão pode ser tirada: foi por sua própria livre vontade que fomentaram esse modo de escrita, quaisquer que fossem suas consequências. 16. O conhecimento aqui envolvido aparentemente tem a ver com uma iniciação no segredo da vida, um conhecimento da chave da vida, e, com exclusão de uma ciência baseada em causas fenomênicas objetivas, tal conhecimento penetra diretamente no segredo do fenômeno. 17. A simbólica hieroglífica é essencialmente positiva, escolhe seus tipos na natureza ou nos fatos representativos de uma função, como tecelagem, o arco, a flecha, um assento e semelhantes, e representa princípios, Neteres, não por abstrações, como o olho de Deus Pai inserido em um triângulo, mas por personagens humanos, mesmo que a cabeça humana deva ser substituída pela cabeça de um animal, uma cobra, um escaravelho ou a cabeça de um falcão, e o Neter, princípio determinativo, tem seu hieróglifo separado, e a teologia reconhece uma única abstração que nada pode representar, Neter dos Neteres, o Uno e Único: aquilo que é, princípio de todos os princípios. 18. Exclusivamente preocupado com a vida após a morte e aberto a qualquer sacrifício para favorecer a vida da alma, que epitomiza o princípio imortal, o povo faraônico é extremamente positivo e pé no chão em todas as suas expressões, e, de seu ponto de vista, tudo é símbolo de uma função que participa da gênese da natureza perceptível, imagem da gênese da imortalidade, e essa é a motivação para estilizar as cenas da vida cotidiana representadas nos túmulos de personagens importantes, como por exemplo as cenas de vida rural, agricultura e criação de animais em Sakkara, cenas de luta em Beni-Hassan, os diversos ofícios e o trabalho dos artesãos, ou cenas familiares representadas em Tebas. 19. Aqui tudo é simbólico, a escolha das cores e mesmo a técnica de aplicar as cores. 20. Todo o processo de pensamento é expresso por gesto e não por palavras, e esta é a assinatura do que a ciência faraônica é, uma ciência mágica, não no sentido de feitiçaria, mas de Trismegistos, e certamente a feitiçaria floresceu entre muitos, tão difundida quanto em nossa Alta Idade Média, mas o que interessa aqui é o pensamento, a conduta orientadora dos mestres. 21. O que, então, compõe essa ciência mágica. 22. Evocação, não de imagens, mas de um choque para despertar a consciência de uma coincidência funcional inata no ser humano, e esta é a única explicação possível, segundo tudo o que ainda é cognoscível a respeito do antigo Egito. 23. É por isso que a vida desse povo é completamente impregnada de figuração teológica, e é também a razão de sua incansável observância das diretrizes teológicas em todos os atos e atividades, e os gregos chamaram os egípcios de o povo mais devoto, e alguém em nossos dias e época sustentaria que um povo cujo cada ato é estritamente científico é um povo piedoso. 24. E, no entanto, de ambos os lados há uma semelhança nessa constância: a adoração de um princípio diretor, mas resultados vitais diferentes são alcançados de cada lado, e a direção faraônica é cósmica, a direção científica é desesperadamente terrestre, e, enquanto os meios científicos são abstratos e imaginários, os meios faraônicos são, ao contrário, positivos e materiais. 25. Da semente ao fruto, do nascimento à morte, entre todos os indivíduos, atravessando tudo, reina o mesmo sopro de vida, e da pedra ao homem, toda existência, tudo o que tem forma sensorialmente perceptível envelhece, alcança sua maturidade e sua decrepitude, e, de modo funcional, todo indivíduo está unido a tudo, e a interação sem vínculo material deve, portanto, ser considerada possível, e, como o pensamento pode ser transmitido sem suporte físico perceptível, deve existir uma possibilidade de a vontade atuar sobre a matéria, e, se o poder do indivíduo isolado é insuficiente, uma comunhão de certo número de indivíduos talvez possa atuar, e observamos que o ser humano, abstraído do controle mental, é capaz de exercer força muscular extrema, assim como podemos observá-lo capaz de tornar-se insensível à dor e mesmo de tornar-se invulnerável. 26. O Egito acentua o gesto, e o movimento é o símbolo que porta o gesto, mas, vendo que o movimento, por exemplo o movimento mecânico do braço, só pode afetar o corpóreo, e que um movimento vital está envolvido, os antigos só podem evocar uma gênese através do símbolo do movimento, e essa gênese é então considerada como um movimento de devir, seja uma realização, seja uma destruição. 27. Nosso conceito de gesto é formado pela observação objetiva, mas para os antigos é sinônimo de uma função vital: uma potência que anima em uma direção particular, em outras palavras, é o caso de uma função determinante de onde resultam forma e movimento. 28. Sob essas condições, o objeto pode ser desconsiderado quando essa função determinante, o Neter, é definida, e, por exemplo, a natureza vegetal porta a cor verde durante o período vegetativo de seu crescimento, e, como isso é uma ocorrência geral, a ideia de poder vegetativo está ligada à verdeza, e, mesmo que essa cor não exista visivelmente, como na proliferação de células animais, a cor verde permanece, entre outras, como o símbolo da vegetação, e existe uma função verdejante, cuja cor é o gesto perceptível. 29. O espírito no qual isso deve ser entendido, potência funcional estabelecendo parentescos e propiciando assim também a possibilidade de identidades, é o espírito que compreende a Tábua de Esmeralda quando afirma que o que está acima, cósmico, é como o que está abaixo, particular, e a conclusão que se segue é mágica: como abaixo, assim acima. 30. A ciência mágica faraônica só pode ser formulada com conhecimento das condições cósmicas através de identificações funcionais das partes com o todo por uma e mesma vida ou gênese. 31. O ser humano é o fruto cósmico final, conhecido e atualmente presente, e, para que as forças do meio se tornem conhecidas, o ser humano deve ser abordado, pois ele é o resultante desse meio. 32. O que é perceptível evoca o intangível, e o caráter do símbolo é feito dessa evocação, e o gesto visível evoca a função, a potência que anima, daí o poder mágico através da identificação, um poder que propiciará, através do acessível, a realização do inacessível. 33. Para explicações discursivas, podemos nos permitir falar do microcosmo humano, mas, no espírito faraônico, o ponto em questão só pode ser uma identidade aqui traduzida por Antropocosmos, Homem-Universo, e criar uma oposição entre homem microcósmico e universo significa fraturar a condição filosófica que permite uma ciência mágica, invalidando assim a própria razão para aceitar um microcosmo como válido. 34. Quanto ao método e aos meios investigativos de tal ciência mágica vital, o conhecimento resultante dessa ciência deve evidentemente ser invocado para deter os verdadeiros meios de investigação: a chave que dá vida, e é por isso que o conhecimento sobre a razão vital, em outras palavras, o conhecimento do fenômeno universal, tem traços característicos de revelação. 35. A revelação confere uma base mística à tese vitalista e torna toda ciência racional inútil, e, como regra, as instruções para aplicações práticas aparentemente permanecem empíricas, pois as razões do fenômeno eram conhecidas por apenas alguns iniciados. 36. É assim que o império faraônico se apresenta. 37. Isso também explica o comportamento dos gregos que vieram ao Egito, pois, supondo estar na presença de uma única tradição de gnose cuja formulação havia sido esvaziada de razões, empenharam-se em buscar causas razoáveis, inaugurando assim essa filosofia dialética que tão completamente seduziu nosso mundo ocidental, como se fosse possível que argumentos intelectuais substituíssem o conhecimento do motivo da vida. 38. O estudo do pensamento e das obras do antigo Egito através de uma mentalidade ocidental herdada dos filósofos dialéticos gregos não produziu resultados e nos deixou desapontados pela dissonância entre as gigantescas obras-primas desse império e a paucidade das deduções oferecidas pela egiptologia clássica. 39. Se nossa pesquisa for dirigida pelos elementos fundamentais que aqui apresentamos, no entanto, e as investigações forem reconsideradas sob essa luz, podemos esperar descobrir uma mentalidade e um conhecimento que nos escaparam até hoje. 40. O progresso de nosso trabalho nos permitirá completar o que ainda possa estar imperfeito na apresentação dessa base hipotética. 41. É nesse espírito que empreendemos o estudo de um templo faraônico, alguns resultados do qual estão resumidos nestas páginas. 42. A fim de evitar desvios facilmente induzidos pela formação de nossa mente ocidental, devemos ser guiados pelos seguintes poucos princípios: primeiro, a escolha dos símbolos deve ser considerada como resultado de um rigoroso processo seletivo, a seleção de um tipo funcional; segundo, todo símbolo nesse caso evoca uma função vital; terceiro, a teoria da ciência mágica é formulada pelo mito e os princípios são explicados pelos símbolos dos Neteres e seus atributos; quarto, a teologia é formulada pelos temas do mito, e deve ser o guia de toda conduta na vida ordinária e das aplicações práticas em todos os domínios. 43. Mantendo esses princípios em mente, prossigamos na mentalidade do Egito faraônico. 44. O homem, ou princípio humano, incarnação das forças cósmicas, ou Antropocosmos, é o símbolo universal, ponto de referência para todo o resto, e esse Antropocosmos, sob seu aspecto humano presente, serve de suporte para as diferentes funções vitais e, portanto, produz as figurações dos Neteres, princípios vitais que constituem os personagens do mito, e, quando certos animais incarnam funções essenciais, em outras palavras, quando são seus representantes vivos e orgânicos, suas cabeças são frequentemente colocadas sobre o corpo humano para representar essas funções vitais essenciais, e coroas, vestes e gestos concorrem para aperfeiçoar a significação maior. 45. A teologia compreende a doutrina da gênese, o ensinamento sobre a causa, o objetivo e o fim das coisas vivas, e serve de base a toda conduta, todo pensamento e mesmo às ciências e técnicas aplicadas, e é simbolizada pelas sínteses dos Neteres e dos hieróglifos, e a reverência pelas formas simbólicas se estende mesmo aos objetos cotidianos. 46. Objetivos estéticos nunca influenciam os templos e monumentos funerários, sejam construções livres ou escavadas na rocha, e esculturas e inscrições nunca são concebidas como ornamentação estética, e a beleza do conjunto decorre de sua verdade simbólica, consistente com o sítio e a ambiência: é harmoniosa. 47. Deve-se notar que o objetivo não é didático, mas, como a obra observa rigorosamente a regra filosófica da teologia, ela se torna um ensinamento. 48. Tal observância vai da preparação dos terrenos no sítio até o pináculo do monumento, criando assim uma ambiência mágica e sagrada. 49. Toda função viva do ser humano é o símbolo de uma função cósmica organicamente realizada, e ingerir, expelir, assimilar, dormir, sentar, falar, desejar, implorar, rezar e assim por diante, todas são funções cósmicas incarnadas, e, por exemplo, ingerir e rejeitar são Polo Norte e Polo Sul, mas são também noite e manhã e os solstícios, são tudo o que toma e devolve na função da assimilação, e é nesse espírito que a escrita hieroglífica sagrada deve ser estudada. 50. Entre todos os tipos animais e vegetais conhecidos no Egito, é feita uma rigorosa seleção daqueles que devem servir como símbolos hieroglíficos. 51. O pensamento matemático é exclusivamente geométrico, e um valor matemático é sempre proporcional, nunca absoluto, e a noção de infinito não existe, portanto não aparece nas funções matemáticas, e o espaço é volume, não existe um volume no espaço, e volume ou espaço é Espírito coagulado em matéria mais ou menos densa, e o ponto matemático não é abstração, mas o vértice formado pela interseção de ao menos três arestas de três planos, e tudo é volume e tem volume, e o plano é o aspecto de um volume seccionado, mas não existe em si, daí a concepção faraônica de desenhar um monumento desenhando a planta ao mesmo tempo que a elevação do monumento. 52. Tudo está vivo, o que significa que assimila, vegeta e se reproduz, e esse ponto de vista se estende a monumentos e estátuas, concebidos e executados simultaneamente ao longo de vários eixos diferentes. 53. O Egito faraônico em sua totalidade, do começo ao fim, bem como em todas as suas obras, é um gesto ritual. 54. Mais adiante, mostraremos aplicações desses princípios em alguns dos aspectos que notamos até aqui. **II TÉCNICA DA MENTE** 1. O processo de pensamento ocupa-se apenas de ideias, e de mais ideias como consequência, enquanto a crença se dirige ao objeto. 2. O pensamento se expressa na escrita, na linguagem ou na criação, e a criação é pensamento em ação, a Palavra. 3. A escrita pode deixar ao leitor reunir qualificador e sujeito; a linguagem falada exige que a direção da ação seja indicada. 4. Pensamento sem ação não existe. 5. É certo, por outro lado, que uma condição contraditória existe na base do processo de pensamento, pois toda representação reside para nós em conceitos capazes de ser e não ser, e o raciocínio seria impossível sem essa oportunidade de negar, e o fato da contradição, inerente ao conceito, é a condição preliminar para uma ciência da lógica. 6. As condições básicas para o pensamento e o método são: ação, ou atividade, e negação, e a ação condiciona toda qualificação, portanto toda especificação, e a negação condiciona todo raciocínio. 7. A ação ou atividade cria o vínculo entre os dois conceitos de sujeito e atributo, mas o próprio conceito resulta de dois eventos: uma ação exterior a nós e uma reação através do conhecimento funcional, um conhecimento do qual nossa consciência cerebral não tem ciência, mas que é inato e define a forma de nosso ser. 8. Sem ação, não haveria pensamento, e ação definida é ideia e objeto, mas definição implica delimitação. 9. Na origem, enfrentamos uma atividade sem nome e ilimitada, a essência da função, é energia não polarizada, uma abstração para nossa consciência psicológica, e toda delimitação daí em diante, toda definição, só pode ser um fracionamento dessa Unidade absoluta. 10. A delimitação exige um começo e um fim, é uma medida: para a consciência psicológica, é uma quantidade. 11. De um ponto de vista absoluto, então, a quantidade representa uma cessação da atividade absoluta. 12. Isso é admissível como a pura Ideia de um estado metafísico, e também pode ser traduzido matematicamente em relação a uma referência previamente acordada e que consiste no ponto mais extremo conhecido da atividade. 13. De um ponto de vista filosófico, permaneceremos no domínio da pura Ideia. 14. Segue-se que a atividade é a essência que preside a tudo e reside em tudo, e a multidão coberta pelo termo tudo se apresenta através das delimitações, através das definições funcionais, as frações da atividade absoluta. 15. Para estabelecer uma ciência, a mente pode então se organizar ao longo de duas linhas possíveis de motivação: ou a ideia e o objeto definidos são considerados, ou então é a atividade responsável pela ideia ou objeto que será escrutinada. 16. A primeira linha de motivação leva ao racionalismo, a segunda em direção ao pensamento vital, a um processo de pensamento funcional. 17. A primeira considera a definição como finalidade em ação e a designa por um termo, um vocábulo que detém a ideia e a epitomiza em uma parte do discurso. 18. A segunda admite apenas a função, que é atividade caracterizada, mas sem finalidade em ação, e ideia e objeto, sob essas condições, só podem ser designados por símbolos, esquemas ou imagens, que resumem uma ou várias funções. 19. O sujeito agora se tornou uma totalidade de funções, é simultaneamente sujeito e atributo. 20. Aqui a ideia, em sua expressão vital, esotérica e hierática, pode ser ligada e colocada em concomitância com outras ideias, formando assim uma escrita composta apenas por uma sequência de radicais substantivos. 21. Esta é a chave do caráter dos textos primitivos e iniciáticos. 22. O pensamento faraônico tradicional permaneceu fiel a essa filosofia, e sua conduta segue as linhas da segunda consideração. 23. Na construção da frase, o verbo representa a ação e define sua natureza, a função, e o símbolo é, portanto, escolhido entre imagens que são radicais, sejam elas pertencentes a verbos, substantivos ou adjetivos, e, por exemplo, um pássaro representa o substantivo pássaro e também a volatilidade em geral, é tudo o que se mantém no ar, tudo o que se eleva e foge da atração terrestre, uma centrifugação, é tudo o que é volátil e pode ser volatilizado, por calor por exemplo, e também pode significar a ideia. 24. A escolha de um pássaro particular especificará outras funções ligadas à função geral da volatilidade. 25. Esta é a natureza do hieróglifo. 26. Como vimos, tudo é ou a consequência ou o símbolo de uma atividade. 27. Por exemplo, podemos dizer: a bacia contém água, e retemos apenas o conceito de bacia, pois o termo bacia se torna a síntese de todas as noções a ela referentes, e também é possível reter apenas a noção de capacidade, caso em que a ação continente caracteriza a bacia. 28. Mas há uma multiplicidade de vários tipos de receptáculos que podem conter líquido, como um vaso, o coração, o saco fetal, e agora a bacia contém e guarda, enquanto o coração, como vaso, contém mas não guarda o que contém, e assim cada forma pode responder a uma ou várias outras funções também, funções que outras formas semelhantes já não têm em comum, e através da função principal que caracteriza a bacia e na qual o coração participa, há parentesco funcional, como há entre o coração e tudo o que contém, e um parentesco também existe entre o coração e o riacho, e a bacia cavada na terra contém e guarda, enquanto o coração recebe, contém e reflui, e este exemplo é apresentado aqui na mais simples expressão da imagem. 29. A definição funcional permanece viva, e manifesta parentescos vivos que podem ser representados em imagens pelo hieróglifo, enquanto os termos da linguagem convencional perderam o potencial de associar de maneira viva e vital com outros termos, e os termos de uma língua não evocam funções, qualidades vivas, ao contrário, matam-nas. 30. O modo vitalista de pensar leva a uma filosofia de caráter místico, e os princípios modos de ação serão situados como princípios abstratos, Neteres, presidindo linhagens características. 31. Toda função tem dois aspectos: ação e aquilo que provoca a ação, o aspecto masculino, positivo, e o feminino, negativo, e deve-se notar, no entanto, que a ação não é provocada pela coisa em si, mas por sua reatividade, e a coisa é o efeito natural, complementado e transitório. 32. Por exemplo, o ato de conter compreende simultaneamente a reação de emprestar forma, e essa totalidade define aquilo que contém. 33. Outro exemplo: a digestão no estômago, como ação digestiva, inclui aquilo que destrói a homogeneidade e sua reação, que detém a ação digestiva, e o todo determina o órgão digestivo. 34. Cada Neter, portanto, é uma trindade, compreendendo um aspecto masculino e feminino, e seu produto, como Amon-Mut-Khonsu, e é o sentido esotérico do yin e yang chinês, exoticamente apresentado por plenitude e vazio, o que é enganoso, no entanto, porque o que contém não encontra seu aspecto masculino no conteúdo, sendo este apenas o complemento, dado por algo que é em si mesmo a consequência de uma ação e de sua própria reação. 35. A reação é uma reversão de direção da ação, provocada pela resistência que é imanente na natureza da atividade, ou ação-como-função. 36. Em princípio, a reação neutraliza a ação, e a consequência é a coisa, o objeto, uma quantidade que é ação ou energia definida. 37. A conclusão deve ser que a complementação energética produz aparência sensorial, e a complementação das aparências por sua vez cancela as definições, e isso é expresso por cruzamento duplo, como por exemplo o duplo cruzamento dos cetros do rei morto. 38. Os cetros são o hekat, representado por um gancho, que simboliza ação, semente, fermento, e o nekhakha, que os egiptólogos traduzem como chicote ou flagelo, representado por um bastão que emite um triplo fluxo: efeito da resistência imanente na ação, é substância em sua tripla natureza, e, fisicamente expresso, é energia agindo sobre a substância a fim de fixá-la, é o que age e o que sustenta a ação, e o hekat é segurado na mão esquerda, o lado receptor, o norte, o acima, e o nekhakha é segurado na mão direita, o lado que restaura, dá e faz o sul, o abaixo, e o Rei vivo é aquela potência mística ativa e reativa que faz a existência da natureza, e o Rei está morto quando essa potência conferiu corpo, quantidade, uma determinação formal, e este é o primeiro cruzamento, e, quando a complementação dessa aparência por sua vez se realiza, o segundo cruzamento dos cetros, então a aparência cessa e o poder criativo é liberado após ter conhecido a forma: cada cetro se reencontra, o hekat à esquerda, o nekhakha à direita. 39. Princípio e modo do pensamento faraônico, em seu aspecto hierático, podem ser definidos como segue. 40. A origem de todas as coisas sendo um impulso ativo, atividade ou função caracterizará todas as coisas. 41. Como a atividade carrega sua própria resistência em si mesma, é representada em sua tripla natureza: ativo-masculino-positivo e passivo-feminino-negativo, depois reativo-informado-neutro. 42. A aparência é uma assinatura transitória, um símbolo da atividade, ou função incarnada. 43. A assinatura sinaliza os parentescos, os análogos, de uma linhagem característica, dominada e guiada por um Neter, uma potência ativa, um ternário aperfeiçoado. 44. Os Neteres são cósmicos, e tudo é cosmicamente interdependente uma vez que sua função qualificadora se relacione direta ou colateralmente com a linhagem de um e mesmo Neter. 45. Uma seleção judiciosa de assinaturas ou símbolos foi feita entre produtos vivos naturais, ou entre objetos utilitários de função invariável, e esses símbolos constituem um conjunto de glifos e formam uma escrita cuja significação invariável através dos tempos se explica esotericamente através da função, e esta não é uma língua falada. 46. Todas as funções essenciais podem ser resumidas em um certo número de símbolos e designadas por um som cuja pronúncia afeta diferentes centros fisiológicos, o que permite o estabelecimento de um alfabeto para uma língua sagrada, nos moldes do mantra hindu, e determinativos são usados para orientar o significado da função referida, o que por sua vez pode ser visto como a escrita de uma língua feita de termos que epitomizam um sentido funcional, e esses termos representam conceitos que podem depois render um sistema silogístico racionalista. 47. Para um fim hierático, não é um conceito da função que é o objetivo, mas a identificação do self com a função que o Neter representa. 48. Nesse modo de pensamento, a racionalidade não tem lugar, o que se pede não é um jogo de ideias que necessitam de objetivação, mas um estado funcional de consciência que é superior à consciência psicológica. 49. Isso não garante nenhuma ciência teórica, nem é uma ciência empírica, e, em resposta ao como, no entanto, acrescenta a possibilidade de uma resposta ao porquê. 50. Esse modo de pensar é válido também para as artes e as ciências aplicadas. **III FUNÇÃO, NÚMERO E NETER** 1. Função é o termo usado para denotar a natureza de uma atividade, e a função compreende um impulso, um objetivo e um modo, e o impulso é indeterminado e, portanto, invariável, é o mesmo para todas as ocorrências, para o fiat lux bem como para um impulso mecânico ou para qualquer comando imperativo. 2. O objetivo da função é variável, com base no modo da atividade, e é o modo que é complexo, compreendendo uma intensidade, um meio e um ritmo, e, como princípio metafísico, o meio é imaterial, isto é, único, e o modo é aqui dado através da intensidade e suas variações, que criam o ritmo. 3. A função, então, é essencialmente um impulso de intensidade ritmicamente variável, e a variação é número, e, se a intensidade fosse invariável, haveria um único fenômeno e o cosmos seria um com sua Causa impulsiva, e assim é o Número que faz a natureza. 4. A fraqueza desse processo de raciocínio reside na impossibilidade de dar um nome ao impulso. 5. Nós o entendemos apenas como um mecanismo, e ele está sempre ligado ao movimento, a um deslocamento ou a uma queda de potencial, o que significa algo indo a um lugar onde esse algo, ou algo semelhante, não está, e a queda estática se refere à característica gravitacional do meio, à densidade, podendo ser uma queda em direção a um nível sólido abaixo, ou uma queda em direção a um nível fluido-gasoso acima, e, essencial e filosoficamente, o impulso mecânico, como todos os impulsos, é dado pela negação em oposição a uma afirmação: ser e não ser, mistério da cisão original. 6. Por mistério entende-se tudo o que escapa à compreensão, mas averiguamos o fato na função sem podermos nomear esse impulso, e poderíamos chamá-lo Deus, ou energia não polarizada, e, qualquer que seja o termo, é a realidade por excelência, e somos forçados a concluir: há um e apenas um impulso original, e o Número nos revela os modos através das variedades que constituem a natureza. 7. O Número, então, é a palavra essencial e também a palavra última que explicita o universo. 8. Não se trata de cálculo, mas sim do esoterismo do Número. 9. A noção de espaço, por exemplo, é caracterizada pela extensão, e o volume é caracterizado pelos limites da extensão, e a extensão ilimitada pode ser experimentada por um aspecto de nossa consciência, mas não pode ser compreendida através do córtex cerebral, e essa palavra compreender ou entender, comprendre em francês, verstehen em alemão, implica uma limitação, uma parada ou estado paralisado, e, para compreender a extensão, portanto, o princípio da limitação deve intervir, e esse princípio, Neter, é independente de nossa vontade ou decisão, é imanente no princípio da extensão, é uma função contrátil e é imanente em tudo o que existe, e o Ser desempenha assim o papel de uma substância que carrega seu stypsis dentro de si, e somos sempre trazidos de volta a uma e mesma origem. 10. O princípio ou Neter da extensão é uma abstração, e o Neter da limitação caracteriza nossa compreensão: a concretude, e, enquanto a extensão é infinita, o limite é relativo: o limite é limitado, encaixa-se na categoria de quantidade, e é porque o limite não é infinito que as leis que nossa ciência define são relativas e imaginárias, e é também a razão pela qual a ciência em geral se opõe à gnose, e todo objeto da ciência, tudo o que é concreto cessa de existir dentro de sua definição assim que o limite de sua qualificação limitante é alcançado, e a função qualificadora é limitação e alcança duração dentro da forma, mas não tem persistência temporal como função, porque a ação estíptica, que concretiza e limita, é imanente naquilo que é, e portanto é contínua. 11. Como resultado dessas considerações, podemos dizer que, para que um volume exista, é necessária uma ação que limite a extensão, e, dentro de objetos concretos, é um fermento, uma semente; em princípio, será um fogo, e podemos usar a natureza como símbolo para o conhecimento desse fato original: a concretização em um meio homogêneo, sendo a homogeneidade necessariamente o estado do meio primordial, encontra sua imagem em uma coagulação semelhante à coagulação de uma substância albuminóide feminina, e a clara de ovo é um exemplo, pois coagula como resultado do calor ou do fogo do fermento espermático, e, no Egito, o meio aquático de onde brota essa substância coagulante de caráter misterioso é representado por Amon, o grande Neter a quem o Rei, ser aperfeiçoado, se dirige como seu pai, e, se fosse simplesmente para expressar o que acabamos de considerar, esse símbolo representado por Amon não teria razão de ser, mas de fato se trata da antropomorfização de uma atividade primordial com ramificações universais, e da última todos os significados esotéricos, incluindo suas chaves, estão inscritos de várias maneiras nessa figura, o que os torna disponíveis ao leitor compreensivo, e de modo algum qualquer explicitação desses segredos pode ser tão precisa e completa quanto é nessa simbolização. 12. O limite das possibilidades não pode ser dado pelo meio passivo, mas apenas pela intensidade da atividade, e essa atividade se expressa primitivamente por um número, o que significa que um número é seu resultado e, portanto, a define. 13. O primeiro volume deve necessariamente ser esférico, não é mais nem menos que extensão, sem orientação, mas com uma forma, a primeira limitação, e, como é causado pela contração da força estíptica, teria de cessar junto com essa ação, mas esotericamente nenhuma exaustão pode ocorrer, pois é uma potência causal original que nada pode anular, a menos que seja o próprio efeito que ela engendra. 14. É uma lei universal que a causa vital natural encontra o fim de sua atividade através do excesso de seu efeito. 15. O fogo que gerou e animou cessará de gerar e animar quando o que dele deriva tiver sido por ele queimado, e o que deriva do fogo deve tornar-se fogo e nada mais que fogo, sendo as cinzas e o sal das cinzas um fogo que chamamos cáustico, e, falando qualitativamente, podemos dizer: uma causa reduz a si mesma tudo o que causa. 16. Isso se aplica igualmente à semente, cuja atividade cessa uma vez que produziu nova semente de sua própria natureza. 17. Um grão de trigo ou cevada, por exemplo, quando deixado a si mesmo em condições de secura que impedem a germinação e a decomposição, queima a si mesmo, o que é provado pelo grão encontrado em túmulos faraônicos. 18. Uma motilidade mecanicamente limitada, como um corpo que recebeu um impulso limitado, fará seu caminho esgotando esse impulso, e, na verdade, reduzirá o impulso à sua fonte, que é energia, e, segundo o antigo axioma, no fim, tudo se resolve naquilo de que é feito. 19. A resistência que cria o obstáculo ao exercício do impulso é mensurável, e aqui o Número é trazido de volta à noção de medida, uma definição quantitativa, e isso desvia o Número de um caráter esotérico residente em uma função que revela, em vez de em uma medida à qual poderia emprestar precisão ou contagem. 20. O caráter funcional dos números não é relativo ou acidental, é cósmico, é a revelação consciente de nosso conhecimento inato, e não há melhor maneira de descrever o absoluto do que com o número Um considerado como indivisível, visto que o Um, ao se multiplicar, revela-se através do número Dois. 21. Há um erro a evitar aqui ao contemplar o sentido esotérico do Número, pois Dois não é um mais um, não é um compósito, é o poder de multiplicação, é a consciência da multiplicação, é a Obra multiplicadora, é a noção de mais em relação a menos, é uma nova Unidade, é sexualidade, é a origem da natureza, física, o Neter Dois, é culminação, como no momento separado da lua cheia, por exemplo, é linha, o bastão, movimento, o caminho, Wotan, Odin, o Neter Thoth, Mercúrio, Espírito. 22. A filosofia do Número baseia-se no caráter funcional do Número, e este define as possibilidades funcionais cuja aplicação cria nossas noções conceituais. 23. Não se trata de atribuir a noção de divisão ao número Dois, é o número Dois que implica a função dualizante da qual deriva nossa noção de divisão. 24. Contar não é exclusivamente uma faculdade humana, é a primeira forma inata de consciência, e a escolha por afinidade na molécula química, bem como sua valência, já mostra uma consciência inata do Número. 25. A cisão original, ou polarização da energia, é o começo do Número e uma primeira numeração, e, para o ser humano, isso se torna conhecimento a priori que se afirma à consciência psicológica, e esta então classifica e nomeia o que lhe foi imposto pelo Número. 26. É nesse sentido que a afirmação pitagórica deve ser entendida: tudo no universo é Número, e estão errados aqueles espíritos racionalistas que reprovam os pitagóricos pelo caráter místico que atribuem, como se a poderes ocultos, aos números, e erram ao imputar àqueles gnósticos uma disposição para o misticismo de tipo pueril, pois o Número, como primeiríssima manifestação da consciência, é o que especifica e caracteriza tudo. 27. Se o homem então vem e, com sua consciência psicológica, a consciência mental da consciência inata, nomeia e numera racionalmente e assim reduz o número a valores quantitativos, isso é uma consequência que deriva do próprio Número: uma consciência orgânica diante de uma consciência inata, duas formas de consciência, cisão e oposição. {{tag>Egito "Schwaller de Lubicz" faraó}}