====== 5.1 Advaita e Trindade ====== //PANIKKAR, Raimundo. The rhythm of being: the unbroken trinity: The Gifford Lectures Edinburgh University. Maryknoll, New York: Orbis Books, 2013.// **A. Advaita e Trindade** 1. A presença recorrente de estruturas triádicas na natureza, na cultura e na constituição consciente e inconsciente da mente contrasta com a tendência dos teólogos cristãos a reduzir a Trindade a uma modificação secundária do monoteísmo e com a tendência dos estudiosos não confessionais a negligenciar os aspectos trinitários das religiões, embora a percepção contemporânea desse padrão venha adquirindo crescente amplitude. 2. A recorrência do mito triádico nas concepções fundamentais da realidade permite perguntar se a estrutura trinitária da mente determina a compreensão do real ou se a própria constituição triádica da realidade se manifesta à mente, enquanto a crise dos monoteísmos, o declínio das concepções substancialistas e a influência do pensamento funcional da ciência favorecem a expansão da visão trinitária. **1. Monismo e dualismo** 1. Monismo e dualismo designam, no sentido metafísico introduzido por Christian Wolff no século XVIII, doutrinas que reconhecem respectivamente um ou dois tipos de substâncias últimas e irredutíveis no universo, sem que essa definição esgote os diversos significados historicamente atribuídos aos termos. 2. O monismo identifica a essência última de tudo com uma única realidade absoluta, concebida como ideia, matéria, Deus, consciência, pensamento, energia ou espírito, mas, ao reduzir as diferenças entre os entes a modificações aparentes dessa realidade, enfrenta a dificuldade de reconhecer qualquer realidade própria às aparências sem converter-se em dualismo, terminando por dissolver também a consistência do erro e das distinções que pretende explicar. 3. A ignorância constitui uma dificuldade decisiva para o monismo, pois reconhecer sua realidade introduz uma diferença ontológica, enquanto considerá-la apenas aparente elimina a própria ignorância, de modo que a coerência lógica do sistema depende de premissas cuja consistência não demonstra que a realidade deva obedecer integralmente à lógica e conduz, em última instância, ao confronto entre diferentes cosmologias e seus fundamentos míticos. 4. Os monismos mitigados concedem alguma realidade aos modos do Uno e incluem numerosos monoteísmos que admitem criaturas ou emanações relativamente independentes desde a perspectiva finita, embora permaneçam fundados na identificação entre lógica e ontologia, pela qual a coerência absoluta do pensamento se impõe como estrutura necessária do ser. 5. A compreensão racional exige identificar com suficiente univocidade os sujeitos e predicados das afirmações, mas essa exigência também obriga a distinguir unidade, unicidade e substância única, pois o reconhecimento de uma origem comum de todas as coisas, assim como o Uno não quantitativo de Plotino, não implica necessariamente que todos os entes constituam uma só substância. 6. O dualismo admite que a lógica seja apenas um componente da realidade, mas a separação entre dois domínios últimos conduz a um conflito que não pode ser resolvido exclusivamente pela razão, pois qualquer vínculo real compromete a condição absoluta de ambos, qualquer mediação dialética introduz um terceiro princípio e qualquer relação apenas unilateral entre o mundo e o Absoluto ameaça terminar na transcendência inacessível deste ou na absolutização monista daquele. 7. Os dualismos históricos geralmente possuem caráter provisório, dinâmico e escatológico, como no zoroastrismo, em que um princípio finalmente triunfa, e, assim como os monismos, costumam admitir compromissos que expressam a busca humana de uma via intermediária entre racionalidade e irracionalidade, encontrada sob formas distintas na Trindade e no advaita. **2. Advaita** 1. O advaita supera a exclusividade do logos ao integrar o espírito e o amor na apreensão da realidade, reconhecendo um conhecimento espiritual que não depende da evidência racional e que ultrapassa a dialética dualista mediante a presença constitutiva do amor no nível último do real. 2. A intuição advaita somente se abre a um conhecimento amoroso ou a um amor cognoscente, cuja unidade se tornou difícil de nomear depois da separação entre conhecimento e amor, pois a razão isolada permanece confinada ao método dialético e não alcança a estrutura adual da realidade. 3. A tradução de advaita por adualidade ou adualismo exprime mais adequadamente a ausência de dualidade indicada pelo prefixo inicial, que não opera como uma negação dialética, assim como a ausência de medo ou a exterioridade à ordem racional não se confundem com a simples negação do medo ou com a irracionalidade, sendo essa ausência apreensível plenamente pelo conhecimento amoroso. 4. A tradução de advaita como não dualismo favoreceu interpretações equivocadas no encontro entre culturas, porque a aplicação exclusiva do princípio de não contradição transforma a recusa simultânea do monismo e do dualismo em aparente incoerência e conduz à solução monista, embora a intuição advaita não possa ser reduzida a um conceito submetido ao jogo das alternativas numéricas. 5. A adualidade qualifica a unidade de maneira tão radical que impede sua compreensão como um número que admitiria um segundo, preservando a unicidade do real contra toda quantificação e evitando que sua ausência de dualidade seja convertida em uma unidade meramente formal ou abstrata. 6. A experiência advaita reconhece que o caráter último da realidade excede a razão, embora possa iluminar o intelecto, e sua dupla negação, expressa por “não isto, não isto”, impede afirmar que o real seja um ou dois, sem autorizar a transformação dessa recusa em um princípio lógico do qual se deduza necessariamente a unidade da realidade. 7. O monismo e o dualismo podem ser formulados em proposições logicamente inteligíveis, mas sua transposição para a metafísica exige pressupostos adicionais, pois o primeiro identifica a realidade com a inteligibilidade, enquanto o segundo precisa admitir uma mediação entre suas duas substâncias ou subordinar uma delas à outra, comprometendo a separação absoluta que inicialmente estabelece. 8. O advaita recusa tanto a identificação integral do ser com o pensamento quanto a limitação do intelecto a apenas um domínio do real, porque a realidade transcende qualquer ato único de conhecimento e sua irredutibilidade à inteligibilidade decorre da plenitude do ser, e não simplesmente de uma deficiência do intelecto. 9. A consciência de que o intelecto não esgota a realidade permite superar o racionalismo e o idealismo absoluto sem cair no irracionalismo, pois o pensamento acompanha e examina o ser, mas não se confunde com ele nem elimina a possibilidade de um segredo do real inacessível à consciência racional. 10. A distinção entre razão discursiva e intelecto permite reconhecer um conhecimento espiritual irredutível à evidência racional e às convicções psicológicas, capaz de apreender diretamente a relação constitutiva que precede os termos relacionados, de modo que a intuição advaita percebe uma relação que não é uma unidade isolada nem uma duplicidade de relações. 11. A razão tende a conhecer primeiro as coisas como substâncias e depois suas relações, enquanto o intelecto amoroso apreende os vínculos constitutivos sem os quais os próprios termos não existiriam, preservando suas diferenças sem separá-los e aproximando-se da compreensão budista da originação dependente, na qual a realidade consiste na rede de relações e seus elementos não possuem substancialidade autônoma. 12. A passagem do pensamento centrado em substâncias à consciência direta das relações possibilita superar a alternativa entre monismo e dualismo, mas difere da transformação operada pela ciência moderna, que preservou a evidência racional ao abandonar a pretensão de conhecer as substâncias reais e concentrar-se na descrição matemática e funcional dos fenômenos. 13. A evidência racional pertence à ordem epistemológica e somente fundamenta afirmações ontológicas mediante a hipótese de uma correspondência rigorosa entre lógica e realidade, enquanto o advaita reivindica uma intuição metafísica iluminada por uma experiência espiritual e exige reconhecer que o campo dessa experiência excede a racionalidade sem tornar-se, por isso, irracional. 14. A consciência advaita apreende o universo como uma rede de correlações que não se reduzem a vínculos causais ou genéticos, aproximando as correspondências das Upanishads, a originação dependente budista e diferentes concepções de corpos místicos em uma interdependência ontônoma que preserva a relação universal sem impor dependência monista ou independência dualista. 15. A experiência advaita não consiste na apreensão de um objeto individual por uma mente individual, pois seu campo é a própria rede da realidade e da consciência, cuja percepção adual não pode emergir enquanto predominar uma consciência centrada no ego. 16. O conhecimento completo de um ente exige apreender suas relações constitutivas e reconhecer no outro uma dimensão de sua própria realidade, em vez de uma exterioridade inteiramente estranha, incluindo nessa rede o sujeito que conhece e tornando a intuição advaita uma experiência pessoal, mas não privada, de uma consciência espiritual compartilhável que requer pureza de coração. 17. O conhecimento advaita apreende diretamente a realidade relacional, em vez de construir um esquema abstrato a partir de coisas previamente isoladas, mas o acesso à natureza adual do real exige uma experiência mística capaz de ultrapassar a identificação habitual entre consciência e realidade e transformar o nível em que a própria consciência opera. 18. A maternidade e a filiação exemplificam uma relação constitutiva cujos termos não podem ser compreendidos isoladamente nem reduzidos a uma unidade indiferenciada, pois mãe e filho existem nessa condição por sua reciprocidade, apreensível em um campo dinâmico de inteligibilidade que ultrapassa a justaposição de substâncias e o esquema ordinário de sujeito e objeto. 19. A intuição advaita não resulta de uma indução baseada na insuficiência do monismo e do dualismo, nem pode ser estabelecida por uma demonstração estrita, porque constitui uma experiência cuja racionalidade pode ser defendida e testemunhada, enquanto a redução de seu conteúdo ao raciocínio dialético a converteria novamente em monismo. 20. A diferença fundamental entre advaita e monismo permanece decisiva apesar das interpretações monistas de numerosos representantes antigos e modernos, pois a experiência espiritual adual contesta a primazia da racionalidade sobre o intelecto e a realidade, sem reduzir o mundo à ilusão ou identificar todos os entes com uma substância única. 21. A reflexão permite ao intelecto reconhecer seus próprios limites porque nasce do encontro com aquilo que resiste à sua apreensão, tornando possível uma autotranscendência que preserva a inteligência e admite que, além do campo cognoscível, possam existir dimensões do ser, da realidade ou da vacuidade que não se deixam reduzir ao pensamento. 22. Os limites do conhecimento não podem ser identificados automaticamente com os limites do ser, e a autorreflexão absoluta conduz à contradição ou à tautologia porque nenhum ato cognoscitivo pode esgotar simultaneamente sujeito e objeto, dificuldade que se manifesta nas concepções vedânticas de Brahman como consciência pura sem consciência objetiva, inclusive de si mesmo. 23. O reconhecimento dos próprios limites permite à consciência advaita negar que a realidade seja simplesmente uma ou duas sem abandonar o intelecto, cuja função permanece necessária para discernir, na complexidade do real, o ser e o não ser, o eterno e o não eterno, assim como a possibilidade do mal, do erro e da ignorância. 24. A superação advaita do dualismo não dissolve as diferenças nem renuncia à compreensão, mas reconhece polaridades constitutivas no interior da realidade, em vez de dividi-la em campos inconciliáveis, como exemplifica a tríade de Deus, sua potência e o ser humano na formulação de Abhinavagupta. **3. Trindade** 1. A Trindade e o advaita apresentam uma correspondência formal ao superar o dualismo sem incorrer em monismo, embora pertençam a universos religiosos distintos, e podem ser compreendidos como expressões de uma experiência humana que ultrapassa tanto a exclusividade cristã da linguagem trinitária quanto a exclusividade indiana da intuição adual. 2. A persistência dos primeiros pensadores cristãos na afirmação trinitária manifesta uma intuição do caráter último da realidade que não deriva simplesmente da lógica ou da exegese, preservando uma ortodoxia que evita o triteísmo e o monoteísmo estrito apesar das tendências monistas do ambiente helênico e dualistas da herança hebraica. 3. O obscurecimento histórico da Trindade relaciona-se à transformação do cristianismo em força política após Constantino, pois sua afirmação explícita ameaçava a unidade imperial monoteísta e agravava as tensões com o judaísmo, enquanto sua diferença interna infinita continua a desafiar ideologias de domínio único nas esferas religiosa, política, econômica, acadêmica e tecnológica. 4. A realidade última trinitária não consiste em uma substância única com três modalidades nem em três substâncias reunidas por uma unidade abstrata, mas em relação pura e infinita, cuja presença alcança todas as criaturas e adquire no ser humano uma expressão particular. 5. O Espírito supera os dualismos latentes entre Pai e Filho, gerador e gerado, ser e inteligência, porque não se subordina ao Logos nem se separa da fonte, permitindo que o Pai habite integralmente no Filho e no Espírito de maneiras distintas e reciprocamente correspondentes, sem reduzir a realidade à inteligibilidade. 6. A intuição trinitária reconhece uma realidade adual que não se esgota no Logos, pois o Espírito constitui uma dimensão irredutível à inteligência, e também recusa a dissolução de todas as diferenças em um único ser, motivo pelo qual a derivação plotiniana das hipóstases a partir de um princípio único permaneceu sujeita à crítica de monismo ou monarquismo. 7. A Trindade não se reduz à emanação de um Uno primordial, porque o Pai somente é fonte em relação ao que dele procede e a ele retorna, e a geração do Filho preserva a igualdade ontológica entre gerador e gerado, cuja reciprocidade constitutiva se estende ao desafio da Encarnação. 8. A compreensão plena da Trindade exige retirá-la de um domínio exclusivamente atemporal e reconhecer sua presença na totalidade tempiterna da realidade, assumindo a Encarnação como ato divino que ultrapassa sua caracterização como acontecimento histórico isolado. 9. A criação contínua exprime a relação adual entre tempo e eternidade, pois cada momento temporal é sustentado por um ato eterno e a eternidade existe no tempo sem permanecer exterior a ele, constituindo uma realidade tempiterna cujo ritmo criador encontra uma expressão simbólica na dança de Natarāja como jogo divino. 10. A Trindade imanente e sua manifestação no mundo esclarecem-se reciprocamente, de modo que a vida interna do divino revela sua presença na realidade criada e essa presença também oferece conhecimento da própria intimidade divina. 11. O advaita e a Trindade convergem na compreensão de uma unidade viva e fecunda que não exclui os entes nem os dissolve em uma substância monolítica, pois a ausência de um segundo Uno significa que a própria unidade é adual e consiste em relação dinâmica, expressa pela pericorese. 12. A Trindade qualifica a unidade adual como uma plenitude que abrange toda a realidade e retorna à fonte, reunindo os fragmentos temporais dispersos que procedem de sua irrupção originária. 13. As intuições hindu e cristã superam a aporia do Uno e do múltiplo sem recorrer ao pluralismo, ao monismo ou à conversão dialética entre ambos, porque a visão do terceiro olho ultrapassa a multiplicidade percebida pelos sentidos e a unidade abstraída pela mente, preservando diferenças que o pensamento discursivo tende a eliminar ao alcançar o Uno. 14. O advaita e a Trindade retiram do Uno e do múltiplo sua condição de categorias ontológicas últimas, reconhecendo que a realidade transcende tanto a percepção sensível quanto a apreensão mental e exige uma terceira faculdade que complete essas duas formas de conhecimento. 15. A compreensão da estrutura trinitária de Deus adquire alcance cósmico quando sua imanência recebe tanta importância quanto sua transcendência, fazendo com que toda a criação manifeste a Trindade e que seu simples vestígio se torne imagem, sem eliminar a singularidade humana. 16. A profundidade da experiência humana expressa no advaita e na Trindade permite investigar uma possível dimensão universal da apreensão do real, enquanto a pericorese cosmoteândrica impede tratar o intelecto como uma faculdade isolada e torna secundária a alternativa entre revelação divina especial e descoberta exclusivamente humana. **4. Alguns exemplos da história** 1. A presença histórica de concepções triádicas em contextos culturais diversos impede reduzir a Trindade a uma construção intelectual ou a um esquema imposto aos fenômenos, pois a associação entre perfeição e triplicidade aparece desde tradições antigas, como o Mahābhārata, os Oráculos Caldeus e a máxima latina sobre a perfeição do que é tríplice. 2. A tríade apresenta-se como símbolo recorrente de unidade plena na articulação entre mundo, ser humano e divino, assim como nas divisões entre terra, ar e céu ou corpo, alma e espírito, sugerindo uma consciência amplamente compartilhada de que a totalidade da realidade comporta uma estrutura tripla. 3. As tríades divinas egípcias e a função do ar como princípio que simultaneamente une e separa céu e terra demonstram a antiga presença do problema da unidade tripla, independentemente de qualquer conclusão sobre uma influência direta do Egito na formação da Trindade cristã. 4. A revelação védica e as Upanishads reconhecem estruturas trinitárias de natureza teológica, cósmica e escatológica, expressas na divisão do universo em céu, ar e terra, na energia única de Agni que opera de modo tríplice e na manifestação tripla associada ao fundamento do mundo e ao significado de Aum. 5. A identificação da realidade com a tríade de nome, forma e ato permite compreender o ātman como simultaneamente uno e tríplice, de modo que unidade e triplicidade não se excluem, mas atuam conjuntamente na expressão simbólica de Aum. 6. A caracterização de Brahman como verdade, conhecimento e infinitude, assim como a tríade ser, consciência e alegria, aponta para uma unidade trina cujas dimensões não são simples conceitos ou predicados, mas identificações substanciais com a realidade suprema. 7. A multiplicidade das tríades indianas inclui os três mundos, a relação entre criador, criatura e vínculo no śaiva-siddhānta, os três guṇa, o significado triplo de Aum e a Trimūrti, enquanto uma formulação vedântica articula Brahman, o ātman finito e o mundo material. 8. As estruturas triádicas budistas manifestam-se nos três corpos dos Budas, nas três joias e em suas diversas configurações históricas, enquanto o jainismo reúne visão correta, conhecimento correto e conduta correta como dimensões inseparáveis do caminho para a libertação. 9. A filosofia grega apresenta diferentes configurações triádicas, desde as hipóstases de Parmênides e os três deuses de Numênio até as articulações platônicas entre intelecto, alma e corpo do mundo e a sistematização plotiniana do Uno, do Intelecto e da Alma, acompanhadas pela imagem caldaica de uma tríade governada pela mônada. 10. O sistema de Valentino articula transcendência, intelecto e alma com os princípios Deus, forma e matéria, enquanto tradições esotéricas judaicas e islâmicas também reconhecem estruturas triádicas do divino, exemplificadas pela interpretação de Fílon da visita dos três personagens a Abraão como uma unidade discernível por um intelecto superior. 11. A teofania primordial tripla descrita por Henry Corbin distingue a unidade da essência, a unidade suscetível de pluralização nos nomes e atributos e a manifestação propriamente teofânica do ser como luz. 12. A experiência amorosa de Ibn ‘Arabī exprime poeticamente a coexistência da unidade e da triplicidade: “Meu amado é três — três e, contudo, um só; muitas coisas aparecem como três, embora não sejam mais que uma”. 13. O pensamento de Lao Tsé articula não ser eterno, ser eterno e grande unidade, atribuindo à tríade a produção da multiplicidade universal, enquanto a formulação confuciana de céu, terra e ser humano e a elaboração de Yang Hsiung organizam o universo segundo a manifestação tripla do mistério. 14. A interpretação cristã tradicional reconhece nas tríades de outras culturas vestígios de uma revelação primordial, compreendidos como preparação evangélica e testemunho cósmico da condescendência divina, embora sua conservação histórica possa apresentar obscuridades e deformações. 15. O Evangelho de Tomé e a tradição gnóstica apresentam um Cristo tríplice ou dotado de três corpos, associado à distinção entre naturezas humanas espiritual, animal e material, e essa concepção continua a aparecer em formas contemporâneas parcialmente depuradas de pretensões de superioridade. 16. Ricardo de São Vítor distingue os domínios do imortal, do incorruptível e do eterno, reconhecendo a capacidade humana de ascender de diferentes maneiras aos mundos angélico e divino, porque a existência do ser humano ultrapassa sua pertença terrestre. 17. A recorrência histórica da Trindade permite a Jung reconhecê-la como um dos arquétipos humanos fundamentais, apesar de sua preferência pela quaternidade, enquanto a compreensão de Buckminster Fuller da natureza como matriz de triangulações oferece outra aproximação à possível função primordial da estrutura triádica. 18. A variedade de tríades divinas, metafísicas, antropológicas, psicológicas, cosmológicas, temporais, éticas e litúrgicas demonstra que os teísmos não esgotam a riqueza religiosa e sugere a recorrência espontânea de um padrão trinitário na consciência humana, sem autorizar conclusões precipitadas nem resolver se sua origem reside na constituição psíquica ou na própria estrutura da realidade. 19. As explicações exclusivamente subjetivas ou objetivas da recorrência trinitária permanecem insuficientes, porque as primeiras precisam justificar a validade objetiva de suas afirmações sobre o sujeito e as segundas encontram dados não verificáveis ou divergentes, tornando necessária uma investigação que articule a perspectiva antropológica e a dimensão cósmica do problema. {{tag>Panikkar advaita trindade}}