MATTHEWS, Caitlin (ed.). Voices of the Goddess: A Chorus of Desire. Wellingborough: Aquarian Press, 1990.
1. Entre as damas de dignidade soberana, as sábias Sibilas são as primeiras, as mais repletas de sabedoria, tendo nascido em diferentes países do mundo e não todas ao mesmo tempo, e todas profetizado muitas coisas vindouras, conforme Christine de Pizan em The Book of the City of Ladies, de 1405.
2. A função de uma sibila é ser mediadora, ou canal puro para a voz dos deuses, sendo também uma falante da terra — sensível às energias sutis da terra e de seus espíritos indwelling —, e, em nosso próprio tempo, a terra, a Deusa e as próprias mulheres não tiveram voz.
3. Na Roma antiga, Amalteia, a sibila cumana, era a guardiã dos Oráculos Sibilinos — ditos oraculares de uma linhagem de Sibilas preservados em nove livros —, e, segundo o historiador romano Lívio, a sibila ofereceu esses livros à venda a Tarquínio, que rejeitou a oferta, de modo que ela queimou três deles; um ano depois, ofereceu os seis restantes pelo mesmo preço, foi recusada e novamente queimou três; após outro ano, a mesma oferta foi repetida para os três livros restantes, que foi aceita, e Amalteia então desapareceu da terra.
4. Os livros foram mantidos no subsolo, no templo de Júpiter Capitolino, sob a estrita custódia de sumos sacerdotes, e o imperador Augusto expurgou alguns dos versos como espúrios, e eles subsequentemente pereceram quando Roma queimou durante o reinado de Nero.
5. Desde o desaparecimento dos Oráculos Sibilinos, viu-se um declínio correspondentemente infeliz no exercício feminino do ministério espiritual, o que caminhou lado a lado com uma curiosa ausência do princípio Divino Feminino da espiritualidade ocidental, tendo a descoberta das razões para essa falta da presença real da Deusa estado no cerne da busca feminina por empoderamento e significado — uma longa busca que ainda não terminou.
6. No século XX, as mulheres começaram a explorar as miríades de maneiras de mediar a Deusa, pois descobriram que, quando a contatam, também encontram sua própria voz, e, significativamente, desde que essa busca começou, a voz da Deusa tem sido ouvida na terra, como se incontáveis mulheres tivessem se tornado oráculos da Deusa, e folhas da fogueira da sibila tivessem soprado através do tempo para pousar em nosso colo.
7. Este livro é uma coleção de tais folhas, e, como se esperaria de escritos proféticos entregues às chamas, parte dele é fragmentária, sendo a natureza desses fragmentos, que mediam a voz da Deusa, necessariamente obscura, exigindo interpretação hábil, e, correspondentemente, em quase todos os capítulos desta coletânea, há uma hesitação, um agarrar cauteloso em direção a uma ética de mediadora, o que é, no entanto, equilibrado por uma confiança segura e uma fé na Deusa e na sabedoria infalível que só pode vir da experiência pessoal.
8. Para que a voz da Deusa fosse ouvida em nossa era, cada mulher teve que encontrar acesso à sua própria nota pessoal e praticá-la até que a verdadeira harmonia ressoasse, sendo as mulheres aqui reunidas apenas algumas das vozes da Deusa agora ouvidas em toda a terra, falando com urgência e amor, com amargura e perplexidade, com alegria e coragem, sendo cada uma uma sibila, no verdadeiro sentido, embora muitas se definam de outras maneiras mais pessoalmente apropriadas.
9. Diferentemente das profecias frequentemente obscuras das antigas sibilas, este medley de vozes sibilinas soa um claro chamado para que mulheres em todos os lugares descubram sua vocação e se juntem ao coro.
Guardas da Deusa
1. Não há título respeitado para uma mulher que exerce um ministério espiritual na língua inglesa, pois “sacerdotisa”, “bruxa”, “profetisa”, “médium” e “sibila” carregam conotações atávicas ou pejorativas no uso popular, e algumas mulheres preferem não usar os substantivos masculinos feminilizados, como sacerdotisa e profetisa, chamando-se em vez disso “sacerdotes do Divino Feminino”, ou mesmo “profetas da Mãe Deus”.
2. Mary Daly, a teóloga feminista americana, lançou de fato as bases de uma linguagem restaurada na qual as mulheres podem definir seus próprios significados e valores verbais em seu Wickedary, tendo cunhado ou remodelado significados para títulos que expressam o ministério espiritual feminino, como Webster, Weird-Sister, Archelogian — aquela que augura passados e futuros velados por arquétipos — e Nag-Gnostic — “Filósofa Feminista Elemental” —, sendo ainda incerto se tais títulos serão comumente adotados pelas mulheres, e, para o resto de nós, somos levados a re-visualizar e re-empoderar pelo exemplo os títulos que nossa língua tem para “sacerdotisa”.
3. Ao longo deste livro, a palavra “Deusa” é empregada no sentido do uso padrão comumente entendido mundialmente para o princípio Divino Feminino, e, de modo semelhante, empregou-se “sacerdotisa” como um título honroso pelo qual as mulheres podem se chamar, tendo-se também usado a palavra “mediadora” com bastante frequência, sendo uma mediadora uma pessoa que cumpre uma vocação conscientemente mediúnica ou sibilina, abrangendo esse título também a mediação direta das energias da Deusa por uma sacerdotisa dentro de rituais e situações de vida, e, como o pronome pessoal feminino é frequentemente empregado nestas páginas, referiu-se à Deusa ao longo de todo o texto — reverencialmente, dando aos pronomes uma letra maiúscula.
4. Há muitas formas de sacerdócio: mulheres medicinais, shamankas, curandeiras, terapeutas, médiuns, adivinhas, profetisas, mediadoras de todos os tipos em todo o mundo, que exerceram uma função oculta por centenas de anos, embora tenham carregado o estigma de serem referidas como fêmeas histéricas ou ignoradas como meras donas de casa que se aventuram no paganismo, pois o pensamento dualista ocidental geralmente atribui um status inferior às mulheres, chegando ao ponto de negar-lhes uma vocação espiritual.
5. A maneira pela qual a vocação espiritual das mulheres tem sido negada tem consequências de longo alcance para a sociedade hoje, e, embora o pequeno número de mulheres atuando como ministras cristãs possa aumentar e seu papel se tornar mais aceitável com o passar dos anos, ainda é considerado incomum no momento da escrita, e, quanto às mulheres que cumprem um ministério espiritual fora do amplo quadro das religiões ortodoxas, ainda não há uma consciência comum de sua existência ou de ser uma opção.
6. É bastante óbvio para qualquer um que faça uma contagem nas igrejas, por exemplo, que o gênero predominante das congregações é feminino, e entrar em qualquer igreja durante o dia mostra que as pessoas em oração serão mulheres, sendo isso apenas uma indicação de que as mulheres têm uma capacidade natural para a espiritualidade, fato reconhecido no budismo tibetano, mesmo durante sua fase mais patriarcal, como quando o Guru Pema disse à mística Lady Yeshe Tsogyel que os corpos grosseiros de homens e mulheres são igualmente adequados como templos do Yidam, mas, se uma mulher tem forte aspiração, seu potencial para a realização existencial é maior.
7. Tais pronunciamentos, no entanto, não foram nada além de exortações teóricas, pois, como a própria Yeshe Tsogyel mais tarde observou, faça-se o que fizer, a sorte de uma mulher no caminho é miserável, sendo virtualmente impossível manter a prática e até muito difícil permanecer viva, e, apesar desses problemas, atualmente uma grande reavaliação do Divino Feminino está ocorrendo, mesmo dentro do judaísmo, do budismo e do cristianismo.
8. O problema do treinamento espiritual é um que cada uma das mulheres que contribuem para esta coletânea teve que enfrentar de frente, e, embora haja grandes desenvolvimentos no campo dos estudos sobre mulheres e uma maior consciência da espiritualidade da Deusa, estamos muito longe de ter templos ou universidades públicas da Deusa, havendo, é claro, exceções notáveis a essa regra, com treinamento ritual sendo dado por muitas associações e redes de Deusa, como a Fellowship of Isis, por exemplo, que tem uma série de liceus administrados por seus membros, oferecendo treinamento e uma série anual de rituais, bem como grupos de estudo para todos os assuntos concernentes à Deusa.
9. A expectativa social tem sido encontrar um nicho espiritual dentro de uma religião estabelecida como leiga, de modo que muitas mulheres ficaram confusas quando apresentadas a fortes vocações espirituais, sendo algumas de nossas melhores expoentes contemporâneas da Deusa ex-freiras, por exemplo, e, no caso dessas mulheres, pode-se dizer que não tanto erraram sua direção espiritual, mas que lhes faltaram oportunidades de exposição espiritual, pois o que se faz se se está recebendo a Deusa em todos os canais? Talvez um orientador vocacional pudesse sugerir um diploma em religião comparada para servir de trampolim para um posto universitário onde se pudesse propugnar a própria doutrina pessoal através de um louvável porta-voz acadêmico, mas ninguém esperaria que alguém se estabelecesse como shamanka ou profetisa como questão de curso.
10. A Antiga Religião — às vezes chamada bruxaria, Wicca ou simplesmente a Arte — tem sido um fator importante para ajudar as mulheres a se treinarem como sacerdotisas, e o revivalismo das tradições nativas europeias de espiritualidade abriu o caminho para a Deusa e ostenta algumas das mulheres mais espiritualmente empoderadas em suas fileiras, e, ao lado da Antiga Religião e de vários círculos pagãos não associados, muitos grupos orientados para a Deusa foram estabelecidos com uma base semiesotérica, mas, novamente, apenas em partes dos Estados Unidos as bruxas funcionam como sacerdotisas profissionais, e talvez, como as freiras budistas, o resto de nós seja sustentado pelo que pudermos mendigar.
11. É claro que este século viu uma proliferação de terapias e disciplinas esotéricas nas quais as mulheres se tornaram exemplos primordiais, notadamente a psicanálise — especialmente a de variedade junguiana —, mas, embora “analista” e “astróloga” possam ser consideradas profissões marginalmente respeitáveis, ainda não se viu o papel de sacerdotisa se tornar uma profissão “oficial” ou financiada.
12. Para a maioria das mulheres, a descoberta e expressão de sua espiritualidade é encenada onde quer que elas estejam — seja em casa, no trabalho ou na faculdade —, manifestando-se nas êxtases diárias da vida e, se tiverem autoconfiança e empoderamento para exercê-la, pode transbordar em todas as direções e fazer do mundo um lugar realmente sagrado onde a alegria e a beleza se tornam realidade.
13. A experiência feminina da espiritualidade é extraordinariamente simples: é tão básica quanto o instinto de retorno ao lar, sendo um reconhecimento daquela configuração primal de elementos que constitui nossa alma, e, uma vez alinhadas com essa configuração, o resto de nossa vida se constela em padrões sutis e satisfatórios de enriquecimento, e, quando uma mulher encontrou seu lar espiritual, o olhar embotado, cegado e desesperado sai de seus olhos e é substituído pelo que William Blake chamou de “os lineamentos do desejo gratificado”, frase reveladora que evoca imagens de desejo sexual sendo saciado em um nível profundo.
14. Sexualidade e espiritualidade estão entrelaçadas — fato que as religiões monoteístas ignoraram ou minimizaram —, e as mulheres, para quem a sexualidade desempenha um papel natural em sua vida espiritual, foram excluídas de expressar seu êxtase, tendo ele sido canalizado para canais ligeiramente mais aceitáveis, como o misticismo, sendo um fato pouco conhecido que algumas mulheres e homens religiosos experimentam o orgasmo no momento de receber a comunhão, e que esta é uma resposta extática apropriada à sua religião não pode ser duvidada — a ausência de dualidade afirma que estão verdadeiramente alinhados com seu lar espiritual —, pois, como escreveu o filósofo E. I. Watkins, “o misticismo não é sexo disfarçado; o sexo é misticismo disfarçado”.
15. A sexualidade é o poder primal de criar, e esse maravilhoso dom da vida, que nos é dado gratuitamente, encontra sua expressão mais plena na espiritualidade da Deusa, pois aqui ele não é negado, ignorado ou desconfiado, e o fato de que muitas mulheres experimentam a Deusa como resultado de seu próprio despertar sexual não é surpreendente, pois Ela é a vida e nós somos Suas vestes, sendo esse despertar sexual experimentado mesmo em tempos de celibato ou em uma vida inteira de celibato, pois o dínamo está funcionando e nos dá grande poder para cumprir a obra da Deusa, e a Deusa nunca excluiu ninguém de sua dispensação, de modo que, independentemente da orientação sexual, mulheres e homens de todas as condições encontraram e se regozijaram em sua abundância amorosa.
16. Se nos sentimos bem com nossa sexualidade, que, afinal, está enraizada na própria experiência de ser mulheres, também nos sentiremos confiantes sobre nossa criatividade, e não é por nada que as mulheres sempre petizaram à Deusa pelos dons da fertilidade, seja física ou criativa, pois, se estamos infelizes por sermos seres sexuais funcionando em corpos femininos, então provavelmente nos sentiremos menos confiantes sobre nossas realizações, e, em tal caso, nossas ideias nunca estão livres para crescer por si mesmas, à luz de nossa própria experiência do Divino, mas estão constantemente procurando uma fonte de luz para validá-las.
17. O reconhecimento de nossa beleza, riqueza e graça intrínsecas é uma necessidade básica para todas as mulheres, sendo esta a mais verdadeira verdade, mas você é a única mulher que pode afirmá-la por si mesma.
18. Um dos maravilhosos dons da Deusa é a maneira pela qual encontramos a liberdade de criar nosso mundo de novo, e, observando e vivendo através das marés e estações de nossa vida, encontramos momentos de repouso quando o significado se torna claro: as êxtases da visão ofuscante quando a natureza criada de nosso mundo revela sua realidade espiritual para nós, e, quando somos capazes de confiar nessa beleza espiritual subjacente, encontramos o espaço para seguir nosso instinto de retorno ao lar, o que pode significar fazer um curso noturno ou programa de autoaperfeiçoamento que há muito sonhávamos em fazer, arranjar um santuário para manifestar nossa visão interior da Deusa, descobrir novas canções, novas maneiras de tocar um instrumento, e, seguindo a curva criativa da Deusa, encontramos a nós mesmas e a Ela também, pois, demasiadas vezes, barramos nosso próprio caminho para o desejo de nosso coração, que é uma visão profética dos tesouros da Deusa.
19. O feminismo político ignorou em grande parte o compromisso real com a Deusa e tentou chegar lá por seus próprios méritos, tendo reconhecido o poder da Deusa e buscado maneiras de empunhar seus dons, mas essa aquisição por atacado tem que ser equilibrada por agradecimento e dedicação comprometida a manifestar a Deusa entre nós, sendo as sacerdotisas, sibilas e mediadoras da Deusa que carregam uma grande responsabilidade de informar e transformar o deserto espiritual que a fase pós-religiosa do feminismo criou em sua primeira demolição iconoclasta das antigas espiritualidades patriarcais.
20. Esse dever é um que todas as mulheres têm, pois cada uma de nós é uma veste da Deusa, e a maneira como a vestimos importa.
Vocações e Treinamento
1. Muitas mulheres que leem esta coletânea podem se perguntar: “Sou ou poderia ser uma sacerdotisa, mediadora, sibila?”, e, no grande deserto de oportunidade espiritual que constitui o mundo ocidental, a necessidade de fazer um reconhecimento formal de nossa espiritualidade é urgente, mas, entre nós e a realização de nosso desejo, jaz um grande abismo escavado pela solidão, falta de apoio emocional e espiritual, ignorância, incerteza, medo e a necessidade muito real de afirmação, havendo, no entanto, outras qualidades que todas possuímos e podemos invocar por ajuda.
2. A principal delas é nossa fé na Deusa para nos ajudar, e, não importa o vazio doloroso de nossa necessidade, Ela alcança as profundezas dele e responde: só precisamos pedir, e, mesmo que só possamos começar agindo como se a Deusa existisse, encontraremos sua ajuda à mão, sendo essa proviso do “como se” muito importante para toda transformação espiritual, mas, para todas nós, em algum ponto, a fé se torna conhecimento certo, pois ninguém que experimentou a ajuda da Deusa pessoalmente pode jamais duvidar de Sua presença novamente.
3. O que então implica ser uma sacerdotisa? Fundamentalmente falando, uma sacerdotisa é aquela que media a Deusa tornando Seu poder disponível a toda a criação, guarda os mistérios da Mãe e ajuda a iniciar outros viajantes na estrada para o lar espiritual, e muda coisas, conceitos, pessoas.
4. A maioria das mulheres nesta coletânea meio que tropeçou em sua vocação na busca por iluminação espiritual, e descobrir o cerne do próprio sacerdócio é um trabalho misterioso e tortuoso, que se desenrola, remendando gradualmente até que a maior parte, embora raramente toda, da imagem seja revelada.
5. No início, é como estar na primeira fila do cinema assistindo a um filme em tela larga: o ângulo está todo errado, as imagens são grandes demais, a perspectiva pouco clara, o som abafado, e essa confusão inicial é corroborada por várias das escritoras deste livro, e muitos leitores podem pensar que, considerando o caminho indireto pelo qual algumas viajaram, é pouco menos que milagroso que alguma tenha chegado a uma compreensão do Divino Feminino, sendo a necessidade de tentar todas as fontes possíveis de espiritualidade disponíveis primeiro uma que frequentemente precisa ser satisfeita antes que as possibilidades ocultas sejam discernidas.
6. Ao longo das últimas três a quatro décadas, quando as mulheres buscavam empoderamento e treinamento espirituais, encontraram uma completa escassez de material de treinamento, sendo forçadas a se treinar em sua devoção escolhida à Deusa por muitos meios, geralmente as técnicas e disciplinas de outras tradições espirituais, e muito também foi derivado de fontes esotéricas diretas, da tradição mágica ocidental — tanto de seus polos nativos quanto herméticos —, e esse treinamento aleatório deu à espiritualidade da Deusa grande força através da diversidade de meios; também lhe deu uma herança difusa, descentralizada e problemática que caberá às nossas filhas lidar, mas, com fé na Deusa e amor em nossos corações por todos os seres criados, esses problemas podem ser superados.
7. Uma das coisas mais notáveis que os buscadores da Deusa encontram é o poder da metamemória — a “Memória Profunda e Extática… de participação no Ser Espiralando para o Passado, carregando a Visão adiante”, conforme Mary Daly com Jane Caputi —, e, sempre que uma mulher é tocada pelo fogo da Deusa, uma centelha correspondente é acesa dentro dela, reacendendo as velhas memórias, lançando relâmpagos à frente do caminho para que ela possa ver seu caminho adiante.
8. Então, como uma mulher pode começar a explorar sua potencial vocação espiritual por conta própria? Cada uma de nós começa de onde está, em quaisquer circunstâncias em que se encontre, porém situada ao longo da estrada da vida, respondendo ao chamado da Deusa agora, e agora, e agora, pois não há momento certo ou perfeito para afirmar nosso compromisso, e, se você suspeita que a Deusa está chamando você a um reconhecimento de sua vocação espiritual, ponha este livro de lado e peça Sua ajuda para clarificá-la em suas próprias palavras, silenciosamente e com fé.
9. Muitas das escritoras desta coletânea vêm seguindo sua vocação por mais de vinte ou trinta anos, mas nenhuma delas chegou ainda a uma ideia definitiva da Deusa ou a um padrão fixo de resposta à Sua voz, sendo em todos os casos seus capítulos esboços de vidas que continuam, evoluem, e, para onde a Deusa nos levará a seguir, não sabemos, mas todas tivemos que começar em algum lugar, afirmar conscientemente nosso compromisso e resolver clarificar o próximo passo, tendo-se sugerido algumas maneiras básicas de começar a trabalhar com a Deusa em The Elements of the Goddess.
10. Descobrir nosso sacerdócio requer uma objetividade, uma perspectiva neutra, e, às vezes, no entanto, é somente quando somos lançadas nas encostas do luto solitário, da alegria ou do choque que realmente vemos dentro do coração das coisas e vemos onde pertencemos dentro delas, sendo frequentemente como resultado de colapso, doença ou desespero que algumas das sacerdotisas deste livro chegaram a essa realização, mas também vemos dentro do coração de nosso relacionamento vocacional com a Deusa através da êxtase da criação, seja dar à luz uma criança ou um novo poema.
11. A mediação para a qual somos mais adequadas jaz já esperando em nosso coração, e cada mulher é atraída por um ou mais aspectos da Deusa, escolhendo naturalmente aquele que reflete mais claramente suas próprias qualidades pessoais, sendo encontrar o arquétipo residente um trabalho árduo, mas as ressonâncias podem ser encontradas.
12. A maneira de estabelecer contato é muito simples: reveja sua vida e faça a si mesma estas perguntas: qual tem sido o princípio norteador de minha vida? Onde e em que encontrei sustento espiritual? Qual é minha fonte criativa? Quais são as áreas mais vulneráveis de minha constituição? Quando outros me pedem ajuda, que qualidades estão invocando? As respostas a estas e similares perguntas iluminarão sua ressonância.
13. Quando um aspecto particular da Deusa tiver sido trabalhado e assimilado, então é hora de continuar a jornada na vastidão do Divino Feminino, para encontrar outros aspectos menos acessíveis que ampliem nossa experiência, pois, se permanecermos confortavelmente dentro de uma fronteira arquetípica, o quadro de nossa vida se torna limitado em escopo, diminuindo assim nossa utilidade para os outros, e tal exercício pode soar muito teórico, mas a Deusa não negocia em teorias, e, se Ela determina que precisamos mudar, então a própria vida começa a lançar eventos que nos sacodem da complacência para a confrontação.
14. Por exemplo: você pode ter se acomodado a uma mediação agradável e segura da Deusa em seu aspecto de Mãe Abundante apenas para descobrir que seus recursos pessoais são arrancados de você um por um até que você se torne aquela em necessidade, e você deve aprender a aceitar a mão que toma da Mãe Escura e aprender pessoalmente o que é não ter nada, ser desempoderada e reduzida ao básico.
15. A maneira como trabalhamos com nossa mediação escolhida pode não ser muito dramática no início, e aquelas mulheres que não têm contato com suas irmãs de qualquer forma espiritualmente solidária descobrirão que o trabalho solitário é seu único método: meditação, rituais solitários, estudo e adoração, sendo as dificuldades do trabalho solitário imensas, mas as recompensas igualmente valiosas, e autodisciplina e letargia parecem andar de mãos dadas sempre que decidimos seguir um programa espiritual, e, quando trabalhamos sozinhas, os perigos de um ego inflado e de superestimar nossas realizações devem sempre ser lembrados.
16. A autoconfiança é lenta para se manifestar dentro de nós sem a afirmação e o apoio de nossas irmãs e companheiras, e, talvez porque não haja um corpo oficial para ratificar nosso sacerdócio, descobrimos que a confirmação e o apoio tendem a vir daqueles a quem ajudamos.
17. Os problemas do trabalho em grupo são diferentes: humor, partilha, a realização de que não estamos sozinhas, mais do que equilibram as pequenas desarmonias que estar com outras pessoas provoca, e aprendemos com os outros, assim como eles aprendem conosco, ganhando uma perspectiva mais equilibrada do trabalho em mãos e apreciando a imensa riqueza e diversidade da natureza humana.
18. Em última análise, no entanto, o treinamento de sacerdotisa é encontrado no curso de nossas vidas tanto quanto em estudos esotéricos formais, e, como em todas as disciplinas de vida, não podemos optar por sair da existência enquanto nos treinamos para ela, pois nossos próprios problemas e os de outras pessoas nos mostrarão maneiras proveitosas de praticar nossa teoria, e devemos estar sempre abertas às maneiras pelas quais a Deusa quer que sejamos ativas em Sua obra, para encontrar o fluxo e a vazante.
19. Para fazer nossos votos adequadamente, devemos estar sempre disponíveis para mediar a ajuda da Deusa a todos e, no entanto, estar sempre mediando também significa que devemos estar sempre comungando com Ela, e os tempos de prática precisam ser equilibrados pelos tempos de comunhão, ou acabamos operando de acordo com nossas próprias direções, extraindo nossas próprias energias, não as Dela, sendo a rápida depleção de nossos recursos e o subsequente desabilitamento de nossas habilidades naturais os resultados de tal comportamento imprudente.
20. Ser uma sacerdotisa na prática é seguir uma vocação despojada de seu glamour, e as ocorrências mundanas da vida estão próximas para nos lembrar que a vida deve ser vivida agora, significando encontrar a resposta ritual apropriada para ser acordada à noite por um bebê doente, saber o que dizer e fazer quando sua melhor amiga contrai uma doença potencialmente fatal, como continuar um ritual em um sítio sagrado quando um ônibus de turistas desce, sendo compostura, presença e humor essenciais: especialmente o último, pois nos levamos muito a sério, e ser uma sacerdotisa de Deméter e ser iniciada em várias ordens de alto som não impedirá você de parecer uma tola quando você tropeçar no caldeirão.
21. Uma das alegrias de compartilhar a própria tradição espiritual com outros é a liberação de rir bondosamente daquela tradição, mas somente iniciados juntos podem fazer isso sem ofensa; tente contar piadas sobre a tradição de outra pessoa se quiser, mas prepare-se para se abaixar!
22. Se você acredita ser uma sacerdotisa da Deusa, faça um balanço de seus recursos e habilidades, questione-se sobre seus motivos: “sacerdotisa” significa poder para você? Você é capaz de cessar de manipular situações e relacionamentos para deixar a energia da Deusa trabalhar livremente? O título “sacerdotisa” faz você se sentir importante? Você está preparada para ajudar cada ser criado, independentemente de sua aparência, status ou gênero? Olhe para os problemas ao seu redor, seus amigos, seu ambiente e localidade; em seguida, olhe para sua mediação da Deusa e que maneiras práticas você pode encontrar para conectar uma à outra, havendo uma pequena lista de endereços úteis na página 239 que pode colocá-la em contato com outras que estão trabalhando em linhas semelhantes.
Algumas de Suas Vozes
1. As colaboradoras desta coletânea são extraordinárias em muitos aspectos, combinando muitas habilidades, disciplinas e abordagens, e a própria amplitude e variedade de suas perspectivas é um reflexo do manto multicolorido da Mãe, com cada mulher, dentro de seu campo, representando uma voz separada, formando coletivamente um coro que é muito mais poderoso do que suas vozes individuais, havendo ainda incontáveis mais vozes do que aparecem nesta coletânea, todas fiando a canção.
2. Ao tentar descobrir a Deusa, precisamos ouvir nossas irmãs mais velhas, pois, embora a idade não seja um fator significativo neste campo, em cada geração houve mulheres que encontraram maneiras de atravessar o difícil terreno espiritual com graça e eficácia, e cada mulher sente que as mulheres de sua própria geração são mais dinâmicas e hábeis do que as das gerações anteriores: menosprezamos facilmente a experiência da idade em nossa cultura ocidental, mas em todas as outras partes do mundo a avó é uma mulher de poder, uma matriarca que fala com autoridade, cuja palavra é ouvida e obedecida, pois ecoa o discurso da Deusa.
3. A tradição da Deusa também reverencia as Avós, tanto as há muito mortas quanto as que ainda vivem, sendo delas vozes guias, e nesta coletânea temos duas avós que viveram vidas plenamente comprometidas com os princípios da Deusa, sendo significativamente os capítulos de Margaretta D'Arcy e Monica Sjöö os mais desafiadores deste livro, pois é sobre a sabedoria e a resistência de tais mulheres que construímos.
4. O status da mulher, seu lugar no ciclo de vida, tem, talvez, sido um fator norteador na revelação em desdobramento da Deusa, e isso foi reconhecido no mundo antigo tanto quanto dentro da tradição moderna da Deusa, como escreveu Pitágoras: as mulheres dão a cada estágio sucessivo de sua vida o mesmo nome que um deus: chamam a mulher solteira de Donzela (Kore), a mulher dada em casamento a um homem de Noiva (Nymphe), a que deu à luz filhos de Mãe (Meter) e a que deu à luz filhos de filhos de Avó (Maia).
5. A experiência da maternidade abre muitas portas para o sacerdócio, e muitas das colaboradoras deste livro são mães: não apenas de seus próprios filhos, mas também, em sentido mais amplo, de seus alunos e clientes, sendo um truísmo esotérico dizer que sempre que um ritual é trabalhado, os participantes estão ligados em um laço familiar mais profundo do que qualquer relação de sangue, mas, dentro da esfera da sacerdotisa, a vocação é frequentemente tão forte que uma mulher permanecerá solteira, uma virgem de espírito, e, para as mulheres que vivem neste século, esse papel tem sido um dos mais difíceis de manter por pura economia, pois a mulher solitária com uma vocação sacerdotal tinha, em séculos passados, a opção de se tornar freira, anacoreta, ou tinha que esperar até ser deixada uma viúva rica para perseguir o desejo de seu coração.
6. A dependência financeira da família ou do cônjuge ainda é um fator na assunção de uma profissão sacerdotal hoje, e muitas mulheres escolheram se tornar financeiramente independentes exercendo um ofício ou uma terapia, e nesta coletânea temos escritoras, artistas, terapeutas, astrólogas e conselheiras profissionais: esses papéis são frequentemente adotados para que a vocação possa encontrar sua manifestação prática.
7. O trabalho de uma sacerdotisa é em sua maioria não remunerado, embora dificilmente sem recompensa por tudo isso, e as incontáveis horas de sentar com amigos e estranhos em problemas ou crises, de preparar para uma reunião pública ou ritual da Deusa, de estudo, meditação e tentativa de integrar a vida doméstica em um quadro viável de ministério espiritual exigiram uma enorme reorganização das agendas de todas as escritoras deste livro, e sem dúvida houve momentos em que amaldiçoaram seu envolvimento por atrapalhar os interesses pessoais, como eu mesma fiz frequentemente, mas de alguma forma a Deusa persuadiu a todas nós a continuar.
8. Há muitas mulheres solitárias que se perguntam como chegarão a encontrar a Deusa, mas é somente quando se abrem para Ela — como fizeram Sunflower, Vivianne Crowley e Naomi Ozaniec — que encontrarão a resposta a essa pergunta, pois a Deusa está perto de nós e temos que primeiro reconhecê-La e trabalhar duro para encontrar nossa vocação oculta, como escreveu Dion Fortune em The Sea Priestess, onde a sacerdotisa atlante reencarnada, Morgan le Fay, deixa seu conselho a uma mulher não treinada: “Se você puder se tornar uma sacerdotisa do grande princípio espiritual que está por trás da feminilidade, você será capaz de ajudar… Medite sobre a Lua. Ela despertará sua feminilidade e lhe emprestará poder. Que a Grande Deusa a abençoe e ajude.”
9. A Lua se tornou uma das imagens centrais da espiritualidade da Deusa, e sua mutabilidade e fases mutáveis lembram as mulheres de sua própria natureza cíclica, iluminando a escuridão da espiritualidade inconsciente e desfocada, mas, quando a realizamos, precisamos examinar sua potência contra-imaginal — o Sol —, pois, se a Deusa deve ser plenamente representada em nossa sociedade, Ela também deve ser a luz guia e o calor de nossas vidas conscientes, e Sunflower revela o caminho da sacerdotisa solar como um fator de equilíbrio em nosso treinamento espiritual, não devendo o Sol ser considerado unicamente como um símbolo patriarcal irreclamável, mas um que apresenta a vida e o deleite jubiloso da Deusa.
10. A Terra tem outra potência simbólica para a espiritualidade da Deusa, fator revelado no capítulo de Helene Hess, onde vemos a shamanka, a sacerdotisa nativa da terra, em ação, pois a responsabilidade ecológica começa nos planos internos, a partir de nosso contato inicial com a Deusa da Terra.
11. Muitas sacerdotisas descobrem quem são encontrando primeiro o lado sombrio e oculto da Deusa — a Mãe Escura —, e nos capítulos de Monica Sjöö, Vivienne Vernon-Jones, Naomi Ozaniec e em meu próprio capítulo essa necessidade se manifesta claramente, parecendo quase que a Mãe Escura (a Cailleach, ou Velha, como é reverentemente chamada na tradição gaélica) precisa ser experimentada por muitas sacerdotisas dentro deste tempo, pois, para muitas mulheres, os últimos séculos foram uma manifestação plena do Kali Yuga — a última e caótica era da especulação hindu —, e acredito que devemos ver o século XX como um tempo de limpeza, um tempo de derrubar as estruturas impostas que obscureceram a Deusa, não sendo a obra da Cailleach maligna: é necessária e catabólica, pois louvamos a obra da criação, mas somos menos líricas sobre o processo de dissolução.
12. Sem a decadência, o mundo seria um monte de lixo de quilômetros de altura; sem a Cailleach, a Deusa Escura, haveria caos, e, como no mito de Midas, cujo toque transformava tudo em ouro, incluindo sua comida e sua própria filha, não podemos preservar o que amamos inviolado: deve passar de nós, e precisamos aprender a justa necessidade da morte e do refazer: lições que a Deusa nos ensina claramente enquanto nos mostra as alegrias e habilidades da criação, tendo Monica Sjöö escrito sobre a dolorosa realidade do luto, enquanto Sunflower enfatiza a alegria no coração do mistério da morte, de retornar à Mãe e renascer Dela, e ambas compreendem que tais realizações são um mistério que cada coração tem que descobrir por si mesmo.
13. Muitas figuras de autoridade espiritual são consideradas semihumanos estranhos que podem fugir das realidades da vida atrás do manto da Deusa, mas a vulnerabilidade é um fator que potenciais sacerdotisas e sibilas não devem ignorar, pois nenhuma de nós é a Deusa encarnada, por melhor que a mediemos, sendo cada uma de nós humana e vulnerável e, como tal, aberta a receber ou transmitir compaixão, e nossa humanidade é um grande dom quando se trata de ajudar os outros.
14. Ao convidar mulheres para escrever para esta coletânea, pedi rituais, sonhos, bênçãos ou poesia, e poesia e invocações há em boa medida, pois a Deusa concede seus dons de criatividade de muitas maneiras, mas a invocação pessoal, a expressão lírica inspirada está sempre mais próxima da superfície, e essa fonte poética é parte do legado sibilino e não há como negá-lo: fala a linguagem do sangue e da barriga, bem como a linguagem das estrelas cristalinas, sendo uma canção tecelã que une céu e terra com o submundo, e a poesia é o porta-voz da metamemória, a memória profunda e extática de uma tradição oral que lembrava a Deusa diariamente em rituais domésticos e tribais.
15. Como não há rituais ou liturgias da Deusa de tempos anteriores, escrevemos os nossos, muitas vezes recorrendo diretamente à matéria-prima da experiência pessoal, e a poesia pode tanto abençoar quanto desenraizar, pode exaltar ou refutar, sendo a verdadeira voz da Deusa falando através de suas sibilas, e, pessoal ou profética, a poesia é comunicação com um nível mais profundo de entendimento, sendo um portal para a Deusa passar.
16. Sunflower revela a intimidade do relacionamento que evolui entre a sacerdotisa e sua Deusa inspiradora, e o serviço da sacerdotisa, mantendo fielmente seu santuário por oração e meditação, flui naturalmente para uma expressão litúrgica onde a sacerdotisa se torna a voz da própria Deusa, bem como profere petições em nome de Seu povo, sendo tais registros de devoção especialmente preciosos em um mundo que não tem memória ou experiência de reverenciar a Deusa.
17. Dentro desta coletânea, há muitas abordagens diferentes para a problemática questão dos papéis e relacionamentos de gênero, e uma das principais características do feminismo que tem sido mais comentada tem sido sua desvalorização da espécie masculina, um efeito colateral de sua reação ao “patriarcado” e a um mundo onde os valores masculinos reinaram supremos junto com divindades de imagem masculina, e tanto Vivianne Crowley quanto Naomi Ozaniec enfatizam a necessidade de equilibrar e reconhecer ambos os sexos de nossa espécie, sendo este um conceito esotérico que não é comumente sustentado dentro do espectro mais amplo do feminismo, embora tanto Margaretta D'Arcy quanto Monica Sjöö reconheçam o valor dos homens, ao mesmo tempo que condenam as atitudes patriarcais que trouxeram nossa cultura a quase uma paralisação.
18. A religião da Wicca, diferentemente de muitos sistemas espirituais que reconhecem a Deusa, encoraja ativamente a polaridade dos sexos, e muitas mulheres que descobrem a Deusa e reaprendem a natureza do empoderamento feminino não se sentem prontas para compartilhar isso com os homens, representando essas diversidades os dois polos de opinião e abordagem dentro da espiritualidade da Deusa.
19. Dentro desta coletânea também se encontrará a sacerdotisa guerreira, aquela cuja visão interior deve corresponder a uma realidade exterior: e por essa realidade ela batalhará.
20. Para muitas pessoas, a política é a única forma de poder, no entanto, o esoterismo — em seu sentido mais amplo — é uma forma de política interior, pois sem mudança interior não pode haver mudança exterior, e o esoterismo não se trata de exercer “poder sobre”, como Starhawk chama, mas de alinhamento com a sabedoria natural, com as correntes da terra, com a grande harmonia dos mundos criados e não criados.
21. As guerreiras da Mãe são muitas: algumas pessoas acham inaceitável ou inapropriado que as mulheres empunhem o poder da Deusa, mas, sem a coragem e a resistência de nossas irmãs através dos tempos, e mais particularmente nos últimos cem anos, não teríamos agora o lazer de exercer qualquer coisa como uma vocação sacerdotal, e seria bom ver as metades política e esotérica do feminismo unidas, trabalhando juntas para o fim comum da plena integração tanto da mulher quanto da Deusa dentro de nossa cultura — mas esse dia ainda não amanheceu.
22. Monica Sjöö expressa dúvidas sobre esse mesmo fator em seu capítulo, enfrentando realisticamente a perspectiva de que a adoção do poder ritual pelo feminismo radical é frequentemente desequilibrada e perigosa para a participante, e, verdadeiramente, sem orientação e treinamento adequados, as forças invocadas podem trazer repercussões horríveis sobre aquelas mulheres que não calcularam o custo do combate, sendo tais feridas sustentadas por nossas Amazonas e fúrias contemporâneas: as Erínias de nosso século que acampam em Greenham e em estações nucleares.
23. A luta de Greenham está representada no desafiador capítulo de Margaretta D'Arcy, e as questões urgentes de nosso século não irão embora ou serão convenientemente arrumadas pela Deusa, pois Ela impõe ação responsável sobre Suas filhas, exortando-as a resistir à complacência do rebanho, a falar alto e profeticamente nos acentos de Cassandra e das sibilas, e é bom que tais mulheres sejam encontradas entre nós, sendo sua voz frequentemente áspera em nossos ouvidos, mas fala urgente e desafiadoramente a todas nós.
24. Há muitos tipos de vocação, alguns mal tocados neste livro, mas, para todas as mulheres, a extensão em que padrões míticos ou arquetípicos recorrem em nossas vidas é frequentemente um fator revelador ao fixar uma vocação, e a natureza do trabalho esotérico e a escassez de bons professores deixa muitas pessoas confusas e frequentemente presas à autoilusão, tendo Vivienne Vernon-Jones apresentado sua própria jornada espiritual através da agência de Psiquê, enquanto eu escolhi escrever sobre minha experiência de uma forma da Deusa, a da Deusa britânica, Rhiannon.
25. Fazer bom uso de nosso mito interior é talvez uma das maneiras que as pessoas do século XX devem empregar na falta de treinamento formal, e isso pode parecer um conselho sem glamour, mas a espiritualidade já tem mais do que suficiente de suas próprias diversões cintilantes que levam à prática aparentemente segura do materialismo espiritual, onde o glamour esotérico pode governar nossas vidas, se deixarmos, enquanto permanecemos sob a impressão de que somos pessoas maravilhosas e espirituais, e o que todas precisamos mais em termos de treinamento é realidade.
26. As lições desafiadoras que a vida nos lança podem ser vistas como iniciações nos mistérios, e ansiar por iniciadores paramentados, rituais teatrais e cenários de vidas passadas está seriamente fora de linha com a mediação real da Deusa: estas são meramente fantasias.
27. Não passará despercebido que a Fellowship of Isis recebe bastante menção nestas páginas, e isso não é sem razão, pois, para muitas mulheres e homens em todo o mundo, a Fellowship realizou um grande trabalho ao reunir diversos grupos e indivíduos que compartilham um amor pela Deusa, e Olivia Robertson e seu irmão, Lawrence Durden-Robertson, inspiraram e guiaram muitas pessoas que buscam a Deusa, e muitas mulheres dentro desta coletânea foram ordenadas sacerdotisas na Fellowship of Isis, mantendo um vínculo caloroso com o templo-mãe na Irlanda.
28. Tais associações são raras enquanto escrevo, embora, antes que a Era Aquariana saia de sua infância, eu profetize que podemos ver muitos mais grupos federados e uma crescente rede de indivíduos dispersos que se reúnem para praticar e estudar, e tanto Diana Paxson quanto Naomi Ozaniec estão ativamente envolvidas em trazer um treinamento sacerdotal sólido para mulheres em busca de seu ministério espiritual, e essa grande busca, perseguida por mulheres em todo o mundo, deve eventualmente encontrar expressão, e as solitárias, as entusiastas, as ousadas, as cautelosas, a maravilhosa variedade de sibilas emergirá de suas cavernas separadas e começará a cantar uma canção que varrerá a terra, e então, mesmo os mais irregenerados ouvirão a voz da Deusa.
Suas Teias Tão Amplas
1. Muitas pessoas sábias no mundo olham para o ressurgimento da Deusa como um fator redentor, e a segunda vinda da Deusa entre nós — ou melhor, nosso reconhecimento de Sua existência contínua entre nós — trará muitos novos desafios e insights, não menos importante a imediatez de Sua presença como fonte de ajuda, sendo a religião da Deusa uma espiritualidade prática, não uma que mantém seus devotos à distância, e os velhos canais se desvalorizaram para mulheres que não têm tempo para teologia ou uma casta sacerdotal interventora.
2. O sacerdócio envisado neste livro não é baseado nas linhas hierárquicas das religiões ortodoxas, mas, em vez disso, é localizado no ambiente de cada mediadora, é acessível à comunidade em geral, e, para florescer, deve encontrar um papel relevante no mercado, e, é claro, muitas mulheres já estão operando como terapeutas profissionais, lidando com os problemas e crises de clientes, sem revelar o fato de que são inspiradas pela Deusa, que são sacerdotisas de Seu culto, já operando como mulheres medicinais, shamankas e curandeiras, trabalhando com sonhos, discernindo padrões significativos que são obscuros para o cliente, trazendo a sabedoria da Deusa para vidas que estão fragmentadas e desconexas.
3. A analista Esther Harding escreveu no início dos anos 1970 que hoje a deusa não é mais adorada, seus santuários estão perdidos na poeira das idades enquanto suas estátuas alinham as paredes dos museus, mas a lei ou poder do qual ela era apenas a personificação não diminuiu em sua força e potência vivificante, e a primeira parte dessa afirmação não é mais verdadeira; a última metade nunca deixou de ser, pois muitos santuários de quarto e templos de sala de estar existem em todo o mundo ocidental enquanto mulheres e homens buscam trazer a Deusa para suas casas e vidas, e a Deusa encontrou seu caminho para muitos corações e, no interregno entre a era clássica da sibila e o século XX, corações individuais foram seus únicos e vivos santuários.
4. Sempre haverá a necessidade de mediar a Deusa ritualmente para aqueles que são órfãos de Seu amor, e precisamos de templos onde as pessoas possam vir curar espíritos quebrados, onde a experiência direta da Deusa seja dada por mediadoras experientes de Seu poder, e esses templos estão lentamente sendo construídos, oferecendo ritos de passagem alternativos, rituais sazonais e encontros personalizados com a Deusa cuja energia para empoderar é unfamiliar para a maioria das pessoas que vivem neste século, e esse trabalho continua secretamente, muitas vezes sem referência ou associação com qualquer outra organização ou grupo, tal é o poder da Deusa de atuar como catalisador de mudança que leva apenas algumas mulheres individuais para girar a roda dos tempos.
5. Na veneração da Deusa, todas as pessoas são potencialmente Seus sacerdotes e sacerdotisas, cada casa um templo para Sua adoração, cada ocupação um ritual em Sua honra.
6. Todos os que buscam a Deusa e não sabem por onde começar podem seguir o conselho de Sophia no Livro Secreto de João gnóstico, onde Ela diz: “Siga sua raiz que sou eu mesma, a compassiva”, podendo-se ter certeza de que se encontrará Ela e se será sustentado por essa compaixão.
7. Que Seu amor venha aos vossos corações e vos traga à bem-aventurança.