1.3.1 Ápis

A. J. PERNETY. Fables egyptiennes et grecques.

Do Boi Ápis

1. O touro sagrado chamado Ápis, mencionado por todos os historiadores do Egito, era substituído após sua morte e magnífico sepultamento por outro semelhante, buscado por sacerdotes designados, cessando o luto do povo quando encontrado, sendo então alimentado por quarenta dias na cidade do Nilo, levado num navio coberto com aposento dourado até Mênfis com honras divinas e instalado no templo de Vulcano, período em que somente as mulheres podiam vê-lo, devendo o animal ser, segundo Estrabão e Plínio, negro com uma única marca branca em forma de crescente lunar na fronte ou num dos flancos, e, segundo Heródoto, que o identifica ao Épafo dos gregos, concebido pelo trovão, todo negro, com marca quadrada na fronte, figura de águia no dorso, de escaravelho no palato e pelos duplos na cauda.

2. Pompônio Mela e Eliano concordam com Heródoto quanto à concepção de Ápis, afirmando este último que os egípcios negam sua origem a partir de Io, filha de Ínaco, como pretendem os gregos, por ser o Épafo grego muitos séculos posterior, e o veneram como grande deus concebido de uma vaca pela impressão do raio, sendo o touro alimentado durante quatro anos e depois conduzido em grande solenidade à fonte dos sacerdotes, onde era afogado e em seguida sepultado num túmulo magnífico.

3. Os egípcios construíam em Mênfis palácios soberbos e aposentos magníficos para abrigar o touro sagrado, cercado de cuidados pelos sacerdotes e de veneração pelo povo, culto ainda vigente no tempo de Diodoro e de grande antiguidade, como prova o bezerro de ouro fabricado pelos israelitas no deserto ao sair do Egito com a inclinação à idolatria egípcia, muitos séculos antes de Diodoro, contemporâneo de Júlio César, ter visitado o Egito sob Ptolomeu Auletes, cerca de 55 anos antes de Cristo.

4. Os egípcios da época de Diodoro provavelmente ignoravam a verdadeira origem do culto a Ápis, pois uns o atribuíam à passagem da alma de Osíris para o corpo do animal e deste para seus sucessores, e outros à história de um certo Ápis que reunira os membros dispersos de Osíris num boi de madeira coberto com pele branca de boi, enquanto os sacerdotes conservavam, inclusive por escrito, uma tradição secreta que, por juramento inviolável, não revelavam nem ao povo nem aos estrangeiros, e foram essas razões populares e fabulosas que lançaram o ridículo sobre o culto egípcio aos animais, absurdidade incompatível com o povo reputado o mais sábio e engenhoso, fonte de toda a filosofia grega, e com a grandeza de Hermes Trismegisto, seu inventor, que só o teria instituído com intenções ulteriores reservadas aos sacerdotes, confiando que a instrução sobre o verdadeiro Deus bastaria para preservar o povo da idolatria, embora nenhuma religião esteja isenta das superstições que as práticas populares nela introduzem.

5. O segredo confiado aos sacerdotes egípcios não tinha por objeto o culto do verdadeiro Deus, e o culto dos animais dependia desse segredo, guardado inviolavelmente sob pena de morte e pelo conhecimento das funestas consequências de sua divulgação, de modo que o povo e os historiadores não iniciados, como Diodoro e Horapolo, só podiam oferecer razões frívolas e fabulosas, através das quais transparecem apenas alguns raios de luz escapados aos sacerdotes, cabendo, portanto, considerar apenas o simples relato dos fatos e buscar uma base comum à qual os animais e as cerimônias de seu culto se refiram em sua instituição primitiva, base que é a filosofia hermética, sendo o objeto desse culto a matéria da arte sacerdotal e as cores que nela surgem durante as operações, indicadas pela natureza dos animais e pelas cerimônias observadas.

6. O touro negro com marca branca em forma de crescente na fronte ou num flanco, concebido pela impressão do raio, designa com perfeição a matéria da arte hermética, que segundo Haimon se engendra entre o raio e o trovão, sendo o negro o sinal indubitável da verdadeira matéria, por ser a cor negra o começo e a chave da obra, e a marca branca em crescente o hieróglifo da cor branca que sucede à negra e que os filósofos chamaram Lua.

7. Por suas duas cores o touro se relacionava com o Sol e a Lua, que a Tábua de Esmeralda de Hermes declara pai e mãe da matéria, razão pela qual, segundo Porfírio, os egípcios o consagraram a ambos os astros pelos caracteres de suas cores negra e branca e pelo escaravelho na língua, sendo Ápis mais particularmente símbolo da Lua tanto pelos chifres que figuram o crescente quanto porque a Lua, fora da fase cheia, apresenta sempre uma parte tenebrosa, indicada pelo negro, e outra branca e resplandecente, indicada pela marca em crescente.

8. Além dessas razões, os sacerdotes escolheram o touro porque o Sol produz a matéria, a Lua a engendra e a terra é a matriz que a nutre e a fornece como as demais coisas necessárias à vida, sendo o boi o animal mais útil ao homem por sua força, docilidade e trabalho na agricultura, alegoria constantemente usada pelos filósofos para exprimir as operações herméticas, motivo pelo qual se dizia que Ísis e Osíris haviam inventado a agricultura e eram símbolos do Sol e da Lua, convindo bem ao boi a representação de Osíris, cujo nome significa fogo oculto, princípio que anima a Natureza e gera a vida dos mistos, já que, segundo Abenéfi, os egípcios julgavam que o gênio e a alma do mundo habitavam no boi e que todas as marcas de Ápis eram caracteres simbólicos da Natureza, e, segundo Eusébio, nele reconheciam muitas propriedades solares.

9. O culto a Ápis não era um culto de latria ou verdadeira adoração, mas uma veneração relativa, semelhante às cerimônias das festas públicas ou ao incenso oferecido a pessoas vivas e às efígies de seus túmulos, e os sacerdotes tinham para instituí-lo, em primeiro lugar, a intenção de render graças ao Criador pela concessão especial do conhecimento da arte sacerdotal e de associar a esse agradecimento o povo, que dela se beneficiava sem saber, apresentando-lhe, por ser conduzido sobretudo pelos sentidos e incapaz de ver a Deus, o animal mais útil e necessário como objeto sensível que lhe recordasse o Criador e seus benefícios, sobretudo nos dias de festa, pois esses sacerdotes, mestres dos filósofos consagrados como sábios por excelência, eram sensatos demais para crer literalmente nas fábulas de Osíris, Ísis, Hórus e Tífon ou prestar culto extravagante a animais, conforme atestam Hermes, Jâmblico, Plotino, Heródoto, Diodoro e Plutarco, devendo-se desconfiar dos autores gregos e latinos pouco instruídos nos mistérios ocultados aos profanos.

10. A segunda razão é que, não podendo o segredo da arte sacerdotal ser comunicado sem prévia prova da discrição e prudência dos candidatos, os jovens sacerdotes, tendo sempre diante dos olhos esses hieróglifos, sentiam despertar a curiosidade e eram estimulados a investigar seu significado durante os sete anos de noviciado, recebendo instruções e exercitando-se sobre o que os animais representavam, a fim de dominar perfeitamente a teoria antes de se dedicar à prática.

11. Era preciso também considerar o povo, que não se queria instruir no fundo do mistério, empregando explicações fingidas porém verossímeis que o impedissem de suspeitar a verdade, sem o que os sacerdotes não poderiam guardar tranquilamente um segredo cuja vantagem o povo teria percebido, e as ideias religiosas que este depois lhe acomodou tornaram-se freio à sua própria curiosidade, de modo que mesmo o fogo perpetuamente mantido no templo de Vulcano, que poderia excitá-la, era desviado de seu verdadeiro objeto pelas explicações simuladas e fábulas alegóricas difundidas a seu respeito.

12. A matéria da arte filosófica era designada por Osíris e Ísis, cujo símbolo hieroglífico era o touro, no qual se dizia terem passado as almas desses deuses após a morte, o que lhe valia o nome de Serápis e as mesmas honras prestadas a Osíris e Ísis.

13. Os gregos, instruídos pelos egípcios, também representaram a matéria filosófica por um ou vários touros, como no Minotauro encerrado no labirinto de Creta e vencido por Teseu com o fio de Ariadne, nos bois que Hércules tomou de Gerião, nos de Áugias, nos bois do Sol que pastavam na Trinácria, nos que Mercúrio roubou e nos touros que Jasão teve de jungir para conquistar o Velocino de Ouro, sem que todos fossem negros e brancos como Ápis, pois os de Gerião eram vermelhos, já que à cor negra e à branca sucede na obra também a vermelha, circunstâncias igualmente expressas pelas velas negras do navio de Teseu mesmo após a vitória sobre o Minotauro e pelas de Ulisses, negras na partida para devolver Criseida ao pai e brancas no retorno, por serem bem diferentes as duas situações.

14. Ápis devia ser um touro jovem, sadio e vigoroso porque a matéria deve ser escolhida fresca, nova, crua e em pleno vigor, como recomenda Haimon, e era mantido apenas quatro anos no templo de Vulcano antes de ser afogado na fonte dos sacerdotes e substituído por outro semelhante, porque, concluída a primeira obra no forno filosófico, deve-se começar a segunda semelhante à primeira, sendo o templo de Vulcano, onde ardia um fogo perpétuo, o forno secreto dos filósofos chamado Atanor, cujo fogo, segundo Filaleto, Raimundo Lúlio, Arnaldo de Vilanova e todos os filósofos, não pode extinguir-se um só instante sem que a obra se perca, como o pinto morre se os ovos chocados esfriarem por um momento, enquanto os quatro anos de manutenção de Ápis indicam as quatro estações filosóficas e as quatro cores principais de cada obra, mantendo os filósofos o mesmo mistério quanto à duração de cada disposição e ao motivo de afogar o touro no quinto ano.

15. Assim como o touro simbolizava o caos filosófico, os demais animais significavam as diferentes qualidades da matéria, como fixidez, volatilidade, ponticidade, virtude resolutiva e devoradora, cores variadas conforme os progressos da obra e propriedades relativas aos elementos, e o povo, vendo-os esculpidos ou pintados junto a Osíris, Ápis, Ísis, Tífon e Hórus, passou do respeito relativo a esses supostos deuses a um culto particular a cada animal, estendendo-o do boi ao carneiro, ao leão e aos demais segundo suas afeições, superstição que, crescendo às ocultas e enraizando-se ao ponto de quase não poder ser destruída, os sucessores de Hermès procuraram desfazer, como mostram a resposta do sumo sacerdote a Alexandre e as instruções dadas aos gregos e outras nações, mas com circunspecção, pois esclarecer, por exemplo, que a expedição de Osíris e seus ensinamentos agrícolas se referiam ao cultivo de um campo muito diferente das terras comuns obrigaria a revelar, contra o juramento, que esse campo era a terra folhada dos filósofos onde, segundo todos os adeptos, se deve semear o ouro, emblema da oitava chave de Basílio Valentim, no mesmo sentido em que os gregos falavam de Ceres, Triptólemo e Dioniso.

16. Esse erro popular acerca dos animais conduziu insensivelmente aos cultos ridículos censurados aos egípcios, pois a ignorância tomou o símbolo pela realidade e, de superstição em superstição, o mal cresceu e contaminou quase todo o mundo, escolhendo cada cidade um deus a seu gosto e tomando-lhe o nome como se dele proviesse sua fundação, como Bubástis do boi, Leontópolis do leão e Licópolis do lobo, adorando, segundo Estrabão, os saítas e tebanos o boi, os latopolitanos o peixe lato do Nilo, os licopolitanos o lobo, os hermopolitanos o cinocéfalo, os babilônios a baleia, os tebanos também a águia, os mendésios o bode e a cabra e os atribitas o rato e a aranha, bastando examinar alguns deles, como o cão, o lobo, o gato, o bode, o icnêumon, o cinocéfalo, o crocodilo, a águia, o gavião e o íbis, para julgar os demais.