A colaboração de Julius Evola com figuras do esoterismo italiano no final dos anos 1920, ao formar o Grupo UR, ocupa lugar central em sua obra e guarda relação direta com dois de seus principais livros.
Revolta contra o Mundo Moderno e A Tradição Hermética têm seus núcleos em monografias publicadas pelo UR.
As experiências do grupo esclarecem precedentes, limites e resultados do empreendimento coletivo.
Os periódicos Atanòr (1924) e Ignis (1925), editados por Arturo Reghini, são antecedentes diretos do Grupo UR e trataram temas esotéricos com rigor científico incomum ao ambiente espiritualista da época.
Os temas abrangeram pitagorismo, tantrismo, Cabala e documentos secretos do julgamento de Cagliostro.
Os escritos de René Guénon, incluindo L'ésotérisme de Dante e Le roi du monde (traduzido por Reghini), foram publicados na Itália antes de saírem na França.
Entre os colaboradores de Reghini figuravam Aniceto Del Massa, Giulio Parise (pseudônimo “Luce”) e Julius Evola.
Evola, então com vinte e seis anos, contribuiu para Atanòr com um longo ensaio sobre La potenza come valore metafisico, incorporado depois em L'uomo come potenza (1926), e publicou em Ignis textos sobre Steiner, sobre “o feminino” e a conferência “Dionísio”.
Evola já tinha em seu crédito os Saggi sull'idealismo magico (1925) e contribuições a periódicos como Ultra, Bilychnis e Idealismo Realistico.
A Teoria dell'Individuo Assoluto estava provavelmente concluída desde 1924, publicada em dois volumes por Bocca em 1927 e 1930.
Entre os colaboradores de Ultra estavam Arturo Onofri e o antroposofista Giovanni Colazza, futuros membros do Grupo UR.
No romance Amo, dunque sono (1927), de Sibilla Aleramo, é possível rastrear os círculos esotéricos da época, com Evola retratado como Bruno Tellegra e Giulio Parise como o herói-amante “Luciano”, que ambicionava tornar-se mago.
Aleramo descreveu Evola como figura sinistra, quase luciferina, fria e perversa.
“Luciano” (Parise) é apresentado como discípulo fervoroso de Arturo Reghini, com quem passou um verão em uma torre em Scalea, no Tirreno setentrional.
A torre pertencia ao misterioso Mestre que iniciou Reghini no pitagorismo e estava na origem de sua missão no círculo interno da Maçonaria italiana.
O material publicado em Ignis tinha valor mais do que especulativo, como evidenciam os escritos de “Luce” sobre o Opus magicum, mas ainda faltavam bases para um verdadeiro esforço coletivo.
O Grupo UR foi formado por Evola, provavelmente encorajado por Reghini, com o objetivo de reunir as tendências anteriores com ênfase em seus aspectos práticos e experimentais.
A sede era em Roma, com atividades iniciadas no começo de 1927.
A direção alternava entre Reghini e Evola, os membros de maior capacidade mágica.
Surgiram grupos dependentes em outras cidades; um deles, em Gênova, existiu de fins de 1927 a 1929 e era composto por cinco pessoas cujos nomes se perderam.
As “cadeias mágicas” formadas pelo grupo combinavam o estudo e a interpretação de textos antigos com a criação e a recuperação de forças sutis destinadas a sustentar a atividade coletiva.
Do trabalho coletivo nasceu o periódico Ur, publicação mensal de monografias baseadas em experiências e estudos dos membros, cujo primeiro número saiu no final de janeiro de 1927, com dez edições naquele ano.
Ao fim de cada ano, as monografias seriam reunidas em volumes encadernados.
A publicação era seguida com atenção por círculos variados, de trabalhadores rurais isolados a políticos famosos e professores universitários.
Em 1927, Ur se definia como “revista com indicações para uma ciência do Eu”, mas no primeiro número de 1928 passou a incluir na direção P. Negri (Reghini) e G. Parise, sinalizando uma tentativa de disputar o controle do periódico.
A direção e responsabilidade pelo periódico permaneceram sempre de Julius Evola.
Em 1928 foram publicados oito números, incluindo comentários críticos sobre publicações esotéricas contemporâneas.
Ur sofreu pesados ataques clericais em 1928, decorrentes de artigos polêmicos de Evola sobre fascismo e catolicismo e da publicação de Imperialismo pagano.
Entre os acusadores estava Giovanni Battista Montini, futuro Papa Paulo VI, que nas páginas de Studium acusou os “magos” reunidos em torno de Evola de abuso de pensamento e de palavra, aberrações retóricas e obras supersticiosas de magia.
Em outubro de 1928, Reghini e Parise tentaram expulsar Evola da direção do grupo e do periódico, fracassando na empreitada, o que sinalizou o fim do período operativo do círculo mágico romano.
A contracapa do número de outubro de 1928 afirmou a unidade absoluta de direção sob o único diretor responsável, Julius Evola.
Seguiu-se uma polêmica jornalística entre Evola e Reghini, acompanhada de ações recíprocas por difamação e plágio, que acabaram por se dissipar.
Reghini reviveu seu antigo Ignis para a ocasião, mas apenas um número saiu, em janeiro de 1929.
No terceiro e último ano de existência, o periódico do Grupo UR passou a chamar-se Krur, com o grupo editorial formado por Evola, P. Negri e G. Parise dissolvido, mas com Evola continuando a publicar com os demais colaboradores sob pseudônimos.
Os colaboradores respondiam diretamente a Evola e usavam os pseudônimos Ea, Abraxa, Iagla, Leo, Tikaipôs, Oso e Krur.
A propriedade exclusiva do novo periódico era de Evola.
Krur anunciou novos projetos, vinculando-se a um movimento mais amplo que articulava a obra filosófica de Evola a um impulso de renovação nacional com valores espirituais, gibelinos, heroicos e de imperialismo anti-europeu.
Oito números de Krur foram publicados e, no último (dezembro de 1929), anunciou-se a transformação do grupo e do periódico para uma atuação em campo mais vasto.
As tarefas relativas ao domínio técnico do esoterismo foram consideradas cumpridas após três anos.
Em 1930, Krur ressurgiria como revista bimensal de combate, crítica, afirmação e negação, com o título La Torre (A Torre), mantendo o ponto de vista heroico-mágico como referência.
O que havia sido adquirido no plano esotérico da magia operativa foi integrado, segundo a visão de Evola, a um quadro existencial-político, abrindo desenvolvimentos nas atividades seguintes de Evola.
As monografias publicadas ao longo de três anos foram gradualmente organizadas sob o título coletivo Introduzione alla Magia quale scienza dell'Io e reunidas em volumes pelos assinantes, constituindo a primeira edição da obra.
A editora romana Bocca reimprimiu os dois primeiros volumes em agosto e setembro de 1955 e o terceiro em maio de 1956, todos revisados, corrigidos e ampliados pelo próprio Evola.
Em 1971, Edizioni Mediterranee relançou a obra com novas revisões de Evola, incluindo uma edição de luxo de 210 exemplares encadernados em meia-couro e ouro, com o título simplificado Introduzione alla Magia.
Em 1985 saiu a tradução alemã do primeiro volume (Magie als Wissenschaft vom Ich) e em 1997 o segundo volume (Schritte zur Initiation), ambos traduzidos por H. T. Hansen, pela Ansata-Verlag de Interlaken.
Nas edições originais de 1927-1929 foram serializados escritos de Evola que se tornaram núcleos de obras posteriores importantes.
O ensaio La tradizione ermetica foi serializado nos números 5 a 12 de Krur e publicado como livro pela Laterza em 1931 e 1948, com reedição pela Edizioni Mediterranee em 1971.
L'Aurora dell'Occidente, publicado nos números 3 e 4 de Krur, tornou-se núcleo de seção essencial de Rivolta contra il mondo moderno (primeira edição 1934).
Ensaios críticos sobre o espiritualismo moderno foram provavelmente reelaborados por Evola para Maschera e volto dello spiritualismo contemporaneo (1932, com reedições em 1949 e 1971).
Na edição de 1955-1956, seções suprimidas deram lugar a novos textos, incluindo contribuições de Evola, Massimo Scaligero (“Massimo”) e René Guénon (sob o pseudônimo “Agnostus”).
Em conformidade com o costume tradicional das organizações esotéricas, os autores das monografias de Ur permaneceram anônimos, usando nomes simbólicos, pois seus eus individuais nada valiam em si, sendo tudo o que ofereciam reflexo de um ensinamento coletivo e objetivo.
Os pseudônimos incluíam “Luce”, “Abraxas”, “Havismat”, “Oso”, “Arvo”, “Taurulus”, entre outros.
Após o falecimento de quase todos os protagonistas da época, tornou-se possível identificar a maior parte dos membros por meio de pesquisa.
Evola é atribuído como autor das passagens não assinadas, das notas, prefácios, introduções e revisões formais, além dos textos assinados “Ea” (por ele explicitamente reconhecidos), bem como provavelmente dos artigos assinados “Agarda”, “Iagla” e ao menos parte dos assinados “Arvo”.
Guido De Giorgio (1890-1957), o “Havismat” islâmico-católico, foi um dos mais próximos amigos e colaboradores de Evola, exercendo sobre ele forte influência pelas suas concepções excepcionalmente enérgicas e dramáticas da Tradição.
Guénon também o apreciava, como se vê na correspondência entre os dois publicada recentemente.
Nicola Moscardelli, escritor e filósofo católico, contribuiu com textos assinados “Sirius” no volume I e “Sirio” no volume II.
No campo pitagórico-maçônico, destacaram-se Arturo Reghini (“Pietro Negri”), Giulio Parise (“Luce”) e Aniceto Del Massa (1898-1976), crítico de arte e estudioso das ciências tradicionais.
Del Massa colaborou em Krur sob o nome “Sagittario” e também escreveu para o Ignis de Reghini em sua única edição de 1929.
A escola de Rudolf Steiner, conhecida como Antroposofia, foi a que mais colaboradores e influências forneceu ao Grupo UR, tendência provavelmente encorajada pelos encontros no salão da Baronesa Emmelina De Renzis, guardiã dos escritos húngaros originais de Steiner e primeira a introduzir Steiner na Itália.
O poeta Arturo Onofri assinou suas monografias para Ur como “Oso”.
Girolamo Comi, outro poeta, assinou-se “Gic” e mais tarde assumiu posição progressivamente mais católica.
Giovanni Colazza (“Leo”) foi o mais importante dos colaboradores antroposóficos de Ur, tendo desempenhado papel essencial no ocultismo italiano da primeira metade do século XX.
O duque Giovanni Antonio Colonna di Cesarò (1878-1940), figura política de destaque, aparentemente colaborou para Ur sob o nome “Arvo”, embora alguns identifiquem esse pseudônimo com Evola.
Di Cesarò era filho da Baronesa Emmelina De Renzis e era relacionado ao estadista Sidney Sonnino.
Fundou o partido Social Democracia, que em fevereiro de 1922 contava com quarenta e um parlamentares, foi Ministro dos Correios no primeiro governo Mussolini e liderou um dos últimos movimentos antifascistas na Itália pelas páginas de Lo Stato Democratico.
Em 1938, dois anos antes de sua morte, Di Cesarò publicou Il “Mistero” delle origini di Roma, obra que mostra influência de Steiner e traços do pensamento de Evola, bem como recordações dos trabalhos do Grupo UR.
Evola homenageou a publicação com longo ensaio no número de fevereiro de 1939 de La Vita Italiana, apreciando seus princípios metodológicos mas tomando distância das teorias fundamentais da escola steinerianas.
O elemento “kremmerziano”, de participação quantitativamente reduzida mas altamente qualificada, foi inspirado na escola de iniciação esotérica Myriam, fundada por Giuliano Kremmerz (1861-1930), com uma academia ativa em Roma desde 1926 chamada Accademia Virgiliana.
Ercole Quadrelli forneceu material a Evola, que o reelaborou para publicação em Ur e Krur sob o pseudônimo “Abraxas”.
Textos diretos e não revisados de Quadrelli, notavelmente seu comentário dos Versi Aurei de Pitágoras, foram publicados sob o pseudônimo “Tikaipôs”.
Evola manteve contato pessoal direto com o alquimista hindu C. S. Narayânaswami Aiyar Shiyali, autor de monografia incluída no terceiro volume sobre a transmutação do homem e dos metais.
Domenico Rudatis (1898-1994), que assinou “Rud”, escreveu sobre uma experiência alpina em sintonia com as sensibilidades de Evola e colaborou em atividades editoriais posteriores promovidas por Evola.
Corallo Reginelli (1905 ou 1906 - após 1996) assinou-se “Taurulus” nas Experiências relatadas no terceiro volume e manteve intensa troca de cartas até sua morte.
Emilio Servadio (1904-1995), fundador da Sociedade Italiana de Psicanálise (1932), escritor, poeta e pioneiro da pesquisa parapsicológica, teve sua participação no Grupo UR inicialmente negada por ele mesmo, sendo depois afirmada com ênfase.
A primeira tarefa do Grupo UR foi conferir à palavra magia uma conotação ativa e funcional próxima à definição de Roger Bacon de metafísica prática, afastada do espiritismo vulgar, da Teosofia pseudo-humanitária e das formas inferiores de ocultismo.
A inspiração de Kremmerz definia a magia como série de teoremas demonstráveis e experiências de efeitos concretos, dividida em Natural e Divina.
A Magia Natural estudava os fenômenos devidos às qualidades ocultas do organismo humano; a Divina dedicava-se a preparar a ascensão espiritual do iniciado para uma relação com naturezas superiores invisíveis ao vulgo.
O ponto em que a Magia Natural termina e a Divina começa é muito difícil de determinar, e ambas frequentemente avançam em paralelo.
O ponto de partida para o homem moderno era a necessidade de dissipar a névoa da realidade cotidiana para abrir caminho a uma nova dimensão existencial, por meio de um processo mágico interno que levasse a uma “mudança de estado” coincidente com o opus transformationis alquímico.
Os conteúdos dos três volumes de Introdução à Magia dividem-se em quatro categorias: doutrina esotérica e cultura, prática com relatos de experiências vividas, publicação ou tradução de textos esotéricos clássicos ou raros, e doutrinas reconhecidas colocadas em contexto apropriado.
No primeiro volume destacam-se as contribuições de “Luce” sobre o Opus Magicum (Concentração, Silêncio, Fogo, Perfumes) e de “Alba” sobre o sentido mágico da natureza.
A monografia de “Abraxas” sobre o Conhecimento das Águas e o texto de “Ea” sobre a Visão Mágica da Vida sintetizam o significado da ação mágica.
Entre os documentos do primeiro volume figuram a tradução do Ritual Mitríaco do Grande Papiro Mágico de Paris, o tratado De Pharmaco Catholico e extratos de De Mysteriis (atribuído a Jâmblico), do Majjhima-nikâjo budista e do Bde-MiChog-Tantra tibetano.
No segundo volume destacam-se estudos de “Pietro Negri” sobre a Tradição Ocidental e a linguagem secreta dos Fedeli d'amore, além de contribuições de Evola sobre esoterismo e ética, consciência iniciática além do túmulo e metafísica da dor e da doença.
A monografia de “Arvo” sobre a Tradição Hiperbórea gerou desdobramentos interessantes.
Entre os textos anônimos sobre prática, os mais notáveis são Ensinamentos da Cadeia, O “Duplo” e a Consciência Solar, e Dissociação das Misturas.
Os documentos do segundo volume incluem a tradução anotada do Turba Philosophorum, a versão dos Versos Áureos de Pitágoras por “Tikaipôs” e três cantos do asceta tibetano Milarepa.
O terceiro volume, mais rico em fontes do que em doutrinas práticas, inclui escritos de Evola sobre Aristocracia e o Ideal Iniciático e sobre o Simbolismo do Ano, e textos de “Arvo” sobre aritmética oracular.
Na seção de Prática figuram as Experiências de “Taurulus”, a Magia da Vitória de “Abraxas” e o relato do alquimista hindu Narayânaswami.
Entre os documentos notáveis estão passagens da Clavis Philosophicae Chemisticae de Gherard Dorn, das Enéadas de Plotino, e trechos das obras de Kremmerz e Crowley.
Em Ur e Krur iniciou-se uma crítica construtiva das obras de René Guénon mais abertas à análise, entre elas La crise du monde moderne e Autorité spirituelle et pouvoir temporel.
Evola publicou edição italiana de La crise du monde moderne em 1937 (segunda edição em 1953; terceira pela Edizioni Mediterranee em 1972).
Guénon apreciava a honestidade e o rigor intelectual de Evola; os dois mantiveram intensa correspondência de 1927 até suas mortes.
Juntos colaboraram na coluna “Diorama Filosófico” do diário Il Regime Fascista, com ao menos vinte e seis artigos entre 1934 e 1940.
As tentativas do círculo interno do Grupo UR de revitalizar as raízes esotéricas e os processos iniciáticos da Tradição romana merecem pesquisa mais aprofundada.
Contribuíram para isso Reghini, seguidores de Steiner e o próprio Evola, especialmente no texto Sul “sacro” nella tradizione romana do terceiro volume.
Um relato intrigante no último capítulo do terceiro volume, assinado pelo misterioso “Ekatlos”, descreve traços de uma antiga cadeia iniciática na região de Roma e sua tentativa frustrada de exercer influência retificadora no âmbito do movimento fascista em seus primeiros anos de poder.
O objetivo da “cadeia” do Grupo UR, além de despertar uma força superior para apoiar o trabalho individual de cada membro, era agir sobre o corpo psíquico coletivo em formação e conectá-lo a uma influência genuína superior, com a possibilidade de trabalhar nos bastidores para afetar as forças prevalentes no ambiente geral.
Essa tentativa não alcançou o sucesso esperado.
As monografias de Introdução à Magia oferecem material inestimável para os que tenham intenção e capacidade de repetir as experiências do UR e, se possível, superar seus resultados, mas sempre com o risco de que forças incontroladas prevaleçam quando a capacidade de contê-las e transformá-las é fraca.
Esse risco concretizou-se ao menos duas vezes na Itália nos últimos trinta anos, em grupos ou comunidades que pretenderam retomar a missão do UR e produziram resultados negativos e forças negativas descontroladas.
Os tratados de Introdução à Magia não são destinados ao grande público, mas a um pequeno número de pessoas qualificadas que já compreendam o sentido preciso das noções expostas pelo Grupo UR.