PEARCE, Joseph; MURRAY, Jef (ORGS.). Frodo’s journey: discovering the hidden meaning of The Lord of the Rings. Charlotte, North Carolina: Saint Benedict Press, 2015.
QUEM QUIS QUE FRODO TIVESSE O ANEL?
1. Este mundo tem algum propósito, e, se há propósito, há uma pessoa, pois a vida se apresenta antes de tudo como uma história, e, se há uma história, há um contador de histórias, conforme G. K. Chesterton.
2. Algo mais estava em ação, além de qualquer desígnio do fabricante do Anel, de modo que Bilbo estava destinado a encontrar o Anel, e não por seu fabricante, e por conseguinte Frodo estava destinado a possuí-lo, pensamento que pode ser encorajador, segundo Gandalf.
3. Não se pode realmente supor que todas as aventuras e fugas foram conduzidas por mera sorte, como adverte Gandalf.
4. Ao revelar a Frodo o poder e a história do Anel, Gandalf explica que ele não é objeto inanimado, mas animado por uma vontade maliciosa, que cuida de si e trai quem o possui, como traiu Gollum, de quem não foi perdido por descuido, mas escorregou traiçoeiramente, sendo então encontrado por Bilbo, que pôs a mão sobre ele às cegas, no escuro, o acontecimento mais estranho de toda a história do Anel até então, já que havia mais de um poder em ação e o Anel tentava voltar ao seu senhor, movido pela vontade de Sauron que o atraía, escapando da mão de Isildur e traindo-o, apanhando Déagol, que foi assassinado, e fugindo de Gollum, a quem havia devorado, para ser achado aos tropeços por Bilbo Bolseiro, a pessoa mais improvável que se possa imaginar, por trás do que havia algo mais em ação, além de qualquer desígnio do fabricante do Anel, de modo que Bilbo estava destinado a encontrá-lo, e Frodo a possuí-lo, pensamento que pode ser encorajador.
5. É sombriamente irônico que essas palavras de Gandalf, das mais importantes de toda a história, costumem ser ignoradas pelos que se recusam a ver o aspecto fundamentalmente religioso da obra-prima de Tolkien, como se a passagem crucial tivesse escorregado da mente dos críticos tão habilmente e magicamente quanto o Anel dos dedos de Isildur e de Gollum, e, em sua cegueira, voluntária ou não, os críticos traíram o texto tão certamente quanto o Anel traiu seus possuidores.
6. Os críticos não têm dificuldade em compreender a exposição do poder sobrenatural do Anel e de seu senhor demoníaco, mas há mais de um poder em ação, pois, além da vontade maliciosa de Sauron e de sua presença malévola no Anel, existe algo mais, além de qualquer desígnio do fabricante, que os críticos relutam em ver ou reconhecer, algo que quis que Bilbo encontrasse o Anel, e a ênfase posta por Gandalf na palavra destinado indica que esse algo mais faz as coisas acontecerem com intenção, assim como Tolkien, ao fazer Gandalf enfatizá-la, quer que o leitor perceba que esse algo pretendia que Bilbo tropeçasse no Anel no escuro, não sendo possível dizê-lo de modo mais claro, embora, como observou Chesterton sobre os críticos que sempre leem mal suas ficções, quando se faz o ponto de uma história sobressair como um espigão, eles vão cuidadosamente empalar-se em outra coisa.
7. O fato de Bilbo estar destinado a encontrar o Anel e Frodo a possuí-lo é um pensamento encorajador porque esse algo mais é um poder sobrenatural benigno com planos próprios para o Anel, além de qualquer desígnio de seu fabricante, e esse algo mais é evidentemente Deus, sendo a Providência aquilo que Deus quer que aconteça, presença de Deus apenas velada e manifesta em sua Providência que faz de O Senhor dos Anéis uma obra fundamentalmente religiosa, enquanto o que a torna especificamente católica é a relação entre Providência e livre-arbítrio.
8. Embora Deus quisesse que Bilbo encontrasse o Anel e Frodo o possuísse, não força nenhum dos hobbits a agir de modo que subjugue sua liberdade, pois o impulso da Providência oferece-lhes a oportunidade de fazer boas escolhas morais com boas consequências morais, sem obrigá-los a fazê-las, ficando livres para escolher bem, movidos pela graça, ou mal, tentados pelo orgulho, interação mística entre Providência e livre-arbítrio que fornece a dinâmica especificamente católica que impulsiona a narrativa, como ilustra outro diálogo importante entre Gandalf e Frodo.
9. Frodo lamenta que Bilbo não tenha apunhalado a vil criatura Gollum quando teve a oportunidade.
10. Gandalf responde que foi justamente a Piedade que deteve a mão de Bilbo, a Piedade e a Misericórdia de não ferir sem necessidade, e que ele foi bem recompensado, pois sofreu tão pouco dano do mal e acabou escapando por ter começado assim sua posse do Anel, com Piedade.
11. A interação entre Providência e livre-arbítrio aparece aqui com clareza, pois a piedade e a misericórdia, realçadas com maiúsculas, são escolhas morais feitas livremente por Bilbo, cuja consequência positiva é ser bem recompensado com a proteção que a virtude oferece contra o poder maligno do Anel, e o fato de o ato virtuoso ser recompensado sugere a presença de alguém que recompensa os virtuosos protegendo-os do mal.
12. Gandalf, misticamente sintonizado com a interação entre livre-arbítrio e Providência, pressente profeticamente que a escolha virtuosa de Bilbo ao poupar Gollum quando poderia tê-lo matado terá grandes consequências providenciais, pois, embora tenha pouca esperança de que Gollum possa ser curado antes de morrer, há uma chance, e ele está ligado ao destino do Anel, de modo que seu coração lhe diz que Gollum ainda tem um papel a desempenhar, para o bem ou para o mal, antes do fim, e, quando este chegar, a piedade de Bilbo poderá decidir o destino de muitos, não menos o de Frodo.