Amores celtas

MARKALE, Jean. Amours celtes: Du mythe à l'histoire. Paris: Éditions Pygmalion / Gérard Watelet, 1988.

Preâmbulo

1. A sexualidade é um dos maiores mistérios da vida existencial e não se justifica, mesmo quando seu funcionamento é analisado cientificamente nos reinos animal e vegetal, apresentando-se em si como um absurdo, pois não se explica por que os seres vivos estão divididos em dois gêneros contrários, macho e fêmea, nem por que sua conjunção é necessária à propagação da espécie, e, como a ciência recusa o princípio de finalidade e a causa primeira da sexualidade escapa a toda explicação racional, resta apenas constatar um certo número de realidades incontornáveis.

2. Os seres vivos mais primitivos, unicelulares ou protozoários, não conhecem diferença sexual e se reproduzem por desdobramento, as ostras mudam de sexo segundo as condições climáticas, os caracóis e certos vegetais são ao mesmo tempo machos e fêmeas, o feto humano é de início sexualmente indiferenciado e só adquire um ou outro gênero por uma misteriosa metamorfose, e os hermafroditas, considerados monstros, só pendem para um lado por intervenção cirúrgica, constatações que adensam a névoa em torno do problema da sexualidade.

3. Incapaz a ciência de responder quanto à causa e à finalidade desse fenômeno natural, convém recorrer à tradição, memória da humanidade transmitida desde a aurora dos tempos em textos cosmológicos, teológicos e mitológicos, que talvez conserve sob forma simbólica e alterada fragmentos de uma realidade anterior, sendo inevitável o Gênesis hebraico, que, embora truncado, condensado, reescrito e deformado, permanece um dos mais antigos testemunhos dessa memória.

4. O texto bíblico afirma que Iahweh Adonai criou o existente humano à sua imagem, macho e fêmea, isto é, andrógino, o que permite deduzir que o Criador é ele próprio andrógino, e só depois o desdobra, tirando da costela de Adão a primeira mulher, Eva, se se omite a misteriosa Lilith, mãe ou companheira de Adão segundo certas tradições rabínicas, revoltada e lançada nas trevas.

5. O relato bíblico não contradiz Platão, para quem o ser primitivo, macho e fêmea à imagem dos deuses, abusou de seus poderes e desafiou as divindades a ponto de ameaçar tomar-lhes o lugar, sendo por isso cortado em duas entidades distintas, origem da busca perpétua do outro que caracteriza todos os seres vivos, e, embora se pense que Platão inventava mitos para tornar suas ideias acessíveis, a teoria do androginato primitivo, não a tomar ao pé da letra, como o relato bíblico, parece refletir uma realidade de um passado distante, sem resolver, porém, o problema da sexualidade.

6. Houve, de todo modo, num certo momento da história, uma cisão, e, se em muitas línguas a palavra sexo se liga a uma raiz que exprime a geração, como gênero e gender, as línguas românicas e o inglês usam um termo derivado do latim secare, cortar, separar, constatação significativa que permite supor que todo existente, vegetal, animal ou humano, é incompleto, daí a necessidade da união sexual de macho e fêmea para prolongar a espécie, fusão em que se reconstitui a unidade primitiva, a única capaz de prolongar-se na matéria e na encarnação através de sucessivas mutações.

7. Essa solução fácil nada resolve, pois a sexualidade, função biológica e fisiológica de pulsões naturais, inatas e incontroláveis, não se dirige necessariamente apenas à reprodução, como mostra o desperdício do coito tradicional, em que milhões de espermatozoides se perdem em abismos insondáveis e um só gera a vida, assim como tantos óvulos abandonados ao acaso, e, se cada fusão de macho e fêmea produzisse um novo existente, todos os planetas não bastariam para acolhê-los, o que leva a perguntar se a sexualidade não tem outra finalidade além do prolongamento da espécie, questão que suscita outros problemas quase insolúveis.

8. A sexualidade corresponde a uma pulsão inata e inexplicável, pertencente à natureza e impossível de afastar ou negar, realidade que dispensa demonstração, cuja melhor prova é o autoerotismo, masturbação feminina e masculina, consciente e voluntária, e a polução noturna, condenada por moralistas e teólogos, mas desfecho involuntário, espontâneo e natural dessa pulsão.

9. O estudo clínico do autoerotismo provocado ou espontâneo revela na natureza humana uma pulsão de origem desconhecida que se torna intolerável até um ponto sem retorno, acúmulo de energia comparável às cargas elétricas que provocam relâmpago, trovão e raio, fenômenos naturais inelutáveis, energia que Wilhelm Reich, considerado louco no fim da vida e internado num asilo, buscou definir como orgone, unidade energética liberada pelas pulsões sexuais, e que antes dele os sábios da Índia, sobretudo tântricos, haviam evidenciado como kundalini, energia vital que sobe das vértebras mais baixas, mais sagradas e mais vergonhosas, ao longo da coluna até o cérebro espiritual, provocando a iluminação, conhecimento perfeito do visível e do invisível, o que os contos ocidentais chamam dom da dupla visão.

10. A sexualidade parte de uma energia presente em todo existente encarnado que, nascida em domínios turvos e ambíguos, desemboca no Conhecimento, novo nascimento espiritual, e por isso é sagrada, mesmo vergonhosa e proibida, provocando a iluminação carnalmente no orgasmo e espiritualmente no ponto em que, segundo André Breton, o comunicável e o incomunicável deixam de ser percebidos contraditoriamente, sendo significativo que orgasmo tenha o mesmo radical indo-europeu de energia e orgia, de sentido sagrado nas liturgias pagãs, o que conduz a uma visão da sexualidade muito distante da difundida pelas sociedades históricas, revelando, ao remontar o tempo, dados ocultados por perturbar a ordem estabelecida e mostrando que a sexualidade é muito mais que obediência à pulsão genésica.

11. A homossexualidade, aberração, doença ou monstruosidade do ponto de vista genésico, é fenômeno natural em que a atração entre seres do mesmo sexo se concretiza numa fusão tão total quanto na relação heterossexual, culminando num orgasmo que nunca propagará a espécie, o que desacredita as teorias sociais, morais ou religiosas que só veem na sexualidade a função reprodutiva, e há ainda a anomalia reveladora e inexplicável de que, se o orgasmo masculino é necessário à procriação, a mulher pode engravidar sem atingir o clímax.

12. Certas práticas orientais, como o abraço reservado sem emissão de sêmen, e a regra ignorada da Fin'Amor, o Amor cortês medieval, que tudo permitia na relação entre homem e mulher, inclusive a sodomia, exceto a penetração, para preservar a pureza da linhagem paterna e o patrimônio, afirmam que sexualidade e procriação não estão necessariamente ligadas, assim como os cátaros, convencidos de que a existência carnal era criação diabólica, recusavam procriar para não prolongar o reino de Satã e toleravam nos que ainda não haviam recebido o consolamentum as práticas mais aberrantes, sodomia, adultério, incesto, homossexualidade, masturbação e até zoofilia, desde que não prolongassem a espécie, dados históricos que convergem para a conclusão de que a sexualidade é fenômeno complexo que exige extrema prudência e inserção num contexto social delimitado.

13. Toda sociedade, em qualquer época, apodera-se da sexualidade para regê-la, enquadrá-la, canalizá-la e finalizá-la por todos os meios, da persuasão à coerção e ao castigo extremo, cívicos, morais e religiosos, mas, sob a superfície desse enquadramento, sua única justificação são imperativos econômicos.

14. Em todas as sociedades, o casamento é o meio mais seguro de canalizar a sexualidade a serviço de uma ideologia, como afirmou de modo preciso e ambíguo São Paulo, Saulo de Tarso, judeu helenizado, cidadão romano e verdadeiro fundador do cristianismo, ao dizer que mais vale casar do que arder, fórmula que faz do casamento um mal menor, e a Igreja católica, após muitas hesitações, admitiu que se casasse diante dela e não por ela, já que o padre é apenas testemunha do sacramento que os esposos se conferem mutuamente, lavando as mãos como Pôncio Pilatos e limitando-se a assistir e constatar.

15. A Igreja talvez tenha razão, pois o casamento nada tem a ver com a religião nem com Deus, sendo apenas um contrato econômico e social destinado a fundar uma família, assegurar a subsistência de um grupo unido por uma ideologia comum e perpetuá-lo nas melhores condições, num quadro estabelecido por leis e vigiado por uma moral ou ética, e, embora psicologicamente a família seja o meio ideal para o desenvolvimento dos filhos, sustentados pelo casal que reconstitui no cotidiano o mito do androginato primitivo, lugar voltado para o futuro onde se forjam as raízes de uma sociedade em movimento, ela é, monogâmica, poligâmica, poliândrica ou coletiva, a célula-mãe de toda sociedade e o meio mais seguro de encerrar a sexualidade num quadro que limita seu alcance e permite dispor dela segundo as circunstâncias.

16. Herbert Marcuse, filósofo influenciado pela psicanálise, mostrou em O Homem Unidimensional o deslocamento do princípio do prazer, pelo qual a sociedade, considerando perdida a energia sexual e vital não utilizada em seu proveito, a canaliza para o sistema socioeconômico antes de permitir que se manifeste no casal, no sábado à noite após o trabalho, isto é, depois de satisfeitas as exigências de vida e sobrevivência do grupo, sendo a energia reservada prioritariamente ao trabalho e o prazer adiado para o fim de semana ou para um além prometido como recompensa, justificação mais incontestável do casamento como instituição social e econômica.

17. Como todo ato religioso pertence ao fenômeno social e toda religião institucional é serva da sociedade de que é emanação provisória, esse deslocamento do instinto de prazer torna-se imperativo moral e dogma religioso, como o dogma do proletariado fundado com a bênção da Igreja, em nome do crescei e multiplicai-vos, para glória e lucro da burguesia cristã do século XIX, que exigia muitos filhos como braços para oficinas, fábricas, minas e campos e como filhos da nação para defendê-la, carne de canhão, levando a Igreja, apesar de suas origens antiestatais e pacifistas, a renegar seus princípios e avalizar a aliança da espada e do hissope.

18. Mesmo em regimes laicos e de separação entre Igreja e Estado, o século XIX precisava de operários, ainda que miseráveis, e de soldados, e a Igreja lembrava aos cristãos seus deveres de bons cidadãos, cúmplice dos exploradores, assim como, após guerras ou catástrofes, sobrevêm políticas natalistas civis e religiosas para preencher as perdas, enquanto em períodos fastos a moral se torna mais flexível e recorre à regulação dos nascimentos por anticoncepcionais ou métodos radicais próximos do eugenismo absoluto da ideologia nazista, pois a natureza, nem boa nem má, simplesmente é, mas os humanos a interpretam e manipulam segundo as circunstâncias e a ideologia dominante.

19. O casamento é apenas um ato social e econômico elevado a sacramento sagrado e obrigatório, fundador da família, célula de base da sociedade, canalização das pulsões sexuais e sua recuperação num contexto que ultrapassa o indivíduo, pouco importando quem se relaciona com quem desde que conforme às necessidades e perspectivas do grupo, e por isso não tem relação coerente com o amor, sendo o casamento por amor, que faz chorar sobretudo quando envolve príncipes, um engodo, ilusão explicada, segundo Denis de Rougemont em O Amor e o Ocidente, pela recuperação do afetivo em proveito do utilitário pelo judaico-cristianismo como instituição social.

20. A questão do que é o Amor surgiu desde que a humanidade superou o estágio vegetativo e começou a refletir sobre seu lugar no universo e o comportamento dos indivíduos, no nascimento da reflexão metafísica e psicológica, indagando por que um ser humano é atraído por outro em particular, não se tratando das relações privilegiadas entre filho e mãe, pai, irmãos ou clã, biológicas, ligadas à descendência comum ou ao hábito de uma existência restrita e protetora, mas do encontro entre dois existentes que decidem não poder mais viver um sem o outro, e de saber como a sexualidade intervém nesse encontro aparentemente afetivo.

21. Aí está o mistério, pois a tese platônica do androginato e da busca do complemento, destinada sobretudo a justificar a homossexualidade do filósofo, e sua ênfase na busca da beleza divina como tentativa humana de aceder ao divino não explicam a pulsão que une dois existentes, não só sexualmente, mas totalmente, pelo pensamento e pela vida cotidiana, num abraço que cada um deseja definitivo e eternamente revivido, permanecendo o problema do amor tão insolúvel quanto o da sexualidade, levando os filósofos a impasses, de modo que foram talvez os poetas e escritores que melhor o examinaram, meditaram e transcreveram sem explicá-lo racionalmente, e talvez Stendhal, no surpreendente tratado Do Amor, tenha oferecido, antes da psicanálise, a melhor descrição ou interpretação desse fenômeno universal.

22. Trata-se de uma lenta maturação do biológico ao psicológico e finalmente ao metafísico, conforme ao trovador Uc de Saint-Circ, para quem se atinge Deus através da mulher, e Stendhal parte da pulsão sexual inata, inconsciente, incoerente e sem objeto, obediente ao instinto como nos animais, que nos humanos se intelectualiza, se sublima e se fixa num objeto encontrado por acaso, se o acaso existe, cristalizando-se na imagem do outro até tornar-se obsessiva e exclusiva, de modo que a vida emotiva, afetiva e sexual só se realiza com ele, constatação, e não teoria, do nascimento do Amor, com seus aspectos positivos e negativos inseparáveis.

23. O amor é ambivalente, pois, como o latim altus, que significava alto e baixo antes de reter só o sentido de alto, o termo designa apenas o cume de uma linha contínua cuja base é o ódio, dois aspectos de uma mesma realidade inexplicável, já que o ódio pode tornar-se amor, como no amor louco da vítima pelo carrasco no Porteiro da Noite de Liliana Cavani, e o amor ódio, como em Medeia, que se vinga nos filhos da traição de Jasão, tragédias que alimentam a imaginação dos artistas, como a declaração de Fedra a Hipólito em Racine, em que a cristalização segue o caminho psicanalítico da transferência da imagem do pai para a do filho, e o amor louco de Tristão e Isolda, história universal de origem celta que coloca o problema das relações conflituosas entre amor e sociedade, sem que nada disso leve à compreensão do fenômeno amoroso, pois o coração tem razões que a Razão desconhece.

24. Essas considerações pessimistas não dispensam examinar como amor e sexualidade foram vividos nas diferentes civilizações, na esperança de determinar o que leva o existente humano a unir-se não brutalmente, mas segundo sua sensibilidade e as circunstâncias, estudo já realizado para os gregos, os latinos, os povos ditos primitivos, o mundo muçulmano, a Índia, a China e a tradição judaico-cristã, mas nunca verdadeiramente para os povos celtas, envoltos em brumas misteriosas.

25. É aberrante ignorar a contribuição fundamental da tradição celta à formação da sociedade europeia ocidental, pois os povos celtas dominaram dois terços do continente e deixaram traços profundos que não foram destruídos pelos aportes gregos, latinos e germânicos nem pela submersão judaico-cristã, já que as civilizações são sempre resultado de uma síntese que faz sua originalidade e riqueza.

26. A civilização celta estende-se por cerca de dez séculos, do período de Hallstatt, por volta de 500 antes da nossa era, a 500 da era cristã, com prolongamentos evidentes em certas regiões, sobretudo na Irlanda até o fim da Idade Média, permanência de um estado de espírito celta através de períodos turbulentos que impregnou o próprio cristianismo e sem a qual a sociedade ocidental não seria o que é, síntese harmoniosa entre as civilizações mediterrâneas e as ditas bárbaras ou nórdicas.

27. Resta saber como os povos celtas, gauleses, bretões, irlandeses, gálatas e outros, viveram a sexualidade de seus membros, como tentaram resolver o insolúvel problema do amor e como consideraram o sexo e o sagrado, já que a sexualidade sempre se liga ao sagrado, mesmo quando maldita ou diabólica, pois, como observa Michel Cazenave, todas as sociedades conhecem um anátema que faz do corpo a prisão da alma e da potência sexual o sinal de nossa decadência íntima, talvez porque o sexo, forte, livre, anárquico e misteriosamente ligado a uma experiência sobre-humana, inspire aos homens um pavor espontâneo, por vezes um terror sem limites.

28. A questão do amor e da sexualidade entre os povos celtas, desde seu aparecimento na história até sua diluição nas sociedades contemporâneas, constitui o objeto central deste estudo.