MARKALE, Jean. La Grande Épopée des Celtes. Tome 1: Des origines à l'apogée de la légende. Paris: Éditions Pygmalion / Gérard Watelet, 1997.
INTRODUÇÃO
Em busca de uma epopeia perdida
1. Gerações de crianças francesas, de qualquer cor de pele, aprenderam na escola que seus ancestrais gauleses eram grandes louros, bravos mas pouco civilizados, que viviam em cabanas redondas no meio dos bosques, clichê que os redatores dos manuais inspirados por Ernest Lavisse nunca questionaram, preocupados apenas em dar aos franceses ancestrais e em reunir em torno de alguns nomes e fatos, reais ou imaginários, os constituintes de uma nação republicana, com valores herdados dos celtomaníacos românticos e dos historiadores e arqueólogos iluminados do Segundo Império, que buscavam justificar o poder discutível de Napoleão III.
2. Assim como não se constrói um império sobre o vazio, não se edificava uma França republicana amargurada pela derrota de 1870 sem recorrer a temas patrióticos e nacionalistas que exaltassem o civismo e instituições laicas tidas por sagradas, num contexto em que os monarquistas preferiam um modelo franco, germânico, e os bonapartistas hesitavam entre a nostalgia do Império romano e uma vaga tradição gaulesa, impondo-se descobrir raízes que justificassem uma nação moderna, forte e equilibrada apesar de suas especificidades regionais, objetivo que levou a Terceira República a desenvolver um ensino unitário e obrigatório, privilegiando o francês e tentando eliminar, pela intimidação e por vezes pela violência, as línguas vernáculas, occitano, catalão, alsaciano, basco, bretão e flamengo, vistas como entraves à unificação do Estado-nação.
3. A escolha da fonte gaulesa foi facilitada por perder-se na noite dos tempos e permitir todas as manipulações, em meio a muitas ambiguidades, pois o conceito de Estado-nação, oriundo das especulações de Hegel, provocou no século XX as catástrofes conhecidas, sobretudo na Alemanha nazista, já que do Estado-nação ao Estado-lixeira o passo é curto, recolhendo tudo o que se encontra, fabricando um mito fundador, representação concreta da ideologia dominante, e lançando povos manipulados e intoxicados em aventuras mortais em proveito de exaltados ávidos de poder e lucro, numa História feita de mentiras que são derrapagens controladas.
4. A origem gaulesa da França só é válida se o termo gaulês for tomado em sentido muito amplo, pois não existe raça gaulesa, apenas uma denominação, os Galli, dada pelos romanos na conquista e ignorada pelos habitantes da Gália, que se sabiam membros de um povo ou tribo autárquico consciente apenas de raízes comuns com outros povos de mesmas estruturas socioculturais, nunca formando uma raça definida por traços físicos, já que, além de grandes louros, havia sobretudo pequenos morenos braquicéfalos de tipo alpino e atlanto-mediterrâneos, mestiçagem de populações diversas unidas pela religião, pela língua, pela tradição e por usos particulares, sempre chamadas celtas pelos autores gregos e latinos, sendo gaulês apenas uma designação geográfica retomada modernamente para simplificar uma classificação arbitrária.
5. Todos os gauleses são celtas, mas nem todos os celtas são gauleses, sendo celtas, segundo os autores antigos, uma etnia, um complexo sociocultural comum a povos bárbaros do ramo indo-europeu que surgem tardiamente na História, por volta de 500 antes da nossa era, e o termo gaulês designou primeiro os habitantes da planície do Pó, futura Gália Cisalpina, depois os bárbaros de além dos Alpes, a Gália Transalpina, que ia dos Pireneus às bocas do Reno e transbordava para a margem direita rumo ao país de origem dos celtas, ao longo do Danúbio, no triângulo Boêmia-Harz-Alpes austríacos, e só depois das conquistas romanas surgiu a divisão clássica em Gália Bélgica, Céltica, Aquitânia e Gallia togata, província romana desde 122, de onde Provença, povos de língua celta, religião druídica e tradições comuns, mas sem nenhuma unidade política, já que nunca houve império gaulês nem celta.
6. Além dos gauleses, há outros celtas, como os antigos britões, tornados bretões, na ilha da Bretanha, e os gaélicos instalados na Irlanda, e outros gauleses parecem ter migrado para regiões cujo nome os evoca, como a Galícia espanhola, onde galego significa gaulês e os galegos reivindicam essa tradição que os distingue do Estado espanhol, e a Galícia polonesa, vizinha da Boêmia, onde a arqueologia comprova forte presença celta.
7. Os romanos chamaram gauleses os celtas desse território provavelmente porque os primeiros a se estabelecerem ali formavam um grupo de nome transcrito Galli, termo que, apesar do trocadilho com gallus, o galo, símbolo da França presente nos campanários, deriva da raiz indo-europeia galu, que exprime poder e pertença a uma nação estrangeira, fazendo dos gauleses poderosos e estrangeiros, significados compatíveis, já que as primeiras tribos celtas na Gália foram invasores e poderosos, uma elite intelectual e guerreira pouco numerosa que, por suas técnicas e valor, submeteu e celtizou as populações autóctones instaladas desde a Idade do Bronze e o Neolítico.
8. Segundo a pedagogia da Terceira República, a França seria um país celta, de habitantes com nome germânico herdado dos francos e língua de origem latina, o que mostra que não há nação francesa, mas um conglomerado de povos de origens diversas reunidos sob uma mesma coroa no Antigo Regime e formando um Estado moderno, e, como todo Estado exige um cimento entre seus elementos, os gauleses foram tirados do nada em que a ideologia oficial os mergulhara durante séculos para servir de emblema à República una e indivisível, sendo os franceses afinal uma mistura de herdeiros de tradições diversas e por vezes contraditórias.
9. Todo povo que atingiu alto grau de evolução referiu-se a mitos fundadores tirados do imaginário e da História, difíceis de distinguir, como a epopeia de Gilgamesh na Mesopotâmia, a Bíblia dos hebreus, a Teogonia de Hesíodo, a Ilíada e a Odisseia dos gregos, a Eneida dos latinos, que os fazia descender dos troianos, os Eddas germano-escandinavos e as epopeias mitológicas irlandesas, o que leva a perguntar onde estão as epopeias gaulesas.
10. Não há epopeias gaulesas conhecidas, o que se explica pelo testemunho de César de que os druidas proibiam a escrita para não expor seu saber e não esclerosar a memória, já que, num povo de tradição oral como todos os celtas, a escrita mata a tradição, fixando o conhecimento de uma vez por todas e impedindo sua revisão, enquanto a tradição oral, viva, suprime o que perdeu interesse e acrescenta o que se torna indispensável segundo as interrogações das gerações, interdito lamentável por privar a humanidade de parte de sua memória, mas compreensível se se admite que uma sociedade deve renovar-se constantemente, queimando e esquecendo o que antes adorava.
11. César, sem explicá-lo expressamente, justifica esse interdito ao relatar que os druidas ensinavam os jovens nas florestas durante cerca de vinte anos, obrigando-os a aprender de cor milhares de versos, estudos inteiramente orais que poucos concluíam, operando-se assim naturalmente a seleção dos novos druidas e membros da classe druídica entre os que tinham vontade, coragem e talento para acumular tais conhecimentos.
12. Ignora-se o conteúdo desse ensino druídico, que certamente incluía reflexões religiosas, filosóficas, médicas e jurídicas e relatos sobre os tempos passados, numa época em que a História ainda não se separara da Epopeia e toda memória do passado atravessava as brumas do imaginário e do mito, estrutura fundamental do pensamento e esquema primordial em torno do qual se articulava o relato, sem que se colocasse a questão do verdadeiro e do falso, de modo que os gauleses, graças a druidas e bardos, conheciam provavelmente numerosas epopeias de seus tempos mais remotos, das quais, por serem orais, não restam vestígios autênticos comparáveis aos dos povos da escrita.
13. Essas epopeias não estão necessariamente perdidas, pois gauleses e celtas mantiveram contatos comerciais, culturais e frequentemente conflituosos com seus vizinhos, sobretudo gregos e latinos, que escreviam e deixaram testemunhos, por vezes breves mas esclarecedores, sobre esses bárbaros turbulentos, desconcertantes e temíveis, sendo nos autores greco-latinos que se deve buscar e tentar reconstituir a epopeia gaulesa perdida.
14. Henri Hubert, em Os Celtas, espantava-se com os episódios do livro V de Tito Lívio sobre a tomada de Roma pelos gauleses em 387 antes da nossa era e os conflitos com os gauleses da Cisalpina, história singular, fabulosa e muito épica, e Camille Jullian via nos relatos coloridos, precisos e religiosos de Tito Lívio, Apiano e Plutarco, que atribuem a derrota romana ao terror mágico do grito de guerra celta, a inspiração de alguma epopeia gaulesa, distinta da tradição mais sóbria e favorável a Roma de Políbio e Diodoro, tanto mais que Tito Lívio, embora cantor oficial de Roma, era natural de Patavium, Pádua, na Gália Cisalpina, e, assim como usou as lendas do Lácio sobre Rômulo e Numa Pompílio, inspirado pela deusa Egéria, pode ter utilizado as lendas orais que circulavam na planície do Pó, rica em lembranças celtas, sobretudo em sua família recentemente romanizada, sendo menos historiador no sentido moderno que colecionador de histórias.
15. Essas histórias conservam grande parte da memória gaulesa, pois Tito Lívio, nascido em 59 antes de Cristo e morto em 19 da nossa era, viveu numa época em que a Cisalpina estava há muito romanizada, mas a conquista da Transalpina por César era quase contemporânea da independência, e, embora não verificasse a autenticidade das informações, teve o mérito de escrevê-las e transmiti-las, deixando em sua História romana, mesmo incompleta, detalhes pitorescos e esclarecedores sobre a mentalidade gaulesa.
16. Além das tradições da Cisalpina, Tito Lívio utilizou as informações e pesquisas de predecessores cujas obras em grande parte desapareceram, o que torna seus relatos ainda mais preciosos, e, dotado de estilo e fôlego poderosos, possuía em alto grau o senso épico, capaz de transcrever a atmosfera das epopeias antigas e torná-las acessíveis a um público culto que já não acreditava nas lendas, mas nelas encontrava abundante matéria para sonhar.
17. Cornélio Nepos, natural de Ticinum, Pávia, em plena região dos gauleses ínsubres, não pode ter sido o informante de Tito Lívio, contrariamente ao que diz Camille Jullian, por razões de cronologia, mas, autor de numerosas obras históricas e eruditas, como um De viris illustribus várias vezes adaptado ao uso escolar, é um dos que melhor informam sobre certos episódios dos conflitos entre gauleses e romanos, revelando interesse pelas tradições de seu povo de origem, sobretudo no fragmento sobre os melhores chefes das nações estrangeiras, que permite corroborar ou corrigir outros historiadores.
18. Os historiadores ou colecionadores de histórias gregos e latinos saqueiam alegremente os escritos de seus predecessores, felizmente, pois sem essa pirataria nada se saberia de testemunhas anteriores cujas obras desapareceram ou chegaram em fragmentos, e, ao citá-las, por vezes criticando-as com base em fontes diferentes, reforçam sua credibilidade, permitindo a uma leitura atenta das obras mais diversas reconstituir toda uma sequência de observações e informações.
19. Não se deve selecionar por gênero, mas passar pelo crivo tudo o que resta da Antiguidade clássica para encontrar, em informações isoladas, as grandes linhas de uma tradição oral que deixou vestígios, mesmo chocando seus transcritores, que nem sempre a compreendiam, interpretavam-na abusivamente à maneira greco-latina ou cometiam verdadeiros contrassensos, sendo indispensável submeter as informações a uma crítica rigorosa, comparando os fragmentos de diferentes autores entre si e com os resultados das escavações arqueológicas.
20. Heródoto, pai da História, nascido em Halicarnasso por volta de 484 antes da nossa era e morto em 425, autor de uma compilação de fatos e observações não verificados, faz poucas alusões aos celtas, que confunde com os citas ou com povos germânicos, além das fábulas sobre os misteriosos hiperbóreos e os míticos cimérios, de quem certos celtomaníacos quiseram fazer ancestrais dos cimbros e dos cambrianos, os galeses, cujo nome Cymri provém de combroges, gente do mesmo país.
21. Hecateu de Mileto, historiador e geógrafo nascido por volta de 550 antes da nossa era e morto por volta de 475, grande viajante pela Ásia, Egito e Europa, procurou emancipar a História da poesia e dos mitos e forneceu informações úteis sobre os celtas, aparentemente estabelecidos no Danúbio, embora talvez confundido com Hecateu de Abdera, historiador do século IV na corte de Ptolomeu, autor de obras semi-históricas sobre os hiperbóreos, amplamente utilizadas por Diodoro da Sicília.
22. Viajantes deixaram testemunhos sobre os confins do mundo, como Píteas, navegador massaliota que explorou as costas da Espanha, da Gália atlântica e das ilhas Britânicas, chegando provavelmente à misteriosa ilha de Tule, a Islândia, que a lenda transformou em centro de um reino mítico e paradisíaco, origem de teorias racistas aberrantes sobre a civilização branca nórdica, e cuja Descrição do Oceano, perdida mas abundantemente citada, contém as primeiras reflexões sobre o papel da lua nas marés.
23. Artemidoro, o Geógrafo, personagem misteriosa nascida em Éfeso e ativa por volta de 100 antes de Cristo, autor de um Périplo ou Descrição da Terra de que restam fragmentos, foi confundido com outro Artemidoro de Éfeso do século II, autor de um tratado Sobre a interpretação dos sonhos com fatos e costumes dos antigos povos europeus, traduzido em francês em 1664, mas, qualquer que seja sua identidade, é citado entre os principais informantes sobre os costumes celtas.
24. Timágenes, historiador sírio do século I antes da nossa era, escreveu um livro Sobre as Gálias, hoje perdido, mas utilizado por vários autores latinos, sobretudo por Amiano Marcelino, o que permite recolher informações da maior importância.
25. Posidônio, historiador, filósofo estoico e sábio nascido em Apameia, na Síria, por volta de 135 antes da nossa era e morto em Roma por volta de 50, merece menção especial por seus grandes périplos na Europa ocidental, inclusive na ilha da Bretanha, de onde trouxe informações colhidas ao vivo, tendo sido mestre de Pompeu e de Cícero, que o cita frequentemente, e autor de numerosas obras históricas e filosóficas perdidas, entre elas Histórias em 52 livros que continuavam a obra de Políbio.
26. O primeiro historiador digno de fé a falar realmente dos gauleses é Políbio, nascido em Megalópolis, na Arcádia, por volta de 210-205 antes da nossa era, de excelente formação literária e filosófica, que comandou os gregos europeus em apoio a Eumenes de Pérgamo contra os gálatas, participou da liga aqueia contra Roma, foi levado como refém após a derrota de Perseu em 168, conquistou a admiração dos romanos letrados, ensinou o jovem Cipião Emiliano e morreu aos noventa anos por volta de 125, restando de suas Histórias os cinco primeiros livros e fragmentos, essenciais para as tradições dos celtas continentais por tratarem dos tempos antigos.
27. Estrabão, viajante e geógrafo nascido em Amaseia, no Ponto, por volta de 58 antes de Cristo e morto entre 21 e 25 da nossa era, sucessor de Posidônio, visitou grande parte do Império e redigiu uma Geografia que mistura observações pessoais e citações abundantes de Posidônio e Políbio, preciosa porque, além de descrever os países, fornece em cada ocasião o máximo de detalhes sobre sua história e tradições, revelando-se excelente historiador preocupado em verificar suas informações.
28. Dionísio de Halicarnasso, retórico e historiador nascido em 54 antes da nossa era, compôs as Antiguidades romanas, repletas de informações sobre os diferentes povos da Europa, frequentemente simples detalhes que completam uma documentação sempre fragmentária.
29. No fim do século I antes de Cristo surgem três fontes essenciais, a primeira das quais é o De Bello Gallico de César, continuado por Hírcio, monumento à glória do procônsul, mas rico em detalhes únicos, pois César conhecia pessoalmente muitos chefes gauleses, amigos ou inimigos, e mantinha em todos os povos da Gália uma rede de espiões que o informavam de seus costumes e tradições, de modo que essa obra de aparente propaganda eleitoral, de juízos por vezes tendenciosos, constitui uma verdadeira suma sobre a Gália ainda independente.
30. A segunda fonte é a História universal em 44 livros do gaulês romanizado Trogo Pompeu, do povo dos vocôncios, na atual Drôme, nascido por volta de 40 antes de Cristo, filho de um secretário de César, obra inteiramente perdida, mas bem conhecida graças às Histórias filípicas em 14 livros de Justino, historiador da época dos Antoninos, que declaram ser seu resumo.
31. A terceira fonte é a obra de Diodoro da Sicília, nascido em Agírio, na Magna Grécia, contemporâneo de César e Augusto, que, após longas viagens pela Ásia e Europa em que conheceu os costumes dos povos, consagrou trinta anos à monumental Biblioteca histórica, história universal das origens até 60 antes de Cristo, de que restam importantes fragmentos, combinando conscienciosamente testemunhos colhidos no terreno e detalhes tirados dos predecessores, sobretudo Timágenes e Posidônio, o que, apesar das lacunas dos manuscritos, a torna instrumento indispensável para o conhecimento dos povos celtas, dentro e fora do território romano.
32. A partir daí, além de Cícero, cujo De natura deorum faz alusões às crenças celtas e que foi amigo e admirador do druida Diviciaco, e de Tito Lívio, muitos autores se interessaram pelos gauleses, explorando em geral as pesquisas de historiadores anteriores, mas com o mérito de destacar o que lhes parecia mais estranho e ilógico em populações próximas no espaço e distantes na mentalidade e nos hábitos ancestrais.
33. Plutarco, nascido em Queroneia, na Beócia, entre 45 e 50 e morto em 125, formado em retórica e ciências em Atenas, sacerdote do oráculo de Apolo em Delfos, autor de numerosas obras de história, moral, filosofia e religião, fornece nas Vidas paralelas, sobretudo nas biografias de Camilo e de César, complementos sobre as guerras gaulesas e a conquista da Gália, e em tratados como O E de Delfos, Sobre o declínio dos oráculos e Sobre a superstição, importantes detalhes sobre as crenças e usos religiosos dos celtas.
34. Plínio, o Velho, nascido em Como em 23 e morto em 79 na erupção do Vesúvio, colecionador de histórias naturais nem sempre bem compreendidas, legou a descrição de costumes gauleses como o célebre ritual da colheita do visco e a enigmática busca do ovo de serpente, enquanto Valério Máximo, historiador medíocre e bajulador de Tibério, reúne nos Ditos e feitos memoráveis anedotas com informações inéditas, o poeta Lucano, sobrinho de Sêneca, informa com precisão na Farsália sobre a crença gaulesa na imortalidade da alma, Sílio Itálico narra a participação dos gauleses na epopeia de Aníbal, Tácito, pouco útil nos Anais, fornece no Agrícola informações essenciais sobre os bretões insulares, transponíveis aos gauleses, que falavam a mesma língua e tinham costumes paralelos, com a garantia do testemunho do governador Agrícola, e Floro, historiador latino de origem africana, deixou um resumo da história romana precioso em muitos aspectos.
35. Pompônio Mela, geógrafo latino de origem ibérica, provavelmente da família de Sêneca, escreveu no fim do século I o De situ orbis ou Chorographia, rico em informações sobre os povos das costas atlânticas e as ilhas maravilhosas da mitologia celta, assim como Arriano, historiador, filósofo e estadista grego nascido em Nicomédia, discípulo de Epicteto, historiador digno do nome que verificava seus elementos, e Apiano, historiador alexandrino do início do século II, advogado sob Trajano e Adriano, cuja História romana agrupa os fatos por região e nação, interessando-se sobretudo pelos povos vencidos por Roma e trazendo detalhes negligenciados pelos predecessores.
36. O século II é o dos compiladores de pretensões enciclopédicas, pouco originais, mas que reproduzem e ordenam os fatos marcantes do passado, sempre com menções aos gauleses, como Aulo Gélio, erudito africano que compôs em Atenas as Noites áticas, diálogos sobre as questões mais diversas, Polieno, retórico macedônio que frequentou os descendentes dos gálatas e dedicou a Marco Aurélio os Estratagemas, ricos em detalhes sobre as expedições gaulesas nos Bálcãs e na Grécia, e Festo, gramático que adaptou e completou o De significatu verborum perdido de Vérrio Flaco, dicionário precioso para as tradições populares e as mitologias bárbaras, grega e romana.
37. Pausânias, historiador e geógrafo grego da Ásia Menor do fim do século II, escreveu sob Marco Aurélio uma Descrição da Grécia em dez livros conservada integralmente, fascinante pelos comentários e paralelos que ultrapassam a descrição, fundada em observações pessoais, testemunhos locais e citações de historiadores e poetas, mas pouco confiável, já que sua descrição dos gauleses tentando saquear Delfos decalca um trecho de Heródoto sobre os persas, sendo, porém, útil para compreender o papel do imaginário na formação das epopeias e essencial para as migrações gaulesas do século III antes da nossa era e a fundação do reino dos gálatas na Ásia Menor.
38. Luciano de Samósata, retórico e filósofo grego cético e ateu, ancestral de Rabelais e Voltaire, relata as lendas para destruí-las, tanto em ficções como a História verdadeira, paródia feroz da Odisseia e das Argonáuticas, quanto em tratados como o dedicado a Héracles, em que um gaulês explica a um grego o sentido das representações do deus da eloquência Ogmios, o Ogma irlandês, figura gigantesca na qual se reconhece o Dagda das epopeias irlandesas e o Gargântua tradicional retomado por Rabelais.
39. O século III, época de perturbação e decadência em que o Império se dissolve em suas contradições, nada acrescenta ao conhecimento das epopeias gaulesas, pois as revoltas gaulesas desse período nada têm a ver com a tradição celta, sendo meros epifenômenos das lutas entre facções pelo poder supremo, e os supostos imperadores gauleses eram cidadãos romanos que haviam esquecido seus ancestrais.
40. O único autor citável dessa época é Ateneu, retórico e gramático nascido no Egito por volta de 205, professor em Alexandria e em Roma, cujo Banquete dos sábios em 15 livros reúne informações tiradas de obras perdidas com frequentes alusões aos gauleses.
41. No século IV o gosto pelas antiguidades ressurge, e Amiano Marcelino, nascido em Antioquia por volta de 330, militar na Itália e na Gália, escreve ao aposentar-se os Rerum gestarum libri XXXI para continuar Tácito, cujos livros conservados, além de recolher informações da memória popular gaulesa durante sua permanência, citam fragmentos de obras perdidas, sobretudo de Timágenes, reconduzindo às fontes da epopeia tradicional dos povos gauleses.
42. Procópio, cronista bizantino nascido em Cesareia, na Palestina, e morto em 562 em Constantinopla, conhecedor das intrigas e segredos da corte de Bizâncio, parcial e maledicente, recolheu nos contatos com os bárbaros informações preciosas e fornece na Guerra dos Godos indicações precisas sobre as crenças dos celtas do Atlântico, corroboradas depois por numerosos contos populares da Bretanha armoricana.
43. Procópio pertence a uma época cristã em que a tradição pagã está recalcada no inconsciente coletivo, só ressurgindo quase oficialmente com os monges irlandeses do século VII nas abadias do fim do mundo, enquanto no continente ninguém mais se interessa pelo passado e a epopeia gaulesa parece desaparecida para sempre.
44. Esse desaparecimento é apenas aparente, pois a exploração atenta dos documentos preservados, dispersos e fragmentários numa multidão de autores, permite reencontrar as grandes linhas da epopeia gaulesa vivida e frequentemente sonhada pelas gerações da Gália, numa reconstituição necessariamente conjetural, sem injúria aos gauleses, sonhadores que, segundo Diodoro, cantavam antes da batalha as proezas dos ancestrais, exaltavam suas virtudes, insultavam os adversários, falavam por enigmas e hipérboles e se mostravam ameaçadores, altivos e trágicos, e sobre os quais, segundo Políbio, os autores de histórias dramáticas contavam muitas lendas maravilhosas.
45. Assim se apresenta essa epopeia gaulesa reencontrada nos escombros do passado.