Jean Markale. Le Graal. Paris: Retz, 1982
1. Se o arquétipo da demanda, pela via de Chrétien de Troyes e de seus continuadores, culminou na radiosa visão cisterciense de Galaad, o tema do Graal, ao atravessar o Reno, encontrou no contexto alemão um amadurecimento inteiramente original, cujo resultado constitui a mais conhecida das versões da demanda por ter sido retomado no século XIX por Richard Wagner em seu Parsifal, obra maior e universal, qualquer que seja a opinião sobre seu valor literário, filosófico ou musical.
2. O esquema inicial dessa versão é quase o mesmo de Chrétien de Troyes, o que é lógico, já que a obra se apresenta como uma adaptação, e em certas passagens quase uma tradução literal, do romance de Chrétien, mas, embora o esquema seja sensivelmente idêntico, os detalhes estão longe de concordar, havendo um abismo entre o Perceval de Chrétien de Troyes e o Parzival de Wolfram von Eschenbach, autor responsável pela mutação e pelo enriquecimento do tema.
3. A mentalidade germânica do início do século XIII apresentava notáveis diferenças em relação à franco-britânica, pois, embora a sociedade alemã obedecesse aparentemente aos mesmos critérios e ao mesmo cristianismo triunfante numa Europa ocidental que formava um todo, com o papado teoricamente preocupado com a espiritualidade e a harmonização do pensamento ocidental, mas na prática empenhado em aumentar seu poder temporal, e as grandes dinastias rivais mas estruturadas do mesmo modo, Plantagenetas, Capetíngios e Imperadores, essa harmonia era puramente formal e as fronteiras entre poderes e correntes de pensamento eram imprecisas, sendo a identidade mais convincente entre Plantagenetas e Capetíngios do que no Sacro Império, que compreendia uma zona italiana herdeira da Antiguidade romana e fortemente influenciada pelo papado, uma zona de expressão francesa muito mais ligada ao oeste e uma zona puramente germânica, herdeira dos particularismos de uma civilização convertida muito mais tarde ao cristianismo.
4. Os traços específicos da germanidade aparecem constantemente nas obras literárias de por volta de 1200, ainda que diretamente inspiradas em modelos franceses, anglo-franceses ou occitanos, parte da Occitânia pertencendo aliás ao Sacro Império, como mostra a lenda de Tristão e Isolda, adaptada por Eilhart von Oberg e Gottfried de Estrasburgo com notáveis diferenças em relação ao esquema celta primitivo quase intacto nas versões anglo-normandas de Béroul e de Thomas, sendo a de Gottfried a base do Tristão e Isolda de Wagner, obra em que o mito essencial aparece nitidamente desviado, o mesmo ocorrendo com a adaptação do Cavaleiro do Leão de Chrétien feita por volta de 1210 por Hartmann von Aue, escapando a essa problemática apenas o Lanzelet de Ulrich von Zatzikhoven, que restitui fielmente um arquétipo anterior ao Cavaleiro da Carroça do mesmo Chrétien.
5. Na época das Cruzadas, sentidas e vividas de modos diversos, se os Templários nasceram entre os Capetíngios, os Cavaleiros Teutônicos, criados na Alemanha, deram uma coloração particular às ordens monástico-militares, cujo aspecto militar se duplicou de um aspecto corporativo que conduziu à constituição de verdadeiras sociedades secretas, depositárias ou supostas depositárias de certos segredos provenientes dos contatos com o Oriente, sobretudo do encontro entre a espiritualidade germano-cristã e a espiritualidade muçulmana, ela própria herdeira das antigas correntes metafísicas que agitaram a Ásia Menor, o Irã e as cercanias do Himalaia.
6. A Alemanha do século XIII é um cadinho de influências aparentemente contraditórias do qual surgirá uma espiritualidade longe de ser ortodoxa como a mística cisterciense, com o iluminismo alemão já em gestação na poesia dos Minnesänger, o perfil de Jacob Boehme já se desenhando no horizonte germânico, o gosto crescente pelos ritos misteriosos e pelas iniciações e o número cada vez maior de alquimistas, para os quais a Alquimia tradicional não era apenas a busca de procedimentos para transformar chumbo em ouro, mas também uma ascese pessoal que abrangia o espírito e a matéria, sendo a Pedra Filosofal, meta da Grande Obra dos filósofos alquimistas, tanto o conhecimento dos grandes segredos do universo quanto o acesso a uma medicina universal e à transmutação dos metais, experiências reservadas a uma elite intelectual e espiritual, inseparáveis uma da outra, o que acentua seu caráter secreto e exclui fatalmente o comum dos mortais, daí o nascimento do esoterismo, familiar dos símbolos e recuperador de mitos significativos, que não deixaria de aproveitar esquemas iniciáticos como o da Demanda do Graal.