Halloween

MARKALE, Jean. Halloween, histoire et traditions

1. Na noite de 31 de outubro, um vento áspero agita as nuvens e arranca as últimas folhas das árvores num crepúsculo em que luz e sombra se confundem, e embora pareça uma noite de outono como tantas outras, há nas cidades, nas aldeias e nos campos perdidos no fundo dos vales algo que foge ao ordinário.

2. O primeiro sinal desse caráter incomum está no comportamento de homens e mulheres que voltam do trabalho descontraídos, quase felizes, demorando-se nos bares ou sabendo que no dia seguinte romperão por um dia o ciclo infernal do trabalho, já que se trata de um feriado, outrora chamado no Antigo Regime de festa solene e religiosa, mantido até mesmo pela laicíssima República Francesa no calendário oficial, para satisfação de todos os cidadãos, crentes ou não.

3. Esse feriado é o Dia de Todos os Santos, que na mente da maioria se tornou um dia triste em que as famílias vão ao cemitério levar crisântemos aos túmulos dos entes queridos, gesto ritual de comemoração dos mortos acompanhado de uma tristeza muitas vezes confirmada pelo clima, a ponto de qualquer céu baixo e pesado, como o martelado por Baudelaire ao evocar as marteladas que erguem um cadafalso, ser chamado de tempo de Todos os Santos, mesmo em plena primavera.

4. Quando a noite escurece, surgem estranhezas: batem à porta grupos de meninos e meninas maquiados, cobertos de grandes panos brancos, com máscaras careteiras e chapéus de bruxa, soltando lúgubres uivos e reclamando bolos, doces, maçãs ou moedas, e convém atendê-los, pois de outro modo são capazes de lançar alguma maldição sobre a casa e voltar para assombrá-la durante a noite, perturbando o sono dos moradores ou povoando-o de pesadelos abomináveis.

5. No parapeito das janelas dos vizinhos aparece então uma enorme abóbora esvaziada, com furos que figuram olhos e boca e uma vela cuja chama vacila ao vento, evocando uma caveira careteira de efeito impressionante, sobretudo porque todos os vizinhos parecem ter combinado fazer o mesmo, o que deixa no ar a pergunta sobre o significado de tudo aquilo.

6. Não é tempo de Carnaval nem de Natal, festa profundamente cristã apropriada por uma população que já não sabe bem a que corresponde, mas pressente nela uma comemoração sagrada que exclui toda referência mórbida ou diabólica, e no entanto há pelo menos duas semanas as lojas exibem nas vitrines decorações fantásticas que rivalizam em exagero, com bonecos de diabos assustadores, bruxas em vassouras ou entregues a feitiços, monstros delirantes e esqueletos falsos bem imitados, enquanto as confeitarias oferecem doces de formas horríveis, dragões de marzipã, gnomos de pão de mel, bichos saídos de Jurassic Park escorrendo corantes e carolinas de creme mais parecidas com fantasmas envoltos em sudário do que com os honrados vegetais onde supostamente nascem os meninos, além de cartazes convidando para bailes e eventos com cheiro de enxofre e de montanhas de abóboras nas bancas dos verdureiros.

7. Essa é, de fato, a estação privilegiada em que se colhem, antes do frio do inverno, essas cucurbitáceas de volume às vezes impressionante, com as quais as mães preparam boas sopas de abóbora que as crianças relutam em engolir.

8. A partir da noite de 31 de outubro reina sobre a Europa Ocidental uma atmosfera curiosa, quase ausente durante a maior parte do século XX, mas que há uns dez anos conhece sucesso crescente, a ponto de tornar-se uma instituição comparável ao Natal, ao Ano-Novo e, em menor medida, à terça-feira gorda e à meia-quaresma, festas consideravelmente enfraquecidas: trata-se do Halloween.

9. O termo Halloween nada evoca para os francófonos, que o adotam sem saber bem do que se trata, mas é muito mais familiar aos anglo-saxões, tanto por pertencer ao inglês antigo quanto porque essa festa aparentemente folclórica e muito popular jamais deixou de ser celebrada nas Ilhas Britânicas e nos Estados Unidos, provocando, como toda festa popular, o entusiasmo de todas as classes da sociedade.

10. A data do Halloween não é casual: corresponde à noite que precede o primeiro dia de novembro e à véspera do dia 2 de novembro, que no calendário litúrgico da Igreja Católica Romana é o Dia de Finados.

11. Para o senso comum, o Dia de Todos os Santos, embora seja por natureza uma festa de alegria, confunde-se sempre com o Dia de Finados, o que explica e justifica o florescimento dos túmulos, gesto ritual que manifesta a lembrança dos que já não existem e lhes presta homenagem respeitosa, numa espécie de culto dos ancestrais que não ousa dizer seu nome.

12. A Igreja Católica Romana, assim como as diversas Igrejas protestantes, sempre incentivou os atos de piedade de 1º e 2 de novembro, recusando energicamente qualquer referência a um culto dos ancestrais, pois sendo o Dia de Todos os Santos a festa de todos os santos, reconhecidos ou não, e supondo o dogma cristão que todo defunto pode, segundo seus méritos, ser admitido entre os Eleitos, não poderia ser de outro modo, mas a Igreja não pode aventurar-se no domínio profano das manifestações carnavalescas do Halloween, razão pela qual, às vésperas do Dia de Todos os Santos de 1999, os bispos da França publicaram um texto condenando-as severamente em nome da dignidade e do respeito devidos aos mortos e à Comunhão dos Santos.

13. Do ponto de vista lógico, essa condenação se sustenta por denunciar os abusos e excessos inevitáveis desse tipo de manifestação, mas do ponto de vista litúrgico fica em falso diante dos arquétipos que geraram tanto essas manifestações carnavalescas quanto sua recuperação propriamente religiosa e depurada pela própria Igreja, pois é inexato afirmar que os rituais profanos do Halloween sejam degenerações das cerimônias celebradas no santuário, quando na realidade são esses rituais profanos tão criticados que estão na origem das cerimônias cristãs.

14. A condenação episcopal parece, aliás, bastante tardia, já que a Igreja nunca deixou de intervir em inúmeras circunstâncias da vida pública, mesmo em casos que não o mereciam, como o do Papai Noel, julgado pagão e no entanto muito difundido nas famílias cristãs, juntando-se nisso à austeridade das Igrejas protestantes, sobretudo calvinistas, para as quais toda festa com regozijo é inútil e perniciosa por desviar o ser humano da única preocupação legítima, a salvação, sendo a festa uma das potências enganosas que, segundo Pascal, erguem uma cortina de fumaça entre a vida cotidiana e seu fim supremo, de modo que, não podendo extirpá-la, o cristianismo se esforçou por canalizá-la e dar-lhe uma finalidade conforme seus dogmas fundamentais.

15. No caso do Halloween, foi o brusco ressurgimento das festividades profanas e seu sucesso crescente na França por volta dos anos 1990 que provocou a reação dos bispos, cujo nome significa etimologicamente nada mais que vigilantes, do grego epi-skopein, observar de cima.

16. Quanto à origem do súbito entusiasmo por manifestações folclóricas ao mesmo tempo macabras, impertinentes e impregnadas de fantasias oriundas da memória coletiva, a resposta habitual aponta para a América, já que desde a Primeira Guerra Mundial, encerrada graças à intervenção dos Estados Unidos, o chamado modelo americano se impôs progressivamente na Europa e no mundo, reforçando-se após a Segunda Guerra Mundial em todos os planos, nos melhores, como a ciência e a tecnologia, mas também nos piores, como os arranha-céus, essas torres infernais, a agricultura intensiva, o uso abusivo de produtos químicos e sobretudo a moda, absurdo digno dos carneiros de Panúrgio.

17. A moda do Halloween decorre de fato da imitação do que ocorre há muito tempo nos Estados Unidos, mas felizmente há crianças fantasiadas que, perguntadas na noite de 31 de outubro sobre a origem da festa, respondem com precisão que ela vem da Irlanda, o que constitui ao menos parte da verdade, pois se as manifestações carnavalescas na França e no continente europeu foram provocadas pelo modelo americano, sua origem está na Europa Ocidental, em particular nas Ilhas Britânicas, onde jamais deixaram de ser honradas.

18. Isso é perfeitamente natural, já que os americanos descendem em sua grande maioria de emigrantes europeus que foram buscar fortuna além do Atlântico, e excetuada a componente ameríndia autóctone, bastante reduzida por culpa desses emigrantes conquistadores, colonizadores e de bom grado massacradores, a tradição americana é um melting pot às vezes confuso de tradições europeias com predomínio das culturas anglo-saxã e celta, sendo Nova York incontestavelmente a maior cidade irlandesa do mundo, o que revela a importância do aporte irlandês à mentalidade americana e sua influência sobre certos costumes populares hoje caídos no domínio público.

19. Os aportes vindos de fora, quando integrados a uma nova cultura, nunca são gratuitos, pois correspondem a uma necessidade fundamental de quem os acolhe, já que todo fenômeno popular, costume, crença ou ritual pertence a uma memória coletiva, isto é, a mitos fundamentais em si mesmos vazios de sentido, que só ganham vida e inteligibilidade por meio de uma concretização, uma verdadeira encarnação num meio social específico, com os termos que lhe convêm.

20. O Halloween não é um fenômeno isolado, estando difundido em numerosos países do planeta, ainda que seus praticantes já não saibam bem o que essa festa-mascarada realmente significa, e por ter sido transmitido de geração em geração por via oral constitui uma tradição no sentido estrito do termo, algo que se transmite mesmo quando se esqueceu o porquê e o como do que é transmitido.

21. Os rituais, os contos orais e os ditados talvez sejam os únicos testemunhos autênticos de uma tradição universal única em sua origem, mas fragmentada ao longo dos milênios, cujo sentido profundo muitas vezes se perdeu, restando apenas a ossatura em torno da qual pode desenvolver-se, senão uma narrativa, uma verdadeira liturgia, aquilo que Jung chama de arquétipos, mas que seriam antes temas mitológicos errantes desligados de qualquer vínculo lógico com o núcleo central.

22. A lógica, tal como entendida desde Aristóteles, está ausente desse debate, pois só importa a relação entre o acontecimento, no caso o ritual do Halloween, e aquilo que o provocou, relação que se pode tentar definir pela história das mentalidades, levando em conta certas orientações fornecidas por informações recolhidas aqui e ali na História propriamente dita.

23. No caso do Halloween, todas as direções de pesquisa, que podem multiplicar-se, extraviar-se ou desembocar em becos sem saída, partem de um mesmo ponto central situado em algum lugar dos países celtas insulares, onde se deve buscar sua origem.

24. Para compreender o sentido da festa carnavalesca do Halloween e as razões profundas de seu vínculo com a festa cristã do Dia de Todos os Santos, da qual é na realidade apenas um dos aspectos, é preciso remontar o curso dos séculos em busca do tempo perdido, ou antes do tempo esquecido, explorando zonas sombrias que abrigaram não só seu desenvolvimento mas também sua justificação, numa investigação que certamente não deixará de reservar surpresas.