SCHWALLER DE LUBICZ RA. Le Miracle Egyptien. Paris: Flammarion, 1963.
Dois Modos de Inteligência
1. O mundo ocidental necessariamente forma seu juízo sobre a antiguidade segundo suas próprias faculdades, e, mais especificamente, o homem ocidental forma presunções à luz daquelas faculdades intelectivas que cultivou tão exclusivamente a ponto de permanecer ignorante de todas as outras opções e potencialidades.
2. E ainda assim o problema da inteligência permanece sem solução, pois, além da inteligência cerebral, existe uma inteligência emocional que a cerebração considera um fenômeno independente.
3. Conceder-se-ia prontamente ao animal certa inteligência, resumindo esse complexo intelectivo pelo termo instinto, mas é possível transmitir uma ordem verbal a um animal domesticado ou de estimação, desde que o animal se tenha acostumado ao seu significado, e um som ou palavra específica significa que ele deve comportar-se de determinada maneira, embora a observação mostre que o sentido emocional do animal percebe a vontade emocional da pessoa sem que esta precise expressá-la em palavras, e o animal compreende uma intenção profundamente sentida, assim como pode antecipar terremotos e outros cataclismos, ou como compreende que seu dono está prestes a fazer um passeio ou uma viagem, ou como sente a iminência da morte.
4. A transmissão de pensamento entre seres humanos pode ser classificada na mesma categoria de inteligência, e basta que um pensamento seja experimentado na profundidade da emoção para que essa emoção seja transmissível a uma pessoa ou a uma multidão, cessando além disso a distância de desempenhar qualquer papel, pois permanece um vínculo emocional entre uma mãe e seu filho.
5. A estela do arauto real Intef, portador do selo real e único companheiro de Tutmés III, faz uma longa enumeração de suas qualidades, notadamente: emprestar seu coração para escutar as petições de todos os suplicantes, e de todo homem de verdade desprovido de engano, de coração equitativo, o genuíno cujo coração conhece e está ciente dos pensamentos embora nada tenha saído de seus lábios, falando ao intelecto compreensivo, segundo seu coração.
6. Nosso próprio pensamento é sempre descritivo e poderia ser definido como visual, sendo geralmente impossível pensar qualquer coisa sem que o pensamento seja representado como imagem ou em forma escrita, e, sem tal formulação, muda ou expressa, sem uma expressão imagética ou descritiva, nenhum pensamento existe, pois o mental é construtivo e contrai em imagem tudo o que sentimos ou constatamos, e a substância mental tende para o centro, para a definição daquilo que fixa: é centrípeta.
7. A emoção, por outro lado, poderia ser definida como auditiva e dilata-se, e o sentido emocional, e não a emoção em si que é um resultante, é uma substância radiante, e a emoção resulta do efeito da inteligência emotiva e dilating sobre o plexo solar constritivo, sendo no ser humano uma reação intermediária com o pensamento e oferecendo a possibilidade de uma interpretação mental.
8. No animal, o centro emocional conecta-se diretamente com o centro ativo e regulador do sistema nervoso central.
9. O conhecimento dessa fonte intelectiva do centro emocional, em conexão com a inteligência cerebral, pode abrir a mente para uma outra maneira de pensar e agir, e o conhecimento direto já não é excluído, um conhecimento sem qualquer intermediário físico ou descritivo, e aqui está a sede da intuição, e essa faculdade pode ser cultivada até o ponto de permitir, entre indivíduos devidamente preparados, a comunicação do pensamento sem qualquer sinal exterior, e esse contato, que é uma identificação verdadeiramente pessoal, permite a solução de problemas de ordem técnica e prática onde nosso modo mental e analítico vê apenas concatenações quantitativas e mecânicas.
A SABEDORIA DO EGITO ANTIGO
1. Um preconceito pejorativo tem-se manifestado até agora em certos círculos a respeito da extensão do conhecimento que vigorava no Egito faraônico, e, para nós, não se trata de opor a essa atitude um preconceito favorável, mas de olhar os fatos como são, na medida em que isso é possível em nosso dia e época.
2. No domínio religioso, deve-se acima de tudo reconhecer que um segmento da população não iniciado no significado simbólico profundo, que é difícil de acessar, no mínimo, facilmente interpretará uma teologia iluminada por mito simbólico como de caráter idolátrico.
3. Essa é uma razão válida para manter o caráter histórico do cristianismo.
4. A pesquisa que aqui nos ocupa orienta-se especificamente em direção esotérica: o sentido do templo, e não deve ser rebaixada por generalidades que poderiam implicar uma sabedoria para o povo, pois as massas têm seus deuses, seus medos, suas esperanças supersticiosas e sua feitiçaria, havendo uma base e uma razão para as acusações de idolatria que o povo de Moisés lançou contra os faraônicos, ao mesmo tempo que isso mostra a injustiça de professar deliberadamente ignorância do conhecimento confiado ao templo, e lança luz, além disso, sobre o significado da pregação religiosa que Moisés transmitiu a seu povo: uma forma de potência abstrata, acessível a todos, um Deus de justiça e vingança, o que é simbolismo em outra forma, um simbolismo para muitos, já não um simbolismo reservado a uma elite.
5. Em sua profundidade, o significado é o mesmo, mas em sua expressão vai a outro extremo.
6. Considerando temas teológicos essenciais, reais e invariáveis, como o princípio da reencarnação e o princípio da redenção, pode-se apreender uma sabedoria profunda na teologia faraônica.
7. Para um homem cujo objetivo consciente é a reintegração definitiva da alma imortal que o anima, a redenção é uma promessa e uma graça divina.
8. Não é um dom natural que se realiza em todo homem, e Cristo, a unção pela Palavra divina, é Redentor para quem alcança essa autorrealização, mas, posta como dogma exclusivo, a redenção exige a danação como seu complemento.
9. A reencarnação é o outro tema essencial, e aqui temos consequências cármicas, uma roda exaustiva de completude dirigida à libertação, e essa é a lei para todos, e a reencarnação é punição, mas também é misericórdia divina, permitindo ao ser reencarnado redimir-se e realizar progressivamente uma reintegração espiritual.
10. O princípio da reencarnação é uma realidade demonstrada pelo fato da evolução, que o estudo da natureza nos compele a aceitar, e essa é a verdadeira justiça, sem crueldade ou ameaça, uma justiça que todos podem aceitar, e é também uma forma coletiva de governo religioso, enquanto seu oposto, o princípio redentor, representa a forma individual de orientação religiosa, e está provado que coletividades e povos governados pela fé na reencarnação persistiram por mais tempo com um mínimo de dificuldade.
11. Para seu povo em geral, o Egito faraônico seguia o culto osiriano da renovação e da reencarnação, mas, para a elite do templo, ensinava o princípio horiano, Hórus como redentor, e, misticamente falando, a elite reúne especificamente aqueles cujo esforço inteiro tende à libertação das encarnações, ao fim da evolução corpórea, e, desde o início, a Palavra divina é, como afirma com grande precisão João Evangelista, feita carne, manifesta o universo, o Homem Cósmico, purusa das Upanixades, está na origem das coisas e carrega em si a possibilidade da redenção, porque a causa separadora e divisora também carrega necessariamente em si o princípio reunificador.
12. Há apenas uma Verdade, que é o Mestre do universo, e os templos mantiveram viva uma ciência muito antiga fundada em um conhecimento inato sobre o segredo do devir, alguns ecos do qual foram recolhidos pelos gregos, e, com o fechamento efetivo dos templos, começa uma pesquisa individual classificada sob o nome de gnosticismo.
13. A gnose, ou conhecimento inato, sempre exerceu fascínio, e, seja no Egito ou na Ática, o templo era mestre da gnose, e buscar suas chaves já não era uma busca proibida naquele tempo, e o estudo da gnose tornou-se um dever para os amantes da sabedoria, e, mais tarde, o gnosticismo torna-se uma espécie de doutrina em oposição à Igreja, já não é o amor da verdade, mas uma interpretação individual perigosa, com a mente dando pleno curso à sua fantasia, e, considerando o orgulho natural do homem e sua vaidade básica, tais empreendimentos inevitavelmente tendem ao ateísmo, e, para se satisfazer com a revelação clara e simples oferecida pela Paixão crística, uma intuição de seu esoterismo parece ser um pré-requisito: a paixão osiriana sublimada em Hórus.
14. No Egito faraônico, como também na Índia, aliás, embora com complicações perigosas, Neter Netru, o único e só Deus que é incognoscível, é uma ideia derivada por conclusão lógica.
15. Como o ser humano atual é virtualmente o Homem Cósmico, sua consciência sofre uma evolução que o conduz por etapas rumo à universalidade, e, comparadas ao estado presente, essas etapas representam um poder de ação bastante superior ao nosso, como exemplificado pelos santos e mestres, e, como há uma evolução que pode ser constatada nos estágios inferiores, há logicamente também um estágio final de perfeição última.
16. Este é ainda um argumento mecanicista, mas pode ajudar a vislumbrar a posição do homem de sabedoria, e a sabedoria é indispensável aqui, pois o aperfeiçoamento da consciência exige o conhecimento de uma extensão qualitativa que não tem medida comum com a mente raciocinante.
17. No Egito faraônico, o Rei simboliza a perfeição humana atual no ciclo em que opera, e, como tal, pode às vezes ser designado como Neter, mas não é um deus nem um Neter no sentido de princípio da natureza, e o Neter, ou função, que também poderia ser chamado de uma das forças cósmicas, é antropomorfizado mas nunca humanizado, representando uma daquelas funções ou poderes inatos no homem, um dos estágios de sua gestação como ser humano.
18. Na Grécia, ao contrário, os daimones ou deuses olímpicos são humanizados, e não existe razão para chamar Apolo de Delfos por esse nome ou por qualquer outro: nenhum símbolo o distingue como princípio cósmico, o que não diminui em nada a perfeição dessa obra-prima da estatuária humana.
19. De fato, a mesma conduta antropocósmica preside o mito helênico, mas com um sentido invertido da realidade, o pensamento do Homem Cósmico caído na terra, e, quando esse Homem Cósmico, agora humanizado, se volta, é para recuperar sua universalidade: ele vai em direção ao Olimpo, não é o Olimpo que é semelhante ao homem.
20. O homem é criado à imagem de Deus, mas a representação grega dos deuses em forma humana é a verdadeira assinatura de sua mentalidade.
21. O templo faraônico assinala suas figurações humanas dos Neteres seja pela cabeça ou pelo toucado, seja pelo traje e pelos atributos, e eles têm um nome, o nome de uma das funções vitais inatas no ser humano atual.
22. No Egito antigo, habitado pelo que os gregos chamavam de povo mais saudável e mais religioso do mundo, todos estão antes de tudo absorvidos no momento permanente da vida.
23. A pedra é dedicada à construção de templos e, acima de tudo, à casa da perenidade que é o túmulo, e o túmulo deve oferecer resistência ao tempo, deve ser construído de pedra durável ou escavado na rocha.
24. A morada transitória desta vida é construída de tijolo não cozido, incluindo o palácio do rei, que o novo rei dobra para trás a fim de habitar uma casa exclusivamente sua, e assim o povo faraônico, ao longo de sua existência, permanece coerente com sua fé, com sua convicção.
25. Se um membro de nossa civilização transitória, mecanizada e decadente subitamente revertesse ao modo de vida dessa antiga população nilótica agrupada em torno do templo, ele poderia sofrer com essa vida simples, que é muito mais próxima da natureza, e o templo é um ilhéu de paz e serenidade para homens de boa vontade.
26. Já não sabemos onde encontrar esse centro de paz, e a maioria das pessoas provavelmente seria incapaz de suportar tal serenidade.