Attar (1229) – Gnose mística

MSRMI

Esforça-te para adquirir a gnose mística, para que possas conhecer a Deus. Aquele que verdadeiramente conhece Deus pela contemplação percebe que a Vida Eterna significa o afastamento do eu pessoal. Sem esse conhecimento, o homem não possui existência real; não é digno de aproximar-se de Deus, nem alcançará o objetivo de seus anseios. Se realmente conheces a ti mesmo e teus desejos, conhecerás o Altíssimo e Suas dádivas.

Somente aquele que conhece Deus é o verdadeiro gnóstico, e quem está desprovido desse conhecimento não é digno de ser contado entre os seres humanos. O gnóstico tem um coração repleto de amor sincero e constante, todas as suas ações são puras e imaculadas. Aquele a quem foi concedido o dom da gnose não encontra espaço em seu coração para nada além de Deus.

Para o gnóstico, este mundo não tem importância—mais ainda, ele sequer pensa em si mesmo. Gnosis significa que o gnóstico se dissolve em Deus. Como pode aquele que não se desvencilhou completamente de si mesmo alcançar tal perfeição? O gnóstico não se ocupa nem com este mundo nem com o próximo; nada lhe interessa senão seu Senhor. Porque morreu completamente para si, está inteiramente absorvido na realização da união com Deus.