Attar (1229) – Um com o Todo

MSRMI

Ó tu que vagueias voluntariamente distante do verdadeiro Caminho, sabe que aquele que deseja o palácio do Rei, mais desejável que qualquer outro palácio, precisa apenas se aproximar dele. É a morada da alma, que permanece para sempre; é o objetivo de nossos anseios, o repouso do coração, o trono da própria Verdade. A Presença do Altíssimo é como um poderoso Oceano, e os Jardins do Paraíso, com todas as suas alegrias, são apenas a menor gota nele.

Aquele que possui o Oceano possui também a gota. Tudo o que não é o Oceano é mera ilusão. Como podes encontrar o caminho para o próprio Oceano e ainda assim apressar-te em buscar uma única gota de orvalho? Pode aquele que participa dos segredos do Sol deter-se em um grão de poeira que flutua em seus raios? Quando o homem se torna um com o Todo, que importância tem para ele a parte? Que necessidade tem dos membros de seu corpo aquele que encontrou sua alma?

Se tu, ó homem, descobriste que tua realidade é una com o Todo, então contempla o Todo, busca o Todo, torna-te um com o Todo e escolhe para ti o Todo.