LWDU
Ahmad Ghazali era irmão do Imam Mohammad Ghazali, o grande filósofo (ou antifilósofo) que dedicou sua brilhante carreira à reconciliação entre o sufismo e a teologia ortodoxa. Algazal, como os europeus o chamavam, não era, no entanto, um mestre iniciador, enquanto o nome de Ahmad aparece na silsilah, ou cadeia de transmissão, da maioria das ordens sufis existentes hoje.
Além disso, o pequeno tratado de Ahmad, o Sawaneh, teve uma influência na poesia sufi tão grande quanto a influência geral do magnum opus de seu irmão, A Revivificação das Ciências Religiosas, no pensamento islâmico.
O Sawaneh é uma mistura de poesia e prosa poética. Ele trata do simbolismo do Amor, mas de uma maneira muito mais profundamente metafísica do que qualquer um havia feito antes (surgiu por volta de 508/1113).
De fato, Ahmad tratou a palavra “Amor” quase da mesma forma que seu irmão tratou a palavra “Luz” em O Nicho para Luzes: como um fundamento metafísico suficiente para expressar uma filosofia mística completa. Assim como escritores posteriores, como Sohrawardi, ampliaram o simbolismo da Luz para uma filosofia universal, muitos escritores posteriores adotaram e expandiram o simbolismo do Amor de Ahmad, e até mesmo muitas de suas imagens e metáforas específicas.