Apontamentos

BALSEKAR, Ramesh S. Pointers from Nisargadatta Maharaj. Durham, NC: Acorn Press, 1982.

1. A obra sobre o ensinamento de Sri Nisargadatta Maharaj surgiu sem qualquer intenção prévia, ditada espontaneamente por um poder compulsivo e irrecusável que impunha a redução ao plano verbal da compreensão abstrata das palavras do Mestre, num processo que se assemelhava mais a escutar do que a escrever, embora a caneta parecesse formar por si mesma as palavras e frases sobre o papel.

2. Já no primeiro texto, hoje um capítulo do livro, os pensamentos corriam muito à frente da escrita, e o material produzido foi guardado numa pasta sem sequer ser relido, sem nenhuma expectativa de novos escritos, até que, a cada vez, a mesma compulsão levava a registrar algum tema abordado por Maharaj, chegando-se a mais de cinquenta peças igualmente arquivadas sem revisão.

3. Quando cerca de quinze artigos já estavam reunidos, o amigo e fervoroso devoto Keki Bunshah, de Hong Kong, numa visita em que se discutia justamente um ponto tratado num escrito do dia anterior, insistiu em lê-lo, depois quis ler todos os demais e acabou providenciando a datilografia dos textos, reservando naturalmente uma cópia para si.

4. Surgiu então uma situação embaraçosa, pois nada havia sido dito a Maharaj sobre esses escritos intuitivos, nem a ninguém, nem mesmo ao amigo e colega Saumitra Mullarpattan, tradutor das palestras de Maharaj havia muito tempo, e quando ele finalmente soube do caso os artigos já somavam cerca de vinte e cinco, brotando em intervalos irregulares, cinco ou seis de uma só vez, seguidos de dias sem nada.

5. Numa manhã, após a sessão habitual, durante um passeio de carro com Maharaj, Mullarpattan levantou subitamente o assunto dos artigos, ciente, como seu colega, de que Maharaj costumava desencorajar os devotos de escrever ou dar palestras sobre seu ensinamento, presumivelmente por duas razões.

6. A primeira razão residia no risco de que quem escrevesse tivesse compreendido o tema de modo insuficientemente profundo, apenas superficial ou mesmo nenhum entendimento real.

7. A segunda razão consistia na tentação de o escritor se estabelecer como um pseudoguru e causar danos consideráveis a todos ao redor.

8. Com tato, Mullarpattan deixou claro que toda a escrita era essencialmente espontânea, não fruto de alguém sentado deliberadamente à mesa para tratar de temas escolhidos, e que a própria velocidade com que as palavras jorravam no papel provava sua natureza não artificial, enquanto Maharaj, no banco traseiro, permanecia em completo silêncio, relaxado, de olhos fechados e com o mais beatífico sorriso nos lábios, sinal inequívoco de que já sabia dos artigos e de que estava satisfeito.

9. Ao término da exposição, Maharaj endireitou-se e determinou que os artigos continuassem, tantos quantos surgissem por si mesmos, sendo a espontaneidade o ponto essencial, sem persistir e sem resistir, ao que Mullarpattan sugeriu a publicação e se propôs o uso de um pseudônimo, dada a clara consciência de ter sido apenas um instrumento daquela escrita.

10. Maharaj concordou de imediato com a publicação, mas exigiu que o nome do autor figurasse claramente, acrescentando saber que ambos tinham consciência de que toda escrita se origina na consciência e de que há escrita, mas não autores.

11. Foi um alívio imenso constatar que Maharaj não apenas sabia de tudo a respeito dos escritos, mas se mostrava profundamente satisfeito com eles e lhes concedia sua bênção.

Conteúdo do livro

1. As exposições do ensinamento de Maharaj reunidas no livro não constituem reproduções de registros gravados das sessões de diálogo.

2. Trata-se essencialmente de temas discutidos nas sessões, seja quando Mullarpattan fazia a tradução na presença de seu colega, seja quando a tradução era feita por este último.

3. Cada capítulo aborda seu tema com profundidade maior do que a de uma simples tradução literal das palavras de Maharaj em marati numa única sessão, pois, embora parte substancial provenha de determinada sessão, foi preciso recorrer a material de outras sessões em que o mesmo assunto fora tratado, liberdade sem a qual faltaria ao tema a profundidade que se espera ter alcançado.

4. Nenhuma tradução para outra língua pode transmitir o sentido exato nem o impacto que as palavras de Maharaj em marati tinham no momento em que eram ditas, de modo que a versão apresentada não é puramente literal, mas contém necessariamente uma interpretação do que parecia claramente implícito no uso imaginativo, vigoroso, por vezes lacônico, porém viril, das palavras do Mestre.

5. As frequentes repetições de palavras de Maharaj ao longo dos capítulos, que poderiam parecer evitáveis ao leitor, mostraram-se na verdade inevitáveis por diversos motivos.

6. As repetições funcionam como aquilo que Maharaj chama de marteladas contra o tremendo condicionamento que leva os indivíduos a se identificarem como entidades separadas e que impede a visão da Verdade.

7. Maharaj quer que jamais se perca a raiz enredando-se nos galhos, e por isso reconduz repetidamente à raiz e à fonte com a pergunta sobre o que se era antes de ter “nascido”.

8. Os textos não foram concebidos para leitura contínua de uma só vez, como uma obra de ficção, e cada peça pretende ser completa em si mesma.

9. Maharaj afirmava com frequência que a compreensão clara e profunda de uma única declaração sua conduziria à apercepção de toda a Verdade, advertindo, porém, que tal apercepção só é válida quando ela própria desaparece, isto é, quando o buscador desaparece como entidade, já que todo conhecimento só pode ser adquirido na consciência, e a própria consciência deve ser reconhecida como mero conceito, de modo que a base de todo “conhecimento” é um conceito.

10. A inclusão de uma breve nota biográfica sobre Maharaj chegou a parecer necessária, mas foi abandonada, não só pela escassez dos fatos conhecidos de sua vida simples e direta, mas sobretudo pela aversão do próprio Maharaj a isso, que tratava o passado como matéria morta, tão morta quanto as cinzas de um fogo extinto, questionava se haveria de fato algum passado e recomendava investigar a natureza do próprio Tempo, que se revelaria sem substância, mero conceito.

11. Registra-se gratidão ao amigo Keki Bunshah, que após ler as primeiras peças passou a perseguir afetuosamente cópias dos novos escritos, ao devoto P. D. Kasbekar, I.A.S., ex-secretário-chefe do Governo de Maharashtra, por sugestões úteis, e especialmente ao querido amigo Saumitra Mullarpattan, que levou o assunto a Maharaj, obteve sua graciosa bênção para o livro e ofereceu estímulo constante com comentários construtivos ao longo da elaboração do manuscrito.

12. Agradecimentos especiais cabem a Sudhakar S. Dikshit, cuja leitura crítica do manuscrito na fase final trouxe diversas melhorias e que, admirador fervoroso do ensinamento de Maharaj e diretor da editora Chetana, responsável por I Am That, ofereceu-se para publicar a obra após um simples olhar sobre o manuscrito, deixando-o em mãos de grande competência, dada sua vasta experiência editorial, reconhecida internacionalmente, sobretudo no campo da filosofia.