User Tools

Site Tools


esoterismo:yates:1979:2.5

2.5 Shakespeare: Mercador de Veneza

YATES, Frances A. The Occult Philosophy in the Elizabethan Age. London: Routledge & Kegan Paul, 1979.

Shakespeare e a Cabala Cristã: Francesco Giorgi e O Mercador de Veneza

1. “O Mercador de Veneza”, uma das peças mais famosas do dramaturgo mais famoso do mundo, dispensa resumo do enredo, pois todos conhecem a história de Shylock, o judeu, e de sua libra de carne, mas nem sempre ela é lembrada com exatidão, já que o mercador de Veneza designado pelo título como personagem principal não é Shylock, como tantas vezes se supõe, mas o cristão Antonio, e a libra de carne, que ninguém esquece, importava por ser uma questão jurídica, sendo a Lei o verdadeiro tema da peça, ao qual se ligam vitalmente as relações entre judeus e cristãos em Veneza, enquanto a maravilhosa poesia da peça atinge seu clímax supremo no final, quando a judia Jessica, agora cristã e casada com o cristão Lorenzo, contempla em Veneza o céu noturno cintilante de estrelas e ouve de seu amado a exposição da harmonia universal.

2. “O Mercador de Veneza” foi impresso pela primeira vez em 1600, sendo incerta a data de sua composição, certamente anterior a 1598, quando Francis Meres menciona a peça, e provavelmente não posterior a 1596, por aludir a um naufrágio ocorrido nesse ano, de modo que pertence com segurança à década de 1590, a uma época em que o caso Lopez ainda era atual, e, segundo consenso geral, Shakespeare tinha em mente “O Judeu de Malta” de Marlowe, do qual há reminiscências tanto no enredo quanto na linguagem.

3. Há diferenças fundamentais entre as apresentações do judeu em Marlowe e em Shakespeare, pois Barrabás é simples objeto de ódio e repulsa, carregado de todas as acusações tradicionais dos perseguidores de judeus, figura destinada a fomentar o antissemitismo mais grosseiro, ao passo que Shylock é um ser humano digno, cuja religião Shakespeare mostra ser central para ele, sem lhe atribuir as calúnias habituais nem minimizar seus defeitos, sobretudo o ódio aos cristãos, que encerra uma intenção homicida na exigência da libra de carne, estado de espírito selvagem explicado, porém, pelo tratamento insultuoso que lhe foi infligido, vividamente descrito, já que o antissemitismo comum não descrevia o que era ser um judeu desprezado pelos cristãos, sendo Shylock alguém deformado pela perseguição.

4. Ainda assim, a obstinação feroz com que exige seu direito legal contra o devedor, recusando qualquer outro pagamento além da libra de carne acordada, coloca-o sob luz muito desfavorável, como implacável apegado à Letra da Lei.

5. Como de costume, Shakespeare serviu-se de materiais preexistentes, pois a história do usurário judeu que exigia sua libra de carne era bem conhecida e a forma por ele utilizada provinha de uma versão italiana impressa em 1558, seguida de perto, combinada com outra história igualmente batida de três cofrinhos, um dos quais continha algo de grande valor, e dessas anedotas surradas ele produziu uma obra de assombrosa genialidade, com alguns dos versos mais primorosos que jamais escreveu.

6. O enredo não é verossímil em sentido realista, sendo, embora fascinante, um conto de fadas e não uma história da vida real, ou antes uma alegoria, uma história de sentido oculto, uma alegoria ou conto de fadas sobre a Lei, a Torá.

7. A cena central é a do julgamento, em que Shylock exige sua libra de carne, mas é refutado pela bela Pórcia, disfarçada de advogado, que em seu inesquecível sermão pede que a Justiça seja temperada pela Misericórdia, qualidade que não se impõe à força, mas desce como a chuva branda do céu, atributo do próprio Deus, de modo que o poder terreno mais se assemelha ao divino quando a misericórdia tempera a justiça, pois no curso estrito da justiça ninguém alcançaria a salvação, palavras interpretadas como alegoria da Lei, da rigorosa Lei judaica do Antigo Testamento superada pela Lei do Amor do Novo, vendo-se no último ato a solução do confronto entre Shylock e Pórcia, com Jessica e Lorenzo, a Lei Antiga e a Nova, unidos no amor e falando de música, símbolo recorrente da harmonia em Shakespeare, interpretação muito interessante, mas que deixa de lado Francesco Giorgi, o frade cabalista de Veneza, que certamente estaria no espírito dos judeus e cristãos da peça.

8. Um comentário recente da peça por Daniel Banes, publicado em 1975–6, escrito com pleno conhecimento do “De harmonia mundi” e de outros escritos cabalistas, sustenta que “O Mercador de Veneza” foi fortemente influenciado pela obra de Giorgi, que Shakespeare poderia ter conhecido na tradução francesa, argumento que contém muitas intuições valiosas, mas enfraquece sua sólida tese ao procurar identificar as personagens da peça com as Sefirot da Cabala, oferecendo ao longo do comentário diagramas das interações entre as personagens, que culminam na Árvore Sefirótica completada com os nomes das personagens ao lado dos das Sefirot, procedimento algo arbitrário que, contudo, conduz a algumas sugestões interessantes.

9. Banes vê a cena do julgamento como um diagrama com Shylock de um lado, Antonio do outro e Pórcia numa posição intermediária, representando Shylock a Sefirá Gevurá ou Din, Julgamento e Severidade, Antonio a Sefirá Hesed, Bondade Amorosa, e Pórcia Tiferet, Beleza ou Misericórdia, que medeia entre os opostos da Severidade e da Bondade e procura reconciliá-los pela Beleza-Misericórdia, mostrando com muitas citações que a Misericórdia não é monopólio dos cristãos, mas é prescrita na lei judaica e na mística cabalista.

10. A tentativa de Pórcia de converter Shylock à Misericórdia seria assim argumentada em termos judaico-cabalistas, não necessariamente cristãos, podendo acrescentar-se que as experiências de Shylock como judeu não o teriam predisposto favoravelmente às ideias cristãs de misericórdia, de modo que Pórcia talvez mostrasse seu tato habitual ao orientar seus argumentos numa direção judaica, sem contudo convertê-lo por eles, tendo sido necessários outros argumentos, até que Shylock acabou convertido à força, um marrano.

11. O tema da conversão, questão vital da época, surge constantemente nessa peça sobre judeus e cristãos em Veneza, e a filosofia “judaizante” de Francesco Giorgi procurava responder a essa questão.

12. A outra cena mais significativa e lembrada da peça é aquela em que Lorenzo, sentado com Jessica, filha de Shylock, contempla o céu noturno e fala à judia da harmonia universal, convidando-a a ver como o pavimento do céu está densamente incrustado de patenas de ouro brilhante, não havendo o menor orbe que em seu movimento não cante como um anjo, em coro com os querubins de olhos jovens, harmonia que existe também nas almas imortais, mas que não se pode ouvir enquanto a lodosa veste da decadência as encerra grosseiramente, seguindo-se a entrada dos músicos e os célebres versos sobre o poder da música.

13. A música das esferas era, naturalmente, um lugar-comum transmitido desde Platão através da Idade Média, mas o contexto concreto em que Shakespeare formula supremamente o tema é a Veneza de Francesco Giorgi, visitada em sua peça veneziana, sendo a inspiração imediata dessa efusão provavelmente a harmonia universal do frade de Veneza, livro de tanta influência na era elisabetana, com suas exposições poéticas do tema por meio de cânticos e tons e suas análises da correspondência entre as hierarquias angélicas e as esferas planetárias, cabendo à hierarquia dos querubins a mais alta das esferas celestes, a das estrelas fixas, de modo que a harmonia universal ouvida em Veneza, reconciliando cristãos e judeus, revela por trás dessa cena a influência do famoso cabalista cristão autor do “De harmonia mundi”.

14. Embora as influências da Cabala cristã, e em particular a de Giorgi, comecem a parecer fundamentais para os principais temas judaico-cristãos da peça e para sua imagística, resta integrar a esses temas o dos cofrinhos, cabendo indagar o significado dos três cofrinhos entre os quais os pretendentes de Pórcia deviam escolher, sendo o vencedor, que conquistou a mão de Pórcia, não o de ouro nem o de prata, mas o de chumbo, escolhido por Bassanio.

15. Quando Bassanio escolhe o cofrinho de chumbo e se torna o amado eleito dessa dama grande, rica, poderosa e maravilhosamente sábia, irrompem os temas da harmonia universal, retomados de modo tão primoroso no final da peça, quando a magia shakespeariana atua com toda a força e os efeitos da música e da linguagem musical espalham influências benéficas, harmonizando todas as discórdias.

16. Já se sugeriu que os três cofrinhos representam as três grandes religiões, como na história dos três anéis de Boccaccio, pois dos três pretendentes de Pórcia o Príncipe de Aragão parece ser um cristão espanhol e o Príncipe de Marrocos um mouro, portanto muçulmano, devendo o terceiro, Bassanio, representar o judaísmo, sendo de esperar que escolhesse o cofrinho de chumbo, já que o chumbo é o metal de Saturno, que representa, segundo Giorgi, a religião dos judeus.

17. É significativa a observação de Banes, que relaciona a escolha dos cofrinhos com Provérbios 8, 10–11, versículos que exortam a escolher a disciplina e não a prata, o entendimento e não o ouro fino, pois a sabedoria vale mais que os rubis, de modo que Bassanio, ao escolher o chumbo, escolhe a disciplina divina, a Lei judaica, a Torá, e com essa escolha conquista Pórcia, a princesa cristã.

18. Nessa peça, Shakespeare parece mover-se entre os mistérios da Sabedoria-Torá e suas personificações naquela riqueza de imagens e de cantos religiosos de amor com que os judeus sefarditas perseguidos exprimiam sua religião, proscrita em sua terra natal, podendo a maravilhosa série de noites de amor com que Lorenzo corteja Jessica, “numa noite como esta”, refletir tal atmosfera.

19. “O Mercador de Veneza” não é, em nenhum sentido, uma peça antissemita à imitação de “O Judeu de Malta”, mas antes uma espécie de resposta a Marlowe, estando Shylock e Barrabás em polos opostos como representações do judeu, pois o público de “O Mercador de Veneza” ouvia ressoar a harmonia universal da obra do frade cabalista de Veneza, ao passo que o público de “O Judeu de Malta” tendia a converter-se em turba antissemita, sendo as duas peças tão diferentes quanto possível, exceto pelo fato de ambas terem como personagens centrais um judeu e sua filha, o que se explica se Shakespeare estiver respondendo deliberadamente a Marlowe.

20. A peça de Shakespeare, com sua evocação de Veneza, de judeus e cristãos em Veneza e de um casamento judaico-cristão, destila uma atmosfera muito diversa do apelo de Marlowe à turba antissemita, recordando a filosofia musical do frade cabalista de Veneza e podendo conviver com a magia spenseriana, o que a peça de Marlowe não podia, magia que se renovava justamente nos anos em que a peça foi escrita, quando, em 1596, Spenser publicou os “Foure Hymnes”, com sua ênfase na mística neoplatônica de ressonâncias cabalistas, centrada em Elizabeth como Vênus da beleza celeste.

21. “O Mercador de Veneza” indica que Shakespeare, como Spenser, encontrou afinidade com a filosofia cabalista cristã do frade de Veneza.

esoterismo/yates/1979/2.5.txt · Last modified: by 127.0.0.1