Algazel (1111) – Louvado seja Deus
MSRMI
Louvado seja Deus, que libertou os corações de Seus santos de qualquer inclinação às vaidades deste mundo e seu glamour, e purificou seus interiores para contemplarem apenas Sua Majestade. Estes são aqueles que Ele escolheu para Si, para que fossem dedicados à proclamação de Sua glória, a quem revelou Seus Nomes e Seus Atributos, até que fossem iluminados pelo esplendor do conhecimento Dele. A eles, Deus desvelou o Esplendor de Seu Rosto, até que fossem consumidos pelo fogo de Seu amor.
Ele cativou seus pensamentos e espíritos pelo desejo ardente de encontrá-Lo e contemplá-Lo, fixando sua visão e percepção na Beleza de Sua Presença, até que, pelo sopro do espírito de união, ficassem extasiados além de si mesmos. Não enxergam nada que seja comparável a Ele, entre as coisas visíveis ou invisíveis, e não se lembram de nada nos dois mundos, exceto Dele. Se alguma forma aparece diante de sua visão exterior, sua visão interior ultrapassa-a para contemplar Aquele que a formou. Se a música doce chega aos seus ouvidos, seus pensamentos mais íntimos passam dela para o Amado.
Se algum som lhes chega—seja inquietante, perturbador, emocionante, trazendo alegria ou tristeza, provocando júbilo ou anseio, despertando entusiasmo—eles se abalam apenas por causa Dele. Sua alegria está apenas Nele, e sua inquietação é somente por Sua causa. Seu anseio é apenas por aquilo que está em Sua Presença, e seus passos giram ao Seu redor.
Pois Dele provém tudo o que ouvem, e a Ele prestam atenção, pois Ele fechou seus olhos para tudo, exceto para Si, e os tornou surdos a todas as palavras, exceto às Suas. Estes são aqueles que Deus chamou para serem Seus santos—que pertencem a Ele e somente a Ele.
