User Tools

Site Tools


esoterismo:paracelso:patcher:6

6 Necromante

PACHTER, Henry M. Paracelsus: Magic into Science. New York: Henry Schuman, 1951. (The Life of Science Library, 20).

SOBRE NINFAS, GNOMOS, GIGANTES, ANÕES, ÍNCUBOS E SÚCUBOS, ESTRELAS E SIGNOS

1. Por boas razões os antigos magos expressavam suas profecias em imagens e não por escrito, pois quem ousa dizer a verdade nua a um rei, eu preferiria não fazê-lo, minha recompensa poderia ser o enforcamento, e nenhum mago, astrólogo ou quiromante deveria dizer a verdade nua a seu soberano, mas usar imagens, alegorias, figuras, discurso maravilhoso ou outras maneiras ocultas ou indiretas.

2. Nem Theophrastus nem qualquer de seus contemporâneos teria duvidado do Diabo mais do que de Deus, pois anjos apareciam a pessoas dignas da graça de Deus, e demônios tentavam ou atormentavam os fiéis, e qualquer ocorrência que não pudesse ser explicada prontamente era atribuída a duendes que pareciam desrespeitar a lei da gravitação, a lei de causa e efeito e a impenetrabilidade dos corpos, produzindo aberrações da natureza à vontade, que as pessoas aceitavam, pois na natureza qualquer coisa pode acontecer.

3. Paracelsus tinha de aceitar como relatos factuais histórias que nunca passariam hoje, pois não azedava realmente o leite depois que certa velha bruxa passava, e não anunciava um sonho a morte de um parente, e era conhecimento comum que o ar está cheio de demônios como está de moscas no verão, e muitos homens são prevenidos por familiares em diversas formas, como corvos e corujas, e demônios ensinam, instruem e inspiram homens, e nunca houve um homem de estatura destacada em qualquer arte ou ação que não tivesse um espírito familiar a guiá-lo.

4. Necromancia, magia baseada na comunicação com os mortos, nigromancia, magia negra, astrologia, assinaturas e formas de adivinhação como geomancia, piromancia, etc., que o próprio Paracelsus chama de artes incertas ou enganosas, todas pertenciam à herança que ele compartilhava com seus contemporâneos, e no fundo um mago medieval, apesar de suas grandes contribuições ao progresso da ciência, Paracelsus descreveu práticas ainda seguidas por espiritualistas, antroposofistas, teosofistas e ocultistas hoje.

5. Ele acreditava em signos e profecias, estados mediúnicos, ação à distância, remoção de objetos físicos através de poderes espirituais, comunicação com os mortos, adivinhação, passagem de matéria através da matéria, telepatia, poderes curativos de pedras, amuletos, encantos e talismãs, em magia numérica, astrologia e todas as artes mânticas.

6. Ele sustentava que a fênix nasce da carcaça de um cavalo, que vermes se originam da putrefação da matéria orgânica, que um ímã, esfregado em alho-poró, perde seu poder, ninguém nunca parece ter tentado, que um homem morto pode ser ressuscitado e viver por seis meses se seu corpo for plantado de certa maneira na terra, crença que ele compartilhava com Francis Bacon, que o sangue humano opera como um ímã sobre gado e cervos, que uma aranha pendurada no pescoço é proteção contra febre, que certas palavras têm poderes curativos, que uma imagem de cera de um homem pode transmitir a ele ou tirar dele qualquer doença, que uma mulher grávida pode imprimir uma figura no corpo de seu filho, que um mago pode se tornar invisível, que uma pessoa possessa pode ser curada perfurando seu crânio, que um homem de barba ruiva é inapto para ser médico.

7. Ele diz que pregos e cabelos, agulhas, cerdas, pedaços de vidro e muitas outras coisas foram arrancados dos corpos de alguns pacientes, e os médicos ficaram ali impotentes e não sabiam o que fazer, e se tivessem entendido seu ofício, teriam sabido que essas coisas haviam sido trazidas ao corpo pelo poder da imaginação maligna de um feiticeiro, e poderiam ter colocado um dos artigos extraídos em um carvalho, do lado do sol nascente, e aquele artigo teria agido como um ímã para atrair a influência maligna, e teria curado o paciente.

8. Paracelsus estava certo de que tinha esses relatos de boa autoridade, e em alguns casos entrevistou o paciente, vítima de um vigarista ou de suas próprias alucinações.

9. No entanto, ele não era um crente acrítico, pois quando sua própria experiência estava em desacordo com a tradição, ele registrava seu ceticismo, duvidando que a água pudesse ser encontrada com o auxílio de varas de radiestesia, nunca lançou um mapa natal e condenou toda astrologia judiciária, isto é, a predição do destino pessoal a partir da constelação das estrelas em certa data, e às vezes denunciava superstições que em outros lugares havia endossado, e tentaremos descobrir o que o levou a essas contradições.

FORTUNA

1. Superstição, na opinião de Paracelsus, é toda crença em aberrações e caprichos da natureza, toda explicação de eventos maravilhosos através de forças sobrenaturais, toda afirmação de que demônios, santos ou mesmo Deus intervêm no curso eterno da natureza.

2. Ao contrário, ciência, ou magia, como ele preferia chamá-la, é a crença de que todos os fenômenos naturais, por mais estranhos que sejam, têm uma causa na própria natureza e são determinados por leis imutáveis, acessíveis à investigação por experimento e à compreensão pela razão humana.

3. As estranhezas que relatamos e outras crenças estranhas que ele compartilhava com seus contemporâneos não são superstições no verdadeiro sentido da palavra, são erros de observação, aceitação acrítica de relatos de segunda mão ou pensamento desejoso, e nunca são irracionais.

4. Para ilustrar nosso ponto, faremos uma pausa para considerar duas noções que desempenharam um papel significativo na filosofia renascentista, fortuna e providência, e Paracelsus rejeitou uma, mas aceitou a outra, e qual era a diferença, pois ele pergunta o que é a fortuna senão que mantemos ordem no conhecimento da Natureza, e o que é o infortúnio senão que caímos em desacordo com a Natureza, e se a Natureza vai bem, é boa sorte, e se ela vai mal, é má sorte.

5. Assim ele opôs sua própria interpretação da Sorte à deusa favorita de autores renascentistas como Maquiavel, Fortuna, cuja roda arbitrariamente eleva e esmaga o homem, e Paracelsus continuou dizendo que não existe tal pessoa chamada Sorte que faz às pessoas o que quer que sinta vontade de fazer, e boa e má sorte não são como vento e neve, mas devem ser conhecidas pela razão da natureza.

6. Pontuando seus is como de costume, ele acrescentou que o infortúnio é ignorância, a fortuna é conhecimento, e encontraremos essa fórmula novamente quando entrarmos no significado da magia, bastando aqui enfatizar o ponto em que Paracelsus concordava com a tradição humanista de Tomás de Aquino, de que o conhecimento dá poder, logo a fortuna é conhecimento, e à medida que o homem adquire domínio da Natureza, ele se liberta da escravidão das circunstâncias e do acidente.

7. Essa bela ideia estava profundamente enraizada na magia antiga e pode ser perseguida através dos tempos até sua expressão, em nossos dias, nas utopias da tecnocracia e na filosofia marxista, pois o homem sábio prevê como a Natureza se comportará e aproveita suas forças, e a magia ainda une em seu colo ciência e tecnologia.

8. Lutero e Calvino aceitaram o conceito pagão de fortuna, e o que chamavam de Providência também era uma força cega, e a impotência do homem sob seus caprichos só servia para ressaltar sua absoluta falta de poder e sua necessidade de salvação, mas na interpretação de Paracelsus, a Providência não era cega, mas racionalíssima, quase calculável, sendo outro nome para algo semelhante às nossas leis da natureza, e é quase correto dizer que Providência é aquilo que pode ser previsto.

9. É claro que Paracelsus não formulou leis da natureza como nós, e ele antes entretinha a crença mágica, que alguns chamam de supersticiosa, de que uma grande lei governava toda a Natureza, e embora essa grande lei fosse substancialmente o padrão astrológico que ele havia rejeitado como estudante, a nuance em que ele diferia parecia fazer toda a diferença do mundo.

AS ESTRELAS

1. Nenhuma crença era tão popular no século XVI quanto a astrologia, entre intelectuais e massas, e Paracelsus não daria um enema ou sangraria um paciente quando a lua estivesse na constelação errada, e ao prescrever encantos e amuletos consultava o Zodíaco, e atribuía o mau humor de um paciente a uma exsudação nociva de seu planeta, e ao mesmo tempo, sua crítica da astrologia era franca.

2. Ele dizia que as estrelas nada determinam, nada inclinam, nada sugerem, e somos tão livres delas quanto elas são de nós, e que as estrelas e todo o firmamento não podem afetar nosso corpo, nem nossa cor, beleza e gestos, nem nossas virtudes e vícios, e o curso de Saturno não pode nem prolongar nem encurtar a vida de um homem.

3. Ambas as citações são de suas obras iniciais, e perto do fim ele se tornou menos intransigente e chegou a esboçar um sistema de determinações astrológicas, dizendo que não há poder governante senão a predestinação, de modo que nada pode permanecer oculto, e para dar um exemplo do que quer dizer, saiba que o Sol governa a coroa, o cetro, o trono e toda majestade e poder reais, toda glória, riqueza, tesouros, decoro e vaidade deste mundo, e a Lua é soberana sobre a agricultura, a navegação, as viagens e tudo o que a elas pertence.

4. Podem essas afirmações ser reconciliadas, pois os signos planetários eram usados em três contextos diferentes, químico, meteorológico e psicológico, e a influência das estrelas sobre o clima e o tempo era geralmente aceita, com as estações dependendo de exalações estelares, hoje diríamos radiações, e por sua vez, o clima influencia os humores de uma pessoa, e assim a astrologia servia para analisar o caráter de uma pessoa.

5. Como a psicologia ainda não existia, era conveniente caracterizar e classificar as pessoas por suas estrelas, mas Paracelsus não buscava mais tais estrelas no firmamento, e meramente usava seus nomes como postes indicadores, escrevendo que se a lua nunca tivesse estado no céu, ainda haveria pessoas que participam de sua natureza, e igualmente falava de homens saturninos, homens jovianos, homens solares, etc., e seu amigo Beham ilustrou esses tipos de caráter em belos desenhos, e a famosa Melancolia de Dürer representa um caráter saturnino, o do Imperador Maximiliano.

6. As estrelas, portanto, representam os instintos inferiores, talentos e particularmente as paixões, e ele diz que o céu é senhor dos brutos, não do homem, pois se o céu faz um homem manso ou paciente, dizemos que ele tem mente de cordeiro ou é como o querido sol, assim o sol governa ovelhas, não homens, e as bestas são dependentes das estrelas, e quem se enfurece o faz como um cão, não como um homem, e quem assassina é assassino como um urso, e assim o céu é senhor sobre tais homens que são como brutos e vivem como brutos, mas o homem deveria ser um homem, não um bruto.

7. As paixões mais damnáveis e prejudiciais são as da guerra e do poder, pois sujeitam o homem às forças cegas do Destino, e um homem sábio não precisa segui-las, ensinava Paracelsus, dizendo que se diz que um homem sábio governa sobre as estrelas, e isso não significa que ele governa sobre as influências que vêm das estrelas no céu, mas que ele governa sobre os poderes que existem em sua própria constituição.

8. Paracelsus acreditava no livre-arbítrio, como Erasmo, Pico della Mirandola e os outros grandes humanistas, que por essa razão nunca conseguiram concordar com a doutrina protestante da predestinação, e um verso de calendário de 1508 dizia que a compleição de todos os Planetas sobre ninguém tem domínio se ele não quiser obedecer, por causa da grande liberdade que Deus deu à humanidade.

9. Em seus calendários astrológicos Paracelsus advertia contra confiar nas estrelas, e a Igreja igualmente assumia valor científico no conhecimento astrológico, mas desaprovava mapas natais e profecias, e sua posição havia sido definida por seu maior cientista, Alberto Magno, que dizia que os astrólogos são capazes de predizer o futuro porque as pessoas costumam seguir seus impulsos e paixões, e consequentemente suas ações são determinadas por influências astrais, o que permite aos astrólogos profetizar eventos que dependem das ações da multidão.

10. Assumindo influências das estrelas sobre o corpo, já que cada estrela deveria exsudar um tipo particular de vapor, Paracelsus passou a explicar por que uma afeta a cabeça, outra o fígado, e assim por diante, pois cada órgão conforme sua suscetibilidade a venenos específicos.

11. A astrologia, como aceita por Alberto Magno e Paracelsus, era uma tentativa de entender a estrutura do caráter em termos de uma lei universal, e além disso, era então o exemplo mais perfeito de uma ciência matemática, e embora permanecesse vaga sobre as relações de causa e efeito, retratava o universo como um mecanismo autorregulador, e longe de ser supersticiosa, a visão de mundo astrológica antes excluía aquelas aberrações da natureza que são a base das práticas supersticiosas.

12. A astrologia era um passo na direção de uma filosofia científica, e seus conceitos eram incompatíveis com a crença em demônios e outras causas não naturais de doenças, e um biólogo que estudasse o corpo como um todo funcional e um sistema em funcionamento não poderia possivelmente, ao mesmo tempo, admitir que um demônio pudesse invadi-lo, que ele pudesse ser um espírito após a morte, que pudesse estar em dois lugares simultaneamente, e coisas do gênero.

DEMÔNIOS

1. No entanto, aqui estava uma grande dificuldade, pois considerava-se conhecimento comum que demônios e fantasmas povoam a natureza, e seu aparecimento estava registrado nos livros mais autorizados, e eram considerados responsáveis por tudo o que estava fora do comum e por muitos eventos banais também, e o próprio Paracelsus tinha múltiplas provas de suas obras maliciosas.

2. Em sua própria prática psiquiátrica, ele encontrou o espírito Afernoch que causava melancolia, e alguns de seus pacientes eram torturados por súcubos, e mineiros com quem trabalhava eram atormentados por gnomos que guardavam tesouros subterrâneos, e toda a natureza, árvore e fonte, pântano e montanha, era o covil de uma hoste de monstros, ghouls ou amigáveis, nem homens nem bestas, nem exatamente espírito nem exatamente corpóreo, e qual era a natureza dessas criaturas irritantes.

3. Paracelsus escreveu volumes para provar que a Natureza pode cuidar de si mesma sem qualquer assistência externa, e ridicularizou a crença de que fantasmas podem reaparecer, falar com pessoas, andar, fazer ruídos ou revelar o futuro, e ainda assim, ele negaria que fossem reais, pois tal ceticismo moderno não teria ocorrido a Paracelsus ou, aliás, a qualquer cristão de seu tempo.

4. Para reconciliar a contradição, ele imaginou algumas racionalizações interessantes e engenhosas, dizendo que fantasmas não são nem corpo nem alma, mas um certo reflexo que ele chamou de evestrum, sombras totalmente ineficazes que não tinham corpo nem qualquer poder que uma pessoa pudesse temer.

5. Claramente, Paracelsus estava buscando um álibi científico para aparições que era incapaz de explicar, e tentou definir um reino, nem espiritual nem corpóreo, onde o chamado sobrenatural pudesse existir sem interferir na natureza.

6. Seus demônios são reais, mas não existem como seres humanos, nem são responsáveis por milagres ou feitiçaria, e vivem em seu próprio reino, e essa tese é exposta em um charmoso livrinho sobre os espíritos elementais que testemunha o amor de Paracelsus pela natureza e sua grande humanidade.

7. Todos os leprechauns, anões, gigantes, salamandras, gnomos, ninfas, sílfides, dríades, todas as crianças da imaginação humana estão lá, realizando suas travessuras, e Paracelsus descreve sua aparência e seus hábitos, traça sua origem, rastreia-os até seus covis e explica como podem aparecer ao homem e por que Deus os fez.

8. Amoroso, ele os abraça como irmãos e irmãs na Criação, e veementemente nega que sejam instrumentos do Diabo ou façam qualquer mal, e incidentalmente, ele tira um tempo para uma galante defesa de certa ninfa que havia se casado com um tal von Staufenberg, mas depois foi repudiada por ele como bruxa, e quando ele tomou outra esposa, ela lhe deu o sinal durante o banquete, e três dias depois, ele estava morto.

9. Ele pergunta se ela tivesse sido um fantasma, de onde teria tirado sangue e carne, se tivesse sido um diabo, onde teria escondido as marcas do diabo, e ela era uma mulher em honra, não em desonra, e é por isso que ela queria que o dever e a lealdade fossem mantidos, e como não foram, Deus permitiu que ela o punisse de forma apropriada para o adultério, e permitiu que ela fosse seu próprio juiz, já que o mundo a repudiou como espírito ou diabo.

10. Este é o único caso no livro em que um espírito elemental é relatado como tendo feito mal a um homem, e aqui a ninfa agiu como um ser humano, e de resto, estranhamente, os espíritos elementais não são a causa de nada, podendo avisar uma pessoa de um perigo, mas não são seus agentes, e em suas raras ações usam uma força da natureza ou induzem um ser humano a usá-la, e o próprio Diabo é impotente para operar milagres, e se planeja maldade, deve persuadir um homem a ser seu instrumento.

11. Ele diz que o Diabo só pode efetuar transmutação na medida em que a natureza permite, e suas artes vão até onde a natureza lhe oferece uma chance de operar, e dizemos erroneamente que foi obra do Diabo, e deveríamos dizer que ele o fez com o poder da arte natural.

12. A magia negra só alcança até onde a natureza alcança, e na visão de mundo da antiguidade, os demônios eram forças poderosas da natureza, e na visão de mundo medieval, ainda eram agentes do mal, mas na visão de Paracelsus, eles não preenchem função alguma, sendo invenções brincalhonas da imaginação de Deus, louvando Sua onipotência em uníssono com o homem, a besta e a natureza inanimada.

13. Eles vivem em um reino à parte e raramente fazem contato com as pessoas, e então apenas com os supersticiosos, e havia uma certa Melusine que acreditava ser uma serpente, e ela veio das ninfas para os humanos na terra e viveu lá, mas então, como a superstição seduz e atormenta todos os seres, ela se afastou de seu povo em sua crença supersticiosa, para os lugares onde vêm as pessoas seduzidas que são enfeitiçadas em superstitionibus e presas por encantos, e ela se tornou uma serpente até o fim de sua vida.

14. É estúpido, no entanto, considerar tais mulheres fantasmas e diabos com base em tais acontecimentos e porque não são de Adão, e é ter em baixa estima as obras de Deus assumir que são rejeitadas porque têm superstições, e no entanto há mais superstições na Igreja Romana do que em todas essas mulheres e bruxas, e assim pode ser um aviso de que se a superstição transforma um homem em serpente, também o transforma em diabo, isto é, se acontece a ninfas, também acontece a você na Igreja Romana, isto é, você também será transformado em tais serpentes, você que agora é bonito e belo, adornado com grandes diademas e joias, e no fim você será uma serpente e dragão, como Melusine e outras de sua espécie.

15. Melusine podia ser enfeitiçada porque era supersticiosa, e Paracelsus deslocou os demônios da realidade para o reino da imaginação, e estava menos interessado nas coisas que os demônios podem fazer do que em sua origem e em sua justificação ética, e finalmente, ele transpoz o problema inteiro para a psicologia quando discutiu pesadelos, em uma análise quase freudiana, pois pesadelos deviam ser a ação de pequenos monstros chamados íncubos e súcubos, e Paracelsus explicou sua origem na fantasia sexual.

16. Ele diz que íncubos são criaturas masculinas, súcubos femininas, são os rebentos de uma imaginação intensa e lasciva de homens e mulheres, formados do sêmen daqueles que cometem o pecado antinatural de Onã, e tal sêmen que não vem para a matriz adequada não produzirá nada bom, portanto os íncubos e súcubos crescidos de semente corrompida são maus e inúteis, e Tomás de Aquino cometeu um erro ao confundir tais coisas inúteis com perfeitas.

17. Esse sêmen, nascido da imaginação, pode ser levado por espíritos que vagam à noite, e que podem carregá-lo para um lugar onde podem chocá-lo, e há espíritos que podem realizar um ato com ele, como também pode ser feito por bruxas, e, em consequência desse ato, muitos monstros curiosos de formas horríveis podem vir à existência.

18. A teoria, é claro, era ridícula, mas a pergunta que Paracelsus fazia era científica, pois ele sonda a origem dos monstros inúteis e a encontrou na imaginação, e uma grande percepção apareceu na casca de uma grande superstição, e similarmente, o método da discussão de Paracelsus estava muito à frente de qualquer resultado que ele pudesse possivelmente ter obtido.

19. Ele não estava satisfeito em descrever um fenômeno sobre o qual tinha apenas relatos incertos, e fazia a pergunta científica de como esse fenômeno é possível.

MAGIA E CIÊNCIA

1. No tempo de Paracelsus, a crença do público em demônios se assemelhava à nossa crença em gravitação ou, digamos, vitaminas, agentes que supostamente ocasionam certas reações naturais, e os cientistas acreditavam em astrologia como hoje os leitores de revistas de ciência popular acreditam em átomos e elétrons, e pela mesma razão.

2. Paracelsus acreditava em demônios, mas negava-lhes qualquer poder, e em astrologia, mas pensava que o homem pode se elevar acima dela, e colocou-se squarely entre superstição e ciência, e suas abordagens mais científicas foram desde então descartadas como meras superstições, enquanto várias de suas superstições mais cruas encontraram justificação em alguma nova descoberta científica.

3. Como resultado, a discussão de suas visões tornou-se bastante desnorteante, e não podemos decidir o que era superstição e o que era observação científica, desde que olhemos para resultados, teorias, teses, crenças ou qualquer conteúdo, pois se uma opinião particular é científica ou supersticiosa depende do método pelo qual essa intuição foi obtida.

4. Ela integrou a experiência disponível, havia algum meio de verificá-la através da observação ou experimento, satisfazia as leis da lógica e, em particular, pressupunha uma relação razoável entre causa e efeito, e finalmente, assumia um universo autocontido.

5. Tal suposição razoável, por exemplo, era a alegada influência das estrelas sobre epidemias, que por acaso era errônea, mas não improvável, e as suposições da ciência moderna frequentemente são menos plausíveis, mas os dados disponíveis as apoiam, como as práticas mágicas outrora se baseavam em informações incompletas sobre fatos, e erro não é superstição.

6. Era irracional esperar que um ímã pudesse atrair úlceras ou que espelhos e pedras radiantes pudessem desintegrar o câncer, e frequentemente, uma abordagem verdadeiramente moderna se mascarava na terminologia medieval supersticiosa, e assim Paracelsus usava a palavra adivinhação onde claramente tinha em mente predição, um processo de toda análise científica.

7. Ele diz que Deus ordenou que o homem fizesse adivinhações a partir da natureza, mas não sem um meio, e o meio adequado são as estrelas, e alguns pensam que Deus faz as coisas sem qualquer intermediário ou que os anjos são o meio, mas a adivinhação é possível porque o homem tem um corpo astral além de seu corpo terrestre.

8. O corpo astral aqui é o locus onde a mente humana é comensurável com aquilo que quer conhecer, e era essa suposição razoável, pois Paracelsus substituiu um material da natureza, o corpo astral, pela criatura sobrenatural, o anjo, e além disso, negou que o corpo astral possa ser conjurado e tenha sentidos, e condenou todo exorcismo e conjuração, bem como orações, bênçãos e cerimônias de consagração, perguntando se o relâmpago poupa igrejas, e também condenou o hospocus e abracadabra com que os nigromantes exploravam a multidão crédula.

9. Alguns impostores pretendiam que ao seu comando um certo demônio curaria uma doença incurável, e embora alguns fizessem curas ocasionais, Paracelsus os denunciava, dizendo que sorrateiramente usavam medicamentos, e também não permitia que outro tipo de impostor atribuísse a Deus o que patentemente deveria ser creditado à Natureza.

10. Ele conta que alguns pacientes foram informados durante o sono sobre qual remédio deveriam usar, e de fato foram curados por tal remédio, no entanto, isso aconteceu tanto a cristãos quanto a pagãos, a judeus, sarracenos, mamelucos, persas e egípcios, a pessoas boas e más, e portanto não posso acreditar que a revelação veio diretamente de Deus, porque só há um Deus e todas essas pessoas não podem ter Deuses separados, e acredito que esses adeptos foram iluminados pela luz eterna da natureza, mas como essa luz não tem fala, ela causa everstra, fantasmas, nas esferas astrais dos homens durante o sono.

11. O absurdo dessa conclusão, embora logicamente alcançada, baseia-se na desinformação da premissa, pois Paracelsus acreditava que as pessoas tinham tais experiências, e afirma que essa experiência foi relatada por pessoas pertencentes a várias denominações, e então procede a eliminar o que é acidental e oferece uma hipótese de trabalho que cobriria o caso geral, e esse é o procedimento científico clássico para explicar fenômenos que parecem estar estabelecidos em boa autoridade.

12. Paracelsus aceitou os relatos acriticamente, mas sentiu o impulso de explicá-los, e nunca ficou sem hipóteses, e era particularmente afeiçoado a introduzir elos materiais onde teorias mais antigas aceitavam ação à distância ou explicações espiritualistas, e assim hipnose e telepatia eram apenas magia para seus predecessores, e Paracelsus sugeriu que um fluido magnético, semelhante ao éter de nossos pais newtonianos, transmite as influências sugestivas através da variação de sua quantidade e qualidade, e a redação faz pensar em ondas.

13. Até aqui tudo bem, mas por que, pode-se perguntar, Paracelsus não rejeitou os everstra, o corpo astral, a adivinhação e a magia, completamente, e se ele estava tão próximo da abordagem científica, por que não questionou todas as alegadas experiências do espiritismo e do ocultismo, pois isso o teria tornado um homem moderno.

14. Ele teria questionado o que então parecia óbvio para todos, como se, hoje, alguém negasse que o progresso tecnológico pudesse tornar possível previsões meteorológicas precisas, e é sempre mais fácil formular uma nova teoria do que negar o conhecimento comum, pois há mais coisas no céu e na terra do que sonha a sua filosofia.

15. A magia medieval tinha pouco em comum com os fazeres de nossos vários ocultistas de hoje, e antes antecipava a tecnologia moderna, e experimentos com as forças ocultas da natureza foram projetados para trazer à luz a ciência que conhecemos.

16. Paracelsus e seus discípulos não apenas organizaram uma vasta pesquisa em química e outros campos que então pareciam beirar fenômenos ocultos, como também tinham uma ideia bastante lúcida e racional do que distingue superstição de ciência, dizendo que a magia natural é o uso de causas verdadeiras e naturais para produzir efeitos raros e incomuns por métodos nem supersticiosos nem diabólicos, e embora toda ciência natural possa ser chamada de magia, o nome deveria se aplicar apenas àquilo que se assemelha à magia diabólica nos efeitos produzidos.

esoterismo/paracelso/patcher/6.txt · Last modified: by 127.0.0.1