Huang-Po (PCHP) – Prefácio
Havia um grande mestre de Ch'an, chamado Si-yun em religião, que vivia no sopé do Pico dos Abutres, no Monte Houang-po, perto de Kao-an, na província de Hong 1).
Descendente direto do Sexto Patriarca de Ts'ao-si, filho espiritual de Pai-tchang e “sobrinho” de Si-t'ang, ele era o único detentor, além de qualquer texto canônico, do selo do veículo supremo 2), fui designado para Tchong-ling, onde convidei o mestre. Ele deixou sua montanha e veio para o monastério de Long-sing. Lá, o questionava de manhã à noite sobre o Caminho.
No segundo ano da era Ta-tchong (848), fui designado para Wan-ling. Mais uma vez, fui até o mestre para prestar-lhe homenagem e pedir-lhe que honrasse a sede de minha administração com sua presença. Ele foi até o monastério K'ai-yuan onde, durante todo o dia, ensinou-me seu método espiritual. Quando partiu, escrevi seus ensinamentos em uma dúzia de pontos, mas não ousei mostrar a todos o selo espiritual que ele havia me confiado.
Hoje, no entanto, temendo que o que havia entendido desaparecesse, peguei minhas anotações novamente e as entreguei aos discípulos T'ai-tcheou e Fa-tsien para que as levassem ao monastério Kouang-t'ang em nossa antiga montanha e perguntassem aos anciãos se o significado delas correspondia ao que haviam ouvido muitas vezes no passado.
Escrito no oitavo dia da décima lua do décimo primeiro ano da era Ta-tchong (857) do grande T'ang.
