User Tools

Site Tools


mitologia:bottero:deuses:3.6

3.6 Vinho

BOTTÉRO, Jean. Au commencement étaient les dieux.

A mais antiga história do vinho

1. No território hoje coberto pelo Iraque e arredores, a Mesopotâmia, descobriram-se nos últimos cento e cinquenta anos não só inúmeras ruínas antigas e objetos arqueológicos de toda sorte, mas também meio milhão de tabuletas, plaquetas de argila seca ou cozida cobertas de sinais cabalísticos.

2. Para quem se interessa pela história antiga, e mesmo a mais antiga, a Mesopotâmia, bastante negligenciada e desconhecida, sobretudo na França, em favor do Egito mais deslumbrante, oferece uma dupla vantagem, a primeira delas por ter brilhado durante séculos sobre um Oriente Próximo ainda culturalmente pobre, iluminando-o como um farol e fecundando-o com suas descobertas técnicas, políticas, intelectuais e religiosas.

3. A Mesopotâmia contribuiu enormemente para os israelitas, autores da Bíblia, e para os gregos antigos, ambos surgidos por volta do fim do II milênio a.C. e portanto muito mais jovens, e, como a civilização ocidental nasceu no início da era cristã na confluência desse duplo rio greco-bíblico, os antigos mesopotâmicos são, nesse plano, os mais antigos ancestrais em linha ascendente direta identificáveis nas brumas do passado, antes da noite cada vez mais profunda da pré-história.

4. A segunda vantagem está em que foi na Mesopotâmia que se inventou, por volta de 3200 a.C., a escrita, que materializou, fixou e tornou transmissível o pensamento humano havia tanto tempo apagado e esquecido, de modo que a documentação mesopotâmica cuneiforme é a mais antiga, vasta e detalhada desde os tempos históricos mais remotos, já que mesmo a escrita hieroglífica egípcia surgiu dois ou três séculos depois e os demais escritos antigos legíveis e utilizáveis não são, grosso modo, anteriores a meados do II milênio a.C., fazendo a Mesopotâmia recuar esse horizonte a mais de cinco mil anos.

5. Para tratar da mais antiga história do vinho, o especialista da Mesopotâmia pode não só exumar detalhes arcaicos e inéditos, mas tomá-la muito mais do alto e segui-la por muito mais tempo que em qualquer outro lugar, embora de modo necessariamente descontínuo e lacunar por falta de documentos suficientes e contínuos, detendo-se no ponto em que começa a escrita e cedendo a palavra, para além dele, a pré-historiadores, arqueólogos, paleobotânicos e palinólogos, cujas contribuições, mesmo importantes, costumam ser vagas, conjecturais, incertas e nem sempre convincentes, ao passo que nada vale os detalhes, a exatidão e a clareza de uma boa documentação escrita, abundante, inequívoca e indiscutível, como a das tabuletas cuneiformes, que, embora não digam tudo, já que muitas se perderam e o subsolo iraquiano está longe de ter revelado todos os seus segredos, ensinam bastante sobre a mais antiga história do vinho.

6. Falar da Mesopotâmia, sobretudo nas épocas mais antigas, até cerca de 1500 a.C., é referir-se quase exclusivamente à sua parte meridional, entre Bagdá e o golfo Pérsico, chamada Babilônia, região lodosa, plana, seca e exposta aos maiores calores estivais, onde nasceu no IV milênio a.C. a alta e venerável civilização mesopotâmica, fruto da fusão de duas populações com culturas próprias, os sumérios, provavelmente vindos do sudeste ao longo da costa iraniana, e os acádios, aparentados aos semitas do noroeste, da Síria, de onde vieram e continuaram por muito tempo a vir para se sedentarizar nessa rica região entre rios, enquanto a metade norte, a Assíria, em torno de Nínive/Mossul, teve papel cultural apenas secundário e tributário do sul, como um subúrbio distante.

A cerveja “embriagante” dos acádios

1. Na Babilônia, de onde provém quase toda a documentação mais antiga desde o início da escrita, a bebida mais corrente e popular, ao lado da água pura, bebida universal de todos os tempos, não era o vinho, mas a cerveja, num território aluvial entre o Tigre e o Eufrates, sulcado de canais e eminentemente próprio ao cultivo de cereais em grande escala.

2. Esse cultivo intensivo praticava-se o mais tardar desde o IV milênio a.C., e sobre esse trabalho, aliado à inteligência, à energia e ao senso de organização dos habitantes, edificaram-se muito cedo a riqueza e a preponderância do país, sendo inevitável que os cereais fornecessem o essencial do regime alimentar, o pão, que, embebido em água e deixado fermentar, produzia simplesmente esse líquido alcoólico que era a cerveja, ainda muito distante da atual, chamada pelos sumérios kash, de significado original desconhecido, e pelos acádios shikâru, literalmente a embriagante, e presente já entre os mais antigos sinais-croquis da escrita mais antiga, por volta de 3200 a.C.

3. O símbolo da cerveja é um grande vaso com grãos no interior, evidentemente deixados de molho e em fermentação na água, bebida à qual o país permaneceu universalmente fiel até o fim, no início da era cristã e além, por mais de três milênios, dando-lhe sempre o lugar de honra entre as outras bebidas, como decocções e vinhos de tâmaras e outros frutos, e desenvolvendo em torno dela uma técnica cervejeira sábia e complexa, de que restam fragmentos de um formulário de fabricação, espécie de manual do cervejeiro, e mais de cinquenta preparações diferentes, variando pelo teor alcoólico, pela diluição, pelos cereais de base e pelos aromas acrescentados, bebida preferida, ao lado da água, dos mais pobres aos mais elevados na hierarquia social, dos súditos aos governantes e reis, e até dos deuses, a quem era oferecida nas cerimônias do culto em suas formas mais refinadas, de modo que a civilização mesopotâmica foi essencialmente uma civilização da cerveja.

4. A videira poderia ter prosperado na região, mas Heródoto (por volta de 450 a.C.) afirma que ela era ali desconhecida, e um obscuro escritor grego, Júlio Africano, chega a pretender que Dioniso, deus grego do vinho, irritado com a teimosia dos babilônios em beber apenas cerveja, recusou-se a instalar-se entre eles e a ensinar-lhes o cultivo da videira e a vinificação, afirmações feitas um tanto a torto e a direito, como mostra a documentação indígena.

5. A videira era conhecida e cultivada pelo menos desde os últimos séculos do IV milênio a.C., como provam os mais antigos sinais da escrita, que a representam por um croqui composto do desenho da madeira, gish ou gesh em sumério, sobreposto a outro de significado desconhecido, lido tin, de modo que a videira se chamava e sempre se chamou em sumério gesh-tin, e embora o mesmo sinal tin tenha mais tarde designado a vida, seria temerário e provavelmente errôneo entender, ao menos na alta época, gesh-tin como madeira ou árvore da vida.

6. O sinal geshtin designava primeiramente não o vinho, mas a árvore de que se extrai, a videira, cuja introdução de fora é provada pelo nome que os acádios lhe deram, karânu, tirado do semítico falado então na região síria de onde eles vieram, ainda hoje karam em hebraico e em árabe, já que, como de costume, importaram a coisa com o nome, como ocorreu com o chá e o pudim.

7. Introduzida talvez desde o fim do V milênio a.C., a videira não se desenvolveu por toda parte, como seria possível, devido à preponderância da cultura cerealífera, sendo a fenicicultura, o cultivo da tamareira, a única arboricultura amplamente desenvolvida ao lado da agricultura no sul, enquanto a videira, embora no II milênio a.C. se conheçam várias explorações no sul, era inicialmente apenas uma árvore frutífera entre outras, cultivada no jardim para diversificar a dieta cerealífera, sem que a documentação mais antiga autorize pensar que se conhecesse já o vinho, consumindo-se e apreciando-se sobretudo os frutos, as uvas, frequentemente secas, sendo apenas possível que se tenha aprendido a vinificá-las.

8. Ainda hoje no Iraque, segundo lembranças de cerca de vinte anos atrás, é tradição nas famílias obter anualmente um pouco de uva, colhida no jardim ou comprada, esmagá-la e deixá-la fermentar, adoçando-a de bom grado, até em excesso, para preparar uma pequena provisão de vinho de que se orgulham, bebida que não pode ser julgada pelos critérios aplicados aos grandes vinhos ocidentais, mas não se sabe em que medida tal vinificação privada se praticava na antiga Mesopotâmia, por falta de textos, e, ao contrário, se a videira existia por toda parte desde a aurora da história, o vinho só é atestado mais tarde e aparece de imediato como vindo de fora.

9. O texto mais antigo que menciona explicitamente o vinho, designado pelo mesmo nome da videira, geshtin em sumério e karânu em acádio, distinguido pelo contexto, data de cerca de 2350 a.C., numa inscrição comemorativa gravada em pedra pelo rei Uruinimgina, da cidade meridional de Lagash, que se gaba de ter mandado construir uma adega onde se trazia da montanha vinho em grandes vasos, e, à falta de palavra própria para a adega, o escriba escreve reserva de cerveja, sinal eloquente do enraizamento prioritário dessa bebida no país.

10. O vinho aparece sobretudo, desde o início, como importado da montanha, termo que em acádio e em sumério significava também o estrangeiro, separado da Mesopotâmia a nordeste e a leste por montanhas, e que designa aqui muito provavelmente o que mais tarde se chamará o Alto-País, todo o território que se estendia a noroeste e a norte, do Mediterrâneo e talvez da Anatólia oriental até o sopé do Cáucaso, região sírio-armênia rica em elevações, colinas e maciços montanhosos desconhecidos na planície da Baixa Mesopotâmia e alcançada subindo o curso do Eufrates ou do Tigre, de cuja parte ocidental, a Síria, vieram os primeiros semitas instalados na Mesopotâmia, responsáveis pela importação da videira e também do vinho, ao menos no que diz respeito à Mesopotâmia.

11. A origem estrangeira do vinho indicada por Uruinimgina não é traço isolado, pois os textos posteriores a lembram com frequência e o associam à mesma região, chamando-o por vezes significativamente cerveja da montanha, alusões que, por si sós, não atribuem à região sírio-armênia a origem do vinho enquanto tal, mas apenas do que circulava na Mesopotâmia, embora ganhem eloquência por coincidirem com uma antiga tradição difundida no Oriente Próximo antigo, no Egito e na Grécia, segundo a qual ali nascera a vinificação, tão sistemático e próspero era o cultivo da videira.

12. A versão mais conhecida dessa lenda encontra-se no relato bíblico do Dilúvio (Gênesis IX, 20ss), em que Noé, desembarcado da arca na região armênia do Ararat, foi o primeiro a cultivar a videira e fazer vinho, o que lhe permitiu, como era de esperar, tomar a primeira bebedeira, tradição que a velha documentação cuneiforme confirma a seu modo, indicando que essa região, onde se sabe hoje que surgiram os primeiros cereais cultiváveis do Oriente Próximo, como cevada e trigo, por mutação de gramíneas selvagens, viu também, senão o primeiríssimo surgimento da videira e da viticultura, ao menos a primeira exploração vinícola conhecida, destinada não ao consumo das uvas, mas à fabricação dessa bebida fermentada e alcoólica venerada desde então.

Barcos carregados de vinho descem o Eufrates

1. Desde Uruinimgina, no século XXIV a.C., até o fim da história do país, por volta do início da era cristã, o vinho aparece cada vez mais nos textos, sinal de que se tomara gosto por ele, sem abandonar a água pura nem a cerveja, e é possível que sobretudo após meados do II milênio a.C. se tenham praticado aqui e ali, em pequena escala, viticultura e vinicultura, embora só com a conquista de Alexandre, o Grande, por volta de 330 a.C., essas indústrias tenham chegado ao sul do país, enquanto o vale do Diyala, a nordeste de Bagdá, e o sopé do Zagros produziram alguns vinhos conhecidos por seu nome geográfico, como os grandes vinhos atuais, mas de modo tardio e secundário.

2. O vinho aparece sobretudo e em toda parte como objeto de um comércio ativo de importação a partir da região sírio-armênia, por caravanas ou descendo o Eufrates de barco, principalmente desde o porto de Karkemish, a cerca de cem quilômetros a nordeste de Alepo.

3. Desse comércio há numerosos ecos, o mais tardar desde a primeira metade do II milênio a.C., nos papéis e cartas de negócios recuperados aos milhares, como as cartas do negociante babilônio Bêlânu, que vivia por volta de 1750 a.C. em Sippar, a trinta quilômetros ao norte da Babilônia, e tinha entre outros um agente chamado Ahuni, encarregado de subir o Eufrates para comprar e enviar-lhe diversas mercadorias que ele revendia a varejo na Babilônia.

O Amargo de Tupliash: vinho da Mesopotâmia

1. Numa primeira carta, Bêlânu censura o agente por ter esquecido ou perdido a ocasião de comprar vinho de qualidade, embora os barcos fretados, carregados e expedidos por ele tivessem chegado a Sippar, e exige que lho envie e venha pessoalmente em dez dias, e noutra, sabendo que um barco carregado de vinho chegara a Sippar, manda-o comprar vinho por 10 siclos e levá-lo à Babilônia, soma de cerca de 80 gramas de prata, equivalente a cerca de 2500 litros de grão, enquanto o vinho custava pelo menos 1 siclo por 20 litros, 250 vezes mais caro que o grão, de modo que Ahuni devia obter cerca de 300 litros, volume modesto que mostra que o vinho, embora comercializado, não era ainda na Mesopotâmia uma mercadoria corrente e de uso universal, mas um produto de luxo, raro e reservado aos ricos e aos grandes deste mundo e do outro.

2. Com o tempo, sendo o gosto facilmente contagioso, o uso do vinho parece ter-se difundido cada vez mais, como mostra o relato babilônio do Dilúvio, imaginário mas necessariamente calcado nos usos correntes para ser inteligível, em que o herói, rei do país, oferece aos súditos que construíram o barco salvador um grande banquete com vinho e cerveja fina, relato do fim do II milênio a.C., mas talvez alguns séculos mais antigo, que faz do vinho uma bebida cara oferecida pelo rei a quem quer festejar ou recompensar, prática atestada também nas regiões vizinhas desde o primeiro terço do II milênio a.C.

3. O mesmo costume se constata no outro extremo da história, por volta de 540 a.C., quando o rei da Babilônia Nabonido se gaba de ter distribuído pão, carne, cerveja fina e vinho aos operários que lhe construíram um templo, bebida talvez não corrente, mas de uso generalizado, preciosa e festiva, como hoje o conhaque, e um diretório da vida devota que indica o que fazer ou evitar em cada dia do mês para obter o favor dos deuses desaconselha beber vinho em certos dias, prova de que nos demais qualquer um podia bebê-lo.

4. Essa aclimatação do vinho na Mesopotâmia revela-se ainda em traços que denotam gosto cada vez mais refinado e exigente, como os qualificativos frequentes relativos a sabor, força e delicadeza, sinal de notável refinamento coerente num país de onde vêm, por volta de 1600 a.C., as mais antigas receitas culinárias, de surpreendente gastronomia, distinguindo-se o vinho jovem do velho, epíteto talvez não laudatório e indicativo de vinho envelhecido ou passado, o de qualidade, literalmente bom ou de bom gosto, do ordinário, de segunda, uma espécie de zurrapa, e conhecendo-se vinhos fortes, doces e muito doces, provavelmente com mel, o açúcar da época, e até amargos, talvez por adição de ervas e sucos de ervas, como a murta.

5. Quanto à cor, que implica diferença de gosto, havia vinho claro, branco ou rosado, e tinto, em pelo menos duas variedades, sâmu e sîmu, com matizes como olho de boi, e com o tempo, desde meados do II milênio a.C., distinguiram-se vinhos segundo o local de produção, por vezes de pequenas explorações no país, como o Amargo de Tupliash, mas na maioria importados de diversos lugares do norte, sobretudo da região sírio-armênia.

A bebida favorita do rei de Mari

1. Subindo para o norte, para além da Baixa Mesopotâmia, cresce o lugar do vinho na documentação, como na cidade e no reino de Mari, florescente desde o III milênio a.C. e cujos arquivos abundantes, cerca de quinze mil tabuletas, datam dos últimos tempos de sua existência autônoma, entre 1780 e 1750 a.C., região mais próxima dos semitas sírios e etapa quase obrigatória dos que desciam para a Mesopotâmia, que conservava muitos traços próprios de língua, costumes e religião, mas falava, escrevia, vivia e pensava em grande parte à maneira babilônica.

2. Ao contrário da Babilônia da mesma época, em Mari o vinho é mencionado muito mais que a cerveja e aparece, depois da água, como a bebida favorita, guardado pelo rei, maior proprietário do país, em reservas consideráveis em depósitos tão vigiados e trancados quanto os dos tesouros, alimentadas em parte por presentes mais ou menos obrigatórios de outros soberanos amigos ou aliados ou de particulares desejosos do favor real, mas sobretudo por compras a comerciantes importadores especializados, semelhantes aos da Baixa Mesopotâmia.

3. O vinho circulava muito na região e arredores, guardado e transportado, como na Baixa Mesopotâmia, em vasos de terracota chamados karpatu, mais bem traduzidos por ânforas que por jarras, geralmente de uns dez litros, volume regular que fazia deles a unidade corrente de medida do vinho, circulando ora em pequeno número, uma, duas, quatro, cinco ou dez, ora em quantidades impressionantes, até quinhentas ou seiscentas.

4. Havia provavelmente na região de Mari algumas explorações vitivinícolas, mas sua produção não bastava para a demanda, e o vinho era importado sobretudo do norte, da região sírio-armênia, partindo principalmente do grande porto fluvial de Karkemish e descendo o Eufrates numa flotilha do vinho especializada, eleppêt karâni, que transportava também mel, abundante naquela região e quase desconhecido em Mari e mais abaixo, onde a apicultura mal se praticava, existindo um dossiê sobre as idas e vindas dessa flotilha e as taxas, miksu, cobradas em prata ou em espécie como pedágio ou alfândega, numa contabilidade rigorosa de um tráfico sob controle supremo do rei, mas prerrogativa de alguns negociantes especializados, como Meptûm, que, pelas somas pagas aos aduaneiros, teria importado em pouco tempo 2300 ânforas, ou Sammêtar, com escritórios em Mari e em Terqa, cinquenta quilômetros ao norte no Eufrates.

5. Nas adegas reais, entradas e saídas de ânforas eram objeto de contabilidade minuciosa, com recibos e ordens de saída, como o registro de uma ânfora enviada ao rei pelo governador do distrito de Sagarâtum ou de 28 ânforas de vinho, 10 de mel e 10 de óleo enviadas pelo rei de Karkemish e de 20 ânforas de vinho, 2 de mel e 2 de óleo enviadas pela senhora Nagatu, havendo até registros recapitulativos de entradas e saídas por período, com balanços.

6. O rei distribuía o vinho recebido ou comprado como bebida de honra, enviando-o aos aliados, como uma vez ao famoso Hamurábi da Babilônia, e dando-o a seu pessoal, soldados, servos e funcionários, como mostra uma tabuleta danificada que contabiliza as ânforas recebidas por encarregados de missão em suas etapas, uma a cada parada depois de esvaziada a anterior, e, embora seja possível que o rei de Mari bebesse à mesa apenas uma cerveja especial, alappânu, talvez por um ritual real importado da Mesopotâmia, fora das refeições, por prazer, sozinho ou acompanhado, ao receber estrangeiros, família e próximos, usava amplamente as reservas de suas adegas, tendo até suas preferências, como quando pede que lhe preparem vinho a seu gosto, isto é, sua bebida habitual.

Enólogos, vinhateiros e comerciantes

1. Nas adegas, o vinho passava por manipulações nem sempre compreensíveis em seu propósito ou desenrolar, como esvaziamento e limpeza das ânforas, transvasamentos, extração e seleção, e era cortado, misturando-se gostos e graus de força, como na nota de adega que registra uma ânfora de vinho tinto misturada ao conteúdo de outras seis de vinho diferente, resultando em sete, além de filtrado de depósitos e livre da borra, e, embora não se tenha encontrado, como para a cerveja, sequer fragmentos de um manual do adegueiro, havia especialistas, às vezes conhecidos pelo nome, encarregados dessas manipulações e de provar o vinho, que podia então ser tampado e selado para conservação ou expedição.

2. A situação em Mari difere da Baixa Mesopotâmia, pois a cerveja parece ter cedido terreno ao vinho, que quase a substituiu como bebida alcoólica, situação idêntica, na mesma época, em Karanâ, cidade escavada recentemente uns duzentos quilômetros a nordeste, cujo nome evocativo significa Vinhosa, onde o vinho tem papel ainda maior, bebido pelo rei às refeições e em abundância nas festas, não só litúrgicas, mas também em circunstâncias felizes, como a acolhida de mensageiros e seu regresso de missão bem-sucedida, a audição de cantores, menestréis ou aedos, e outras festividades noturnas, ou oferecido pelo rei a seu bel-prazer à filha, a uma criada ou às cantoras, completando-se assim, de escavação em escavação e de arquivo em arquivo, o quadro da importância e do uso antigo do vinho na velha Mesopotâmia.

“Vou então fazer uma boa refeição!”

1. A Assíria, vizinha de Karanâ, só ganhou importância e autonomia política a partir da segunda metade do II milênio a.C., até sua ruína e retorno à dependência da Babilônia em 609 a.C., quase mil anos, e geograficamente fazia parte da zona sírio-armênia favorável à viticultura e à vinicultura, embora preferisse vinhos de origem síria, e ali também o rei possuía grandes reservas, como mostra a carta de um servo que pergunta onde guardar a enorme quantidade de novas chegadas, ou a de um alto funcionário que, sabendo que o soberano adoentado perdera o apetite, deseja-lhe pronta recuperação do prazer de comer e beber, para que possa dizer, na festa do início do mês, que vai fazer uma boa refeição, literalmente comer e beber vinho.

2. O vinho era também ali matéria preferida dos presentes do rei aos que queria recompensar ou honrar, como mostram amplos fragmentos de uma contabilidade de cerca de 780 a.C. das distribuições regulares de vinho a todos os funcionários e servos do rei, classificados hierarquicamente e honrados com quantidades proporcionais à sua posição, de 1 litro, muito frequentemente, a 1,5, 5, 10 e às vezes 30, e a estela famosa em que o rei Assurnasirpal II (883-859 a.C.), por volta de 870 a.C., depois de renovar inteiramente sua capital, Nimrud, relata ter oferecido à corte, aos altos funcionários, aos participantes das obras e aos habitantes da cidade um banquete pantagruélico de 69 574 convivas, enumerando não o cardápio, mas as quantidades de gêneros consumidos, entre os quais cerveja e vinho em igual medida, 100 000 litros de cada, gloriosa bebedeira.

3. Mesmo no último milênio de sua história e em seu território setentrional, inserido na grande zona vitivinícola, a Mesopotâmia permaneceu fiel até o fim à sua venerável cerveja, e vários séculos após o desaparecimento de sua antiga, alta e milenar civilização os habitantes do país continuavam apegados a essa bebida conatural a uma terra feita essencialmente para o cultivo de cereais em grande escala.

4. Os arquivos de uma comunidade judaica instalada durante séculos na terra outrora ocupada pelos babilônios atestam claramente o consumo preferencial da cerveja e registram a declaração de um rabi Johanan de que os habitantes do país, antigos e contemporâneos, sempre foram preservados do que ele chama lepra graças a seu inveterado hábito da cerveja, ponto em que Júlio Africano não estava errado.

5. Embora tenha prevalecido nas regiões mais ao norte, o vinho não conseguiu dominar na Mesopotâmia uma antiga e obstinada fidelidade à cerveja, mas foi forte, atraente e deleitável o bastante para conquistar ali um lugar de destaque, graças ao qual se pode formar uma pequena ideia de sua mais antiga história.

mitologia/bottero/deuses/3.6.txt · Last modified: by 127.0.0.1