muhasibi:muhasibi-857-o-deleite-neste-mundo

Muhasibi (857) – o deleite neste mundo

MSRMI

Que tens a ver com o deleite neste mundo? Ele é a prisão do crente, e este não se regozija nele nem encontra prazer. Este mundo é apenas uma morada de aflição, um lugar de preocupação e tristeza, como disse Adão: “Fomos gerados por Deus, como descendência de Deus, e Satanás nos tomou cativos pelo pecado.” Não nos cabe regozijar-nos, nem nos convém fazer outra coisa senão chorar e lamentar enquanto estivermos na morada do cativeiro, e continuar assim até retornarmos à morada da qual fomos levados cativos.

Ó meus irmãos, é vergonhoso para um ser inteligente rejubilar-se com qualquer dos bens deste mundo—e como deveria ele regozijar-se com o louvor de um homem vaidoso e iludido?

Compreende, pois, o que te digo, ó servo de Deus, tu que te alegras com o elogio. Mesmo que tuas boas obras te granjeassem a amizade de todas as aves dos céus, das feras e do gado, e dos répteis que rastejam sobre a terra, e ainda que os anjos te louvassem por elas, e os homens e os gênios todos se rejubilassem em tua companhia e te exaltassem pelo que fizeste, e assim fosses conhecido e tua retidão fosse enaltecida—de que valeria confiar nisso, seja para ti ou para qualquer outro?

Pois só quando compareceres diante de Deus conhecerás a verdade do assunto, e saberás se Deus está satisfeito contigo ou não, e isso somente é o que importa a ti.

Teu prazer na doçura do alimento doce só é encontrado ao comê-lo. O prazer da luxúria e da sensualidade está no pensamento e na busca por elas, e o prazer da hipocrisia está na corrupção do coração por ela. Portanto, é necessário tornar a vontade reta e, em toda ação, contemplar apenas a Deus.

/home/mccastro/public_html/speculum/data/pages/muhasibi/muhasibi-857-o-deleite-neste-mundo.txt · Last modified: by 127.0.0.1