nasafi:nasafi-de-adao-e-eva

Nasafi – De Adão e Eva

GastinesLHP

Saiba que há sete infernos e oito paraísos. A cada paraíso corresponde um inferno, exceto ao primeiro, ao qual nenhum corresponde. Primeiro, há os corpos simples, depois os corpos compostos. Os corpos simples são como são. Não têm desenvolvimento nem ascensão; nem percepção nem conhecimento; não são afetados nem pela dor nem pelo prazer, porque tudo isso é próprio do composto. Adão e Eva estavam no primeiro paraíso. Como nesse paraíso do virtual o ser não existia, não havia antagonismo, e Satanás não se opunha. À exortação: “Sê!”, Adão e Eva saíram desse primeiro paraíso. Do céu do não-ser, chegaram à terra do ser. Então veio esta exortação: “Ó Adão! Neste segundo paraíso, o dos corpos simples, instala-te! No entanto, da árvore do composto não te aproximes! Senão, deste paraíso terias de sair. E então serias infeliz e necessitado.”

“Ó Adão! Este é um inimigo para ti e para tua esposa. Que ele não vos faça sair ambos do jardim, senão serias infeliz. Ali não terás fome; ali não estarás nu; ali não terás sede; ali não sofrerás com o calor do sol.”

O demônio os tentou. (Alcorão XX:117-120)

Adão e Eva se aproximaram da árvore do composto. Veio esta exortação:

“Descei, ambos juntos, do jardim, inimigos uns dos outros.” (Alcorão XX:123)

Todos os três saíram do segundo paraíso e entraram no terceiro. Do céu do simples, alcançaram a terra do composto e se tornaram necessitados. Experimentaram a fome, a sede e a nudez. Este paraíso é o dos ignorantes e das crianças. Veio esta exortação: “Ó Adão! Neste terceiro paraíso, instala-te. Ali desfrutarás de muitos benefícios. Não haverá para ti proibição, nem conta, nem obrigação. Tudo o que quiseres, de tudo, de toda parte, prova! No entanto, da árvore da Inteligência não te aproximes! Senão, deste terceiro paraíso terias de sair. E então serias injusto.”

“Ó Adão! Habita com tua esposa no jardim; comei de seus frutos como quiserdes; mas não vos aproximeis desta árvore, senão sereis dos injustos.”

O Demônio os fez tropeçar e os expulsou de onde estavam. (Alcorão 2:35-36)

Eles se aproximaram da árvore da Inteligência. Veio esta exortação:

“Descei, e sereis inimigos uns dos outros. Encontrareis na terra um lugar de permanência e gozo efêmero.” (Alcorão 2:36)

Todos os seis deixaram o terceiro paraíso e entraram no quarto.

Ó Dervixe! Eram três os que saíram do segundo paraíso: Adão, Eva e Satanás. Eram seis os que saíram do terceiro: Adão, Eva, Satanás, Iblis, o Pavão, a Serpente. Adão representa o espírito; Eva, o corpo; Satanás, a natureza; Iblis, a “fantasia”; o Pavão, o desejo; a Serpente, a cólera. Quando Adão se aproximou da árvore da Inteligência, saiu do terceiro paraíso e entrou no quarto. Todos os anjos se prostraram diante dele, exceto Iblis, que se recusou. Em outras palavras, todas as faculdades do espírito e do corpo se submeteram ao espírito, exceto a “fantasia”. Mas eis que me torno prolixo.

/home/mccastro/public_html/speculum/data/pages/nasafi/nasafi-de-adao-e-eva.txt · Last modified: by 127.0.0.1