Izutsu (TIST) – Enoque
Além desse tipo de tanzih simbolizado por Noé, que é 'tanzih pela Razão', Ibn Arabi reconhece outro tipo de tanzih. Este último é 'tanzih do sabor imediato' (al-tanzih al-dhawqiy), e é simbolizado pelo mencionado profeta Enoque.
Os dois tipos de tanzih correspondem a dois Nomes: um é subbūh, que foi mencionado no início deste capítulo, e o outro é quddūs, o 'Santíssimo'. Ambos são tanzih, mas o simbolizado por Noé 'purifica' o Absoluto de quaisquer parceiros e de todos os atributos que impliquem imperfeição, enquanto o segundo, além desse tipo de tanzih, remove do Absoluto todas as propriedades dos seres 'possíveis' (incluindo até mesmo as mais altas perfeições alcançadas por coisas 'possíveis') e todas as conexões com a materialidade, bem como qualquer qualidade definida que possa ser imaginável e pensável sobre o Absoluto.
O segundo tipo de tanzih representa o limite mais extremo de 'subtração' (tajrid), que atribui ao Absoluto o mais alto grau de transcendência. Segundo Ibn Arabi, o profeta Enoque foi literalmente uma encarnação desse tanzih. Descrevendo a figura mitológica de Enoque como um símbolo desse tipo de tanzih, al-Qāshānī diz: Enoque foi ao extremo de 'subtrair' a si mesmo (ou seja, não apenas 'subtraiu' tudo o que é possível e material do Absoluto, mas 'subtraiu' todos esses elementos de si mesmo) e de 'espiritualização' (tarawwuh), tanto que, no final, ele próprio foi transformado em um espírito puro. Assim, ele abandonou seu corpo, misturou-se com os anjos, uniu-se aos seres espirituais das esferas celestes e ascendeu ao mundo da Santidade. Dessa forma, ele ultrapassou completamente o curso ordinário da natureza. Em contraste com isso, al-Qāshānī continua, Noé viveu na terra como um homem simples e comum, com desejos humanos ordinários, casou-se e teve filhos. Mas Enoque tornou-se ele mesmo um espírito puro. Todos os desejos caíram dele, sua natureza se espiritualizou, as propriedades corporais naturais foram substituídas por propriedades espirituais. A disciplina espiritual assídua mudou completamente sua natureza, e ele foi transformado em um Intelecto puro e imaculado ('aql mujarrad). E assim ele foi elevado a um lugar alto no quarto Céu.
