Algazel (1111) – Mundo invisível
MSRMI
No mundo invisível há maravilhas, em relação às quais este mundo visível não tem importância. Aquele que não ascende a esse mundo é apenas um animal bruto; na verdade, está mais equivocado do que qualquer besta, pois os animais não têm asas para alçar voo até esse reino. Saiba que o mundo visível é para o Mundo Invisível como a casca para o núcleo, como a forma exterior e o corpo para o espírito, como a escuridão para a luz e como o ignóbil para o sublime. Por isso, esse mundo invisível é chamado de Mundo Superior, Mundo Espiritual e Mundo da Luz. Aquele que está nesse mundo acima está com Deus e possui as chaves do Invisível.
A janela para o oculto se abre durante as horas de vigília para o gnóstico que se esforçou e se purificou, sendo libertado do poder do desejo sensual. Um gnóstico assim, sentado em solitude, fecha os canais dos sentidos, abre os olhos e ouvidos do espírito e coloca seu coração em relação com o Mundo Divino, enquanto repete continuamente: “Deus, Deus, Deus” em seu coração, e não com a língua. Ele deixa de estar consciente de si mesmo e deste mundo, permanecendo apenas na visão Daquele que é o Mais Glorioso e Exaltado. Então, essa janela se abre, e ele vê em seus momentos de vigília aquilo que vê nos sonhos; aparecem-lhe espíritos angélicos, os profetas e formas maravilhosas, belas e gloriosas de se contemplar, e os reinos dos céus e da terra se revelam diante dele, mostrando-lhe o que não é lícito descrever.
Essa gnose transcende o conhecimento dos estudiosos, pois entra nos corações dos profetas e dos santos diretamente a partir da Verdade Criadora, e não pode ser compreendida, exceto por aqueles que a experimentam.
