Junayd (910) – Amor
MSRMI
O amor significa que os atributos do amante se transformam nos do Amado. Agora ele vive conforme a palavra de Deus: “Quando Eu o amo, serei seus olhos pelos quais ele vê, seus ouvidos pelos quais ele ouve e suas mãos pelas quais ele se estende.”
O santo que deseja alcançar a unificação da vontade humana com a Vontade Divina (o prelúdio da união completa) deve ser como um corpo sem vida nas mãos de Deus, submetendo-se a todas as vicissitudes que acontecem por Seu decreto e a tudo o que é realizado pelo poder de Sua força. Pois o santo é submerso no oceano da Unidade ao extinguir-se de si mesmo, das exigências das criaturas sobre ele e de qualquer resposta a elas, para alcançar a realização da Unicidade de Deus e a experiência direta de Sua Presença.
Ele abandona seus próprios sentimentos e ações ao passar para a vida em Deus e, assim, torna-se aquilo que Deus desejou para ele—para que, no fim, o servo retorne ao estado em que estava no princípio e seja como era antes de começar a existir.
