sufismo:kashani-tudo-ele

Kashani – Tudo Ele

LWDU

Minha audição, visão, minha língua e mão: tudo Ele. Então, eu não sou, pois tudo o que existe é Ele. Eu penso que sou, e o pensamento não passa de um sonho. Quando desperto, tudo o que resta é Ele. (Baba Afzal Kashani)

Segundo o Profeta, Deus diz: “Meu servo busca continuamente aproximar-se de Mim por meio de obras voluntárias, até que Eu o ame; e quando Eu o amo, então Eu sou sua audição, sua visão, sua língua, mão, pé, etc.”

Nesta afirmação, a dualidade entre Senhor e servo ainda molda a estrutura da frase, mas fica claro que o servo nada possui por si mesmo. Sua “existência”, diz Bābā Afzal, não passa de um sonho. A verdadeira existência pertence ao Senhor, Aquele que realmente vê, ouve, e assim por diante.

Assim, o próprio ato de “despertar” para a qualidade ilusória do nosso estado ordinário de consciência já contém, potencialmente, todo o Caminho dentro de si—embora, certamente, ainda haja muito “trabalho” e “viagem” a serem realizados antes que esse potencial possa ser plenamente concretizado. (Lamborn Wilson)

/home/mccastro/public_html/speculum/data/pages/sufismo/kashani-tudo-ele.txt · Last modified: by 127.0.0.1