sufismo:murata-ti-tres-realidades-fundamentais

Murata (TI) – Três realidades fundamentais

MurataTI

Na maioria de nossos textos, três realidades fundamentais são consideradas: Deus, o cosmos ou macrocosmo, e o ser humano ou microcosmo. Podemos visualizar essas três realidades como os três vértices de um triângulo. O que é particularmente interessante são as relações estabelecidas entre esses vértices. Deus, que ocupa o ápice e é a fonte, dá existência aos dois vértices da base, já que tanto o macrocosmo quanto o microcosmo são realidades derivadas. Cada vértice pode ser estudado em relação a um ou a ambos os outros dois.

Essa representação triangular torna-se ainda mais complexa pelo fato de cada uma das três realidades possuir duas dimensões fundamentais, podendo ser visualizada como uma cruz. O eixo vertical representa um tipo de relação, enquanto o eixo horizontal representa outro. No ápice, o eixo vertical surge da distinção entre a Essência Divina e os atributos divinos, enquanto o eixo horizontal reflete as relações entre nomes complementares de Deus, como Exaltador e Abaixador, ou Doador da Vida e Ceifador. Distinções paralelas podem ser traçadas tanto no microcosmo quanto no macrocosmo. “Céu e terra” ou “espírito e corpo” representam o eixo vertical, enquanto as inter-relações entre as realidades em cada nível estabelecem diversos eixos horizontais. Neste momento, é essencial destacar essa estrutura triangular básica da totalidade da realidade. Os capítulos seguintes abordarão as relações internas e externas.

/home/mccastro/public_html/speculum/data/pages/sufismo/murata-ti-tres-realidades-fundamentais.txt · Last modified: by 127.0.0.1