sufismo:price-crps-conversao

Price (CRPS) – Conversão (tawba)

CRPS

O primeiro estágio do caminho é o tawba—arrependimento ou conversão. Este, como qualquer outra bênção espiritual, é um puro dom da graça ('atā mahz). Entretanto, ao contrário dos estados, ele está ao alcance de todos os homens e mulheres e requer sua cooperação. Significa virar as costas para as vaidades mundanas, percebendo que o mundo é uma “carcaça apodrecida” e que o eu é um suporte volúvel. Assim, a alma, despertando de seu mundo de negligência (ghiflat), começa a avançar em direção a Deus e à perfeição, afastando-se das armadilhas e iscas dos prazeres criados. O Alcorão está repleto de tais exortações.

Livros como o Tazkirat al Awliyā abundam em histórias de conversões marcantes e milagrosas. A de Bāyazid Bistāmi pode ser tomada como exemplo. Sheikh ‘Attar narra como a mãe de Bāyazid o enviou para a escola em Bistām. Um dia, a classe chegou à sura Loqmān (nº 31) e ao versículo: “Seja grato a mim e a teus pais.” O mestre explicou o significado da passagem. Ao ouvir, Bāyazid sentiu-se profundamente tocado. Ele pousou sua lousa e pediu permissão para ir para casa dizer algo à sua mãe. Ao receber a permissão, foi para casa. Sua mãe perguntou-lhe: “Seu pequeno vagabundo, o que te traz aqui? Recebeste algum presente ou foste dispensado das aulas?” Ele respondeu: “Não. Cheguei a um versículo do Alcorão em que Deus me ordena servi-Lo e servir a ti. Não consigo servir em duas casas ao mesmo tempo. Não consigo fugir desse versículo. Ou me pedes de Deus para que eu seja inteiramente teu, ou me colocas ao serviço de Deus, para que eu pertença totalmente a Ele.”

Sua mãe respondeu: “Coloco-te ao serviço de Deus e te libero para que faças o que consideras correto. Vai e pertence a Deus.”

Bāyazid deixou Bistām e viveu uma vida ascética na Síria por trinta anos.

O penitente deseja reparar suas falhas e satisfazer suas necessidades mais profundas, mas, por si só, não sabe para onde se voltar. Ele precisa então procurar um mestre, um Pir ou Murshid, que lhe diga o que fazer e o guie no caminho da perfeição. Assim começa sua grande busca. A graça de Deus é abundante, mas a condição para dela se beneficiar é buscá-la. Hāfiz diz: “O médico do amor tem o hálito curador do próprio Jesus e é pleno de compaixão; mas se Ele não encontrar dor em ti, como aplicará um remédio?” Sobre o espírito de busca, Maulānā Rūmi, no terceiro livro do Masnavi, declara:

“Em qualquer estado que estejas, mantém-te na busca! “Ó tu de lábios secos, permanece na busca por Água! “Esse teu lábio seco é um sinal seguro “De que ao fim encontrará a fonte. “Essa busca é uma inquietação abençoada, “Ela supera todo obstáculo e é a chave para teus anseios. “Ainda que não tenhas recipiente, não deixes de buscar: “No caminho de Deus, nenhum recipiente é necessário. “Quaisquer bens ou habilidades que possuas, “Não foram, no princípio, senão uma busca, um pensamento? “Não, senhor, nunca cesses tua busca, nem por um instante, “E encontrarás, ó maravilha, tudo o que desejas. “Mais cedo ou mais tarde, aquele que busca torna-se aquele que encontra, “Pois sempre está ansioso por servir.”

/home/mccastro/public_html/speculum/data/pages/sufismo/price-crps-conversao.txt · Last modified: by 127.0.0.1