3.3 Samkhya
DANIÉLOU, Alain. La Fantaisie des dieux et l'aventure humaine. Monaco: Éditions du Rocher, 1985.
A tradição xivaíta
O SAMKHYA, O ESTUDO DO MACROCOSMO
A busca das constantes (aksharä)
1. O Samkhya, ciência do numerável, parte do princípio de que as possibilidades do saber humano, os mecanismos do pensamento e as formas da matéria se limitam ao que pode ser expresso em termos matemáticos ou geométricos, sendo todas as estruturas materiais e psíquicas do universo determinadas por harmonias e grafos de relações numéricas entre elementos energéticos, concepção cuja marca se encontra em todos os aspectos do pensamento hindu posterior, das Upanishad e dos Tanträ à linguística, à astronomia, à física, à matemática e à fisiologia.
2. Os textos originais do antigo Sâmkhyä, que não estavam em sânscrito, perderam-se, mas sua terminologia dravídica é conhecida sobretudo graças ao Manimékhalaï, em língua tâmil, obra aproximadamente contemporânea dos primeiros textos sânscritos sobre a doutrina.
Os textos do Sâmkhyä
1. Os ensinamentos de Kapilä, o sábio de pele escura que primeiro ensinou o Sâmkhyä no mundo ariano, foram recolhidos por seu herdeiro espiritual, o mago Asuri, num conjunto de 256 aforismos chamado Sâmkhyä pravachanä sûträ, mais tarde resumido em 22 aforismos sob o nome de Tattvä-Sâmasä.
2. A formulação do saber em versos muito concisos, capazes de ser transmitidos até mesmo por quem não lhes compreende o sentido, constitui um dos métodos fundamentais da tradição oral, da qual os provérbios são frequentemente um vestígio.
3. Com base nos aforismos de Asuri, o filósofo Panchashikhä teria redigido muito depois uma vasta obra de 60 000 versos sobre a natureza da matéria, do eu, das faculdades de percepção e de ação e dos poderes supranormais, mencionada no cânone budista chinês e da qual faria parte o Shashti Tanträ, iniciando-se a partir dele uma linhagem que passa por Ulûkä, apelidado Kanâdä, o comedor de átomos, autor dos sûträ do Vaïshéshikä, e chega a Ishvarä-Krishnä, que por volta do século III compôs o resumo em 70 aforismos chamado Sâmkhyä-Kârikâ, comentado depois por Vârshaganä e pelo budista Vasubandhu.
4. Apoiando-se no comentário de Vârshaganä, Gaudpadä, mestre de Shankarâchâryä, compôs por volta do ano 700 seu próprio comentário aos aforismos de Ishvarä-Krishnä, texto que provavelmente corresponde ao que o sábio árabe Al-Bîrûnî, residente na Índia entre 1017 e 1030, declarou ter traduzido para o árabe.
As concepções do Sâmkhyä
1. O universo é formado por dois elementos fundamentais, complementares e interdependentes, a consciência e a energia, de modo que a matéria não passa de energia organizada, não havendo nenhum elemento material desprovido de consciência nem nenhum elemento de consciência sem suporte energético.
2. O espaço constitui a pré-matéria, o substrato no qual a energia pode manifestar-se sob a forma de ondas vibratórias e forças magnéticas que dão origem aos elementos e à aparência da matéria.
3. O tempo nasce da consciência, pois sua única medida é a percepção da duração.
4. A consciência está presente em toda parte desde o instante em que, a partir de um ponto inicial, o bindu, surge uma imensa massa de energia que dá origem ao universo, cuja elaboração se liga ao princípio onipresente do Tempo, expresso em ritmos que determinam tanto as estruturas da matéria quanto os ciclos da história do mundo, das estrelas, das galáxias e das formas de vida, distribuídas em oitenta e quatro mil graus de manifestação da consciência na matéria, desde as partículas infinitesimais até os homens, os espíritos e os deuses.
5. Essa noção dos oitenta e quatro mil graus de manifestação da consciência foi mal compreendida pelos budistas, que a interpretaram como referência a oitenta e quatro mil reencarnações da alma individual.
6. As leis que regem a formação dos átomos, das células, da matéria e da vida não resultam do acaso, mas da aplicação de um plano preexistente contido no germe do universo como a planta na semente, fundado em arquétipos idênticos para o todo e para cada uma de suas partes, de modo que as galáxias, células do corpo do universo, se comportam como as células de um ser vivo, independentes e no entanto cooperantes.
7. As leis que regem a percepção, a inteligência e o pensamento são inseparáveis daquelas que presidem à formação da matéria.
8. Os objetos percebidos não passam de galáxias de átomos, centros de energia sem substância separados por imensos espaços, cuja aparência se deve apenas aos limites da percepção, cabendo ao ser vivo, centro autônomo de percepção, o papel de testemunha que confere realidade aparente ao sonho divino da criação, assim como um ser infinitesimal perceberia o corpo humano do modo como se percebem os sistemas solares e as galáxias, átomos do corpo do Purushä, o ser total que é o universo.
9. Um universo coerente só pode desenvolver-se segundo um plano que preceda sua aparição, sendo o pensamento anterior à matéria, o sutil ao concreto, a possibilidade à realidade e as leis do universo às suas manifestações.
10. Assim como as leis da gravitação precedem o nascimento dos átomos e das constelações, as leis da percepção, da vida, do pensamento, da comunicação e da linguagem precedem os órgãos que as tornam possíveis, bem como as leis sociais que regem as coletividades vegetais, animais e humanas, de modo que a única ciência verdadeira é o conhecimento dessas leis, aspecto permanente (aksharä) do mundo, cuja assinatura se reencontra em todos os níveis, inclusive na estrutura dos seres individuais e das sociedades.
11. Não há diferença fundamental nem limite definido entre a matéria inerte e as células vivas, sendo a vida apenas uma dimensão suplementar visível sob certas condições de duração e de percepção, pois um elemento de inteligência e de percepção, mais ou menos latente, está presente em todo átomo, célula, molécula, sistema astral e organismo, dirigindo a lógica de suas afinidades e de seu comportamento.
12. A cosmologia do Sâmkhyä caracteriza-se por não separar a matéria da consciência e da percepção, pois o princípio consciente que planeja o mundo e possibilita a percepção precede necessariamente o material energético com o qual serão fabricados a matéria e os mecanismos de percepção e de pensamento correspondentes.
13. O plano precede a formação do mundo e dela faz parte integrante.
14. Contrariamente à teoria materialista dos Lokâyatä, a consciência não provém da matéria, mas a matéria provém de um pensamento, de um plano orgânico implícito na noção de criação e de princípio criador, consciência que está na origem das leis do universo e permanece presente em todos os aspectos de sua manifestação.
15. No mundo fenomênico nada é totalmente consciente nem totalmente inconsciente, pois consciência e inconsciência estão sempre misturadas, e a diferença aparente de grau resulta apenas da natureza e do desenvolvimento do corpo no qual a consciência, jamais ausente, se manifesta.
16. O princípio da percepção é anterior ao percebido e o princípio dos sentidos precede a diferenciação dos elementos que eles percebem, sendo a percepção e a consciência dos seres vivos os espelhos nos quais o criador contempla sua obra, já que um universo não percebido não existe e o mundo só existe na medida em que é percebido, razão pela qual existem múltiplas formas de existência, plantas, animais, homens, espíritos e deuses, cada uma refletindo outra faceta do jogo da criação.
17. Compreender as estruturas do universo exige determinar primeiro as possibilidades e os limites do instrumento do conhecimento, o próprio homem, e por isso a contrapartida do Sâmkhyä é o Yogä, estudo do homem interior, formando-se assim o par Sâmkhyä-Yogä, estudo do macrocosmo e do microcosmo, do ser universal e do ser individual.
Natureza e Percepção
1. O ser absoluto, única realidade, é exterior à existência e aos mundos que inventa, neutro, não agente, sem substância, duração ou lugar, e embora indescritível, sem dimensão e impessoal recebe os nomes de Paramä-Shivä, Parä-Brahman e Paramâtman.
2. Incognoscível e alheio aos Tattvä, o absoluto não pode ser representado por nenhum símbolo, e quando nele nasce, como um sonho, o desejo de criar (sishrikshâ), primeira forma de energia potencial, emana do incriado a possibilidade (avakâshä), isto é, o princípio do espaço (âkâshä), que não é eterno nem ilimitado, mas apenas o recipiente onde se desenvolverá o plano ou modelo do universo, chamado Homem-Universal, Purushä, suporte de inteligência pura sobre o qual repousa o funcionamento da Natureza.
3. O primeiro estágio da criação não é a aparição da matéria ou da energia, mas a criação do espaço.
4. O princípio que permite ao universo aparente desenvolver-se no recipiente espacial provém do desejo de criar, força orientada que constitui o princípio da energia (shakti).
5. O tempo e tudo o que se constrói no universo são formas de energia, sendo as diversas formas do tempo apenas a medida relativa das tendências (vritti) vibratórias e gravitacionais que constituem a matéria, a qual, nascida da explosão súbita de uma prodigiosa massa de energia, não passa de aparência, de modo que o princípio Energia é chamado Natureza (Prakriti) ou Pradhânä, formando com Purushä o par plano e material, forma e substância do mundo.
6. Simbolicamente, pode-se tomar como princípio e causa primeira do mundo tanto o Homem-Universal Purushä, símbolo do plano, quanto a Energia ou Natureza, Prakriti, material de sua realização.
As Três Tendências de Prakriti, a natureza da Natureza
1. Três tendências fundamentais estão na base das relações energéticas que formam a substância do mundo, reencontram-se em todos os aspectos do universo e constituem a natureza própria (svabhâvä) da Natureza.
2. A primeira tendência, Tamas, é a expansão ou força centrífuga, causa do nascimento e da destruição dos mundos, dos átomos, das galáxias e dos seres vivos, e também princípio do tempo unidirecional não medido (mahâ-kâlä).
3. A segunda tendência, Sattvä, é a atração ou força centrípeta que leva as partículas e os astros a se atraírem, permitindo a condensação e sendo assim princípio da formação dos astros e fonte da luz.
4. Da oposição entre expansão e atração nasce a terceira tendência, Rajas, corrente que provoca o movimento vibratório, a gravitação e o campo magnético que liga partículas e astros, base da formação da matéria e das energias sutis como a percepção e o pensamento, sendo as três tendências personificadas por Shivä, Vishnu e Brahmâ, este considerado o Criador do ponto de vista da matéria embora seja apenas o quinto princípio na ordem da manifestação, e identificando-se Sattvä-Vishnu ao sol, à luz, ao saber e à ordem, a tudo o que faz o homem progredir mas também a tudo o que o prende, como a sociedade, as convenções e as virtudes.
5. Tamas-Shivä, força contrária, é ao mesmo tempo o impulso primeiro e a explosão que origina o mundo e a força que desagrega e dispersa na obscuridade, o buraco negro que precede e engole a luz, fonte da vida e potência do tempo e da morte, deus da libertação, do prazer e da hostilidade a todas as convenções, enquanto Rajas-Brahmâ, força de organização e de gravitação resultante do equilíbrio dos contrários, é o artesão da criação e representa no ser humano a atividade, a força e a ordem social.
6. Nos seres vivos, Shivä manifesta-se em tudo o que é masculino, Vishnu no que é feminino, e Brahmâ permanece neutro.
Os Tattvä, as coisas definíveis, os Vinte e Cinco componentes do Mundo
1. Das diversas combinações das três tendências formam-se os elementos primordiais, princípios distintos e identificáveis chamados Tattvä, em número de vinte e cinco, ou de trinta e seis e até sessenta e seis quando se contam certas diferenciações aparentes, procedendo uns dos outros segundo uma hierarquia determinada, à semelhança dos diagramas geométricos, os Yanträ, que os simbolizam por combinações de traços, curvas, proporções e números.
O Plano (Purushä)
1. Purushä, o Homem-Universal, primeiro dos Tattvä, é o plano e modelo do universo, espécie de equação complexa de fórmulas, intenções e arquétipos que só atingirá sua plenitude quando, materializado na substância energética, preencher o vazio do espaço, permanecendo presente em todos os aspectos perceptíveis e não perceptíveis do universo, noção da qual parece derivar originalmente a concepção hebraica de Adão, cujo nome, como Purushä, significa simplesmente o homem.
Prakriti, a Substância do mundo
1. O segundo dos Tattvä, Prakriti, a Natureza, também chamada elemento de base, Potencialidade, princípio da Multiplicidade e Poder de Ilusão (mâyâ), é o princípio energético de onde provêm o pensamento, a percepção, a matéria e a vida, sendo tudo o que existe formado de combinações energéticas instáveis e imateriais destinadas a desaparecer, razão pela qual recebe o nome de Mâyâ, e tendo como razão de ser a concretização de Purushä, o Plano.
2. O universo provém de dois princípios fundamentais, contrários e complementares, não derivados um do outro, o plano inativo e exterior ao mundo aparente, Purushä, e o material autônomo, a Natureza Primordial (Mûlä Prakriti), da qual derivam os sete princípios que iniciam o mundo manifestado: Mahat, a inteligência universal, Ahamkarä, o princípio de individualidade, e os cinco Tanmâträ, modos de interação da matéria.
3. O materialismo reduz a concepção do mundo apenas a Prakriti, ignorando o princípio ordenador, a inteligência universal onipresente que é Purushä.
Mahat, a Inteligência cósmica
1. O conjunto dos arquétipos é utilizado e regulado pela Inteligência Cósmica, Mahat, forma manifestada de Purushä, chamada também Objeto do Conhecimento, Ideia, Inteligência (buddhi) e Poder Mágico, uma vez que o universo é mera aparência produzida pelo Poder de Ilusão, e representa a presença do plano consciente em todos os aspectos do criado, estando a consciência (chit) presente na matéria em todos os níveis, de modo que o desvelamento de um aspecto dessa organização inteligente do mundo recebe o nome de Revelação.
Ahamkarä, o princípio de individualidade
1. De Mahat procede a noção de identidade e de individualidade, o eu (ahamkarä), primeiro princípio derivado da inteligência universal, pois todo desenvolvimento implica multiplicidade e só pode haver multiplicidade se as diferentes entidades possuírem cada uma identidade separada.
2. O jogo das três tendências da Natureza permite a formação de células energéticas e de átomos nos quais desabrocha a noção de individualidade, de autonomia, do eu.
3. A consciência de ser autônomo caracteriza os átomos, os sistemas solares e os seres individuais, homens ou deuses, formando-se cada célula do mundo, infinitesimal ou gigantesca, em torno de um eu habitado pela consciência (chit), parcela da consciência universal, elemento aparentemente individualizado que permite às células perceber-se, comunicar-se, colaborar e organizar-se.
4. A noção do eu é universal e primordial, presente em todas as formas da matéria e da vida, e recebe conforme o caso os nomes de princípio de identidade, origem sutil dos elementos (bhûtâdi), sentido da diferença (vaïkritä), irradiação (taïjas) e vaidade ou orgulho (abhimânä).
5. Cada átomo ou grupo de elementos se considera um centro autônomo e independente, e é por meio dessa noção de individualidade que a substância do mundo se diferencia em inúmeras entidades dotadas de personalidade, átomos, corpos químicos, sistemas solares, galáxias e seres vivos, cada conglomerado formando-se em torno de seu eu, de modo que um átomo de hidrogênio defende sua identidade tal como um homem, embora o eu, que cada um afirma sem saber a que parte de si corresponde, não passe de uma ficção.
6. Nos seres vivos, o eu é um nó temporariamente formado pelos componentes do corpo transmigrante ou corpo sutil, núcleo de todo objeto concebido e moldado pelo pensamento criador, lugar preciso mas abstrato e insubstancial onde se cruzam linhas magnéticas, à semelhança dos nodos da órbita lunar que causam os eclipses.
Os Tanmâträ, Modos de interação da Matéria
1. Todas as estruturas do mundo se constroem a partir de cinco modos de interação (tanmâträ) entre as partículas (anu) ou os átomos (paramanu), de natureza elétrica ou magnética e de intensidades diversas, que dão origem aos diferentes elementos e aos órgãos capazes de percebê-los.
2. Os cinco modos de interação procedem do princípio de diferenciação, isto é, do princípio de individualidade.
3. Desses modos de interação, experimentados pelos seres vivos sob cinco formas de percepção, provêm os elementos perceptíveis (bhûtä), cabendo ao princípio vibratório ou verbo (shabdä) o éter, ao tato (sparshä) o estado gasoso, ao olfato (gandhä) o estado sólido, à visão (rûpä) o estado ígneo e a luz, e ao paladar (rasä) o estado líquido, ao passo que sua repercussão sobre o eu individual dá origem aos órgãos dos sentidos (indriya).
Os Mahâ-bhûtä, Princípios dos sentidos
1. Os diferentes modos de interação determinam os estados da matéria chamados elementos, que só se diferenciam realmente em relação a centros de percepção situados em limites dados de espaço e de tempo relativos, sendo os estados vibratório, ígneo, gasoso, líquido e sólido apenas comportamentos diversos dos átomos, e não transformações deles, ligados à duração do tempo percebido.
2. Os átomos da matéria organizam-se segundo graus variáveis de concentração correspondentes a diferentes formas de relação e de comunicação, surgindo os elementos no plano físico segundo uma hierarquia organizada.
3. Primeiro surge o éter, substrato das formas vibratórias e magnéticas do qual o espaço é uma propriedade e a cuja vibração tudo pode ser reduzido, assimilada ao som primordial (nâdä) inaudível de onde nasce a imagem simbólica da criação pelo Verbo, seguindo-se o estado gasoso, cujas moléculas se comunicam pelo contato correspondente ao tato e formam as nuvens que darão origem aos astros, e depois, com a concentração gravitacional, a visibilidade e o estado ígneo dos sóis e constelações, que se comunicam pela luz e por ondas semelhantes, não essencialmente distintas das ondas invisíveis ao homem mas percebidas por outras espécies.
4. O estado líquido, dependente da temperatura e portanto do estado ígneo, é o nível em que surge o princípio da vida, percebido sobretudo na água e associado ao paladar e à assimilação, pois a vida, nascida da água, caracteriza-se pelo consumo e pela transformação da energia, manifestados na alimentação e na reprodução, de modo que, enquanto as células não vivas se aglomeram e se combinam, as vivas se devoram e se reproduzem, sendo nesse sentido o sol e os astros em estado líquido também seres vivos.
5. Por fim surge o estado sólido, a terra, perceptível por todos os sentidos e acrescido do olfato, ligado à atração e à rejeição, matriz e mãe de todas as formas de vida do mundo humano, mas também prelúdio da morte, pois quando todos os elementos se reduzem ao estado sólido o universo torna-se um deserto sem luz e sem vida.
Os Indriyä, poderes de percepção e de ação
1. Do ponto de vista humano, o universo aparece formado por dezesseis Tattvä derivados do princípio de individualidade, os cinco modos de interação, as cinco formas de percepção e as cinco formas de ação correspondentes, coordenados por um décimo sexto, o mental (manas), sede da consciência e do pensamento.
2. Todas as espécies vivas possuem sentidos e órgãos de percepção e de ação mais ou menos desenvolvidos.
3. No homem, os órgãos de percepção e de ação são cinco de cada tipo, pois o número cinco é característica essencial das estruturas do estado de vida, razão pela qual a matéria lhe aparece formada de cinco elementos que ele percebe e, de certo ponto de vista, cria.
4. Certas espécies sutis ou vivas podem ter outra visão do mundo e possuir órgãos ligados a uma percepção mais ou menos extensa do espectro vibratório, já que todos os sentidos estão potencialmente presentes desde as origens da existência, ainda que desigualmente desenvolvidos.
5. No homem, a cada sentido correspondem um órgão receptor e um órgão de ação: para o som, ligado ao éter, o ouvido e a boca; para o tato, ligado ao ar, a pele e a mão; para a visão, ligada ao fogo e ao movimento direcional, o olho e o pé; para o paladar, ligado à água, à assimilação e à reprodução, a língua e o sexo; e para o olfato, ligado ao sólido e à rejeição, o nariz e o ânus.
6. Os órgãos dos sentidos funcionam no homem em associação com o tríplice órgão interno, mental, intelecto e ego, podendo a percepção, inclusive a do invisível, distante, passado ou futuro, ser instantânea ou gradual, e seus impulsos operam apenas em vista da razão de ser do homem (Purushârthä), como a de ser testemunha, sendo expressão do plano universal sem ser diretamente controlados por ele.
O ser vivo
1. Todos os seres nascidos de Prakriti apresentam caracteres comuns e organizam-se segundo arquétipos e grafos matemáticos (mudrâ) ou geométricos (yanträ) fundamentais que moldam todas as estruturas do universo, ainda que não se encontrem em condições semelhantes de materialidade, de tempo relativo ou de espaço, de modo que deuses, espíritos, homens e animais são aplicações diferentes dos mesmos dados originais.
2. Os treze componentes que estão na base do desenvolvimento de todos os seres são os mesmos, quer se trate de uma célula, de uma bactéria ou de um ser complexo como uma planta, um animal ou um homem.
3. Os animais percebem os elementos, os astros e a harmonia do mundo natural e pressentem as forças sutis que o governam, prevendo terremotos, a morte ou naufrágios, e o homem, como eles, percebe um aspecto do mundo exterior e intui o mundo sutil, herdando geneticamente os sentidos, as faculdades e os modos de conduta necessários à sobrevivência da espécie, conjunto de aptidões no entanto limitado ao aspecto exterior das coisas.
4. O papel dos seres vivos na criação é o de testemunhas cujas percepções dão realidade aparente ao sonho divino, constituindo o público do jogo (lîlâ) divino da criação.
5. O princípio da consciência e da percepção é o centro em torno do qual se constituem os seres vivos, mas suas possibilidades funcionam em limites estreitos que correspondem a uma visão particular do mundo, sendo os sentidos ao mesmo tempo instrumentos e barreiras da percepção, de modo que seres existentes em outras condições de duração e de dimensão possuem outra imagem do mundo e testemunham outra das múltiplas facetas do jogo divino.
6. O papel de testemunha do homem é mais amplo que o dos demais seres vivos, pois cabe a ele a possibilidade de perceber e adivinhar a natureza interior e o plano da criação, sendo ele um ser intermediário entre o animal e o deus.
