Forma formante (Zolla)
Zolla2016
Sinônimo de arquétipo é forma formante ou ideia. A ideia, a formatividade intrínseca que se manifesta em um objeto, é apreendida graças à intuição, não é o produto de induções e cálculos, uma ideia se impõe, se ilumina, surge na mente: ela se revela. O símile platônico tem um valor permanente: as formas formantes lançam suas sombras, seus vestígios, as formas formadas Da vida e da morte, da alegria e da aflição de tudo o que mancha a cena espectral flutuando em uma luz bruxuleante sobre a escuridão da prisão cujos grilhões, cujas paredes maciças sentimos sem vê-las escreveu Shelley em The Queen Mab.
Outro símile consagrado fala dos arquétipos como se estivessem na margem da existência, refletidos nas águas do devir como “objetos da vida cotidiana”.
“Forma formante” evoca as forças invisíveis que atuam nas sementes, capazes de moldar plantas e criaturas vivas a partir do protoplasma inerte. O arquétipo ou forma formante das sementes estimula as células dos corpos a edificar, emendar e curar corpos que estão sempre faltando, sempre morrendo. O arquétipo não é um conceito, mas uma energia plástica e generativa. Aquele que vive próximo ao seu arquétipo está no auge da vitalidade, é demoníaco, paradigmático e completamente alheio às condições materiais que o cercam e compõem sua aparência sensível.
