ChittickSPK
As relações pertencem apenas à inexistência. Isso é evidente nas propriedades dos níveis, como o nível de um soberano e o nível de um súdito entre os seres humanos. O soberano governa sobre o súdito de acordo com o que é exigido pelo nível de soberania. Mas a soberania não possui existência identificável (wujūd 'aynī). Assim, a propriedade governante (hukm) pertence aos níveis. (III 452.12)
As coisas são testemunhadas apenas em relação aos seus níveis, não em relação às suas entidades. Por exemplo, não há diferença entre o rei e seus súditos em termos de humanidade. Assim, as [partes do] cosmos só se tornam distintas por meio dos níveis. Somente em relação aos níveis algumas partes são mais excelentes que outras.
Aquele que sabe que a excelência (sharaf) pertence aos níveis — e não à sua própria entidade — nunca se iludirá pensando que é mais excelente do que qualquer outra pessoa, embora possa afirmar que um nível é mais excelente que outro nível. Esta é a estação dos inteligentes, dos gnósticos. O Mensageiro de Deus falou muito sobre essa estação em relação a si mesmo para nos ensinar. [Por exemplo, Deus lhe diz no Alcorão: “Dize: ‘Eu sou apenas um mortal como vós’.”] Assim, ele não se via superior a nós. Então ele mencionou o nível, pois disse: “A mim foi revelado...” (41:6). (III 225.32)
**