TCHOANG-TZEU: O PRINCÍPIO ESTÁ POR TODA PARTE

O Mestre Tung-kuo perguntou a Chuang Tzu: "Essa coisa chamada Caminho [Tao] — onde existe?"

Chuang Tzu disse: "Não há lugar onde não exista".

"Vamos", disse o Mestre Tung-kuo, "você precisa ser mais específico!"

"Ela está na formiga." "Uma coisa tão ínfima como essa?" "Está na grama." "Mas isso é ainda menor!" "Está nos azulejos e nos cacos." "Como pode ser ínfima?" "Está no mijo e na merda!"

O Mestre Tung-kuo não respondeu.

Chuang Tzu disse: "Senhor, suas perguntas simplesmente não atingem a essência do assunto. Quando o inspetor Huo perguntou ao superintendente do mercado como testar a gordura de um porco pressionando-o com o pé, ele foi informado de que quanto mais baixo o porco for pressionado, mais próximo estará da verdade. Mas você não deve esperar encontrar o Caminho em nenhum lugar específico — não há nada que escape de sua presença! Esse é o Caminho Perfeito, e assim também são as palavras verdadeiramente grandiosas. "Completo", "universal", "todo-inclusivo" — essas três palavras são diferentes e têm o mesmo significado. Todas apontam para uma única realidade.

"Por que você não tenta vaguear comigo até o Palácio do Nem-Tudo? A identidade e a concórdia serão a base de nossas discussões e elas nunca chegarão ao fim, nunca se esgotarão. Por que não se juntar a mim na inação, na quietude tranquila, na pureza silenciosa, na harmonia e no lazer? Minha vontade já está vazia e em branco. Não vou a lugar algum e não sei até onde cheguei. Vou e volto e não sei onde parar. Já estive lá e voltei, e não sei quando a jornada termina. Eu vagueio e relaxo em uma vastidão sem fronteiras; o Grande Conhecimento entra e eu não sei onde ele vai parar.

"Aquilo que trata as coisas como coisas não é limitado pelas coisas. As coisas têm seus limites — os chamados limites das coisas. O ilimitado se move para o reino dos limites; o limitado se move para o reino ilimitado. Falamos do preenchimento e do esvaziamento, do definhamento e da decadência das coisas. [O Caminho as enche e esvazia sem se encher ou esvaziar; ele as faz murchar e decair sem se murchar ou decair. Ele estabelece raiz e galho, mas não conhece raiz e galho; determina quando armazenar ou espalhar, mas não conhece armazenar ou espalhar".