Pentagrama

CINCO — HOMEM — PENTAGRAMA

Elemire Zolla: Excertos de “The Androgyne: Reconciliation of Male and Female”

A Androginia é melhor simbolizada, assim pensava Giordano Bruno, pela estrela de cinco pontas que corresponde a um homem com braços e pernas abertos. A cabeça representa Deus, o movimento de uma origem, a mente; o braço direito o intelecto como auto-reflexão da mente; o olho, o movimento em direção a um meio. O braço esquerdo é a alma, os recursos, focalizando. A perna direita o princípio da forma, o movimento dos recursos para o fim, tempo e recolhimento. A perna esquerda matéria, o fim, atração e espaço. Os cinco dedos da mão e as cinco linhas da palma da mão (Coração, Vida, Cabeça, Destino e Morte) podem também ser traçados no pentagrama. O número Cinco representa a Androginia, sendo a soma do (feminino) dois e (masculino) três.

::::

René Guénon: ESQUADRO E COMPASSO

La Estrella flameante es una estrella de cinco puntas, y 5 es el número del «microcosmo»; por lo demás, esta asimilación se indica expresamente en el caso donde la figura misma del hombre se representa en la estrella (identificándose la cabeza, los brazos y las piernas a cada una de sus cinco puntas) como se ve concretamente en el pentagrama de Agrippa.
Según un antiguo ritual, «la Estrella flameante es el símbolo del Masón (se podría decir más generalmente del iniciado) que resplandece de luz en medio de las tinieblas (del mundo profano)». — En esto hay una alusión evidente a estas palabras del evangelio de San Juan (1,5): «ET LUX IN TENEBRIS LUCET, ET TENEBRAE EAM NON COMPREHENDERUNT».

Frithjof Schuon: O ESOTERISMO COMO PRINCÍPIO E COMO VIA
No Chiismo, as “cinco pessoas”, ou seja, a “família” do Profeta, resumem a qualidade avatárica e, consequentemente, manifestam a Natureza divina segundo o número cinco: são Maomé, sua filha Fátima, seu genro Ali, seus filhos Hassan e Hussain. Maomé está no ápice do pentagrama. Fátima — que segundo um hadith tem o perfume do Paraíso entre os seios — fica no alto, à esquerda, pois encarna a Perfeição passiva. Ali, que encarna a Perfeição ativa,está no alto, à direita. Na parte inferior do pentagrama, Hassan fica à esquerda, pois personifica a santa paciência. Hussain, que personifica a santa combatividade, está embaixo, à direita. Comparam-se as “cinco pessoas” às cinco faculdades sensíveis e aos cinco elementos.

Números e Geometria