1.2 Pico della Mirandola

YATES, Frances A. The Occult Philosophy in the Elizabethan Age. London: Routledge & Kegan Paul, 1979.

A Filosofia Oculta no Renascimento Italiano: Pico della Mirandola

1. Giovanni Pico della Mirandola (1463–94) pertenceu ao brilhante círculo da corte dos Médici em Florença, do qual também fazia parte Marsilio Ficino, ambos fundadores e propagadores do movimento vagamente denominado neoplatonismo renascentista, estimulado pelas obras de Platão e dos neoplatônicos reveladas ao Ocidente pelos manuscritos gregos trazidos de Bizâncio após a queda de Constantinopla, e constituído por um rico amálgama de ensinamentos genuinamente platônicos com o neoplatonismo e outros ocultismos filosóficos da Antiguidade tardia, entre os quais se destacava o “Corpus Hermeticum”, atribuído ao mítico sábio egípcio Hermes Trismegisto, tido pelos florentinos como representante de uma sabedoria antiga, fonte remota do próprio Platão, e contemporâneo ou mesmo anterior a Moisés, o que conferia aos textos herméticos uma santidade quase igual à do Gênesis.

2. Nessa atmosfera do neoplatonismo florentino de núcleo hermético não foi difícil assimilar a Cabala, considerada uma antiga tradição de sabedoria descendente de Moisés e dotada, de fato, de elementos gnósticos que o estudioso renascentista podia aproximar do gnosticismo de tipo hermético.

3. Ficino não emprega a Cabala nem métodos cabalísticos em sua teologia, filosofia ou magia neoplatônicas, cabendo a Pico introduzi-la na síntese renascentista e valorizá-la, como Ramon Lull, enquanto cristão, na convicção de que os textos e ensinamentos hebraicos ampliariam a compreensão do cristianismo ao revelar uma corrente de mística hebraica de grande antiguidade e santidade, e, mais ainda, de que a Cabala poderia confirmar a verdade do cristianismo, crença seguida pelas numerosas escolas de cabalistas cristãos posteriores, que reconheceram em Pico o fundador ou o primeiro grande expositor da Cabala cristã.

4. Embora Lull não tivesse usado o hebraico em sua Arte, Pico reconheceu e declarou expressamente que o lulismo é um método cabalista, ao comparar a ars combinandi do cabalista judeu espanhol Abraão Abulafia à ars Raymundi, a Arte de Ramon Lull, compreendendo sem dúvida seu uso para demonstrar a verdade da Trindade, e dispondo ainda de um argumento mais poderoso, baseado na manipulação cabalista de letras e nomes, pelo qual julgava possível provar que Jesus é o nome do Messias.

5. A exposição da Cabala por Pico encontra-se nas setenta e duas Conclusões cabalistas, apresentadas como confirmação da religião cristã a partir dos fundamentos da sabedoria hebraica, enunciados breves, muitas vezes de uma única frase, que integravam as novecentas teses levadas a Roma em 1486 para demonstrar em debate público sua plena conciliação mútua, ao lado de conclusões sobre magia de fontes herméticas, de textos platônicos e neoplatônicos, de hinos órficos, de oráculos caldeus e de muitas outras origens, debate que jamais ocorreu, embora as teses tenham sido publicadas, suscitando considerável desaprovação ortodoxa, à qual Pico respondeu em 1487 com uma apologia que incluía a “Oração sobre a Dignidade do Homem”, destinada a abrir o debate.

6. Esse é o contexto das Conclusões cabalistas, parte das novecentas teses que expunham a síntese de todas as filosofias e que inspiraram o discurso sobre a Dignidade do Homem, célebre como proclamação ou manifesto da visão renascentista do homem e de sua posição no mundo.

7. A erudição moderna tornou familiar o fato de que o neoplatonismo renascentista possuía um núcleo hermético ou mágico e de que a adoção renascentista da Cabala podia envolver a “Cabala prática”, uma forma de magia, tendo o mago renascentista, cuja dignidade o discurso de Pico descreve, como figura elevada dotada de poderes de operar sobre o mundo, mas ainda não se enfatizou nem se compreendeu suficientemente que se tratava também de um movimento religioso, tido como compatível com o cristianismo, interpretação possibilitada sobretudo pela Cabala cristã num sistema de pensamento que reunia tantos elementos díspares.

8. Como os cabalistas hebreus acreditavam que sua doutrina remontava a Moisés por meio de uma transmissão secreta entre iniciados, e como, para Pico, a Cabala confirmava a verdade do cristianismo, ela se tornava uma fonte hebraico-cristã de sabedoria antiga que corroborava não apenas o cristianismo, mas também as sabedorias antigas dos gentios que ele admirava, especialmente os escritos de Hermes Trismegisto, de modo que a Cabala cristã constitui verdadeira pedra angular do edifício do pensamento renascentista em sua vertente oculta, pela qual este se liga de maneira decisiva à história da religião do período.

9. A Cabala exposta nas setenta e duas Conclusões é uma versão simplificada da Cabala espanhola, indício suficiente de que essa poderosa influência sobre os pensadores italianos proveio de judeus espanhóis em consequência das perturbações que desarraigaram o judaísmo hispânico e conduziram à Expulsão de 1492, sendo muito provável que, embora as Conclusões estivessem formuladas já em 1486, os instrutores de Pico fossem judeus espanhóis, entre os quais sobressai a misteriosa figura de Flávio Mitrídates, que lhe forneceu manuscritos cabalistas e, ao que parece, o encorajou na interpretação cristã da Cabala a ponto de inserir nos textos interpolações próprias de sentido cristão, já que Pico, conhecendo razoavelmente o hebraico, dependia de especialistas judeus para interpretar fontes tão difíceis, permanecendo como problema, à espera de investigação por hebraístas, o motivo que levou Flávio a orientar Pico nessa adoção momentosa da Cabala pelo cristianismo.

10. Entre as Conclusões cabalistas em que se afirma que a Cabala confirma o cristianismo destaca-se a sétima, segundo a qual nenhum cabalista hebreu pode negar que o nome IESU, interpretado segundo os princípios cabalistas, significa o Filho de Deus.

11. É, porém, na décima quarta Conclusão que o argumento se formula com maior clareza, sustentando que o nome de Jesus é o Tetragrama, o nome inefável de Javé, composto de quatro letras hebraicas, com a inserção de um S mediano (shin), o que, segundo o desenvolvimento dado por cabalistas cristãos posteriores, notadamente Reuchlin no “De verbo mirifico”, significa que o S torna audível o Nome inefável, composto apenas de sons vocálicos, e exprime a Encarnação, o Verbo feito carne ou feito audível, argumento estranhíssimo para a mentalidade moderna, mas dotado de tradição patrística e medieval presente em São Jerônimo e Nicolau de Cusa, ao qual Pico deu grande destaque e que se fixou firmemente na tradição cabalista cristã, parecendo espantosamente convincente aos adeptos de tais estudos e levando à conversão de muitos judeus, de modo que, confirmando a Cabala a verdade do cristianismo, seus métodos e técnicas de meditação religiosa podiam e deviam ser adotados por cristãos, abrindo-se assim a porta para a aceitação cristã da filosofia oculta cabalista.

12. Na Apologia de 1487, Pico divide a Cabala, como os cabalistas espanhóis, em dois ramos principais, a ars combinandi, arte de combinar as letras hebraicas, semelhante à Arte de Ramon Lull, e um modo de captar os poderes das coisas superiores, isto é, de espíritos e anjos, advertindo cuidadosamente que esta Cabala é boa e santa, ligada aos anjos e aos poderes bons e santos, sem relação com práticas más que atraem demônios, mas que o místico cabalista não santo e puro pode incorrer em perigos espirituais, advertência e temor sempre presentes ao cabalista cristão, ciente de que ao tentar escalar as alturas poderia cair nos abismos.

13. Pico é essencialmente um místico, profundamente atraído pela esperança de comunicar-se por meio da Cabala com Deus e com os espíritos santos, descrevendo na décima primeira Conclusão um transe em que a alma, separada do corpo, se comunica com Deus por intermédio dos arcanjos, operações de Cabala pura realizadas na parte intelectual da alma e capazes de atingir tal intensidade que resultam na morte do corpo, o chamado beijo da morte.

14. A ascensão mística através das esferas do universo até um Nada místico situado além delas é delineada na quadragésima oitava Conclusão, que dispõe os nomes das dez Sefirot, de Keter a Malkut, em correspondência com as dez esferas do cosmo, do primum mobile aos sete planetas e aos elementos, sistema cósmico-teosófico que serve de escada pela qual a meditação mística conduz o adepto a intuições profundas sobre a natureza de Deus e do universo, cujo elemento mágico deriva do poder dos nomes divinos e dos nomes angélicos a eles associados, os quais Pico não enumera junto às Sefirot, embora em outras Conclusões se refira à invocação de Rafael, Gabriel e Miguel, sendo a invocação ou conjuração de anjos parte intrínseca do sistema, de difícil definição, situada na fronteira entre a contemplação religiosa e a magia.

15. Este esboço insuficiente basta para indicar que Pico conhecia de fato algo da Cabala, cristianizada para ele pela convicção de que ela provava ser Jesus o nome do Messias.

16. Pico absorve o neoplatonismo ficiniano de núcleo hermético em sua concordância de todas as religiões e filosofias, associando a magia hermética à Cabala ao afirmar que nenhuma operação mágica tem valor sem a Cabala, convicto de assim fortalecer a magia ficiniana e torná-la segura, protegida das influências diabólicas pelos poderes santos.

17. A Cabala cristã situa-se, portanto, no coração do Renascimento italiano em sua vertente oculta, pois, como observa Scholem ao tratar dos princípios cabalísticos e das ideias platônicas, essa corrente da mística hebraica convinha indubitavelmente ao temperamento espiritual do círculo de Marsilio Ficino e Pico della Mirandola.

18. A Cabala que influenciou Pico e que ele introduziu, cristianizada, no Renascimento italiano era a desenvolvida na Espanha até a época da Expulsão, após a qual surgiu, segundo Scholem, um novo tipo de Cabala profundamente voltado às esperanças messiânicas e empregando as técnicas espirituais mais especificamente nessa direção, a Cabala luriânica, assim chamada a partir de seu fundador Isaac Luria, que se desenvolveu com intensidade crescente ao longo do século XVI e início do XVII até culminar na figura messiânica de Sabbatai Tsevi, após cujo fracasso em 1665 assumiu outras formas.

19. O movimento da Cabala cristã fundado por Pico era bastante distinto da Cabala judaica, que se desenvolvia intensamente durante os anos de influência da Cabala cristã, embora houvesse pontos de contato entre ambas, sobretudo nas frequentes tentativas dos cabalistas cristãos de converter judeus, um dos principais objetivos da Cabala cristã, como já o fora do lulismo.

20. Era de esperar que a influência da Cabala cristã fosse importante para a história da religião, por estar intrinsecamente ligada à tradição judaico-cristã e por constituir uma tentativa cristã de utilizar fontes de poder espiritual recém-descobertas por meio da descoberta da Cabala.

21. Um aspecto ainda insuficientemente enfatizado é que, pela introdução da Cabala cristã por Pico, um movimento judaico contemporâneo e moderno afetou o desenvolvimento da mente e da alma europeias, algo verdadeiramente novo e uma emergência significativa para além da Idade Média.