User Tools

Site Tools


esoterismo:yates:1979:1.5.2

1.5.2 De Occulta Philosophia

YATES, Frances A. The Occult Philosophy in the Elizabethan Age. London: Routledge & Kegan Paul, 1979.

As Obras de Agrippa (2): De Occulta Philosophia

1. O conteúdo dessa obra estranha, já objeto de esforços anteriores de apresentação em forma razoavelmente lúcida em outros livros, exige agora uma nova tentativa de exposição.

2. Nos dois primeiros capítulos traça-se o esquema geral, segundo o qual o universo se divide em três mundos, o elementar, o celeste e o intelectual, cada um recebendo influências do superior, de modo que a virtude do Criador desce pelos anjos no mundo intelectual aos astros no mundo celeste e daí aos elementos e a todas as coisas deles compostas no mundo terrestre, divisão à qual corresponde a da obra em três livros, o primeiro sobre a magia natural ou elementar, que ensina a dispor as substâncias segundo suas simpatias ocultas para realizar operações mágicas, o segundo sobre a magia celeste, ou modo de atrair e utilizar as influências dos astros, chamada magia matemática por depender do número em suas operações, e o terceiro sobre a magia cerimonial, dirigida ao mundo supraceleste dos espíritos angélicos, além do qual está o Uno, o opifex ou próprio Criador.

3. Agrippa sintetiza as disciplinas da magia renascentista, a magia hermética ensinada por Ficino e a magia cabalista introduzida por Pico della Mirandola.

4. Como descobriu D. P. Walker, a magia de Ficino baseava-se em última instância na ensinada pelo suposto sábio egípcio Hermes Trismegisto, considerado por Ficino contemporâneo de Moisés e profeta do cristianismo, e encontra-se descrita no “De vita coelitus comparanda”, a mais popular e lida de suas obras, fundada em grande parte no Asclépio, atribuído a Hermes Trismegisto, que relata como os egípcios atraíam as influências celestes para as estátuas de seus deuses.

5. Ficino descreve como atrair as influências dos planetas mediante combinações de substâncias, encantamentos e talismãs gravados com as imagens planetárias e supostamente capazes de conter ou atrair suas virtudes, magia ficiniana que Agrippa ensina em seu primeiro livro de modo muito mais ousado, pois Ficino, temeroso da magia, procurava mantê-la “natural”, limitada às substâncias elementares em sua relação com os astros e afastada dos “demônios estelares”, os espíritos ligados aos astros, quando na verdade era impossível ensinar a magia astral evitando-os, como Agrippa percebeu, aceitando ousadamente o desafio.

6. O segundo livro trata da magia celeste, que lida com os astros não só por suas influências sobre os elementos, mas elevando-se ao mundo celeste “intermediário” para enfrentá-los, o que envolve o número e converte a magia celeste em magia matemática, cuja prática exige as disciplinas matemáticas, já que as estátuas mágicas do Asclépio dependiam do número, efeitos miraculosos podem ser obtidos com a geometria e a óptica, Pitágoras ensinou a primazia do número e a física possui base matemática, magia que Ficino não discutira, evitando-a por causa dos demônios estelares, mas que exercia sobre Agrippa uma atração profunda.

7. No terceiro livro, Agrippa avança ousadamente no mundo intelectual e angélico, expondo esquemas para alcançar anjos e espíritos pela magia cabalista, dependente da manipulação de letras hebraicas dotadas de valores numéricos e, portanto, também uma espécie de magia matemática, mas de mira muito mais alta, tratando das cerimônias das religiões como uma magia religiosa em que o mago, tendo ultrapassado a magia natural e a matemática, se aproxima do próprio Criador e sabe invocar os Nomes de Deus.

8. Agrippa julga-se certamente um cabalista cristão, pois o terceiro livro culmina no Nome de Jesus como mistério final, repetindo palavra por palavra a afirmação das Conclusões cabalistas de Pico de que o único nome com que o cabalista pode agora operar é o Nome de Jesus, de modo que o famoso mago acreditava sem dúvida poder qualificar-se, como Pico della Mirandola, como cabalista cristão.

9. O propósito de Agrippa consiste precisamente em fornecer os procedimentos técnicos para adquirir a filosofia mais poderosa e taumatúrgica reclamada por Reuchlin, ostensivamente neoplatônica, mas dotada de um núcleo mágico hermético-cabalista, razão pela qual os nomes de Platão, Plotino, Proclo e outros neoplatônicos, e naturalmente de Hermes Trismegisto, estão constantemente em seus lábios no “De occulta philosophia”, que expõe em termos práticos de manual o neoplatonismo taumatúrgico que Reuchlin desejara promover, em lugar da escolástica árida e estéril, como filosofia companheira do cristianismo.

10. Uma releitura atenta do “De occulta philosophia” revela que Agrippa introduz nomes e fórmulas hebraicas em cada um dos três mundos, tanto na exposição da magia elementar e celeste quanto no mundo supraceleste, ao qual a Cabala naturalmente pertence, provavelmente na convicção de fortalecer a magia natural e a celeste pelo contato com a poderosa magia hebraica e, ao mesmo tempo, de purificá-las e torná-las seguras pela associação com santas influências cabalistas, garantindo, como Reuchlin e Pico, que apenas influências angélicas boas e santas sejam invocadas e que os demônios estelares sejam neutralizados com seu auxílio, de modo que sua filosofia oculta pretende ser uma magia branquíssima, na verdade uma religião que reivindica acesso aos poderes mais altos e se mostra cristã por aceitar o nome de Jesus como o principal dos Nomes taumatúrgicos.

11. A visão de Agrippa parece muito próxima da de Francesco Giorgi, embora este seja um pouco mais cauteloso no “De harmonia mundi” e muito mais ousado nos “Problemata”, e seus vínculos franciscanos o fizessem sem dúvida parecer menos alarmante que Agrippa, o estranho andarilho sem lar religioso.

12. A função da Cabala, tal como Agrippa a via, era não só proporcionar a magia supraceleste mais elevada, mas garantir a segurança do operador contra os demônios em todos os níveis, eliminando o temor dos demônios que assombrara Ficino e funcionando como seguro contra eles, garantia de que as tentativas ousadas de alcançar saber e poder ilimitados não conduziriam à danação.

13. Embora o autêntico cabalista hebreu pudesse escandalizar-se com a interpretação da Cabala por Agrippa exclusivamente como magia branca, essa interpretação cumpriu a função de fortalecer o homem para o empreendimento intelectual e espiritual.

esoterismo/yates/1979/1.5.2.txt · Last modified: by 127.0.0.1