Gordon Iniciação Sexual

PIERRE GORDON — A INICIAÇÃO SEXUAL E A EVOLUÇÃO RELIGIOSA

Segundo o autor esta obra propõe reunir e coordenar algumas ideias esparsas em outros estudos, visando esclarecer alguns problemas ainda insolúveis, entre os quais destaca-se o incesto.

Um fato capital parece dominar a história religiosa da alta antiguidade, como domina os grupos humanos etnográficos: a existência de cerimônias iniciáticas. Em datas fixadas pelo costume se praticava nos antigos povos, como ainda se pratica ainda em nossos dias em algumas tribos que chamamos selvagens, uma liturgia de regeneração ou de recriação, que integrava novos seres no grupo social. O principal segredo que então aprendiam os neófitos era a presença de um mundo de energia sobrenatural envelopando o universo físico: se punha em contato com o mundo superior, por intermédio de um ancestral — herói ou deus — ao qual os ritos os uniam, até os identificavam. Quando as cerimônias se acabavam, os noviços eram sacralizados, divinizados, e aptos a difundir ao redor deles o mana que transbordavam. A estas iniciações de adolescência, idênticas às atuais iniciações de classes de idades, eram superpostas em continuidade iniciações de confrarias, reservadas a certas pessoas, que se santificavam com eminência em revestindo o despojo de animais oferecidos em sacrifício (homens-animais): encontrava-se assim homens-lobos, homens-bodes, homens-serpentes, homens-leões, homens-cavalos, homens-touros, etc. etc.

Como a vida do homem, aquela da mulher se centrava no sagrado. As jovens, assim como os jovens, beneficiavam de ritos iniciáticos, que condensavam neles a energia transcendente. As primeiras comunhões do cristianismo, com seus cortejos masculinos e femininos, faze pressentir o que se passava há mais de quatro ou cinco mil anos. Uma das grandes diferenças é que então intervinha uma sacralização dos sexos, cerimônia ausente da iniciação cristã de classes de idade.

O livro é composto de quatro partes:

  • A iniciação sexual do Neolítico e suas consequências sociais
  • A iniciação sexual e a Bíblia
  • A iniciação sexual e a noção de paternidade
  • A iniciação sexual e a proibição do incesto