América do Sul

A AMÉRICA DO SUL é um imenso território ocupado por povos de uma grande diversidade. Se nenhuma divisão por áreas faz justiça à sua variedade, a que se segue é em geral aceite: a) Área dos Andes (da Colômbia ao Chile), que abrigou a cultura dos Incas do Peru; b) Área da Floresta Tropical, em grande parte coberta pela floresta da Amaz6onia, incluindo também a Guiana; c) Área do Grande Chaco; d) Área Meridional, até à Terra do Fogo.

Algumas culturas sobreviveram à conquista europeia, como a dos Quichuas e dos Aimarás, no Peru e na Bolívia, e a dos Araucanos, no Chile; as dos Tupis, Caribas e Arauaques, Tucanos e Panos na Guiana; as das tribos Gé, no Brasil Oriental; por fim, as dos Fueguinos, como os Selk’nam, hoje em dia desaparecidas

Até ao aparecimento do livro o Tambor de Icanchu (Icanchu’s Drum) de Lawrence E. Sullivan, não havia nenhuma síntese da história religiosa do continente sul-americano no seu conjunto. No entanto, o leitor que deseja aprofundar o assunto poderá consultar com confiança esta obra única, feita para cativar um público não especializado. (Eliade e Couliano)