O território no Danúbio Médio estava sujeito a um constante e turbulento movimento de povos no começo da Idade Média. Os hunos, que deram seu nome à moderna Hungria, eram o povo nômade asiático de lendária ferocidade cujos movimentos iniciais no século IV serviram para deflagrar os deslocamentos migratórios de diversos povos germânicos. Após a derrota de Átila, seu maior líder, em Châlons (451), sua confederação desfez-se e as terras húngaras ficaram sujeitas a numerosas invasões até que os ávaros estabilizaram temporariamente as condições no século VIII. Eles foram, por sua vez, derrotados por Carlos Magno em 791 e a ocupação permanente da região só veio a ocorrer quando, no final do século IX, outro povo asiático, o magiar, avançou para oeste cruzando os Cárpatos e fez da Hungria sua base permanente.

Durante duas gerações, eles aterrorizaram grande parte do Ocidente mas, após sua derrota decisiva, infligida por Oto I na batalha de Lech (955), os magiares foram se sedentarizando lentamente e se dedicando à agricultura; no final do século aceitaram o Cristianismo, no reinado de Santo Estêvão (997-1038), fundador da dinastia Arpád. Incertezas em torno da sucessão contribuíram para o relativamente lento desenvolvimento institucional, e a Bula de Ouro (1222), concedida aos magnatas pelo rei André II, sugere certa fraqueza básica da monarquia. A Igreja, por outro lado, estava fortalecida, em parte como marca de identidade nacional, opondo a romana à ortodoxa grega de Bizâncio e dos eslavos meridionais.

A Hungria foi completamente conquistada pelos mongóis em 1241-43, mas recuperou-se e passou a ser um centro significativo de cultura europeia com uma dinastia Angevina vinculada a Nápoles (1308-82). Durante o resto da Idade Média, a Hungria desempenhou um papel especial na resistência às pressões turcas, mesmo depois que o Império Bizantino foi subjugado. Com János Hunyadi e, sobretudo, com seu filho Matias Corvino (1458-90), os turcos foram repelidos e o avanço muçulmano-turco na Europa foi temporariamente sustado. (DIM)