Números — TREZE

Filosofia
Mário Ferreira dos Santos: O NÚMERO TREZE


Elémire Zolla: Místicos do Ocidente

Trece o catorce eran las partes del cuerpo desmembrado de Osiris, los meses del año lunar; el decimotercero es el mes mortal para el Sol, es decir, representa a la Luna (el mes) que media entre el cielo (año) y la tierra (día); 28 x 13 = 364 días.

Annemarie Schimmel: O MISTÉRIO DOS NÚMEROS
o Cristianismo a aversão ao 13 se explica pela lembrança da Última Ceia, onde um dos discípulos — o décimo terceiro — traiu Jesus. Entretanto o papel negativo do 13 nas civilizações do Oriente Próximo e suas culturas vai mais longe. O 13, assim como o 11, é o número que transgride um sistema fechado, neste caso o 12, o número do zodíaco: o sol nunca aparece juntamente com todos os 12 signos para fazer 13, ao invés, mantém-se diante de um deles.

Grupos de 13 na antiguidade clássica são feitos em geral de acordo com o padrão 12 + 1. Como mencionado sobre o 11, se poderia «corrigir» um número pela adição de 1 a ele. Este método pode ser observado no caso dos deuses etruscos: os seis pares divinos são transformados em uma unidade pela adição de uma décima terceira deidade a eles. Geralmente, o um além dos doze é um líder ou alguém fadado a morrer.

Grupos de 12 + 1 são frequentemente encontrados em contos populares da Europa, por exemplo, o tipo 1 irmã e 12 irmãos (geralmente transformados em animais de modo que a irmã tem que salvá-los).

Enquanto o padrão 12 + 1 pode ser reconduzido a ideais astrais babilônicas, o número 13 assume um sentido positivo em conexão com as fases da Lua.

A Cabala reconhece o 13 como um número sagrado e auspicioso, posto que seu valor numérico produz a palavra Ahad, «Uno», a qualidade mais importante de Deus. A Cabala menciona também as 13 fontes celestiais, os 13 portais de misericórdia, e os 13 rios de balsamo que o piedoso encontrará no paraíso. O Zohar elabora a importância do 13 quando descrevendo o Ancião dos Dias: «Ele pode ser encontrado nos 13 caminhos de amor, porque a sabedoria oculta nele divide a si mesmo 3 vezes para as 4 direções, e Ele, o Ancião Uno, compreende todas elas».