U.G.: Condicionamento é tradição. A palavra em sânscrito para isso é samskara. Tradição é o que você é — o que você chama de você. Não importa o quanto você a modifique, ela continua. Na vida, tudo é temporário, e a tentativa de dar continuidade ao condicionamento — que se baseia no pensamento — é de natureza patológica. Você trata o psicológico e o patológico como se fossem duas coisas diferentes. Na verdade, existe apenas o patológico. Seu samskara, o condicionamento que o faz sentir-se separado de si mesmo e do mundo, é patológico.
Onde está esse condicionamento de que você fala…? Onde estão localizados os pensamentos? Eles não estão no cérebro. Os pensamentos não são fabricados pelo cérebro. Em vez disso, o cérebro é como uma antena, captando pensamentos em um comprimento de onda comum, uma esfera de pensamento comum.
Todas as suas ações, seja pensar em Deus ou bater em uma criança, surgem da mesma fonte — o pensamento. Os pensamentos em si não podem causar nenhum dano. É quando você tenta usar, censurar e controlar esses pensamentos para obter algo que seus problemas começam. Você não tem outro recurso a não ser usar o pensamento para obter o que deseja neste mundo. Mas quando você busca obter o que não existe — Deus, felicidade, amor, etc. — por meio do pensamento, você só consegue ter sucesso em sua própria vida — por meio do pensamento, você só consegue colocar um pensamento contra o outro, criando miséria para si mesmo e para o mundo.
Quando a estrutura de pensamento, pressionada a serviço do medo e da esperança, não consegue alcançar o que deseja ou não pode ter certeza, ela introduz o que você chama de “fé”. Onde está a necessidade de crença ou de seu alter ego, a fé? Quando suas crenças não o levam a lugar algum, dizem que você precisa cultivar a fé. Em outras palavras, é preciso ter esperança. Quer esteja buscando Deus, felicidade, paz de espírito ou, de forma mais tangível, felicidade, você acaba dependendo de esperança, crença e fé. Essas dependências são os sinais de sua incapacidade de obter os resultados que deseja.