Xivaísmo de Caxemira — Abhinavagupta
Abhinavagupta viveu no final do século X e início do século XI próximo a Shrinagar, Índia. Teve numerosos mestres que lhe fizeram conhecer a doutrina dos Agama e suas diversas escolas, a maior parte sistemas da Índia e mesmo o budismo. Mas o mestre que venerava entre todos era Sambhunatha que o iniciou à vida mística e a quem exprime com veneração na estança de abertura do Tantrasara.
Glosou as obras de seus mais célebres predecessores, em particular o Ishvarapratyabhijnakarika de Utpaladeva, ele mesmo discípulo de Somananda, autor da Shivadrsti.
Embora bastante célebre em toda Índia por suas visões geniais em estética e em dramaturgia, suas outras obras e glossas, não publicadas, permaneceram muito tempo no esquecimento. Sua publicação não data senão deste século; elas são presentemente melhor conhecidas e fazem objeto de algumas traduções em línguas europeias. Abaixo alguns extratos de várias de suas obras originais e de suas glosas. O Tantraloka é uma vasta soma de toda a filosofia e da mística do Xivaísmo. (Tradução livre da obra de Lilian Silburn)