Burgi-Kyriazi (BKRM:146-149) – corpo, ego e Si

D. O caminho de bhakti consiste em esquecer o corpo físico, etc.?

M. Por que você se importa com o corpo? Então pratique bhakti e não se preocupe com o que acontecerá com seu corpo.


D. Se o ego é irreal e causa tantos problemas, por que tivemos tanto trabalho para desenvolvê-lo?

M. Seu crescimento e os problemas que resultam dele fazem com que você procure a causa de tudo isso. Seu desenvolvimento é feito apenas para sua própria destruição.


D. Não foi dito que é preciso ser como uma criança antes de avançar em espírito?

M. Sim, porque o ego não é desenvolvido em uma criança.

D. Estou ouvindo exatamente a mesma coisa. Poderíamos ter permanecido como uma criança em vez de desenvolver o ego.

M. Estamos falando sobre o estado da criança. Ninguém poderia receber lições de uma criança para realizar o Si. O estado do mestre é semelhante ao da criança. Mas há uma diferença entre os dois. O ego é virtual na criança, mas no santo ele é completamente destruído.


D. Como o ego pode ser destruído?

M. Primeiro, entenda o ego e depois pergunte como ele pode ser destruído. Mas quem está fazendo essa pergunta? É o ego. Ele pode consentir em matar a si mesmo? Essa pergunta representa um caminho seguro para valorizar o ego e não para matá-lo. Se você procurar o ego, descobrirá que ele não existe. Essa é a maneira de destruí-lo.


D. Eu gostaria de ME livrar de meu corpo.

M. Um homem se livra de suas roupas e fica livre para se mover. O Si é ilimitado e não está confinado aos limites do corpo. Como você gostaria de se livrar de seu corpo? Onde você o deixaria? Onde quer que ele esteja, continuará sendo seu.


D. Os envelopes (kosha) são materiais e diferentes do Si?

M. Não há diferença entre matéria e espírito. A ciência moderna aceita que toda matéria é energia. Energia é poder ou força (sakti). É por isso que tudo é resolvido em Shiva e Shakti, ou seja, o Si e a Mente.

Kosha (envelopes) são meras aparências. Não há realidades nelas como tais.


D. O que é buddhi (intelecto)?

M. Buddhi é a faculdade de pensar, de discriminar. Mas esses são apenas nomes. Quer seja o ego, a mente ou o intelecto, é a mesma coisa. De que mente estamos falando? Da mente de quem? Do intelecto de quem? Do ego. Mas o ego é real? Não. Então? Nós confundimos o ego, a mente, o intelecto.


D. O que são formaspensamento?

M. Volte para a fonte de seus pensamentos e eles desaparecerão.


D. Os pensamentos se materializam, não é mesmo?

M. Se existem pensamentos, eles se materializam. Se eles desaparecem, não há nada para se materializar. Da mesma forma, se você se vê como físico, o mundo também se tornará físico, e assim por diante. Descubra primeiro se você realmente é um corpo físico.


D. Como podemos conhecer o Si?

M. Primeiro, considere o que é o Si. O que crês ser seu Si é, na verdade, apenas a mente, o intelecto ou o pensamento do “eu”. Outros pensamentos só surgem depois do pensamento do “eu”. Portanto, apegue-se a esse pensamento e os outros acabarão desaparecendo, deixando apenas o Si como resíduo.


D. A dificuldade está em alcançar esse estado residual.

M. Você não precisa “alcançá-lo”, pois ele está eternamente presente, agora, bem aqui. Se o Si fosse recuperado, não seria permanente.